Ainda sobre a Accenture

221 respostas
gcobr

Pessoal

A respeito das inúmeras discussões sobre a Accenture. Incluindo:
:arrow: http://www.guj.com.br/posts/list/51231.java
:arrow: http://www.guj.com.br/posts/list/74670.java

Eu queria saber, das pessoas que já fizeram entrevista lá, se algum dia, alguém perguntou para o gerente de RH ou algo assim, qual é a posição desta empresa a respeito da péssima imagem que ela tem no mercado.

É difícil de acreditar que eles não saibam de toda a má fama que estão conquistando no mercado. Não acham?

221 Respostas

richardpeder

Confesso que desconheço toda esta “má fama” da Accenture…tenho e já tive amigos que trabalharam lá e o que pega mesmo é “muito trabalho”…e esse problema é o que mais tem em empresas grandes…a maioria destas grandes esquecem que o horário de trabalho é 8 horas /dia e só param de exigir extras em projetos quand o $$ que já não existia é cortado por um Supervisor/superintendente/gerente. Já vi muito disto.

ate mais…

cv1

E o desrespeito pelos horarios de trabalho que empresas como a Accenture demonstram nao gera ma fama?

gcobr

Pessoal, acho que não entenderam exatamente o ponto deste tópico.

Eu queria saber se alguém da comunidade já confrontou algum gerente de RH da Accenture, ou coisa parecida, para ouvir qual é a posição oficial da empresa a respeito de toda esta má fama.

Eu particularmente, quando (e se) for fazer entrevista na Accenture, com certeza vou questionar isso.

abstract

Acho que quem tá desesperado atrás de emprego não questionaria ehehehe. Já quem está apenas buscando trampar em outros lugares e tem algo garantido, sim.

Emerson_Macedo

Sobre o que o CV falou, o que mais me incomoda em uma empresa é ela achar que nossa vida é o trabalho. Muitas delas não respeitam nossos feriados, fins de semana, aniversário, compromissos pessoais após o trabalho, etc. Acham que quando funcionários, temos que respirar os interesses da empresa 24/7. Isso ta bem longe de ser vestir a camisa.

Uma vez fiz uma entrevista na Accenture mas não fui pra lá. Portanto não posso comentar sobre essa empresa. Caso algum dia eu faça entrevista lá novamente, com certeza questionarei esses pontos.

P

É uma questão, como tudo na vida, de oferta e demanda. Na minha época havia uma fila bastante grande para entrar na Accenture. Hoje não sei como está a coisa…

Pontos fortes da Accenture:

• networking e bons contatos
  • treinamento no exterior
  • possibilidade de projeto no exterior
  • possibilidade de pegar projetos em qualquer estado com diária elevada, ou seja, voce não vai gastar o seu salário pois terá todos os custos pagos pela empresa enquanto estiver num projeto fora da sua cidade (pra quem é solteiro)
  • retorno semanal de avião para a sua base, para quem gosta de acumular milhas

Pontos fracos da Accenture:

• guerra de egos bastante grande… modestia e humildade não é algo cultivado pela empresa
  • instabilidade de projetos… hoje voce está em SP num projeto legal, amanhã voce pode estar em BH num projeto horrível
  • instabilidade de chefes… hoje você tem um chefe (gerente) legal, amanhã você pode ter um chefe horrível
  • trabalho excessivo para um salário não tão alto… (dizem que o salário melhorou hoje em dia e já foi mais baixo)
  • possibilidade de pegar projetos em qualquer estado (para quem é casado)
  • retorno semanal de avião para a sua base (caos aéreo!)

PRINCIPAL PROBLEMA:

• Quanto mais alto está o cara na empresa, menos ele sabe mas mais ele manda e mais ele ganha. O que mais tinha lá era um monte de gerente que não sabia nem ligar o computador, mas mesmo assim batiam no peito para cagar regra só porque estavam num cargo maior que o seu… Os sócios ganham uma fortuna, são pessoas bem capazes, éticas, etc. mas manjam muito pouco de tecnologia… Manjam de vendas e relacionamento com as grandes empresas (clientes em potencial)…

• O analista e o consultor, que estão na base da pirâmide alimentícia, são os que mais sabem, menos ganham, mais trabalham e mais se apurrinham com alguns projetos totalmente mal estruturados que só foram vendidos com um simples propósito: gerar comissão para o sócio!

• Alguns projetos são vendidos sem que a empresa tenha o know-how da coisa. É a poítica do: não sabe, pega um avião, vai até Nova York fazer um curso. Isso é bom para conhecer Nova York, mas nem sempre funciona bem para um projeto que foi vendido.

• Plano de carreira agressivo, o que gera uma competitividade agressiva dentro da empresa. Uma pessoa que está acima de você mas que não possui a sua capacidade técnica, pode querer puxar o seu tapete. Dava para perceber que a empresa as vezes fechava os olhos para alguns desvios de ética profissional dentro do calderão de egos.

• Importância bastante grandes das panelinhas e politicagem. Se o sócio ou diretor tiver um bom relacionamento contigo, ele pode te levar para os melhores projetos. Se você não for bem-relacionado lá dentro, só vai sobrar as sobras do projeto pra você.

Levem essas questões para a entrevista e postem as respostas do profissional da Accenture aqui. Seria interessante saber se a coisa mudou ou se continua a mesma coisa. Se alguém trabalha lá no momento e gostaria de comentar seria bom também!

W

Putz isso eh uma bosta! Infelizmente isso eh coisa de empresa no Brasil porque quando eu trabalhava ai, no meu departamento tinha apenas minha chefe e mais 4 analistas (todos com o mesmo cargo) mesmo assim todos os dias eu tomava uma facada nas costas sem saber. Triste, mas eh a realidade. :frowning:
Pelo menos aqui nunca senti essa competicao desgracada.

Emerson_Macedo

@pedrocosta
Malandro vc heim rs rs :smiley: Criou um perfil novo pra meter o pau na empresa. Pelo menos não se expos rs.

Como eu disse anteriormente eu nunca trabalhei na Accenture para comentar mas independente disso uma coisa eu acho que vc não colocou muito certo.

Qual o lugar que isso é diferente ? Eu já me dei muito mau pq não gosto de ficar puxando saco de chefe, mas via de regra quem se dá melhor são sempre os puxa-sacos (ou para ser mais gentil, os que tem melhor relacionamento como você disse).

Bani

Respondendo à pergunta do tópico:

A posição oficial do RH ou de qualquer gerente lá é algo tipo “sim, você vai trabalhar muito e talvez não ganhar tanto quanto em outros lugares, mas veja as oportunidades de crescimento que você tem aqui.”

richardpeder

Bani:
Respondendo à pergunta do tópico:

A posição oficial do RH ou de qualquer gerente lá é algo tipo “sim, você vai trabalhar muito e talvez não ganhar tanto quanto em outros lugares, mas veja as oportunidades de crescimento que você tem aqui.”

Já trabalhei em lugar assim e isso vai de pessoa pra pessoa…pode ser que no começo vc aceite, mas, chega uma hora que vc nao aguenta mais e pede as contas…em geral, pede as contas tão revoltado que nem se lhe oferecerem o triplo do que vc ganha atualmente vc fica…é mais forte que vc a revolta…então…pensem bem nisto antes.

ate mais…

Andre_Fonseca

Bom, eu já trabalhei na accenture, e sobre o pessoal do RH as meninas que trabalhavam lá (camada de apresentação bem apresentável por sinal… :lol: ) sempre ficavam pegando no nosso pé sobre horas extras, ou seja, elas diziam que não deveriamos trabalhar mais do que 1 ou 2 horas extras por dia…

o problema é que isso vale para quando você tá na fábrica, quando você tá em projeto no cliente vai do bom humor do seu gerente… eu só trabalhei em 2 projetos enquanto estive lá, e em nenhum dos dois tive problemas com excesso de trabalho, apenas com relação à distância da minha casa… hehe

de modo geral você pode não se matar de fazer horas extras, mas aqueles que crescem mais rápido são aqueles que fazem bastante horas extras…

Leozin

Conheço gente que saiu de lá e diz que é a maior comédia que existe: MUITO trampo e salário ridículo

Seguindo o pensamento da bani…

Esse é o principal papinho da Accenture e de outras empresas de 3 e 4 letrinhas por ae. Mas na Accenture chega a ser engraçado no sentido que mesmo tu ganhando uma mixaria, eles gostam de “cobrir” isso, com por exemplo:

• criação de conta corrente no CitiBank (…)
  • cartão American Express

Eu iria com toda certeza pra Accenture se eu estivesse começando na área, se eu morasse com meus pais e fizesse faculdade em SP, porque é uma empresa de nome e oportunidades de projetos internacionais já ajudam pra caramba (pra quem gosta de construir um CV legal)

Marcio_Nogueira

Funcionário não deve ser confundido com escravo! Ainda não encontrei uma empresa que possa dizer “essa eu visto a camisa!”.
Durante a entrevista deixo bem claro que vida pessoal e profissional são distintas, não venha me encher o saco no final de semana, pois o expediente é de segunda a sexta de 9:00 às 18:00. Fora da empresa tenho minha vida pessoal, e não vou deixar que a empresa me prejudique.

B

Você não precisa confrontar, eles mesmos durante a conversa já sugerem isso. É claro, para a empresa esse é o perfil de uma pessoa vencedora. Para mim, eles ainda não sabem o que siginifica o termo produtividade (sou mais o estilo Ricardo Semler).
Hoje dou graças a Deus por não ter passado na entrevista, fui sincero e isso me livrou deles.

P

Tanto se falou sobre salário nesse tópico…
o destaque foi que o salário que a Accenture paga não é lá grandes coisas…

aproveitando o assunto: qual seria a margem salarial que a empresa - Accenture - paga à seus desenvolvedores?!
E as “demais” empresas, digo, qual a margem salarial de desenvolvedores com certificação Java SCJP??

[]'s

B

para um analista pleno no máximo uns 3500 (CLT)

P

Isso vc diz na Accenture? ou é na maioria das empresas??

[]'s

rubinelli

Tem que ser na Accenture, porque tem gente ganhado até $5000 CLT como pleno em São Paulo.

Mais uma coisa, pleno na Accenture dita arquitetura, faz code review, e lidera equipes. Pra ser senior na Accenture, você tem que ser capaz de tocar projeto sozinho.

Kenobi

Eu nem vou comentar … acho que as empresas que contratam essas consultorias e pagam Caro pelo profissional, valor hora, deveriam saber quanto o profissional ganha ao fim do mês.

ddduran

engraçado os meus colegas que trabalham la gostam.

tenho que dizer que o salario é bem lamentavel mesmo, já fiz uma entrevista la e a proposta foi bem fraca mesmo, por isso tive que recusar, mas o plano de carreira e condições de trabalho eram boas

Andre_Fonseca

ddduran:
engraçado os meus colegas que trabalham la gostam.

tenho que dizer que o salario é bem lamentavel mesmo, já fiz uma entrevista la e a proposta foi bem fraca mesmo, por isso tive que recusar, mas o plano de carreira e condições de trabalho eram boas

o salário é baixo porque segundo justificativa deles o profissional é caro por conta dos benefícios (concordo que os benefícios são realmente muito bons)

o plano de carreira nem sempre acontece na velocidade que eles dizem, depende muito dos seus “contatos” dentro e durante os projetos, além da visibilidade do seu trabalho… (resumindo, você tem que ser político)

por exemplo, se você entrar hoje como programador (ganhando cerca de 2 mil) e trabalhar bem em 3 ou 4 anos você chega a analista pleno (ganhando cerca de 4 mil)… :-o

as condições de trabalho dependem do projeto e do gerente onde você está

não acho um horror como muitos dizem, depende do seu projeto de vida, se você é casado, tem filhos, de repente os benefícios podem ser uma boa, caso contrário se prefere ganhar dinheiro rápido pode esquecer… :slight_smile:

Marcio_Nogueira

A questão não é se paga caro ou não, mas o quanto se considera justo ser pago por um profissional qualificado e hapto a desempenhar a função.

ddduran

André Fonseca:

o salário é baixo porque segundo justificativa deles o profissional é caro por conta dos benefícios (concordo que os benefícios são realmente muito bons)

o plano de carreira nem sempre acontece na velocidade que eles dizem, depende muito dos seus “contatos” dentro e durante os projetos, além da visibilidade do seu trabalho… (resumindo, você tem que ser político)

por exemplo, se você entrar hoje como programador (ganhando cerca de 2 mil) e trabalhar bem em 3 ou 4 anos você chega a analista pleno (ganhando cerca de 4 mil)… :-o

as condições de trabalho dependem do projeto e do gerente onde você está

não acho um horror como muitos dizem, depende do seu projeto de vida, se você é casado, tem filhos, de repente os benefícios podem ser uma boa, caso contrário se prefere ganhar dinheiro rápido pode esquecer… :slight_smile:

então recusei a vaga la por que alem do salario baixo, achei muito estranho uma empresa que paga 1500 para um estagiario pegar só 2k para um Jr, que ascensão chucra ne?
até pro cargo que eu concorria (de pleno) o plano de carreira existia mais a passos muito curtos, 4 anos para acender só 2k e quando se está tão baixo assim… realmente não é vantajoso

mas acho que o que decepcionou mesmo foi que pensei q uma empresa tao grande pagasse mais

Marcio_Nogueira

Quanto maior a margem de lucro da empresa pior o salário.

gcobr

rubinelli:
Tem que ser na Accenture, porque tem gente ganhado até $5000 CLT como pleno em São Paulo.
projeto sozinho.

Você poderia citar algumas empresas que estejam pagando isso? Estou muito curioso…

Obrigado.

rubinelli

Nomes, não. Mas é o que o pessoal pleno que saiu recentemente da Accenture me contou que está ganhando por aí.

rubinelli

gcobr

Ahhhh … me conta os nomes pelo menos em mensagem privada. Fico te devendo um favor.

Brigadu.

Marcio_Nogueira

Se a empresa propusesse um número de benefícios menor e um salário maior alguem toparia?

jason_bourne

Trabalhei pouco tempo la e o que posso dizer é: ótimo lugar pra quem é estagiário ou Jr…mas péssimo que é pl ou sr. Pagam muito mal e exigem demais e ficam com aquela ladainha de que tem muitos benefícios (salário não declarado).
Quais benefícios?

-2 anos para ganhar um carro popular se vc for no mínimo PL?..(affconsigo um financiamento com um custo benefício bem melhor)

-60%-80% do curso de idiomas depois de 3 meses de empresa? (e teremos tempo para fazer qualquer curso com aquela carga horária de trabalho? resp: não!)

-Descontos em academias(vide item anterior)

-Trabalhar em uma multinacional com nome no mercado(não existe apenas a acc de multinacional de TI no mercado brasileiro com nome e que paga muito mais sem se matar de trabalhar)

-etc etc etc

Em suma, pra quem esta começando no mercado, é uma excelente empresa, recomendo com certeza. Mas pra quem já tem vivência e quer algo mais tranquilo e que pague mais, sugiro procurar outra empresa.

D

entrevista exame em 2006…

Todos os meses, a consultoria Accenture se vê diante de um desafio: contratar 500 novos profissionais. Curiosamente, apenas a metade das vagas é preenchida. Em se tratando de Brasil, onde o número de desempregados nas cinco regiões chega a 2 milhões, segundo o IBGE, isso se torna um paradoxo. Com tanta gente disponível, por que essas vagas não são rapidamente ocupadas? “Faltam talentos no mercado”, afirma Lauro Chacon, diretor de recursos humanos da Accenture. “Temos 50 000 currículos em nosso banco, mas não encontramos gente capacitada para entrar na nossa equipe.” A Accenture tem cerca de 5 000 funcionários no Brasil e sua demanda por pessoas vem crescendo num ritmo frenético depois que, além de consultoria, tornou-se também a gestora de negócios dos clientes. Além disso, como é formadora de talentos, ela é alvo de headhunters e de outras empresas.

:roll:

A

doctordre:
entrevista exame em 2006…

Todos os meses, a consultoria Accenture se vê diante de um desafio: contratar 500 novos profissionais. Curiosamente, apenas a metade das vagas é preenchida. Em se tratando de Brasil, onde o número de desempregados nas cinco regiões chega a 2 milhões, segundo o IBGE, isso se torna um paradoxo. Com tanta gente disponível, por que essas vagas não são rapidamente ocupadas? “Faltam talentos no mercado”, afirma Lauro Chacon, diretor de recursos humanos da Accenture. “Temos 50 000 currículos em nosso banco, mas não encontramos gente capacitada para entrar na nossa equipe.” A Accenture tem cerca de 5 000 funcionários no Brasil e sua demanda por pessoas vem crescendo num ritmo frenético depois que, além de consultoria, tornou-se também a gestora de negócios dos clientes. Além disso, como é formadora de talentos, ela é alvo de headhunters e de outras empresas.

:roll:

Cara num tô entendendo !!!

Dei uma olha nos posts por aqui e tô vendo (aparentemente) q a galera é profissa, como é que com tanta gente “boa” eles não conseguem preencher as vagas ??? De qual talento esse tal de Lauro não sei das quantas está falando ??? tem que sentar no colo de alguém ???

