Afinador J2ME

18 respostas
Fox_McCloud

Pessoal, boa tarde.

Estou pesquisando como desenvolver um aplicativo J2ME capaz de receber um sinal sonoro e exibir na tela a nota musical que corresponde ao sinal, possibilitando ao usuário utilizar a aplicação para afinar um instrumento qualquer usando o seu celular.

Para isso terei que seqüencialmente receber uma entrada de áudio do microfone do celular, armazená-la em um ByteArrayOutputStream e analizar a sua freqüência através de transformadas rápidas de Fourrier.

Já vi que é possível fazer a captação e armazená-la no ByteArrayOutputStream utilizando a MMAPI (Mobile Media API) que já vem com o J2ME e está implementada na maioria dos celulares atuais…

Entretanto eu quero pedir uma mão às pessoas que já mexeram com isso, dicas a respeito da MMAPI para jogar a captação no array, saber se alguém já tem um algoritmo (ou até mesmo um método) pronto para receber o trechinho do áudio captado no array e obter a sua freqüência… etc…

O algoritmo cíclico para captação de trechos adequados de áudio eu já esbocei, utilizando uma thread…

A parte gráfica será fácil visto que eu desenvolvo jogos em J2ME, farei uma interface bem intuitiva e amigável…

Enfim, quem se habilita a me dar uma mão?

:slight_smile:

18 Respostas

LuksS

Cara, que viagem massa velho … Eu ñ tenho experiência com MMAPI mais se precisar de um estagiário à longa distância, estamos aí

Fox_McCloud

Com certeza preciso… esse fds eu devo estudar melhor isso, vou enviar uma mensagem privada a você com o meu MSN…

Quem mais puder ajudar com a MMAPI e o método das transformadas pra obter a freqüência é bem vindo…!

:wink:

LuksS

me contacta via email: [email removido]

marciocamurati

Só um pitaco na história, acho que a perda de qualidade na hora de se gravar o som via celular via MMAPI ira prejudicar ou até inviabilizar um afinador de instrumento pois imagino que tenha que se ter o som o mais puro e sem ruidos possível, a qualidade que se obtem não se pode dizer que é 100%…

[]s

LuksS

bá mais tem dispositivos eletrônicos que fazem essa mesma função, recebem som e vão dando “pitacos” sobre a afinação do instrumento. Quem sabe não dê certo com J2ME!

marciocamurati

Fazer o desenvolvimento com certeza é possivel por que não, se você consegue recuperar esse som, consegue tambem analisar ele. A unica questão é o quanto puro (qualidade) esse som precisa estar para se conseguir essa afinação corretamente, acho que só alguem que realmente entenda sobre isso que pode postar aqui.

[]s

LuksS

a gente só sabe tentando … é isso que tentará ser feito

Fox_McCloud

Eu verifiquei isso também… a MMAPI permite utilizar ou implementar filtros acústicos, o importante é obter a freqüência dominante, e tudo é calculado considerando limites de erro sistemático e estatístico, com resultado em forma de intervalo…

Na verdade é uma análise física autêntica e, uma vez estabelecidas as margens de erro e precisão, o resultado final é perfeitamente confiável.

De qualquer forma, com qualquer afinador seria impossível afinar o instrumento do lado de uma linha de montagem de carros, por exemplo, é muito barulho entrando no aparelho, claro, a exceção são os afinadores que permitem entrada via cabo, e analisam só o sinal de áudio que vem pelo cabo…

Entretanto, instrumentos acústicos (não-elétricos), mesmo em orquestras, vêm sendo afinados com tuners eletrônicos sem problemas… normalmente você não afina o instrumento na Paulista na hora do rush, nem na feira (hahuahua), mas sim em um local mais silencioso onde irá ocorrer uma apresentação, ensaio ou aula de música! O espala (primeiro violinista da orquestra) traz o violino afinado de casa, ou afina nos bastidores com calma, depois dá uma nota lá e os demais músicos fazem a afinação utilizando esse lá como referência.

:wink:

Paulo_Faulstich

Dae rapaziada, não entendo de MMAPI nem de aplicações mobile, trabalho com aplicações Swing e aplicações Web.

Toco violão e guitarra e achei massa a idéia.

Vou dar um pitaco tbm.

Cara o importante no momento inicial é conseguir captar o mais perto possível da freqüência de afinação, tendo em vista o problema de ruídos.

Mas a principio o que o nosso colega falou anteriormente esta correto ninguém vai afinar um instrumento no meio de uma barulheira a não ser que o instrumento esteja plugado em um cabo. Mas a implementação para o cabo pode ficar para trabalhos futuros.

Hehe.

Legal a tua idéia cara, to meio atrapalhado agora com o projeto, gostaria de tocar isso junto.

Mas posta ai as novidades.

Flw. Boa sorte

Fox_McCloud

Paulo Faultich:
Mas posta ai as novidades.
Flw. Boa sorte

Obrigado!

Pode deixar que eu mantenho o tópico atualizado e depois até coloco o aplicativo pronto com os fontes para download!

:stuck_out_tongue:

marciocamurati

Perfeito, já fiz algumas coisas com MMAPI se precisar de algo estamos ai! Com certeza é um desafio interessante.

[]s

P

Fox McCloud:
Pessoal, boa tarde.

Estou pesquisando como desenvolver um aplicativo J2ME capaz de receber um sinal sonoro e exibir na tela a nota musical que corresponde ao sinal, possibilitando ao usuário utilizar a aplicação para afinar um instrumento qualquer usando o seu celular.
:)

Alguém já está trabalhando nisto. Talvez vocês possam trocar figurinhas…de uma olhada na página do rapaz…

W

opa e ai deu certo o projeto tava pensando em fazer um afinador tambem e acabei achando esse seu post aqui ,vc conseguiu fazer?

P

Se vc pesquisar na net verá que não é algo inédito e que existem algumas aplicações para celular. Então se o dele não deu certo, os dos outros deram !! Hahaha…

D

Olá meu tcc será um afinador para celular
ha principio que ia fazer um diapazão, mas
vi que pelo seu post é viavel fazer um afinador que compare o audio
você poderia me dar umas dicas?

msn = [email removido]

vlw

J

Eu também estava tentando fazer este afinador JAVA para celular! porém não tenho nehnhuma experiência em J2ME!!! Se precisar de ajuda estou aqui!!! Quero muito fazer este afinador!!!

J

existe algo parecido aqui: http://java-phones.com/multimedia/audio-tuner-mobile-v13-j2me

D

Bom galera, pela falta de tempo, eu fiz um diapasao mesmo só para obter a graduação. mas precisando de uma dica de um toque

Criado 21 de maio de 2008
Ultima resposta 15 de out. de 2010
Respostas 18
Participantes 8