Estou justamente querendo aprender java ! Será que vale a pena ???

valeus…

jason_bourne

O problema é que la tem mts demissões…a famosa alta rotatividade. Quando sai de la, eles estavam com uma média de 300 contratações/mês e uma média de quase 300 demissões/mês. Então é claro q eles nunca vão conseguir preencher as vagas. Os motivos de ter tanta rotatividade são vários, mas destaco o principal… Por ser uma empresa americana, eles tem a política de sugar ao máximo o sangue do funcionário (esquecendo que ele tem família, vida social, amigos, vida fora da empresa) e é claro que os bons não aguentam isso e saem de la.

rubinelli

Sei não. Tirando startup, onde realmente maluco se mata, todas as empresas americanas que eu conheci faziam o famoso nine-to-five. Depois das cinco você só achava os H1-B indianos. Até mesmo a Accenture, que é infame lá nos EUA pela carga de trabalho, não parece pegar tão pesado lá quanto pega aqui.

Outro motivo pelo qual muita gente sai: não existe carreira técnica. Pra chegar a analista sênior, você tem que tocar frente de projeto com 15, 20 pessoas sozinho.

luistiagos

A algo que realmente não compreendo nestas empresas… se eles querem contratar muita gente… e se tem tanta rotatividade que eles sequer conseguem formar uma equipe porcausa que a maioria sai pela carga de trabalho pq não contratam este monte de gente e dividem o trabalho entre eles diminuindo a carga de trabalho? fazendo assim o povo trabalhar com uma carga horaria normal? e outra coisa q nao compriendo… pq sera que estas grandes empresas sempre atrasam os projetos? sera que não sabem estimar os prazos e negociar corretamente com o cliente? sera que este pessoal não compreende que fazendo o pessoal trabalhar como louco isto alem de fazerem sair da empresa faz a qualidade do produto decair pois um pessoal cansado e induzido a situações estrassantes por longos periodos fazem as pessoas não conseguirem raciocinar e fazerem as coisas direito ficam como “zumbis” e isto devidamente influi na qualidade do produto… e como o ditado diz a rapidez é inimiga da perfeição…

P

Trabalho na Accenture há 3 anos.
Muita coisa mudou e a empresa fica cada vez um péssimo local de trabalho no que diz respeito aos projetos. Tudo que começa mal termina mal, ou seja, um projeto feito de qualquer forma apenas para lucrar grana para os sócios não pode ser sucesso. Assim, o o analista, que leva a empresa nas costas se matam para fazer um projeto que já começou fracassado dá certo.
A empresa remunera mal sua grande massa de mão de obra, tira de você sua sanidade e os melhores momentos de sua família, bom, tem um plano de saúde lagal, que é para sua esposa e filhos não atrapalharem quando ficam doentes, a empresa te paga os cursos que são proveitosos para ela… mas dizem que “nós” somos seu maior bem, evidente, ela ganha fortuna por ano com esse “nós”.
É possível crescer dentro da empresa sim e até rapidamente, se você tiver estômago para suportar as panelinhas e politicagens e deixar de lado a tecnologia e jogar mais no campo da conversa.
Todos meus colegas que entraram com ideial de trabalhar num grande empresa, estão desmotivados, porque no fim a Accenture te tira do mercado de trabalho e te deixa numa geladeira por anos, ela precisa garantir que tão bons profissionais não entrem na concorrente, essa é a doce política de retenção da famosa Accenture.
Quem quer entrar não se desmotive por minhas palavras, o mercado de trabalho é competitivo e quase todas as empresas são assim, ou não estariam aonde estão e em infelismente, perto de outras empresas a Accenture é um bom local para se ter seu subemprego, tirando os 1% de sócios e diretores e gerentes que tem jatinhos e iates o restou compra a prazo e vende a metade do ticket refeição para pagar as contas do mes que aquele salário de miseria não consegue pagar.

erickles

Estava realmente pensando em manda curriculo p lah…mudei de ideia…parece a everis essa dae…

M

Accenture, a empresa do “pão e circo”

vejam esta situação: contei num outro topico o que aconteceu com um amigo meu. Ele foi contratado como PJ, e teve seu salário reduzido pq a Accenture mentiu para o seu cliente. A empresa disse que o cara era senior, qdo na verdade o cara era pleno.

Até aí, “tudo bem”.

de lá pra cá, a empresa torrou dinheiro com festas de carnaval, churrascos, campo de futebol society, rifas de viagens, etc etc etc. E não teve grana pra pagar o salário dele.

pergunto: é uma empresa séria, ou é uma empresa que valoriza coisas fúteis?

P

Dá pra notar que é uma empresa mal-administrada, isso sim. Porque porra, torra dinheiro em festa e não tem grana depois pra pagar PJ é o fim do mundo cara.

O lema agora é:“Vade retro Accenture!”

C

Trabalho atualmente para Accenture como PJ. Grande parte do que foi dito a respeito de excesso de trabalho e gerentes megalômanos é verdade, com algumas excessões entretanto.

Minha experiência não é em Java, mas trabalho na área de TI há mais de 15 anos e nunca vi tanta metologia canônica implementada sem eficiência produtiva, com excesso de burocracia, prazos inexequíveis e se dentro do mesmo quase sempre mal feitos de forma a ser cumprido, custe o que custar. Nada que se resolva com um ARS emergencial depois…

A galinha dos ovos de ouro é burocracia, marketing e documentação vendidas como produtividade/inovação/talento/criatividade e essa balela de vendedor. A quantidade de estagiários é grande o trabalho é mecânico e “braçal” , criatividade zero, para ser bom precisa produzir a mesmice de sempre. Nesse ponto não deixam de ser eficientes, conseguindo impor e mostrar “qualidade” ao cliente , manter o nome Accenture a custo de rígidas metodologias que torna o trabalho para o programador/analista/consultor um lixo do ponto de vista motivacional. O plano de carreira para os estagiários não é mau entretanto.

Recomendo para quem está começando e quer ter noção da realidade dura que os espera depois de tantos anos de estudo com grandes ideais. O trabalho é maçante , sem desafios intelectuais , cansativo , sem liberdade de criação e inovação.

Boa sorte

TangZero

Sergio Figueras:
Dá pra notar que é uma empresa mal-administrada, isso sim. Porque porra, torra dinheiro em festa e não tem grana depois pra pagar PJ é o fim do mundo cara.

O lema agora é:“Vade retro Accenture!”

Concordo plenamente.

Tenho 2 amigos lá que me chamaram para trabalhar com eles. Recusei na hora…
Empresa que trabalhei e digo que é muito boa é a Gonow. Não é grande mas é muita boa:

• Salários compátiveis com o mercado;
  • Horários flexíveis;
  • Wii;
  • Geladeira cheia de refrigerantes e guloseimas;
  • etc…

Só não me perguntem porque sai de lá… :slight_smile:

fantomas

Por que vc saiu de lá kkkkkk?

TangZero

Por que vc saiu de lá kkkkkk?

O mercado que eles atacam não me agradou…
:wink:

Andre_Fonseca

falem mal mas falem de mim… rs 8)

L

Credo… Pelo que falaram… Deve ter um tronco lá no canto duma sala e um carinha com um chicote esperando para ver quem não cumpre com seus deveres… não conheço lá… mas a imagem da empresa está meio “maus” para a comunidade java… he he he

celso.martins

Trabalho na Accenture, no Projeto da Oi, como Analista Pleno.

Acompanho os tópicos sobre esse assunto há algum tempo e confesso que fiquei com certo medo quando entrei. Mas vou passar a minha experiência pessoal até o momento.

[list]Me pagaram o que pedi, sem contestar. Será que pedi mal? Não sei, mas estou ganhando bem mais que meu irmão que trabalha na NEC no Projeto da Vivo, é formado e já possui 2 certificações Java. Eu ainda estou no segundo período da faculdade e não tenho certificação nenhuma. Só possuo alguma experiência e muita disposição.[/list]
[list]O período de treinamento foi intenso, mas recebi todas as condições de melhorar no assunto que só conhecia teoria, EAI.[/list]
[list]Só me colocam em horas extras quando me avisam com antecedência e SEMPRE me perguntam sobre a minha disponibilidade. Inclusive nos fins-de-semana.[/list]
[list]Meu gerente é tranquilo e me incentiva a crescer, inclusive me emprestando e até DANDO alguns livros.[/list]
[list]Guerra de egos acontece em todos os lugares, ainda mais com a nossa área e ainda mais com programadores Java (Não me levem a mal, é o que acho e sou um defensor ferrenho do Java). Aqui não é diferente, mas já vi lugares piores, inclusive quando trabalhava com Delphi.[/list]
[list]Já vi muito programador que não sabe nem escrever em bom português querer ganhar 9k, 10k. Tem gente que sabe escrever meia-dúzia de linhas de código e já quer ganhar 10k e ainda reclama que está fazendo 1 ou 2 horas extras.[/list]
[list]Os benefícios são muito bons.[/list]

Bem, é isso.

Abraços
Celso Martins

jason_bourne

Celso, não estamos falando q em todos os casos é ruim trabalhar na Acc, mas apenas dizendo q existem mts reclamações de profissionais q trabalharam ou trabalham ainda la. Agora, vc falando bem da empresa não é estranho, afinal vc esta se identificando. Vc seria mt idiota se falasse mal da empresa onde trabalha e ainda por cima se identificar :wink:

celso.martins

Não sei se a questão seria essa. Seria fácil não me identificar. Ou melhor seria fácil ficar calado. :wink:

Mas não faz o meu gênero. Tudo que eu disse é a verdade do que acontece/aconteceu comigo na empresa. Se não fosse verdade eu simplesmente sairia da empresa e entraria aqui metendo o pau como muita gente faz.

Acho que tem muita gente que reclama de muito trabalho. O que eu quis deixar bem claro é que só trabalho muito quando quero. A nossa fábrica tem uma estrutura que permite isso. Vejo isso nas outras fábricas também.

Agora o que eu vejo muito por aqui é uma cambada de morcegos que passam o dia inteiro navegando na internet, não em sites técnicos, mas em sites como globo.com, etc. Aí aparece alguma coisa para fazer e logo dizem: “-Lá vem mais trabalho”. P***, eu pergunto, o cara está aqui para trabalhar ou para navegar no globo.com? O cabra morcega o dia inteiro, e chega no fim do dia não tem nada pronto e quer ir embora para casa. Sinceramente não entendo. Não é demagogia, não entro em sites pessoais no expediente. E não é por ser a “Acc”. Sempre tive esse comportamento. Tenho banda larga em casa para acessar os sites que quero.

E se tiver algum gerente da Acc lendo isso e pensando em me pressionar para dizer quem são essas pessoas, DESISTA. Não sou X9. Pode até ameaçar meu emprego, mas não xnoveio ninguém.

Abraços
Celso Martins

C

Você pelo jeito está muito bem adaptado. Minha teoria: está difícil conseguir gente boa/ruim em Java no Rio, sempre foi e dificilmente isso irá mudar se não houver iniciativa das empresas em MP , precisam mais de você que você deles. O valor que pediu obviamente foi baixo , além do mais com toda essa motivação . A Oi fatura anualmente cerca de 5 bi líquidos, mesmo assim comprou a BrT em parte com dinheiro público emprestado do BB, a Acc está desesperada em dar conta das demandas que vêm por aí, com o novo mercado de SP e a integração com a BrT. Se não conseguir gente em breve terá que rever os métodos estúpidos que utiliza ou abolir grande parte deles .

celso.martins

Cara, acho que você tem razão com relação a uma coisa. Estou bem adaptado e diferentemente de muita gente não tenho muito do que reclamar. Salário alto ou baixo é uma questão relativa e não absoluta, portanto, na minha opnião, não dá margem a palavra OBVIAMENTE. Só no caso de eu estar ganhando 2k, o que está bem longe da minha realidade. Pode reparar que fiz um comparativo com o salário do meu irmão que tem uma formação bem superior a minha. Ou o pessoal não sabe negociar ou está sob uma “realidade irreal”.

Quanto as demandas que você mencionou, elas não vêm, já são realidade. Além destas mencionadas temos outras e não vejo essa sangria desatada. Pelo que estou vendo, em todas as fábricas, o pessoal tem dado conta das demandas. As SIRs não ficam paradas em uma determinada fábrica, a não ser em horário alternativo (14hs as 22hs) em que fica um cara por fábrica e pode ter ficado um “morcego”.

Portanto, não entendo muitas das reclamações, a não ser nos casos que falei anteriormente ou em outros projetos.

Não quero ser o dono da verdade. Pode apenas ser uma questão de ponto de vista. Trabalho desde 1994 e sempre fiz horas extras sem nem receber um tapa nas costas ou um muito obrigado, quanto mais dinheiro. Na minha última empresa eu trabalhava normalmente 12hs e ainda era o “cara” de frente do suporte, que por ser uma empresa com negócio crítico (Rastreamento de Veículos por GPS), eu ficava de stand-by 24/7. Era uma obrigação e ninguém perguntava se eu podia ou não. E lá eu ganhava 2k. Posso ser muito azarado, mas não creio que esse seja o caso. Em todas as empresa que passei foi a mesma coisa. Não é exclusividade dessa última.

Veja bem, não é “somente” o pagamento pelas minhas horas-extras. É o reconhecimento, que eu tenho visto aqui. Nesse caso, posso ter tido sorte.

Por isso falei que poderia ser uma questão de ponto de vista. Posso ter vindo de um outro mundo. Mas a minha realidade é essa. Ganho mais de 150% a mais do que ganhava, me pagam as horas extras, tenho todos os benefícios possíveis e imaginados e além de tudo, toda sexta-feira rola uma massagem espetacular, que antes eu tinha que ficar mendigando para uma funcionária ou outra mais chegada fizesse nas costas desse pobre infeliz.

Posso ser doido? Posso. Sou fissurado por desenvolvimento. Brinco de programar desde o TK2000 em 1985 e espero parar só quando morrer.

Não quero defender ninguém, mas pelo meu histórico, dá pra saber porque não tenho muito o que reclamar, não é?

Abraços.
Celso Martins

jason_bourne

eu não sei quanto a vcs, mas eu não iria pra Acc mesmo com um salario de 15k

celso.martins

O que seria do verde se todos gostassem de sanduíche de mortadela?

jason_bourne

Ser comprado por uma massagenzinha é o fim do mundo mesmo

celso.martins

Existem pessoas que são realmente difíceis de acreditar. Cara, se foi isso o que você entendeu, não dá para dizer mais nada. Nem desenhando você entenderia.

Falei em tom de brincadeira (ou não deu pra endender o tom???). E não falei só da “massagenzinha”. Uma massagem de 1 hora custa 20,00 aqui no RJ. Tem gente que só conhece teclado e monitor mesmo.

Meu Deus. Tem gente que para impor a sua opnião fala qualquer asneira.

E tenho dito.

R

essa eu queria ver… :lol:

W

Acho que esse povo queria trabalhar na accenture e nao consegue hehehehe

martins_edward

Concordo, acho isso tudo muita “conversa de perdedor” ou “dor de cotovelo” de quem não conseguiu entrar… Estou a dois anos na Acc e apreciando muito minha segunda promoção… Não tenho do que me queixar do modelo de trabalho “high performance” da Acc.

jason_bourne

high slave vc quer dizer.

peczenyj

Trabalhar como Sênior e ganhar como Júnior não é exatamente o sonho de todo mundo, talvez na China…

martins_edward

Na verdade quero mesmo dizer “alto desempenho”. Mas o certo é que acerca do propósito de cada um, sempre existirá um local ou modelo de trabalho que lhe servirá. Apenas acredito que não devemos detonar uma empresa só por que ela não vai ao encontro de nossas aspirações ou com nossa concepção do que é ideal. A Accenture é uma empresa para quem vê na construção de uma carreira sólida um meio de realização profissional e pessoal.

Abraços,

G

Oi pessoal, quero passar para vcs minha experiência com a Acc.

Trabalhei lá no período de 1997 a 2002. Na época ainda se chamava Andersen Consulting. Trabalhei na consultoria, contratado pelo escritório do RJ, sempre em projetos da área de Energy/Resources/Utilities. Comecei como estagiário e fui até consultor experiente.

Durante o estágio (1 ano) foi ótimo. Nenhuma reclamação.

Após a efetivação descobri que eles adoram mandar as pessoas para projetos fora de sua base, mesmo que haja projetos na base. A razão é simples, quem está fora da base, hospedado em hotel não tem família e amigos fora da empresa, logo não se importa em fazer mais daquelas horas extras não remuneradas.

O notebook de “benefício” é uma piada. Serve apenas para que vc trabalhe no táxi, aeroporto ou hotel.

Celular idem.

Fiz vários cursos no exterior, em Saint Charles principalmente. Na minha opinião serviram apenas de lavagem cerebral, os conhecimentos adquiridos foram irrelevantes. Alias, era notório na época que vc só iria para Saint Charles quando já estivesse bem adiante do nível do curso, afinal o projeto sempre vem em primeiro lugar, e o treinamento “on the job” é o que eles gostam.

Subsídio em curso de inglês. Isso foi uma piada, prestei o Toefl para avaliação e como tive uma nota alta eles não quiseram pagar nada para mim. Afinal eu não precisava. Legal !!! Muito estimulante isso.

O Sul América era um bom plano de saúde, não reclamo disso.

A política de retenção era o terrorismo. “Aqui somos uma família, lá fora é a selva”. Um colega de projeto estava para sair da Acc e cometeu o erro de contar para onde iria, no caso a Oracle. O XYZ ligou para o presidente da Oracle e pediu que não o contratasse. Sim, era nesse nível pq o sujeito era peça-chave no projeto em que estavamos. Ele perdeu a chance na Oracle, mas em 3 meses saiu para outra empresa.

Quanto a mim, sofri muito para sair. Insegurança de primeiro emprego em uma única empresa. E a lavagem cerebral de lá é muito boa, mas tomei a decisão em um domingo de sol em que estava no escritório trabalhando em uma proposta junto com um sócio. Percebi que estava detonando minha vida.

Saí, mudei para SP, passei por 2 empresas, concluí um mestrado e hoje tenho 33 anos e um salário CLT de 15k. E sem as horas extras semi-obrigatórias da Acc.

Deixo um conselho para o pessoal que trabalha/trabalhará por lá -> Não se deixe levar pela lavagem cerebral. Existe vida inteligente fora da Acc. Aproveite o que a empresa tem de bom, mas não sinta medo de sair quando a hora chegar. E a hora chegará, cedo ou tarde.

dmandrak

Gtabs:

Deixo um conselho para o pessoal que trabalha/trabalhará por lá -> Não se deixe levar pela lavagem cerebral. Existe vida inteligente fora da Acc. Aproveite o que a empresa tem de bom, mas não sinta medo de sair quando a hora chegar. E a hora chegará, cedo ou tarde.

Caracoles…

Fui chamado pra um estágio na Accenture no mesmo período que uma outra empresa me chamou.

Por motivos didáticos eu preferi ir para a outra.

O salário, as horas obrigatórias e talz (ou pelo menos as ‘nominais’) eram semelhantes, o que mudava é que eu tinha um grande amigo nessa outra e mesmo a Acc sendo grande, podendo efetivar e talz, alguém já tinha me dito que lá era escraviário.

Hoje acho que foi uma boa escolha, adoro onde estou e não tenho do que reclamar. Por vezes não completo nem as 20h semanais. Se tivesse ido pra Accenture, eu tava ferrado…

Talvez mais pra frente eu aceite ir pra lá, visto que, apesar dos pesares, é uma grande empresa.

Agora, se o ideal de ‘bom trabalhador’ de lá é realmente o cara que se mata pra trabalhar, então esse realmente não sou eu.

17:30 é o talo da minha paciência. Não é questão de escolha, quando dá esse horário ou eu vou embora ou eu vou embora ueahuaehuaeuhaehuuhae.

Bem…

Devido à quantidade de gente desse tópico, acho que os boatos talvez sejam mais verdadeiros do que somente boatos.

kururu

Bom dia pessoal.
Estive lendo o que vocês tem postado sobre a Accenture e tenho um experiência um pouco, como se pode dizer, traumatica aqui.
Sou funcionário da empresa à 3 anos e posso afirmar que nem tudo são flores na empresa.
Vou contar um pouco da minha história.
Trabalhei durante 6 anos em uma empresa atuando com desenvolvimento de sw para sistemas de automação e controle utilizando linguagem C e C++ em plataforma Unix e Windows.
Chegou num época que decidi sair da empresa e ai passei na entrevista da Accenture. Foi tudo muito rápido e eu iria trabalhar com desenvolvimento de sw para sistemas de voice mail na área de telecom. Eu estava em busca na época de uma oportunidade para atuar em telecom.
Mas ao chegar no primeiro dia da empresa, a minha surpresa foi de que os caras não sabiam onde me colocar. rsrsrsrs
Depois de idas e vindas fui atuar nesse tão sonhado projeto de telecom, mas para minha surpresa não era bem o que eu imaginava que seria. rsrsr
Viajei para Curitiba, onde teria um treinamento on the job com dois finlandeses e ao iniciar as atividades, vi que não tinha nada de desenvolvimento de sw e sim instalação e configuração de hw e sw de equipamentos. rsrsrsrs
Como eu tinha acabado de entrar na empresa, resolvi encarar e ver qual seria e fiquei 1 ano e 7 meses nesse projeto. Durante o processo de avaliação, tive um ótimo feedback dos gerentes mas sem render a tão sonhada promoção.
3 anos se passaram e posso dizer que nada mudou. Projetos enrolados, gerentes que não tem conhecimento nenhum. Hoje estou atuando com C++ em projeto financeiro e me colocaram 4 estagiários que não tem conhecimento nenhum pra eu liderar. O detalhe é que os gerentes querem que os 4 dêem suporte para as aplicações. rsrsrsrs
Estou aproveitando este fórum para expôr minha indignação sobre o que vem ocorrendo e deixar claro que já estou buscando outras empresas.
Vocês podem comentar, " poxa. O cara tá lá a 3 anos" , mas eu sempre achei que tudo ia mudar, mas não mudou e então resolvi eu mesmo mudar. rs
Tenho muita coisa pra contar sobre a Accenture, mas o post ia ficar muito grande.
Pra mim, a Accenture é uma empresa de aparências.
Abraços

marsilvarodrigues

Agora, aos que trabalham ou trabalharam na Accenture,
Porque raios eles mandam uma ficha de emprego, pedem pretensão salarial e simplesmente ignoram ?

Colocam coisas como “Os curriculos sem pretensão salarial serão descartados”, mas eles simplesmente ignoram o salário pedido.

E

martins_edward:
Na verdade quero mesmo dizer “alto desempenho”. Mas o certo é que acerca do propósito de cada um, sempre existirá um local ou modelo de trabalho que lhe servirá. Apenas acredito que não devemos detonar uma empresa só por que ela não vai ao encontro de nossas aspirações ou com nossa concepção do que é ideal. A Accenture é uma empresa para quem vê na construção de uma carreira sólida um meio de realização profissional e pessoal.
Abraços,

Martins,

Acho isso muito pessoal depende da fase de cada um…
A Accenture é uma empresa para quem vê na construção de uma carreira sólida um meio de realização profissional e pessoal

Algumas pessoas (não todas como o seu caso) acreditam que não e possivel ter realização pessoal sem ao menos ver a familia nos finais de semana, ou viajando para para fora da base em nome da empresa.
pela sua fala você deve ser gerente de projetos acertei?

acho que cada um da o valor que quiser para sua vida, e sim você esta certo, não devemos falar mal da empresa, afinal se você funcionario acha que realização profissional e pessoal é trabalhar nos finais de semana ou ate tarde durante a semana fora da sua base em um hotel qualquer. Isso e muito pessoal e não acho que devemos fazer a cabeça de ninguem a respeito.

eu nunca tentei entrar na acc ou as like acc da vida ou como você disse (empresas de modelo “high performance” , sempre achei que isso não era para mim…
cada um cada um…

também acho que e justo de certa forma as pessoas que aceitam e conseguem fazer isso se sentirem vencedoras, afinal não e facíl.

erickles

Pra mim:

Trabalho < (Familia, namorada, amigos);

alucardeck

erickles:
Pra mim:

Trabalho < (Familia, namorada, amigos);

tb acho…

mas conheço gente por ai, que não tem nenhuma dessas 3 coisas (ou pelo menos não dá valor)…
e é feliz sendo um workaholic…

de qqer jeito não acho q isso possa ser considerado realização pessoal de nenhuma maneira…

conheço uma pessoa, que praticamente não tem amigos (nunca sai de casa), não tem namorada, e mora com os pais…
e se diz “feliz”, tudo bem que qqer pessoa percebe que é mentira…
acumula todo o dinheiro no banco, sem ter oq fazer, já que não sai de casa…

qqer dia vai chegar uma mulher que vai adorar usufruir de todo dinheiro dele, e depois dizer “Adeus” =)

Andre_Fonseca

Segundo a wikipedia Workaholic é uma expressão americana que teve origem na palavra alcoholic (alcoólatra). Serve para designar uma pessoa viciada em trabalho.

Portanto é um vício, uma doença, e como todo excesso é prejudicial pra saúde, tem que ser tratada…

celso.martins

Bem, percebo que, claramente, estou trabalhando em outra empresa.

Olho o nome Accenture nos corredores, nas salas, olho pro lado e vejo o nome da empresa, mas estou começando a achar que trabalho em outro lugar. Acho que o meu único caminho é o manicômio, não é possível. Ou as pessoas do GUJ estão tentando uma lavagem cerebral.

Não faço essas horas extras todas, e sempre quando faço é pedido por mim, para levantar uma verba e aproveitar para adiantar alguma pendenga que esteja me incomodando.

A Acc não foi a minha primeira empresa, e nela vejo muito mais a minha esposa e filho do que nas outras. Quando não peço para trabalhar no fds, eu NÃO trabalho mesmo. Não era como as outras que chegavam na sexta as 18hs e me diziam: “Celso, essa joça precisa estar pronta até segunda, mas o teu fds é para descansar.” ORA ORA ORA. Se estamos na sexta as 18hs e a geringonça precisa estar pronta na segunda e eu não preciso trabalhar no fds, inventaram mais um dia depois da sexta. E o pior. Trabalhava o fds todo, em casa, pedindo ao meu filho para ficar com a minha esposa “porque o papai precisava trabalhar” e SEM GANHAR UM CENTAVO POR ISSO. Bem, aqui na Acc meu filho ainda não ouviu esta frase.

Trabalho na fábrica de integração (Vitria BW) e estou emprestado para a fábrica WEB por estarmos com tudo em dia na nossa fábrica (vejam bem). A líder da fábrica me passou alguns casos de uso que tinham 2 semanas de prazo. Trabalhando 8 horas por dia, terminei em uma semana. Não fiz nem 15min de extra. (Mas percebam bem: Eu procuro TRABALHAR nestas 8hs. Não sou nenhum modelo, mas meus pais me ensinaram a ter responsabilidade e se nessas 8hs eu tenho que trabalhar, então eu vou REALMENTE trabalhar.). Aí chegou na sexta, sentei ao lado dela e falei: “Terminei aqueles casos de uso. Pretendo vir trabalhar amanhã, se não tiver problema da Fábrica bancar estas horas. Me arruma mais alguns casos de uso, por favor.”

Isso não é subjetivo, é objetivo. São fatos. Não estou defendendo A, B ou C. Estou contanto a minha experiência pessoal. Estive em empresas que eram infinitamente mais escravizadoras que a Acc (obs: ainda não vi essa escravidão aqui) e o meu maior salário era a metade do que recebo aqui e não tinha a metade dos benefícios que tenho atualmente, como o plano de saúde mais caro da Bradesco totalmente subsidiado pela empresa.

Por isso que digo que esse assunto é muito delicado. Pintam a empresa como demônio e não vejo esse inferno.

Um exemplo do que estou tentando dizer é o seguinte: Um cabra é diretor de uma empresa, ganha 15k por mes, tem VT, TR (40,00/dia), PS, PO, PL, P.Tudo, perde o emprego. Uma outra empresa o contrata como gerente e paga 5k/mes mais um PS safado, o VT e um TR muquirana de 15,00/dia. Um cabra, operário, ganhava 800 merreis por mes mais o busão (como eu já vi escreverem por aqui). Estuda, evolui e é promovido e vai trabalhar de gerente com o ex-diretor.

Me digam, neste case. Qual é a opnião do ex-diretor sobre a empresa nova? E a do ex-operário?

Essa é a questão subjetiva que queria colocar para vocês. São essas questões que provocam discussões. Não tem jeito, é como futebol e religião (eu acho que política deve ser discutida - e muito bem).

Agora quanto as questões objetivas, não creio que sejam passíveis de discussão. Não faço horas extras nem obrigado e nem “obrigado” e ponto final. Quanto ao meu salário, cai na questão subjetiva que coloquei anteriormente. Se um cara ganhava 10k e passa a ganhar 5k, vai ficar chateado. Mas se o cara ganhava 2k e passa a ganhar 5k vai ficar triste ou motivado?

A questão dos benefícios creio que também seja objetiva.

Não é possível que eu tenha tido tanta sorte assim e tenha caido numa porção do paraíso enquanto a maioria aparentemente caiu nas profundezas do inferno.

Abraços.

richardpeder

A Acc é uma empresa grande e cada um tem experiencias diferentes nela pq cada um está num projeto, em uma situação diferente…um trabalha numa fabrica, outro num cliente, etc…estas coisas que fazem com que haja várias “visões” da empresa…todos trabalham na mesma empresa, não há nenhum louco ou querendo fazer lavagem cerebral aqui…somente estão em situações diferentes. :wink:

ate mais…

celso.martins

Duas opniões que considero sensatas. Para não gerar outro flame, que EU considero.

richardpeder, concordo com cada palavra que você escreveu.

Maracuja:
Não se preocupe, é assim mesmo. Geralmente o que é bom para alguns não é bom para outros, talvez vc esteja realmente satisfeito (é o que parece) e esteja sendo bom para você. A questão é que nunca vi uma empresa que seja boa para todo mundo. Ou uma empresa de que todo mundo fale bem. As vezes as pessoas acham a empresa boa, depois de 2, 3, 5 anos ja não acham mais. É assim e ponto.

Também concordo com as suas palavras. Acho que isso faz parte da inquietação do ser humano. Respondi a um tópico sobre isso ontem. O meu limite numa empresa, até hoje, foi quando eu percebi que eu não tinha mais possibilidade de crescimento. Cara, quando percebo isso, não me dou 3 meses para estar procurando outra batalha.

Também não conheço uma empresa de que TODOS falem bem.

Bem, como você bem utilizou a palavra geralmente, vou considerar essa uma questão subjetiva. A empresa ser boa para os donos é natural, senão fecham as portas. Vivemos no capitalismo e as pessoas abrem empresas para lucrar, não existe outro objetivo. O problema começa quando acontece o que você falou. Quando ela é somente boa para os donos. Não posso opniar por toda a Acc, mas apenas pela pequena porção do projeto Oi que participo. Acredito que insatisfação desse pessoal seja justificável de alguma forma. Nunca chamei alguém de mentiroso. Apenas quis mostrar a minha experiência pessoal, que tem sido bem positiva.

Se as opniões divergem em empresas menores, de cerca de 20 funcionários, imaginem numa que tem 700 apenas num projeto. Acho super natural. A minha intenção neste tópico era mostrar que a Acc não é só problemas, pelo menos na minha experiência pessoal.

Abraços.

jason_bourne

celso.martins:
Duas opniões que considero sensatas. Para não gerar outro flame, que EU considero.

richardpeder, concordo com cada palavra que você escreveu.

Maracuja:
Não se preocupe, é assim mesmo. Geralmente o que é bom para alguns não é bom para outros, talvez vc esteja realmente satisfeito (é o que parece) e esteja sendo bom para você. A questão é que nunca vi uma empresa que seja boa para todo mundo. Ou uma empresa de que todo mundo fale bem. As vezes as pessoas acham a empresa boa, depois de 2, 3, 5 anos ja não acham mais. É assim e ponto.

Também concordo com as suas palavras. Acho que isso faz parte da inquietação do ser humano. Respondi a um tópico sobre isso ontem. O meu limite numa empresa, até hoje, foi quando eu percebi que eu não tinha mais possibilidade de crescimento. Cara, quando percebo isso, não me dou 3 meses para estar procurando outra batalha.

Também não conheço uma empresa de que TODOS falem bem.

Bem, como você bem utilizou a palavra geralmente, vou considerar essa uma questão subjetiva. A empresa ser bom para os donos é natural, senão fecham as portas. Vivemos no capitalismo e as pessoas abrem empresas para lucrar, não existe outro objetivo. O problema começa quando acontece o que você falou. Quando ela é somente boa para os donos. Não posso opniar por toda a Acc, mas apenas pela pequena porção do projeto Oi que participo. Acredito que insatisfação desse pessoal seja justificável de alguma forma. Nunca chamei alguém de mentiroso. Apenas quis mostrar a minha experiência pessoal, que tem sido bem positiva.

Se as opniões divergem em empresas menores, de cerca de 20 funcionários, imaginem numa que tem 700 apenas num projeto. Acho super natural. A minha intenção neste tópico era mostrar que a Acc não é só problemas, pelo menos na minha experiência pessoal.

Abraços.

Kra…vc se identificando, falando o projeto que ta, dando nome, foto e tudo o mais, acho meio dificil nós acreditarmos em vc, concorda? ou acha isso algo subjetivo? ou objetivo? kkkkkk

celso.martins

Meu amigo, sem querer ser chato. Mas, particularmente, não levo muito em consideração a sua opnião. Pelo que você falou nessa thread sobre a questão da massagem e por outras mensagens suas que me dei ao trabalho de pesquisar.

Acho você arrogante e provou isso mais uma vez ao dizer “nós acreditarmos”. Não creio que você seja a comunidade GUJ e nem vejo tanto respeito dela assim com você.

Quando a você acreditar ou não, não me importo nem um pouco.

Quanto a sua frase “construtiva”, eu acho muito mais crível uma pessoa que se identifica e dá a sua opnião do que uma pessoa que não se identifica e mete o pau.

Finalizando, não estou preocupado em acreditarem ou não. Estou apenas passando uma visão positiva de algo que a maioria “falante” passa uma visão negativa.

E só para variar, na minha opnião, foi mais um comentário seu pouco inteligente.

jason_bourne

Meu amigo, sem querer ser chato. Mas, particularmente, não levo muito em consideração a sua opnião. Pelo que você falou nessa thread sobre a questão da massagem e por outras mensagens suas que me dei ao trabalho de pesquisar.

Acho você arrogante e provou isso mais uma vez ao dizer “nós acreditarmos”. Não creio que você seja a comunidade GUJ e nem vejo tanto respeito dela assim com você.

Quando a você acreditar ou não, não me importo nem um pouco.

Quanto a sua frase “construtiva”, eu acho muito mais crível uma pessoa que se identifica e dá a sua opnião do que uma pessoa que não se identifica e mete o pau.

Finalizando, não estou preocupado em acreditarem ou não. Estou apenas passando uma visão positiva de algo que a maioria “falante” passa uma visão negativa.

E só para variar, na minha opnião, foi mais um comentário seu pouco inteligente.

Se vc esta feliz ai, ótimo. Até acredito que em certos projetos, a Acc seja uma ótima empresa. Mas pelo que vimos, é uma empresa de marketing. Tem mt gente como vc que gosta de trabalhar la. Afinal de contas, são mais de 5000 funcionários só Brasil, seriamos hipócritas de dizer que a Acc é uma péssima empresa em todos os casos. Agora vc se identificar, dar seu nome, seu projeto e ainda por cima defende-la???..das duas uma, ou vc é ingênuo, ou pensa que somos ingênuos.

erickles

Analisando o que o Celso falou ateh agora:

(Accenture.rio) > (Accenture.sp);

Nunca trabalhei na Acc (alias, nem pretendo…), mas tbm jah ouvi dizer q a Acc de SP eh um senzala msm…

Se houvesse mais alguem no GUJ que fosse da Acc RJ para depor…

celso.martins

erickles:

Nunca trabalhei na Acc (alias, nem pretendo…), mas tbm jah ouvi dizer q a Acc de SP eh um senzala msm…

Lembre também que não podemos generalizar. Não acredito que TODA a Acc do RJ seja uma maravilha e que nem toda a Acc de SP seja ruim. São 700 pessoas mais ou menos e não conheço todas, muito menos a ponto de conversar sobre isso. O que falo é da minha experiência pessoal e do pessoal mais próximo.

Mas claro que mais uma (algumas) opnião(ões) seria muito bom.

eduacsp, desencana dessa idéia. Se você está achando que a intenção é me promover, esqueça. As pessoas da fábrica onde trabalho e das fábricas que trabalham com assuntos de que gosto (WEB e SOA) não acessam o GUJ. E muito menos tem conhecimento dessa thread. E cara, se eu precisasse disso para me promover eu estaria lascado. Confio no meu trabalho e no meu potencial. A melhor propaganda de mim mesmo é o que consigo expressar em idéias. Cara, não puxo o saco nem pessoalmente, quanto mais virtualmente. Demorou para a ficha cair que era isso que você estava querendo dizer. Sem comentários.

jason_bourne

celso.martins:
erickles:

Lembre também que não podemos generalizar. Não acredito que TODA a Acc do RJ seja uma maravilha e que nem toda a Acc de SP seja ruim. São 700 pessoas mais ou menos e não conheço todas, muito menos a ponto de conversar sobre isso. O que falo é da minha experiência pessoal e do pessoal mais próximo.

Mas claro que mais uma (algumas) opnião(ões) seria muito bom.

eduacsp, desencana dessa idéia. Se você está achando que a intenção é me promover, esqueça. As pessoas da fábrica onde trabalho e das fábricas que trabalham com assuntos de que gosto (WEB e SOA) não acessam o GUJ. E muito menos tem conhecimento dessa thread. E cara, se eu precisasse disso para me promover eu estaria lascado. Confio no meu trabalho e no meu potencial. A melhor propaganda de mim mesmo é o que consigo expressar em idéias. Cara, não puxo o saco nem pessoalmente, quanto mais virtualmente. Demorou para a ficha cair que era isso que você estava querendo dizer. Sem comentários.

Ok 8)

Andre_Fonseca

Empresas do tamanho da Acc, IBM, etc, depende muito do lugar onde você trabalha mesmo, do gerente do projeto, de como você vai ou não se adaptar a cultura da empresa, etc

Eu trabalhei em apenas 2 projetos na Acc, não achei um horror como alguns dizem mas também não era uma maravilha,

andrepestana

Eu tb trabalhei na Accenture. Para mim as coisas não foram boas por lá. Fiquei pouco tempo trabalhando na fábrica de software, mas eu ví muita gente da Consultoria que ganhava bem, fazia cursos no exterior e gostava de trabalhar lá apesar de virar várias noites no trabalho.

Depende do caso.

Abraço,

Bani

erickles:

Eu era da Acc SP mas trabalhei em cliente no Rio por 9 meses, junto com pessoas da Acc RJ, e, pelo menos nesse projeto, a situação era tão ruim quanto, apesar de acabar sendo um pouco pior pra quem era de São Paulo e estava lá devido ao fator de ter que viajar toda semana (quando sobrava algum dia no fim de semana pra voltar pra casa), etc.

LoG

Tudo bola murcha:
http://br.youtube.com/watch?v=Z9h0lRMlgAI

M

Bom dia Senhores,

Dei uma passada de olhos pelos posts e fiquei extremamente curiosa… Fui chamada para uma entrevista para a Accenture de BH, para um cargo de Gerente. A primeira fase foi um teste ennnooorrme , de inglês… Agora devem chamar para a segunda etapa ( que acredito eu , seja de testes psicológicos e entrevistas)… Mas oq eu queria comentar com o grupo é… por que uma empresa tão MÀ, como tem sido colocada aqui, ficou em 11o no ranking das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, segundo a revista EXame deste ano?
Seria tudo uma bem bolada estratégia de marketing ???

M

Nossa, quanta amargura!!!
Nem tanto ao céu, nem tanto ao mar…
Acho que a empresa perfeita ainda não existe, mas dizer que nenhuma é boa, tá sendo meio genérico demais né???

M

É verdade, não podemos nos deixar levar pelas aparências… veja o exemplo do maracujá… sua flor é uma das mais belas, porem seu fruto, enquanto ainda redondo, firme, liso , de aparência exterior bonita, por dentro ainda é azedo…,mas, quando envelhece, ou melhor, quando enrruga, fica beeemmm enrrugado e mucho, aí sim, seu sabor é doce como mel.
Assim acontece com os sábios: enquanto jovens, ainda belos e formosos, carregam dentro de si arrogância, supervalorização da imagem, da auto - estima… precisam amadurecer para , aos poucos, irem compreendendo o significado do VIVER em si, como forma de superação e aprimoramento contínuos…

Falávamos sobre o que mesmo?? ahhhh,… lembrei: blábláblá e " revistinhas" …Os sábios não se deixam levar por impressões, mas procuram pesquisar prós e contras , também sem se deixar levar por opiniões contrárias, tentando filtrar aquilo que realmente importa.

Um abraço, Maracujá!!!

D

Galera, esse lance dos selos é Jabá puro.

Para quem não sabe , Jabá = Pagar para aparecer, prática muito comum no mercado fonográfico.

Trabalhei em uma empresa que pagou certa vez uma grana preta para ficar em 2º lugar , empresa do ano na info exame.

pcalcado

http://www.bigtimeconsulting.com/

Shailen

Quanto à classificação entre as 100 melhores, questiono quem foram os funcionários que responderam a pesquisa. Eu sou funcionária e não fui consultada.

Retirado por exigência da empresa.

Thiagosc

Meitunse:
por que uma empresa tão MÀ, como tem sido colocada aqui, ficou em 11o no ranking das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, segundo a revista EXame deste ano?

Essa eu sei responder. Nunca trabalhei na Accenture, mas já trabalhei em outras :slight_smile: . Eles geralmente passam os formulários de pesquisa para aqueles mais satisfeitos, “high performance” ou o que o valha. Eu já fui ambos, satisfeito e insatisfeito. Não são todos os funcionários que respondem. Geralmente em todo emprego eu tento ver o lado bom das coisas e me esforçar, mas dependendo do lugar perde-se a motivação depois de ver a filhadaputagem rolando solta.

Observação: quando trabalhava nessa outra empresa também fui consultado com essas pesquisas. Na época estava satisfeito pois ainda via oportunidades e o projeto estava bom. Ainda não tinha notado a politicagem e as facadas nas costas. Por isso acabei respondendo a pesquisa como “tudo de bom”. Depois de um tempo já tinha me desmotivado. Nunca mais recebi nenhuma pesquisa para responder. :slight_smile: Por que será?

Jeanioz

A impressão que dá é que só há elogios a sugação da Accenture de quem já passou por empresa pior.

Quem já apanhou de chicote pouco tem a reclamar da cinta… :roll:

Andre_Brito

Hehe :slight_smile:

Que empresa hoje é boa para trabalhar? Eu vi o site da FogCreek e pareceu muito legal trabalhar lá. É normal existirem empresas daquele tipo (bem que podia ser no Brasil, pelo menos).

Frentic

Trabalhei na Accenture durante quase 6 meses. Foram os piores 6 meses da minha vida.

Exceto pelas massagens, o resto é tudo bullshit. Pagam mal, e essa historinha de “high performance” é a maior furada do universo. Quando entrei, o “2a via de conta” da ja estava em produção ha quase 1 ano e NAO FUNCIONAVA. Nunca funcionou. Daí o projeto para consertar essa merda era prioridade máxima. Tínhamos pouquíssimo tempo para corrigir o problema e tivemos que virar várias noites. Hoje, pensando sobre esse tempo, vejo que se o negócio tava ha 1 ano com defeito EM PRODUÇÂO porque era prioridade máxima ? Fala sério…

Enfim, pagar mal é relativo. Tem gente que se contenta com pouco. Tem gente que gosta da auto-promoção pra gerente em 5 anos. Tem gente que pensa que quando for gerente vai ter carro e etc e tudo pago pela empresa, vai chicotear os outros como é chicoteado hoje e fica lá, na mesmice, rodeado de gente igual. É meio que filosofia de calouro-veterano, o calouro aceita se ferrar pq ano que vem ele vai ferrar o proximo novato.

E quem acha que colocar sistema em produção que não funciona HIGH PERFORMANCE precisa realmente repensar sobre a propria vida, pois você está em outra dimensão. Eu estive lá, eu vi, eu participei, eu me ferrei, e saí fora. Quando disse que ia sair, me levaram pra uma salinha com 3 gerentes e vários panfletinhos dos milhoes de benefícios que eu teria, e só no final falaram bem baixinho o salário, de tao vergonhoso que era.

Fora que empresas que se denominam “fábrica de software”, todas, sem exceção, não servem pra trabalhar.

Abraços,
Frentic

Frentic

Hehe :slight_smile:

Que empresa hoje é boa para trabalhar? Eu vi o site da FogCreek e pareceu muito legal trabalhar lá. É normal existirem empresas daquele tipo (bem que podia ser no Brasil, pelo menos).

A globo.com hoje pra mim é a melhor empresa para se trabalhar. Só tem gente de alto nível lá, prega metodologias ágeis, tem uma filosofia de “organização horizontal” ou seja, gerente, desenvolvedor, coordenador e líder técnico, por exemplo, são papéis e todos tem muito valor.

Algumas empresas menores que estão bem a frente do tempo e também parecem ser muito boas pra se trabalhar: Improve IT e Caelum, só para citar duas. Sei que tem mais, só nao me lembro os nomes…

Abraços,
Frentic

Frentic

Filosofando um pouco sobre “plano de carreiras”, basicamente quem é a favor de plano de carreira (no modelo accenture) é a favor da aprovação automática nas escolas hehe…

abraços,
Frentic

Shailen

Bom demais, sugestão do fael:

http://vitorpamplona.com/wiki/Carreira

Jeanioz

Shailen:

Mostrei essa frase para meu chefe. Ele apenas deu risada… :lol:

Andre_Fonseca

Jeanioz:
Shailen:

o grande problema é que antigamente acreditava-se que era natural com o passar do tempo bons funcionários alcançarem cargos de gerencia, coordenação…

o que aconteceu é que as empresas perderam bons técnicos e ganharam péssimos gerentes

abs

erickles

Jeanioz:
Shailen:

Se eu mostrar essa frase pro meu gerente, sou demitido na hora, haruhruahurhaaurh!!!

Michel_Sancovich

erickles:
Jeanioz:
Shailen:

Se eu mostrar essa frase pro meu gerente, sou demitido na hora, haruhruahurhaaurh!!!

i++

Shailen

André Fonseca:
Jeanioz:
Shailen:

o grande problema é que antigamente acreditava-se que era natural com o passar do tempo bons funcionários alcançarem cargos de gerencia, coordenação…

o que aconteceu é que as empresas perderam bons técnicos e ganharam péssimos gerentes

abs

É porque as empresas preferem colocar caras políticos e bons de negócio do que bons técnicos.
Eu tenho uma visão diferente. Acho que o gerente deve ser melhor ou ao menos se equiparar tecnicamente aos subordinados.

Foi legal a atitude do seu chefe. Ele teve senso de humor. Aqueles aos quais a carapuça serve, não devem aceitar com tanta tranquilidade.

jason_bourne

Só lembrando que nessa ultima edição da 100 melhores empresas pra trabalhar da revista Época (2008/2009)…a Acc não esta presente.

A

Atualmente trabalho na Accenture e não tenho o que reclamar a não ser do salário baixo na carteira. Em compensação, como não tenho inglês bom, eles pagam 80% em escolas tops, como cell lep, cultura inglesa, entre outras.

Quanto as horas extras, depende do projeto. Só teve um projeto no qual fiz bastante horas extras, em três meses foram 60 horas extras. Essas foram para o banco de horas, mas se for acima de 60 horas, ele pagam todas no pagamento do mês seguinte.

Atualmente, estou num projeto tranquilo, faço 8 horas por dia e nenhum pingo de hora extra, até tirei alguns dias no fim de ano para passar o ano novo viajando.

As férias vc pode tirar no mês que quiser, desde que alinhe com seu líder e representante de RH, até mesmo antes de completar um ano de empresa.

Os funcionários possuem diversos benefícios, como plano de saúde top do bradesco 100% pela empresa, plano bradesco dental, VR de 15k por dia, VT, vale estacionamento e combustível para quem tem carro, ou ainda, fretado para quem mora em cidade diferente da sua alocação.

No final de um projeto ou fim de ano, tem o celebrating performance, onde vc ganha pontos para trocar por produtos, dentre eles estão eletrodomésticos, eletrônicos, games, etc. (é uma loja virtual conveniada com as lojas americanas) No lugar dos produtos, vc também pode trocar por vale din para trocar nas americanas.com.
Também a accenture possui convênios com diversas empresas/escolas/concercionárias/etc para os funcionários receberem descontos em produtos/mensalidades.

Dependendo da workforce e nível que você trabalhar, você receberá diferentes cursos (inclusive no exterior totalmente custeado pela empresa) e regalias. A partir de analista, vc recebe um notebook, se passar para gerente, recebe um carro.

jeveaux

Funcionário do RH da Accenture detected!

Belo discurso.

accenture:
Atualmente trabalho na Accenture e não tenho o que reclamar a não ser do salário baixo na carteira. Em compensação, como não tenho inglês bom, eles pagam 80% em escolas tops, como cell lep, cultura inglesa, entre outras.

Quanto as horas extras, depende do projeto. Só teve um projeto no qual fiz bastante horas extras, em três meses foram 60 horas extras. Essas foram para o banco de horas, mas se for acima de 60 horas, ele pagam todas no pagamento do mês seguinte.

Atualmente, estou num projeto tranquilo, faço 8 horas por dia e nenhum pingo de hora extra, até tirei alguns dias no fim de ano para passar o ano novo viajando.

As férias vc pode tirar no mês que quiser, desde que alinhe com seu líder e representante de RH, até mesmo antes de completar um ano de empresa.

Os funcionários possuem diversos benefícios, como plano de saúde top do bradesco 100% pela empresa, plano bradesco dental, VR de 15k por dia, VT, vale estacionamento e combustível para quem tem carro, ou ainda, fretado para quem mora em cidade diferente da sua alocação.

No final de um projeto ou fim de ano, tem o celebrating performance, onde vc ganha pontos para trocar por produtos, dentre eles estão eletrodomésticos, eletrônicos, games, etc. (é uma loja virtual conveniada com as lojas americanas) No lugar dos produtos, vc também pode trocar por vale din para trocar nas americanas.com.
Também a accenture possui convênios com diversas empresas/escolas/concercionárias/etc para os funcionários receberem descontos em produtos/mensalidades.

Dependendo da workforce e nível que você trabalhar [color=red](quer dizer, se você se matar de trabalhar)[/color], você receberá diferentes cursos (inclusive no exterior totalmente custeado pela empresa) e regalias. A partir de analista [color=red](depois de trabalhar como escravo por, sei lá, 2 anos!? Mais!?)[/color], vc recebe um notebook, se passar para gerente [color=red](quantos anos, 15!?)[/color], recebe um carro.

Esses benefícios citados, do notebook e do carro são as coisas mais ridículas e fantasiosas que eu já ouvi sobre essa empresa, incrível como tem gente que acha que a empresa está fazendo isso para o bem do funcionário. Depois de (sei lá) 5 anos se matando de trabalhar ganhando pouco, ganhar um notebook? E pra trabalhar de casa, certamente, pois não vão dar um notebook sem motivo. Não, obrigado! Prefiro trabalhar em empresas que me paguem o suficiente para eu ter um notebook novo todo ano. O mesmo para o carro.

A

home office
as funcionárias tem o apoio da accenture para, após o retorno da licença maternidade e durante o primeiro ano da vida de seus filhos, realizarem diariamente, metade de sua carga horária em home office e a outra metade no escritório ou projeto.

após a licença paternidade, os pais podem realizar diariamente, dentro do seu horário de trabalho, metade de sua carga horária em home office e a outra metade no escritório/projeto, durante o primeiro mês de vida de seus filhos.

Desde que alinhem com seus líderes.

A

Ainda sobre o notebook.

Sou programador senior e no meu terceiro mês me deram um notebook para trabalhar home office em minha casa nos finais de semana e a noite, por isso fiz as 60 horas extras.
Após o término do projeto tive que devolver o notebook. Mas ele me auxiliava em diversas coisas, como não ter que ficar transferindo arquivos em pen-drives/CDs dos micros do escritório para o cliente.

Outra coisa boa é: após um ano de uso do notebook, vc é elegível a comprá-lo, por cerca de 700 reais, e os notebooks são renovados no máximo a cada dois anos.

jason_bourne

accenture:
home office
as funcionárias tem o apoio da accenture para, após o retorno da licença maternidade e durante o primeiro ano da vida de seus filhos, realizarem diariamente, metade de sua carga horária em home office e a outra metade no escritório ou projeto.

após a licença paternidade, os pais podem realizar diariamente, dentro do seu horário de trabalho, metade de sua carga horária em home office e a outra metade no escritório/projeto, durante o primeiro mês de vida de seus filhos.

Accenture employee detected again!

Lembrando que a licença para trabalhar em casa é dado pelo gerente, mas como o gerente nunca libera…rsrsrs

Ai ai viu…cada uma que aparece.

victorwss

Começou bem!

Pois é. Um minuto a mais e você conseguia!

Isso é, se você alinhar com o líder. Se.

Eu queria saber de onde foi que tiraram esta idéia que existe em tantas empresas de que programador é promovido para analista e depois para gerente. Fulano pode ser um excelente programador e um péssimo analista. Ciclano pode ser um excelente analista, mas um péssimo programador e um péssimo gerente. Beltrano pode ser ruim em programação e em análise, mas pode ter um talento sobrenatural para gerente.

Sem falar no esquema feudalista da accenture, onde você é servo do gerente que é servo de mais alguém. Se você tiver a sorte de ter um gerente legal, parabéns. Se o seu gerente for uma merda, não há absolutamente nada que pode ser feito para melhorar. É comum que a população de um feudo não saiba nada sobre o feudo vizinho além do nome deste talvez. Este tipo de estrutura mina o processo de desenvolvimento da empresa, e é por isso que a accenture tem todos os problemas que tem.

Gustavo_Flores

Na minha opinião horas-extras é sinal de algo muito errado, ou por parte da empresa ou por parte do funcionário.
Se um sujeito não consegue cumprir as suas tarefas em uma jornada de trabalho de 8 horas, ou esta faltando competência ou então a empresa esta passando serviço demais para um recurso e não quer contratar mão-de-obra entubando até a pessoa ficar no limite.
Então como ouvi dizer que para o cara ter um crescimento rápido e ser bem visto é em função da disponibilidade dele fazer horas-extras para mim não presta. Mas é apenas minha humilde opinião. :wink:
Sds,

Andre_Fonseca

Gustavo Flores:
Na minha opinião horas-extras é sinal de algo muito errado, ou por parte da empresa ou por parte do funcionário.
Se um sujeito não consegue cumprir as suas tarefas em uma jornada de trabalho de 8 horas, ou esta faltando competência ou então a empresa esta passando serviço demais para um recurso e não quer contratar mão-de-obra entubando até a pessoa ficar no limite.
Então como ouvi dizer que para o cara ter um crescimento rápido e ser bem visto é em função da disponibilidade dele fazer horas-extras para mim não presta. Mas é apenas minha humilde opinião. :wink:
Sds,

Gustavo,

Eu concordo totalmente com você

Eu acho perfeitamente justificável você fazer hora extra, que não seja uma prática frequente, por conta de uma contigência de projeto, por exemplo, vc prometeu que alguma coisa ficaria pronta, apanhou da tecnologia sei lá, e não conseguiu entregar no prazo… ai acho obrigação do profissional cumprir com aquilo que prometeu…

Ou então estamos em final de projeto, cronograma apertado, temos que vencer a concorrência na entrega de um produto, cabe então a cada programador decidir quantas horas extra este tem disponibilidade de fazer para entregar a sua parte …

Agora, eu acho um absurdo você ter que se matar de fazer hora extra - final de semana pra mim é pior - porque alguém formulou um cronograma que nem passou por você validar ou então porque você ficou na dependência de outras pessoas ou áreas para terminar o seu serviço…

Com relação ao fato das pessoas que se submetem a trabalhar muito mais do que as 8 horas diárias, na maioria das empresas ainda são esses profissionais que acabam sendo valorizados, também na minha humilde opinião :smiley:

A

eduacsp:
accenture:
home office

Accenture employee detected again!

Lembrando que a licença para trabalhar em casa é dado pelo gerente, mas como o gerente nunca libera…rsrsrs

Ai ai viu…cada uma que aparece.

Não sou “employee”. Sou funcionário, como já mencionei.

Não é licença para trabalhar em casa que os funcionários recebem e sim um benefício. A questão não é o gerente liberar e sim alinhar, se programar, pois o funcionário não deixará de trabalhar em casa. Eu mesmo já trabalhei em casa nos fins de semana, pois alinhei com meu gerente.

jason_bourne

lendo td isso vejo como tem gente q se contenta com pouco.

A

Gustavo Flores:
Sds,

Não concordo. Nem sempre o cronograma do projeto sai do modo que o gerente planejou, imprevistos acontecem. Todos que trabalham na área de tecnologia sabe que sempre o cliente pede uma coisa, mas no final quer outra. Então logo a parte de especificação e análise de requisitos demoram mais que o previsto. Mesmo com as mudanças do cliente, ele não vai querer liberar mais verbas por todas mudanças na especificação, nem sempre as mudanças entram como change. Sem verba no projeto, o gerente terá que pedir para os funcionários do projeto fazer algumas horas extras. As vezes sobra din din para contratar um recurso a mais. Todo projeto tem um centro de custo com suas limitações de gastos, cabe o gerente saber qual é a melhor saída e o funcionário faz hora extra se quiser.

Conheço pessoas que nem sempre fazem horas extras e mesmo assim são promovidos pela sua capacidade e não pelas horas extras.

A

o que seria pouco para vc? E muito?

A

Uma das certificações oferecidas para os funcionários

Accenture Solutions Delivery Academy in colaboration with MIT|PEP http://web.mit.edu/mitpep/

Onde é oferecido 4 níveis de certificações:

• Certified Application Developer - Desenvolvimento
  • Certified Application Designer - Análise e Desenho de Aplicações
  • Certified Application Tester - Execução do processo testes
  • Certified Application Test Designer - Desenho do processo de testes
fabio.massa

[má-lembrança]Esses posts me lembram a equipe de rh da empresa que trabalhei, em todas as frases elas incluiam o tal “alinhar” …rs…[/má-lembrança]

W

accenture:
Gustavo Flores:
Sds,

Não concordo. Nem sempre o cronograma do projeto sai do modo que o gerente planejou, imprevistos acontecem. Todos que trabalham na área de tecnologia sabe que sempre o cliente pede uma coisa, mas no final quer outra. Então logo a parte de especificação e análise de requisitos demoram mais que o previsto. Mesmo com as mudanças do cliente, ele não vai querer liberar mais verbas por todas mudanças na especificação, nem sempre as mudanças entram como change. Sem verba no projeto, o gerente terá que pedir para os funcionários do projeto fazer algumas horas extras. As vezes sobra din din para contratar um recurso a mais. Todo projeto tem um centro de custo com suas limitações de gastos, cabe o gerente saber qual é a melhor saída e o funcionário faz hora extra se quiser.

Conheço pessoas que nem sempre fazem horas extras e mesmo assim são promovidos pela sua capacidade e não pelas horas extras.

Concordo em partes.

Todo mundo sabe que imprevistos acontence por isso que eh papel do gerente de projeto levar isso em consideracao.

Aqui na empresa por exemplo o nosso gerente sempre considera 30% do tempo total de um sprint como tempo que vai ser “perdido” com imprevistos, tipo, gente que fica doente e nao vem trabalhar, problemas com computador, rede, as vezes suporte, urgente bug fixes (que a gente tem que fazer antes de continuar com o que foi planejado no sprint) e coisas do tipo.
Dessa forma, ng se mata de trabalhar, as coisas sao entregues no prazo que foi estipulado e nao tem stress.

Me parece muito mais vantagem considerar os imprevistos e colocar menos coisas pra se fazer num sprint, do que colocar milhoes de coisa pra fazer considerando o tempo certinho e em caso de imprevistos as pessoas que trabalham no projeto que se F* e trabalhem dia, noite e finais de semana pra TENTAR entregar as coisas no prazo.

Pra mim um dos papeis dos gerentes e ser o mais conviniente possivel com as pessoas que ele esta gerenciando. Ng trabalha bem se nao trabalha feliz e ng trabalha bem se esta cansado e esgotado de tanto trabalhar.

Nao acho errado fazer hora extra, alias, ja fiz bastante. Mas uma vez ou outra (quando a empresa precisa) ok. Quando vira uma rotina algo esta errado com certeza, ai eu concordo com o que falaram ou eh falta de competencia dos funcionarios ou falta de um bom planejamento.

//Daniel

aleck

Waterfall? que lixo.

Andre_Fonseca

windsofhell, invejo você cara… rs

infelizmente nos lugares onde trabalhei não existiam esses 30%, pelo contrário, muitas vezes os cronogramas já eram feitos prevendo as horas extra para que você conseguisse entregar no prazo…
sprint, metodologias, eu nunca trabalhei com xp, scrum, nada disso… quem sabe um dia… rs

acho que talvez a realidade das empresas aqui no Brasil ainda seja bem diferente… =(

concordo, o importante é falar a verdade, mas gerenciar as expectativas é muito dificil, pois elas são diferentes para cada funcionário…

também não acho errado, acho necessário muitas vezes, novamente aqui, o importante é falar a verdade, tanto o funcionário como a empresa

se o funcionário tem os seus compromissos e acha melhor não fazer hora-extra mesmo que receba é direito dele, se a empresa valoriza um funcionário que faça horas-extra é direito dela…

clichê: o combinado nunca sai caro

victorwss

Eu gostaria de saber quem foi o filho da puta que inventou de chamar funcionários de “recurso”. Interessante que o sr. accenture chame funcionários de “recurso”, aliás, ele mesmo sendo um “recurso”.

jason_bourne

Recurso é uma forma de impessoalizar e distanciar o profissional. É psicológico. É muito mais fácil mandar embora um “recurso” do que uma pessoa.

W

O grande problema das empresas e que elas estao pouco se f* pros funcionarios, nao querem saber se vc ta feliz ou nao, bem ou mal o que importa eh o resultado que na minha opiniao resultados melhores vem com funcionarios felizes com o trabalho.
Tem uma cultura ai no Brasil que parece que as empresas estao fazendo um favor pra vc quando te contratam e eh justamente o contrario.

Tinha uma ex namorada que trabalhava numa empresa de aviacao (nao vou falar o nome) na area de atendimento ao cliente, ela voltada pra casa chorado todos os dias e as meninas tinham horarios pra ir ao banheiro. Ouvi uma estoria que uma das meninas estava passando mal e levantou pra ir ao banheiro e a gerente disse que se ela fosse ao banheiro podia ir direto no RH, deprimente!

//Daniel

P

Resposta: Gerente de RH metido a falar bonito. Eu particularmente me sinto extremamente desmotivado quando sou chamado de recurso. Mas tem um termo que acho ainda pior: colaborador. Dá a impressão que você está ali fazendo trabalho voluntário…

Leozin

só eu que acho que esse “accenture” é um random, provavelmente alguém de RH que a chefinha mandou fazer uma account só pra dizer que a empresa é um ótima?

C

Resposta: Gerente de RH metido a falar bonito. Eu particularmente me sinto extremamente desmotivado quando sou chamado de recurso. Mas tem um termo que acho ainda pior: colaborador. Dá a impressão que você está ali fazendo trabalho voluntário…

Bom de fato nestas empresas vc é um recurso, triste assim! Mas nao é incomum se referirem a “profissional” nos anuncios e entrevistas de emprego.

KWill

Também estou com a impressão de que o GUJ está sendo invadido por alguns lobistas. Se forem lobistas mesmo, teria o GUJ ganhado influência suficiente por aí a ponto de quererem interferir dessa maneira suja nos tópicos de nossa comunidade?

Inté.

celso.martins

Gostaria de saber what the motherfucker objetivo desta discussão.

Quem gosta da Acc e está trabalhando nela e está feliz, maravilha.

Quem não gosta de nem sentir o cheiro da empresa e está feliz fora dela, maravilha também.

Não entendo como podem (e conseguem) arrumar tanto pano para manga nessa discussão.

Como já foi dito, a Acc não é a mais perfeita e nem a mais defeituosa das empresas de TI.

Ninguém, fora da empresa, vai conseguir mudar a filosofia de trabalho do quer que ache errado. Assim, logicamente, é inútil. Alguns funcionários tem coragem para tentar mudar, ao invés de ficar reclamando. Isso parece útil.

Eu mesmo já postei algumas opniões minhas aqui nesse tópico, mas querer mudar a opnião de outra pessoa dessa forma, é irracional.

Já debandaram até para criticar a forma de caracterizar um funcionário como recurso. Mesmo que não te chamem assim, na sua empresa você também é um recurso pago. Quando existe algum problema, a sua empresa recorre a quem? A um funcionário ou a praga do vizinho do prédio do presidente, diretor ou gerente??? Assim, você é um recurso utilizado pela empresa para resolver os seus problemas. Se não for, nem parte dela você deve ser.

Assim, me parece que se as empresas chamassem todos de recursos e a Acc chamasse de profissional ou o diabo que for, o certo, na opnião de quem critica cegamente seria chamar de recurso, pois assim estaria demonstrando respeito ao profissional.

Sobre as gerências, aqui você tem como reclamar e o seu gerente será chamado para conversar. Mas o que adianta eu falar? Vão dizer que é mentira, que isso não funciona, mesmo sem nunca ter colocado os pés aqui dentro. Como conseguem essa façanha, somente Walter Mercado explica. Ligue Já

Parece que as pessoas que ficam batendo na empresa quer que os 7500 funcionários, espalhados pelo Brasil, peçam demissão e vá bater na porta da empresa onde estão empregados. Empresa essa que pelas pancadas dada nas empresas dos outros, parecem ser a 8ª maravilha do mundo moderno.

Principalmente o sr. Eduardo, porque tanta energia em bater na Acc? Você está preocupado com a felicidade dos funcionários que estão aqui? É altruísmo? Nunca envie seu CV para cá e seja feliz.

Meu Deus do céu… acho que sou muito idiota para perceber a finalidade desse tópico!!!

No mínimo, isso parece frustração.

jason_bourne

Ok, a Acc é um ótima empresa, tem gerentes ótimos, os 7500 funcionários estão super felizes, tem milhares de benefícios. Eu concordo contigo ok?

Pra mim esse tópico já deu o q tinha q dar.

celso.martins

eduacsp:
Ok, a Acc é um ótima empresa, tem gerentes ótimos, os 7500 funcionários estão super felizes, tem milhares de benefícios. Eu concordo contigo ok?

Não foi isso que eu disse. O que eu estou dizendo é: Se aqui é um inferno, o que quem não trabalha aqui e não tem a pretensão de trabalhar tem com isso? O pior é que a maioria que bate, nunca pisou aqui, vai pela opnião de outros, que talvez tenha tido uma experiência desagradável. Não nego isso. Eu seria idiota de achar que quase 10000 pessoas teriam a mesma experiência e a mesma opnião sobre a empresa. O que estou tentando passar é que nem todos estão insatisfeitos. Que como toda empresa ela tem seu lado bom e ruim. Que trabalha aqui quem quiser. Ninguém da Accenture mete uma arma na cabeça de ninguém para conseguir a contratação. Só isso.

Para mim, tem sido muito bom e considero uma experiência única, pelos motivos de todos os outros meus outros posts. Já se passaram alguns meses desde o meu último post nesse tópico e continuo com a mesma opnião.

Nisso eu concordo com você em gênero, número e grau.

A

jeveaux:
Funcionário do RH da Accenture detected!

Belo discurso.

accenture:

Dependendo da workforce e nível que você trabalhar [color=red](quer dizer, se você se matar de trabalhar)[/color], você receberá diferentes cursos (inclusive no exterior totalmente custeado pela empresa) e regalias. A partir de analista [color=red](depois de trabalhar como escravo por, sei lá, 2 anos!? Mais!?)[/color], vc recebe um notebook, se passar para gerente [color=red](quantos anos, 15!?)[/color], recebe um carro.

Esses benefícios citados, do notebook e do carro são as coisas mais ridículas e fantasiosas que eu já ouvi sobre essa empresa, incrível como tem gente que acha que a empresa está fazendo isso para o bem do funcionário. Depois de (sei lá) 5 anos se matando de trabalhar ganhando pouco, ganhar um notebook? E pra trabalhar de casa, certamente, pois não vão dar um notebook sem motivo. Não, obrigado! Prefiro trabalhar em empresas que me paguem o suficiente para eu ter um notebook novo todo ano. O mesmo para o carro.

[ironia]
Não, a empresa não está fazendo para o bem do funcionário, mas sim para o seu mal. Um notebook para auxiliar suas tarefas, deve ser muito ruim mesmo. E um carro para vc não ter que usar o seu, ou pegar transporte público é horrível!
[/ironia]

Tem mais… Se uma pessoa demora 5 anos para ser promovida para analista, ela deve ser muito ruim mesmo. Tem um amigo meu aqui na Acc que é gerente, ele entrou como estagiário na empresa e hoje é gerente. Para isso, foram 8 anos e não 15.

O salário pode ser “pouco”, por exemplo, um dos níveis mais baixo para um profissional, como programador é 2k. Um estagiário, deve ser por volta de 1k.
Mais os benefícios, que somando tudo, talvez saia bem mais alto que um salário de PJ.

A

Entra no site e procure:
http://portalexame.abril.com.br/static/melhoresempresas/

A pesquisa de 2009 não saiu ainda.

A

Se vc não quiser, fique a vontade, tem essa opção também.

Tiraram essa idéia, de pessoas que não querem ser programadores para o restos de sua vida. Ah… tem também os arquitetos.

victorwss:

Sem falar no esquema feudalista da accenture, onde você é servo do gerente que é servo de mais alguém. Se você tiver a sorte de ter um gerente legal, parabéns. Se o seu gerente for uma merda, não há absolutamente nada que pode ser feito para melhorar. É comum que a população de um feudo não saiba nada sobre o feudo vizinho além do nome deste talvez. Este tipo de estrutura mina o processo de desenvolvimento da empresa, e é por isso que a accenture tem todos os problemas que tem.

A questão não é um sistema feudalista, ninguém é servo de ninguém. Você é um funcionário que tem seus superiores. Em qualquer empresa é assim. A não ser que você seja o dono da empresa, aí vc nunca vai ter chefe.

Agora me conte, sobre os problemas, quero saber mais.

A

Não me incomodo de ser chamado de recurso. hehehe não sou neurótico! Quantos termos em tecnologia são usados para definir as coisas? O que há de mal em chamar um funcionário de recurso? Me dê mais detalhes além de criticar.

A

Recurso é uma forma de impessoalizar e distanciar o profissional. É psicológico. É muito mais fácil mandar embora um “recurso” do que uma pessoa.

Piscológico é se sentir ofendido com uma palavrinha dessas que não é palavrão.

C

accenture:

Ola usuario accenture,

Minha dica é que faca uma busca pelas diversas paginas deste e outros topicos aqui no GUJ onde o problema da Accenture foi discutido. :wink:

el_loko

[i]Cara vc é um pé no saco mesmo…

Pq vc não cria um usuário decente, expõe a sua foto e da a cara pra bater???

vc acha mesmo q usando esse nick e defendendo essa empresa alguém vai te levar a sério???
[/i]

el_loko

Cara vc é um pé no saco mesmo…

Espero que você não se sinta ofendido com o que eu disse pq
psicológico é se sentir ofendido com uma palavrinha dessas que não é palavrão.

:lol:

Boa noite pra vc!

aleck

recurso

do Lat.  recursu

s. m.,
acto ou efeito de recorrer ou apelar judicialmente;
meio, expediente de que se lança mão para alcançar um fim;
auxílio;
remédio;
(no pl. ) haveres;
(no pl. ) meios pecuniários de vida.

-s naturais: bens existentes no estado natural (minerais, rochas, solo, água, plantas, animais e ar) que o Homem utiliza em seu proveito, em diversas actividades.

Preciso dizer mais alguma coisa? Se alguem aqui gosta de ser tratado como algo descartavel, espero que seja feliz.

Quanto a accenture: Sinceramente? Sempre vao existir aqueles que gostam e os que nao gostam da empresa x,y,z, nem o google escapa quando o topico é reclamar. Agora ficar tentando convencer que ela é ruim já é um pouco d+. http://www.techcrunch.com/2009/01/18/why-google-employees-quit/

PS: PELO AMOR DE DEUS, TIREM ESTE ATALHO Alt Gr + ? para fechar a tag url, a interrogacao do meu notebook agradece.

Marcio_Nogueira

Caraca cara! Como rende este tópico!
Também participei de uma entrevista, vi que se tratava da maior fria, e caí fora. :wink:

P

Não me incomodo de ser chamado de recurso. hehehe não sou neurótico! Quantos termos em tecnologia são usados para definir as coisas? O que há de mal em chamar um funcionário de recurso? Me dê mais detalhes além de criticar.

Cara,

Entende uma coisa: recurso é mesa, cadeira, computador, caneta…As pessoas são funcionários!

Thiagosc

Recurso geralmente é usado para PJs e outras formas ilegais de contratação. Apesar de haver vínculo empregatício, as empresas tentam distanciar o máximo o funcionário da empresa para evitar processos. Então “recurso” é uma forma de se referir a essas pessoas de forma impessoal sem fazer referência direta.

Não conheço a Accenture, mas se ela frauda a CLT com PJs e outras porcarias ela merece mesmo levar críticas de todos aqui. Recurso uma ova.

richardpeder

Não vejo PJ como fraude mas sim uma forma de fugir do sistema CLT que explora tanto funcionários quanto empregadores com uma carga de imposto medonha. Cada um opta por ser CLT ou PJ…ninguém é obrigado a acatar uma forma.

ate mais…

aleck

richardpeder:
Não vejo PJ como fraude mas sim uma forma de fugir do sistema CLT que explora tanto funcionários quanto empregadores com uma carga de imposto medonha. Cada um opta por ser CLT ou PJ…ninguém é obrigado a acatar uma forma.

ate mais…

Mesmo vc não acreditando, PJ, flex são sim uma forma de fraude. Procure um advogado trabalhista para maiores informacoes.

PJ = Empresa deixa de pagar impostos com funcionarios e empurra este encargo para o funcionario.
Flex = Empresa engana o governo para pagar menos impostos.

Ambos são sonegação fiscal.

A

aleck:
recurso

do Lat.  recursu

s. m.,
acto ou efeito de recorrer ou apelar judicialmente;
meio, expediente de que se lança mão para alcançar um fim;
auxílio;
remédio;
(no pl. ) haveres;
(no pl. ) meios pecuniários de vida.

Preciso dizer mais alguma coisa? Se alguem aqui gosta de ser tratado como algo descartavel, espero que seja feliz.

Será que uma definição dessas seria encontrado no dicionário? Todo mundo é chamado de recurso, mas não se toca nem disso, pode ser que alguns ainda se sintam ofendidos com essa palavra, mas não se trata de chamar alguém de descartável.

Um exemplo de onde é usado o termo recurso para se designar à pessoas é nesse link de uma tradução do pmbok.

http://www.widebiz.com.br/ebooks/delemos/pmbok09.pdf

Página 3

Outro exemplo do uso da palavra recurso é na área de recrutamento e seleção, onde os profissionais dessa área simplesmente seleciona recursos humanos para as empresas, ou estou errado? Ou por qual motivo seria chamado de Departamento de Recursos Humanos?

A

el_loko:
Cara vc é um pé no saco mesmo…

Espero que você não se sinta ofendido com o que eu disse pq
psicológico é se sentir ofendido com uma palavrinha dessas que não é palavrão.

Boa noite pra vc!

Lógico que não. O ego aqui é forte. 8)

Boa noite.

A

cmoscoso:
accenture:

Ola usuario accenture,

Minha dica é que faca uma busca pelas diversas paginas deste e outros topicos aqui no GUJ onde o problema da Accenture foi discutido. :wink:

Ok. Fiz. Encontrei um tópico sobre uma moça que teve alguns problemas de saúde, mas não entendi muito bem do que se tratava pois ela editou os posts e retirou toda explicação sobre o problema. Não duvido dos problemas que ela pode ter tido, mas se ela estava certa, com certeza conseguiu seus direitos. Mas uma empresa tem todo direito de se defender para que o funcionário não se aproveite da situação para tirar proveito.

Thiagosc

Você mora onde? Na Noruega? Aqui é o Brasil, e é a lei do mais forte. A empresa tentará tirar proveito de todas as formas possíveis, seja por meios legais ou ilegais (assim como fazem com PJ ou CLT flex).

Sabe o que assusta mais? É que apesar de concordar que a carga tributária é muita alta, eu não confio nessas empresas. Se já com toda a encrenca legal que elas tem elas fazem o que fazem, imaginem se as leis fossem mais brandas. Brasileiro é uma m***a, sempre tentanto levar vantagem.

Gustavo_Flores

Eu acho que a escolha da empresa é algo muito particular de cada um, eu tenho a minha opinão com relação a horas-extras em excesso. Mas não posso mudar essa mentalidade em todos, o que me cabe é escolher aonde eu queira trabalhar e que eu sinta uma melhor adaptação.
É mais ou menos opção sexual, eu adoro mulher, mas como posso convencer um cara boiola de que eu estou certo rsrsrs
Então ema ema ema cada um com o seu problema.
As empresas que acham lucro manter PJ é burrice, pq isso é um investimento para o funcionário ou recurso como preferirem, depois na justiça isso so complica para a empresa, é grana certa.
Então é questão de escolha de cada um, eu acho PJ uma sacanagem, inclusive pq se o seu contrato é como empresa, então no dia que vc não estiver afim de ir trabalhar poderia mandar um outro profissional da sua empresa, além disso as férias tb são um absurdo.
Mas fazer o que, negócio é essas empresas começarem a levar fumo na justiça, aí resolve.
Sds,

aleck

Apenas complementano meu post anterior:

A contratação como PJ e Flex cria uma vantagem desonesta em empresas que preferem agir dentro da lei, pois enquanto o custo de uma é é quase zero (PJ) a outra tem que pagar diversos impostos para o governo.

Isso é covarde e só predujica a economia.

Quanto a palavra recurso, não quero convencer ninguem que ela é errada, porém eu não gostaria de ser tratado esta maneira, um profissional ou até meu próprio nome já me agradam.

Quanto ao nome Recursos Humanos, pesquise um pouco e verá que muitas empresas tem chamado esta área de outras formas justamente para evitar o constrangimento e para se mostrarem mais humanas.

Ex: Gestão de Pessoas.

[]'s

Andre_Brito

Antes de mais nada, calma pessoal. Esse já virou mais um tópico do GUJ que acaba virando em discussão agressiva. Eu sei que existem diferentes opiniões, mas não é brigando e sendo arrogante que vamos chegar em algum lugar (se é que tópicos assim chegam em algum lugar).

A Forbes diz que a Accenture é uma das melhores empresas pra se trabalhar..

O que eu vejo é muita multinacional chegando no Brasil e não mostrando tudo aquilo que acontece lá fora. Eu não sei da Accenture, mas já ouvi falar de uma mega-empresa-de-3-letrinhas (literalmente) que é assim.

Abraço.

J

Mas pessoal… Isso não deve depender muito do projeto que você está?

Conheço um amigo que trabalha lá a anos. Ele era desenvolvedor e hoje é líder de equipe. Ele fala umas coisas que me dá muita vontade de trabalhar lá… E sinto que ele não fala isso porque quer exaltar a empresa que trabalha. Eu o conheço bem.

J

Trabalho na Accenture.
Tem várias opiniões sobre a empresa, algumas a favor outras contra.
Mas acho anti-ético descreve-las todas aqui, pois existe muitas críticas que são particulares.
Vejo algumas caracteristicas e modelos de trabalho adotado pela empresa ( e por todas as outras ) dos quais eu não concordo.
A decisão de insistir em continuar trabalhando neste modelo trará ( se é que já não está trazendo ou já nao trouxe… ) consequencias negativas para empresa, uma dela é exatamente post como este.
E isto vale para todas as empresas e consultorias 3 letrinhas.

Fazendo uma reflexão e indo mais fundo acessando não somento a lógica, e sim, outros níveis de conciencia, uma vibração maior, teremos:

O principal problema, o geral mesmo, é o aquilo que suja e ilude a mente do ser humano, ou seja, o lucro, o dinheiro, o consumo de bens materiais, o poder, o amor ao poder.

Não vivemos em uma sociedade que constrói coisas boas, coisa que farão um bem geral para todos.
Nós mesmos não trabalhando por que gostamos, por que nos sentimos bem em trabalhar, sabendo que estamos fazendo um bem geral para a humanidade.

Todos os eforços nossos e das empresas são para o acumulo de papeizinho coloridos com números chamado de dinheiro, que serve para vc comprar um monte de coisa que ferram o ambiente, ferram com o planeta. Um monte de ilusões que foram programadas.

Um sistema que atravéz do medo mascada a escravidão, que é nosso atual modo de vida.
O ser humano nunca trabalhou tanto como nos dias de hoje. E por que? Para comprar coisas? Comprar iPod? Comprar carro zero?

Sei que é meio filosófico o que eu escrevi, mas a verdade é que todos sabem que no fundo… é verdade

O que quero dizer com isto tudo é, todas as empresas são ruins pois os objetivos de todas elas é a grana, a exploração e não o bem geral.

Quando se fala em capitalismo se fala em exploração, alguem tem que ser explorado e sair perdendo para que outra pessoa consiga acumular a grana que a outra perdeu, sempre será assim, pois é o objetivo principal, ferrar alguem para ganhar algo em cima.

No meio disso, vc consegue achar uma ou outra empresa da qual vc pensa “ah… esta empresa é menos ruim do que as outras” … isto é verdade, existe empresa menos ruim… mas no fundo todas são “empresas”.

Vc logo fala entao:
"Po legal, eu sei que ta tudo errado, eu sou uma ovelhinha no rebanho programada atravéz do medo, a trabalhar para um americano colocar sua bunda em cima de um porche as minhas custas, em troca ganho uns papeizihos coloridos e consigo comprar coisinhas materiais… das quais na verdade, eu estou “devolvendo” a grana para quem esta me explorando…afinal, os banqueiros internacionas são os donos do dinheiro, todos os lucros vão para ele …
ok , mas e ae ? preciso comprar comida, pagar minhas contas, e ae qual é a solução para isto então? "

A solução é uma mudança na conciencia geral da humanidade, coisa que nenhum algoritmo irá resolver.

Até chegar a data que acontecerá isso, continuemos a trabalhar para alguem gozar os benefícios, e continuemos a postar em tópicos como este, metendo o pau nas empresas das quais, na verdade, estão apenas fazendo o papel delas dentro sistema que vivemos.

Abraços

Marcio_Nogueira

Sempre ouvi falarem mal desta empresa, como por exemplo: que todos sao tratados como escravos, que tem hora para entrar mas nao tem para sair, que se trata de uma fábrica de zumbis, etc. :wink:

kururu

[color=darkred][/color]Boa tarde pessoal.
Quero aproveitar este tópico e apenas desabafar sobre essa empresa que tanto tem proporcionado comentários de vários níveis.
Eu entendo que existe muita gente que gosta da empresa e se sente motivado a continuar “vestindo a camisa” e acreditando que ela é uma das 150 melhores empresas, como foi mencionado na pesquisa das 150 melhores empresas para se trabalhar.
Sou funcionário da Accenture e infelizmente vejo uma situação totalmente diferente do que muitas pessoas que acreditam na empresa falam.
Em uma das respostas deste tópico, achei engraçado a pessoa ter mencionado sobre a Accenture tratar pessoas como recursos e que recurso é mesa, cadeira, etc ,etc…
Eu não posso acreditar em uma empresa que trata o funcionário como “recurso”. Em uma empresa que pensa apenas em números ($$$) e não no funcionário.
O que vocês achariam de uma empresa de TI que contrata desenvolvedores formados e estagiários que estão para se formar que não tem noção nenhuma dos conceitos básicos de programação? Que não sabem dizer ou usar um if—then----else ? (Isso mesmo. Eu mesmo já presenciei isso)
Isso mesmo. Eu fiquei abismado com o que vi. Pessoas que tem um objetivo traçado e de repente vêem seus sonhos desaparecerem. Você entra para a empresa como um profissional para atuar com a tecnologia A e ao iniciar na empresa é colocado para trabalhar com B ou com C.
Você é cobrado para “performar” ( palavra muito utilizada aqui) no seu nível naquela tecnologia que nem sequer você teve um treinamento. Você tem que terminar sua atividade ASAP (outra fantástica palavra).
Vocês podem estar se perguntando. “Poxa. Como uma funcionário vem aqui, expõe uma visão negativa e ainda continua a trabalhar lá?”.
Pode ter certeza que estou em busca de uma nova oportunidade. Infelizmente devido a crise financeira, ainda não consegui uma nova colocação no mercado, mas pode ter certeza que estou na busca como muitas outras pessoas que trabalham na Accenture.
Continuando sobre o assunto. O que vocês achariam de gerentes que não tem sequer noção do termo gerenciar?
Uma vez um gerente daqui em uma reunião do projeto disse o seguinte para todos os “recursos”:
“Quando você (funcionário) precisar me comunicar algo, envie um e-mail com bandeirinha, follow-up, prioridade alta, etc. Tudo o que o Outlook permitir. Quando eu (gerente) receber esse e-mail eu colocarei na minha primeira gaveta. Pode acontecer de eu (gerente) estar ocupado e “esquecer” de ler o e-mail. Você (funcionário) provavelmente não conseguiu resolver o problema e ai envia novamente um e-mail para mim. Eu (gerente) recebo e coloca na segunda gaveta. Se caso você não conseguir resolver o problema e enviar novamente outro e-mail eu vou colocar na terceira gaveta. Se eu receber mais um e-mail eu (gerente) vou questionar você sobre porque não resolveu o problema.”
Eu acho um absurdo um gerente ter a capacidade de lêr um e-mail que provavelmente é importante e na qual você está escalando para resolver o problema e simplesmente não dá a minima. Você muitas vezes se desloca até a mesa dele e ele nunca tem tempo para falar com você e no final você é culpado por impactar o projeto.
Cada vez mais me decepciono com a empresa. Só que dizer que escrevi apenas como um desabafo. Acredito que exista opiniões diferentes, mas cada um é livre para pensar e agir da forma que quiser.
Minha opinião é. Tome cuidado com empresas que prometem o mundo e apenas te dão um saco com terra. Empresas que são consideradas as melhores. Pesquise sobre ela, antes de você entrar e se decepcionar.

Abraços e boa sorte a todos nós.

deniswsrosa

Bom… o que eu sei eh que dessa ai e uma outra multinacional de 3 letras eu to correndo, quanto ao RH mew… sempre tive o pensamento que o RH eh a parte mais incompetente de uma empresa, simples, por eu com meus 4 anos programando em java quando vou fazer entrevista, sempre tem empresa que vem com uma provinha pedindo para fazer um “for”… caraca e a porra da minha certificacao? o que que significa?. Sem contar que o sucesso e o fracasso de uma empresa com certeza eh culpa do RH, pq se tem mals programadores e culpa do RH que nao soube selecionar bem os candidatos. Se tem gerente que faz merda, eh culpa do RH que nao acompanha o trabalho dele de perto. e assim vai…

P

alguém sabe dizer como tá o ‘panorama’ da acc em 2010? :roll:

P

nobody? :roll:

M

Aqui em Porto Alegre estão contratando muitos para trabalhar em um novo cliente. Me ligaram oferecendo uma vaga, mas achei o salário meia boca e depois de ler este tópico já desisti…

D

Sou recém formado em Ciencia da Computação, tenho as certificações SCJP e SCWCD e cursos de banco de dados SQL Server, mas nunca trabalhei na área ainda, pois como disse sou recém formado, a Accenture de umas duas semans para cá está me oferecendo vagas, dai pergunto ao pessoal, COMPENSA ? Para min que ainda não trabalhei na área ou realmente não vale a pena, e sálario para Java Junior de lá alguém tem ideia ?

Muito Obrigado.

Andre_Fonseca

Eu acho que compensa pela experiência, contatos, trabalhar em uma empresa multinacional essas coisas

O salário de um programador junior era 2 mil reais (isso no começo de 2006) mas mesmo como estagiário (não sei se é o seu caso) você tem direito a todos os benefícios

• seguro de vida, odontológico, VR, ajuda com inglês, convênios, etc
jason_bourne

ddducceschi:
Sou recém formado em Ciencia da Computação, tenho as certificações SCJP e SCWCD e cursos de banco de dados SQL Server, mas nunca trabalhei na área ainda, pois como disse sou recém formado, a Accenture de umas duas semans para cá está me oferecendo vagas, dai pergunto ao pessoal, COMPENSA ? Para min que ainda não trabalhei na área ou realmente não vale a pena, e sálario para Java Junior de lá alguém tem ideia ?

Muito Obrigado.

Pra quem esta começando compensa. Mas pra PL ou SR, não compensa nem um pouco. Mesmo gerente la, vive pra trabalhar, não tem vida.

S

pedrocosta:
É uma questão, como tudo na vida, de oferta e demanda. Na minha época havia uma fila bastante grande para entrar na Accenture. Hoje não sei como está a coisa…

Pontos fortes da Accenture:

• networking e bons contatos
  • treinamento no exterior
  • possibilidade de projeto no exterior
  • possibilidade de pegar projetos em qualquer estado com diária elevada, ou seja, voce não vai gastar o seu salário pois terá todos os custos pagos pela empresa enquanto estiver num projeto fora da sua cidade (pra quem é solteiro)
  • retorno semanal de avião para a sua base, para quem gosta de acumular milhas

Pontos fracos da Accenture:

• guerra de egos bastante grande… modestia e humildade não é algo cultivado pela empresa
  • instabilidade de projetos… hoje voce está em SP num projeto legal, amanhã voce pode estar em BH num projeto horrível
  • instabilidade de chefes… hoje você tem um chefe (gerente) legal, amanhã você pode ter um chefe horrível
  • trabalho excessivo para um salário não tão alto… (dizem que o salário melhorou hoje em dia e já foi mais baixo)
  • possibilidade de pegar projetos em qualquer estado (para quem é casado)
  • retorno semanal de avião para a sua base (caos aéreo!)

PRINCIPAL PROBLEMA:

• Quanto mais alto está o cara na empresa, menos ele sabe mas mais ele manda e mais ele ganha. O que mais tinha lá era um monte de gerente que não sabia nem ligar o computador, mas mesmo assim batiam no peito para cagar regra só porque estavam num cargo maior que o seu… Os sócios ganham uma fortuna, são pessoas bem capazes, éticas, etc. mas manjam muito pouco de tecnologia… Manjam de vendas e relacionamento com as grandes empresas (clientes em potencial)…

• O analista e o consultor, que estão na base da pirâmide alimentícia, são os que mais sabem, menos ganham, mais trabalham e mais se apurrinham com alguns projetos totalmente mal estruturados que só foram vendidos com um simples propósito: gerar comissão para o sócio!

• Alguns projetos são vendidos sem que a empresa tenha o know-how da coisa. É a poítica do: não sabe, pega um avião, vai até Nova York fazer um curso. Isso é bom para conhecer Nova York, mas nem sempre funciona bem para um projeto que foi vendido.

• Plano de carreira agressivo, o que gera uma competitividade agressiva dentro da empresa. Uma pessoa que está acima de você mas que não possui a sua capacidade técnica, pode querer puxar o seu tapete. Dava para perceber que a empresa as vezes fechava os olhos para alguns desvios de ética profissional dentro do calderão de egos.

• Importância bastante grandes das panelinhas e politicagem. Se o sócio ou diretor tiver um bom relacionamento contigo, ele pode te levar para os melhores projetos. Se você não for bem-relacionado lá dentro, só vai sobrar as sobras do projeto pra você.

Levem essas questões para a entrevista e postem as respostas do profissional da Accenture aqui. Seria interessante saber se a coisa mudou ou se continua a mesma coisa. Se alguém trabalha lá no momento e gostaria de comentar seria bom também!

Boa tarde pessoal do guj!

Faz muito tempo que eu não postava e esse tópico me encorajou a isso!
Fiz até uma citação no comentário a primeira página desse tópico… eu trabalhava lá e é isso mesmo que acontece, não só no projeto que eu estava mas em outros…
eu vi casos de equipes de 15 pessoas se dizimar em outros projetos e só sobrar duas pessoas fora do meu projeto e até situações piores…
sei lá… mas infelizmente uma empresa assim só pode estar caminhando para a sua própria quebra… bom a cpm braxis foi vendida em grande parte há preço de banana (até esses sites de momento estão valendo mais) será que ela vai ser a próxima?
não reclamo ao todo da accenture porque não é ético, mas as poucas pessoas boas de lá estão saindo por não suportar os novos valores porque essa citação foi em 2007 e hoje em 2011 está bem pior.

S

e a relação de empresa -> tem escravos trabalhando por ela 24/7 acontece em diversas empresas
passei por 7 lugares diferentes e nenhum era diferente disso…
a empresa fica rica e você ganha 0,000001 desse rendimento…

Não reclamando dos salários… tem lugar que oferece um valor bom para sobreviver com conforto, mas se você olhar a receita do projeto vai ver que você realmente ganha o mínimo e não acontece só no TI… o bom do TI é que comparado a outras profissões paga um valor acima… enfim…

E pessoas puxa saco são em todos lugares… nos 7 lugares tinham pessoas assim e outras que queriam puxar o tapete… acho que é mal do TI em todo lugar tem briga de egos, as pessoas se acham demais… poderia ter uma disciplina ensinando humildade nas faculdades atuais porque realmente tá difícil… mais fácil é trabalhar ciente e conformado disso do que achar que o mundo pode mudar, infelizmente :’(

Pessoas assim existem em todo lugar, mas eu com tempo fui observando é no TI tem um acúmulo grande de gente assim, ou seja, os perfis não mudam muito… mas existem pessoas legais sim, mas são poucas

rodrigo_lm

Estou a 6 meses na Accenture, e a maioria das coisas que falaram aqui (boas e ruins) acontece, como em qualquer outra empresa.

Só que a situação é um pouco diferente, acredito que o ambiente será agradável apenas se você pegar uma frente e um líder de equipe (note que estou falando de um nível abaixo do gerente) decente. Existe muita gente arrogante que não tem a miníma ideia de como lidar com pessoas, mas segundo minha experiencia, isso acontece em todos os lugares. (porém aqui tem uma tendencia maior a concentrar esse tipo de pessoa).

Aqui é um ótimo lugar para seguir carreira (e por enquanto não tive nenhum problema dos citados acima), mas sobre tudo você terá que dar sorte de trabalhar em projetos bons e com pessoas que se respeitam, senão, é melhor sair. (mas em que lugar não é assim??)

S

hmm… legal rodrigo :slight_smile: … mas toma cuidado com esse lance de carreira…
Se não me engano o único projeto que está reconhecendo bem as pessoas é o da unilever, agora de resto…
Conheci uma pessoa que estava como júnior 5 anos e não tinha nem idéia de quando iria mudar de nível… e já vi puxa saco que subiu rapidamente…
Se você for bem apadrinhado ou falar que vai embora caso não tenha promoção, provavelmente vai usufruir do plano de carreira que foi o que aconteceu no meu projeto e outros projetos… se você olhar isso vai ver que até no plano de carreira não diferença entre as outras empresa infelizmente :s

S

eu escutei de um amigo mais velho que estava em outro projeto que a accenture já foi uma boa empresa… olha, eu acredito na frase… quando eu entrei eu achava bom, mas depois eu fui vendo a situação…
Todo mundo fala que os problemas são fruto do sistema de darwin criado… porque muito senior foi embora do meu projeto e colocaram estagiários no lugar… (nem tem o que comentar disso… fale sério)

Mas sabe… não sei realmente… eu tive uma gerente boa quando entrei e mesmo assim ninguém foi promovido de forma justa… tinha muita gente ainda pendurada lá que só ia ser promovido se pedisse as contas…

Felipe_Alves

Estou pra começar a estagiar lá mês que vem. Para mim parece ser uma oportunidade muito boa, e quando conversei com o gerente, ele foi bem claro:

• Enquanto você é estagiário, a sua prioridade é terminar a faculdade, e isso só irá depender de você. Agora depois que você é contratado é bem diferente, se você estiver em um projeto
    e tiver que ficar sempre depois do horário, você vai ter que ficar depois da hora para poder entregar o projeto no tempo certo enfim essas cosias.

Eu já passei por coisas muito piores, e acredito que a maioria das empresas grandes são assim mesmo; não concordo com está linha de pensamento, mas como estou começando tenho que
aproveitar esta oportunidades.

S

Eu faço faculdade… e quando eu tava lá me falaram isso quando eu entrei… depois foi bem diferente… já me jogaram na cara que minha faculdade não era tão importante quanto o projeto… (…)

Existem empresas melhores… eu por exemplo trabalho em uma bem melhor… sem horas extras… me pagam bem… e me respeitam na condição de ser humano… escravidão já foi meu amigo…

M

Ambiente de trabalho bagunçado ou simplesmente não levar em conta o bem estar dos seus funcionários é comum em consultorias java, independente do tamanho.

S

Comum pode até ser… eu também passei por coisas ruins, aliás… quem não passou? Mas lá acho que foi uma das piores, claro… pode ser que tenham projetos melhores…

E outra… ser comum não faz regra, pensar assim não adianta, tem que procurar condições de trabalho boas… muitas propostas podem aparecer mas nem todas vão te tratar de forma digna… ou seja, não se deve aceitar qualquer coisa.

Afinal, sobram vagas de TI e inclusive tão sendo postadas muitas notícias sobre isso… As preocupações são: “muitas pessoas novas não optam pela área de exatas”, “de 100% de alunos que entram em curso de tecnologia, 15% continuam o curso e se formam”, entre outras… ser dessa área já não é como foi um dia… então tem que se valorizar… porque em cerca de 3 anos, vão ter que pagar ouro para a gente trabalhar rs… vai ter muita falta de mão de obra e vão ter que contratar estrangeiro, ai quero ver se não vão aumentar salário e tratar melhor essas consultorias ruins :p… (não digo só da accenture… que aqui paga uma das faixas salariais mais baixas… perdendo para índia que o valor de 3 funcionários de lá é o de 1 aqui…)

M

Concordo, mas se tudo que a empresa precisa é cobrar 2 milhões de um cliente pra fazer sisteminha CRUD em Java, ou um site na web (coisa que qualquer programador de fim de semana faz), fica difícil ser valorizado, concorda?

Se empresa não te paga ouro hoje é porque ela arrumou alguém que faz o mesmo muito mais barato. Eu canso de ver isso nessas empresas. Elas não precisam pagar por um bom programador. O medíocre faz o trabalho que a maioria delas pecisa que seja feito. Na ausência dessas pessoas mais baratas (o que eu acho difícil de acontecer), elas não vão pagar ouro, isso é loucura, elas vão começar a comprar software pronto das AppStores da vida.

Para finalizar, não confunda consultorias Java com todo o mercado, nosso área é muito maior do que isso.

S

Sim, eu concordo com a parte dos salários… sempre tem alguém mais barato…
Mas na verdade nem é essa questão… isso tá ligado ao quanto o TI vale para o cliente… as empresas, muitas delas não se deram conta que ti não é competitividade e sim sobrevivência… pagar barato pode sair caro…

Quem é bom e se valoriza não ganha mal, isso é fato…
um exemplo de salário… a accenture paga 4080,00 para os seniors… e outras consultorias que alocam direto em cliente e não são tão grandes pagam 7000,00 … e outros lugares que é diretamente sem consultorias 8000,00…

Então dá para se ver que a diferença é enorme…

E voltando ao assunto de o barato sai caro, infelizmente sai… aqui aonde eu to… eles tinham essa política… de contratar consultoria grande externa e mandar fazer o serviço pela menor oferta… o resultado foi que os sistemas saíram as piores coisas possíveis e as manutenções tinham horas intermináveis… a solução foi começar a colocar gente interna para cuidar dos sistemas pagando um salário bom e exigindo um nível alto como pós-graduados, com certificação ou acima de 5 anos de experiência…

E quem fez os sistemas daqui desse jeito pelo menor preço foi a Accenture… ha ha ha…
Inclusive isso foi falado em reunião pela gestora…

S

Observação… sabe quando a accenture paga para seus funcionários localizados em toronto/canadá?
Na faixa de 6927,00 :stuck_out_tongue:

Nos EUA… 6041,00

isso para seniors… :stuck_out_tongue:
tudo bem… os preços das coisas que você compra são diferente… mas mesmo assim a faixa tá mais alta… bem mais alta que aqui… e o poder de compra bem maior que aqui…

S

Outro detalhe melhor… você ganha isso para fazer uma função e não várias como aqui na américa do sul… sim, eles tem certeza que nós somos escravos e fazemos de tudo :stuck_out_tongue:

M

hm… quando me refiro a valorizar não estou dizendo necessariamente trabalhar pra quem pagar milzinho a mais, mas agora entendi seu ponto.

Porque vc acha que uma consultoria menor e mais cara seria diferente?

S

Não é ser mais cara… mas pelo menos te o minimo… a accenture já foi boa… sério, era sim um dos melhores lugares… mesmo pagando mal…
Mas o apelo de vendas lá aumentou demais… não sei se foi por alguns projetos entrarem em crise… enfim …
Agora a crise é os funcionários indo embora de lá… eu vi equipes de 15 pessoas indo embora de um dia pro outro… eu não sei não como as coisas vão ficar lá, sinceramente…

O apelo de vendas aumentou não vendo em conta o salário das pessoas… a satisfação delas… e nem a qualidade do que eles estão vendendo… ele vendem como um peixe de ouro e na verdade é um peixe podre…
eu não tenho nada contra preço barato… acho legal essa iniciativa… mas não comprometendo os funcionários, nome da empresa… enfim…

S

Cada um sabe o que é bom para si né? Se a gente avaliar os pilares que as empresas deveriam seguir… não é só a accenture que tá nessa…
E não é difícil ver muitas consultorias falindo por causa de valores distorcidos…
foi assim com a cpm, g&p que foi comprada umas 4 vezes… entre outras :stuck_out_tongue:

M

silverfox:
Não é ser mais cara… mas pelo menos te o minimo… a accenture já foi boa… sério, era sim um dos melhores lugares… mesmo pagando mal…
Mas o apelo de vendas lá aumentou demais… não sei se foi por alguns projetos entrarem em crise… enfim …
Agora a crise é os funcionários indo embora de lá… eu vi equipes de 15 pessoas indo embora de um dia pro outro… eu não sei não como as coisas vão ficar lá, sinceramente…

O apelo de vendas aumentou não vendo em conta o salário das pessoas… a satisfação delas… e nem a qualidade do que eles estão vendendo… ele vendem como um peixe de ouro e na verdade é um peixe podre…
eu não tenho nada contra preço barato… acho legal essa iniciativa… mas não comprometendo os funcionários, nome da empresa… enfim…

Mas a questão do tamanho, a accenture é uma empresa grande, mas pelo que sei os projetos eram organizados de forma descentralizada, não sei até que ponto o tamanho influencia para uma eventual queda, pra mim o problema volto a afirmar é no modelo dessas empresas que não é capaz de produzir software de qualidade e clientes que não tem opção melhor do que recorrer a essas consultorias, mas isso é tema para outro tópico.

W

FYI:

A Accenture, foi classificada a segunda melhor empresa para se trabalhar aqui na Suecia.
Microsoft ficou em primeiro.

http://www.greatplacetowork.se/best/list-se.htm

PS: eu nao trabalho na Accenture (nem na microsoft) :wink:

//Daniel

Felipe_Alves

Isto pra mim já diz tudo!

erickles

Minha irmã entrou na accenture faz 1 semana. Foi super bem recebida lá, recebeu até uma champanhe em casa de cortesia…É assim mesmo, ou são novos tempos?

R

Na boa, li uma porrada de post aqui … percebi que tem muita gente chorando que saiu da Accenture pq não foi promovido, que trabalhava muito … blá, blá, blá… Vamos parar de chorar e começar a trabalhar de verdade … ficam sonhando em trabalhar 8 horas por dia e sai as 18:00h, pelo amor de Deus, estamos em um mundo capitalista e cruel, isso rola em todas as empresas (não publicas)… vamos para de chorar e começar a procurar onde estavam os seus GAPS para vc não ser promovido. Já trabalho lá a 7 anos e fui promovido várias vezes, mas ralei muito para isso, não fiquei chorando chamando a “mamãe” pedindo ajudinha … a empresa não é perfeita, tem vários dos problemas informados nos posts anteriores mas tb não é o INFERNO que estão tentando pintar aqui!

Abraços
Rouvier

jason_bourne

Rouvier:
Na boa, li uma porrada de post aqui … percebi que tem muita gente chorando que saiu da Accenture pq não foi promovido, que trabalhava muito … blá, blá, blá… Vamos parar de chorar e começar a trabalhar de verdade … ficam sonhando em trabalhar 8 horas por dia e sai as 18:00h, pelo amor de Deus, estamos em um mundo capitalista e cruel, isso rola em todas as empresas (não publicas)… vamos para de chorar e começar a procurar onde estavam os seus GAPS para vc não ser promovido. Já trabalho lá a 7 anos e fui promovido várias vezes, mas ralei muito para isso, não fiquei chorando chamando a “mamãe” pedindo ajudinha … a empresa não é perfeita, tem vários dos problemas informados nos posts anteriores mas tb não é o INFERNO que estão tentando pintar aqui!

Abraços
Rouvier

Amigo, não tenho nada contra a Acc e nem a favor. É uma empresa americana e caminha nos moldes americanos do “quer ter sucesso? trabalhe demais e esqueça a qualidade de vida e familia”. Mas eu vou pelo que diz a biblia, onde o muito trabalhar é vaidade (Eclesiastes 4.8). Acredito que devemos sempre procurar um equilibrio entre o trabalho e a vida familiar e desfrutar o fruto do trabalho (Eclesiastes 3.13). Já o que ocorre em empresas como essas é o excesso, a busca desenfreada pelas promoções, se esquecendo do bem estar, da família e da saúde.

Vc citou a área pública. Devo te dizer que os 2 melhores mundos são: abrir uma empresa OU passar em um concurso público. Tanto uma opção quanto a outra, vc trabalha de uma forma equilibrada se quiser, ganha bem e ainda tem qualidade de vida para desfrutar do fruto do próprio trabalho. Sou e sempre serei defensor dos funcionários públicos, eles se esforçaram e muito para ter essa possibilidade de realmente viver a vida e trabalhar equilibradamente.

Fico impressionado o quanto essa thread esta indo adiante. Será que somente existe a Acc como empresa de TI de ponta no brasil para passarmos tanto tempo falando sobre ela?

Também devo tentar aceitar que existem pessoas que gostam desse tipo de vida, como vc por exemplo. Não entendo isso. Mas suas ironias e agressividade revelam como vc é no seu trabalho e de certa forma, espelham como é a empresa no qual vc “dá” toda sua vida.

rmendes08

Rouvier:

Abraços
Rouvier

O que eu acho mais curioso é que essas empresas se vendem como supra-sumo da qualidade de processos, de estimativas assertivas e tal. Mas, quando olhamos para a realidade vemos: projetos subestimados para abocanhar a concorrência e consequentemente, funcionarios trabalhando além do horario sem receber pelo extra, para tentar manter um projeto dentro dos custos. Daí eu me pergunto, onde está a maior desonestidade ?

E o engraçado e que a desculpa é “o capitalismo é assim”, “o mundo é selvagem” e outras baboseiras, como se não fosse possível crescer com solidez, respeito ao cliente e ao funcionários ao mesmo tempo. Ou seja, é uma grande desculpa para a imcopetência dos gestores. Fosse assim, todo jogador de futebol tava fazendo gol de mão para compensar a falta de talento.

ViniGodoy

Não alimentem os trolls. Sujeito chega aqui, com uma única mensagem, discordando de tudo que vem sendo dito no tópico e ainda com tom provocativo e agressivo?
Por favor, parem de dar corda.

L

Não, não rola. Isso rola em empresas mal organizadas que não valorizam as pessoas que trabalham para ela.

Além do mais, trabalhar 14 horas por dia não garante promoção para ninguém. Em qualquer empresa, mas principalmente nas grandes, é necessário Q.I. para isso. É necessário ter os contatos certos.

Você pode morrer de trabalhar, sem ter padrinhos não chegará a lugar nenhum.

celso.martins

Eu sinceramente não sei como esta thread ainda não foi bloqueada. Não sei se coisas interessantes ainda podem ser ditas. Fica um pessoal que nunca trabalhou lá fazendo suposições como verdades absolutas (trabalhar a mais sem receber) e quem trabalha defendendo dizendo que não é assim. Mas quem nunca trabalhou lá, provavelmente, conhece mais a empresa que seus empregados.

Acho que só trollagem e brigas infantis podem sair desta thread. Por que ainda não foi bloqueada? Realmente acham que ainda pode sair algo interessante daqui?

jason_bourne

sem querer ressuscitar esse tópico, mas já ressuscitando…

É impressão minha ou a Accenture esta mal das pernas aqui no Brasil? Nunca mais vi vaga nenhuma aberta na Apinfo ou no netcarreiras.

felipeguerra

eduacsp:

É impressão minha ou a Accenture esta mal das pernas aqui no Brasil? Nunca mais vi vaga nenhuma aberta na Apinfo ou no netcarreiras.

É impressão sua…

Sparcx86

nunca na minha vida trabalhei na accenture mas se me oferecerem uma grana boa eu vou. não vejo diferença entre notas da accenture ou de outra empresa.
claro, a fama dela não é de pagar bem mas quem sabe voce possa conseguir furar este bloqueio…

pelo fato de ser uma empresa muito grande, compensa já chegar de sola e ganhando muito pois eu acredito mais em papai noel do que em aumento de empresa de TI… :lol:

mas pelo fato de ser muito grande muita gente já trabalhou nela e podem ter pego alguns desafetos pelo caminho, em especial gerentes de projeto maléficos. :twisted:

existem sim pessoas que dão sorte e podem se dar bem neste modelo, aqui mesmo vimos alguns exemplos, mas tambem podemos ver que muita gente se ferrou. trabalhei em uma multinacional indiana, pra mim foi o melhor emprego que já tive na vida mas teve muita gente que odiou… acaba sendo algo relativo.

a única coisa nesse meio que não é relativo é o salário! dinheiro não é relativo pois é melhor ganhar 5 digitos do que apenas 3. :lol:

Sparcx86

windsofhell:
FYI:

A Accenture, foi classificada a segunda melhor empresa para se trabalhar aqui na Suecia.
Microsoft ficou em primeiro.

http://www.greatplacetowork.se/best/list-se.htm

PS: eu nao trabalho na Accenture (nem na microsoft) :wink:

//Daniel

grande merda pois mcdonalds vive figurando entre as primeiras e tá tendo que responder por acusações de trabalho escravo! :lol:

e mcdonalds é boa empresa pra se trabalhar? acho que não hein :lol:

jason_bourne

felipeguerra:
eduacsp:

É impressão sua…

Então pq não tem mais vagas? ou eles estão contratando só na India?rs

Sparcx86

eduacsp:
felipeguerra:
eduacsp:

É impressão sua…

Então pq não tem mais vagas? ou eles estão contratando só na India?rs

eles ainda contratam só que o mercado aqui não tá facil pra eles… em todo cliente onde eu trabalhei essa empresa era mal vista pelos clientes. :lol:
com isso acho que muitas empresas já se cansaram de contratar esses caras ai. :roll:
e a culpa já está exposta neste topico…

celso.martins:
Eu sinceramente não sei como esta thread ainda não foi bloqueada. Não sei se coisas interessantes ainda podem ser ditas. Fica um pessoal que nunca trabalhou lá fazendo suposições como verdades absolutas (trabalhar a mais sem receber) e quem trabalha defendendo dizendo que não é assim. Mas quem nunca trabalhou lá, provavelmente, conhece mais a empresa que seus empregados.

Acho que só trollagem e brigas infantis podem sair desta thread. Por que ainda não foi bloqueada? Realmente acham que ainda pode sair algo interessante daqui?

já ouviu falar em liberdade de expressão? voce nao conseguiu provar seu ponto de vista e ficou bravo com isso, agora quer travar o topico pra ninguem mais opinar.
o que eu sei é que as opiniões dos que estão aqui foram de grande importancia pra muita gente na pratica.
voce já expôs sua opinião agora deixe os outros fazerem o mesmo.

jason_bourne

Sério? se isso é verdade, não vai demorar mt pra eles sairem do brasil ou ficarem muito apagados no mercado. Ta acontecendo +/- a mesma coisa com a Tata. A Tata entrou no brasil dizendo que ia fazer e acontecer e hj em dia quase não se vê recursos da Tata por ai.

A IBM não acontece isso pq eles tem muito nome.

Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro.
- Provérbios 22:1

celso.martins

Pontos de vista não devem ser provados, mas sim expostos. E eu coloquei o meu. Se de forma eficiente ou não, deixo para voces avaliarem. O problema deste tópico é o excesso de especulações, talvez motivados pela inveja. Se essa discussão pueril serviu de base para alguém tomar a decisão, só posso lamentar. A maior desculpa de um cego é a bengala. Se voce não conseguiu ser promovido é mais fácil culpar a propria competencia ou atacar a cultura da empresa? Acho que a segunda opção. Isso é bem obvio para mim.

Quanto a pergunta, que eu não iria responder por ser trollagem, devido a crise global, sim a Accenture continua contratando. Menos que o normal, utilizando outros canais, mas continua contratando sim. Mais importante, talvez, no meio de uma das maiores crises que a economia mundial já viu, não está demitindo.

Continuo trabalhando na empresa, continuo sendo reconhecido e promovido, devido a minha competencia e, quem me conhece sabe que não puxo-saco, muito pelo contrario, pois não tenho papas na língua. Como já disse antes, em vez de reclamar, tento mudar meu ambiente de trabalho com idéias e esforço. Mas fazer o que? Um monte de gente que não me conhece e que nunca trabalhou comigo vai dizer que consigo as coisas por ser puxa-saco. Fazer o que?

Quem é competente faz, quem não é, fica de mimimi…

jason_bourne

celso.martins:
Pontos de vista não devem ser provados, mas sim expostos. E eu coloquei o meu. Se de forma eficiente ou não, deixo para voces avaliarem. O problema deste tópico é o excesso de especulações, talvez motivados pela inveja. Se essa discussão pueril serviu de base para alguém tomar a decisão, só posso lamentar. A maior desculpa de um cego é a bengala. Se voce não conseguiu ser promovido é mais fácil culpar a propria competencia ou atacar a cultura da empresa? Acho que a segunda opção. Isso é bem obvio para mim.

Quanto a pergunta, que eu não iria responder por ser trollagem, devido a crise global, sim a Accenture continua contratando. Menos que o normal, utilizando outros canais, mas continua contratando sim. Mais importante, talvez, no meio de uma das maiores crises que a economia mundial já viu, não está demitindo.

Continuo trabalhando na empresa, continuo sendo reconhecido e promovido, devido a minha competencia e, quem me conhece sabe que não puxo-saco, muito pelo contrario, pois não tenho papas na língua. Como já disse antes, em vez de reclamar, tento mudar meu ambiente de trabalho com idéias e esforço. Mas fazer o que? Um monte de gente que não me conhece e que nunca trabalhou comigo vai dizer que consigo as coisas por ser puxa-saco. Fazer o que?

Desculpa amigo, mas não sou troll e se vc esta respondendo aqui, se identificando e dizendo essas coisas, vc é SIM um puxa-saco. Talvez não dentro do seu ambiente de trabalho, mas fora com certeza é. Ou vc acha que somos ingênuos?

Marcio_Nogueira

Já ouvi falarem muito mal da empresa, e acho que para tal deve haver um bom motivo.

celso.martins

Então. Se não identificar-se é um problema, pois o anonimato é covardia, e identificar-se também é um problema, o que fazer?

Ao contrário de muitos, que se escondem atrás de nomes falsos e fotos de outros, eu coloco a cara a tapa.

Como eu disse em outras mensagens, eu não acho a Accenture a melhor empresa do mundo, mas também não acho a pior. Como todas as empresas, tem muito o que melhorar, mas como eu disse, não é a pior. Não na minha visão.

Na minha opinião, eu seria um puxa-saco se falasse algo do tipo: “A Accenture é perfeita!”, ou “Os lideres e gerentes não poderiam ser melhores!” ou ainda “Seus processos são perfeitos e amo de paixão a forma como cada coisa acontece aqui dentro!”. Bem, não lembro de sequer ter insinuado qualquer uma dessas coisas.

Você pode não ter percebido, te dou o benefício da dúvida. Mas se você não está trollando, me desculpe, então você está completamente desligado dos fatos que estão acontecendo no mundo.

Sem querer fazer merchan para um grande amigo (mas já fazendo), quem tiver oportunidade, deve fazer o ACP do Manoel Pimentel. Eu fiz no inicio do ano e seus argumentos me fizeram perceber que, se tenho um problema com fulano, será que a culpa é apenas do fulano? Será que não estou contribuindo com esta animosidade de alguma forma? Será que posso fazer alguma coisa para melhorar isso? Este estado mental pode ajudar não apenas nas relações interpessoais, mas também nas relações empregado-empresa. Em vez de ficar de mimimi, será que posso fazer algo para melhorar a situação atual? Se não pode, desiste, sai da empresa, pede demissão.

Se tem uma coisa onde não vejo eficiencia é reclamar em fórum, ainda mais sob a covardia do anonimato. Pense, avalie e monte um bom conjunto de argumentações para conversar com liderança, gerencia, ou quem possa resolver o seu problema.

Não tenho a pretensão de te convencer disso, pois como eu disse, vejo você como um troll com parcos argumentos. Se você acha que sou puxa-sacos e estou onde estou por bajulação, e isso te faz dormir mais tranquilo, maravilha. Quem sou eu para te convencer do contrário. Mas nunca recebi um tapinha nas costas por conta desta thread. Ao contrário do que você deve imaginar, existe vida fora do GUJ.

Mantenha-se reclamando, não reconhecendo as próprias fraquezas, se isso te deixa feliz. Mas, como eu já disse, mimimi pra mim não resolve nada.

rodrigo_lm

O problema da TATA era q ela se apoiava no Real, quando o Santander comprou e ela perdeu a exclusividade, sofreu bastante (eu estava lá nessa época).

Quanto a Accenture, acho q não esta em um mal momento não. Sou funcionário e recebo direto pedidos e várias campanhas para indicar pessoas e os gerentes sempre tão fazendo entrevista. Fora que os resultados desse anos foram bons.

jason_bourne

celso.martins:
Então. Se não identificar-se é um problema, pois o anonimato é covardia, e identificar-se também é um problema, o que fazer?

Ao contrário de muitos, que se escondem atrás de nomes falsos e fotos de outros, eu coloco a cara a tapa.

Como eu disse em outras mensagens, eu não acho a Accenture a melhor empresa do mundo, mas também não acho a pior. Como todas as empresas, tem muito o que melhorar, mas como eu disse, não é a pior. Não na minha visão.

Na minha opinião, eu seria um puxa-saco se falasse algo do tipo: “A Accenture é perfeita!”, ou “Os lideres e gerentes não poderiam ser melhores!” ou ainda “Seus processos são perfeitos e amo de paixão a forma como cada coisa acontece aqui dentro!”. Bem, não lembro de sequer ter insinuado qualquer uma dessas coisas.

Você pode não ter percebido, te dou o benefício da dúvida. Mas se você não está trollando, me desculpe, então você está completamente desligado dos fatos que estão acontecendo no mundo.

Sem querer fazer merchan para um grande amigo (mas já fazendo), quem tiver oportunidade, deve fazer o ACP do Manoel Pimentel. Eu fiz no inicio do ano e seus argumentos me fizeram perceber que, se tenho um problema com fulano, será que a culpa é apenas do fulano? Será que não estou contribuindo com esta animosidade de alguma forma? Será que posso fazer alguma coisa para melhorar isso? Este estado mental pode ajudar não apenas nas relações interpessoais, mas também nas relações empregado-empresa. Em vez de ficar de mimimi, será que posso fazer algo para melhorar a situação atual? Se não pode, desiste, sai da empresa, pede demissão.

Se tem uma coisa onde não vejo eficiencia é reclamar em fórum, ainda mais sob a covardia do anonimato. Pense, avalie e monte um bom conjunto de argumentações para conversar com liderança, gerencia, ou quem possa resolver o seu problema.

Não tenho a pretensão de te convencer disso, pois como eu disse, vejo você como um troll com parcos argumentos. Se você acha que sou puxa-sacos e estou onde estou por bajulação, e isso te faz dormir mais tranquilo, maravilha. Quem sou eu para te convencer do contrário. Mas nunca recebi um tapinha nas costas por conta desta thread. Ao contrário do que você deve imaginar, existe vida fora do GUJ.

Mantenha-se reclamando, não reconhecendo as próprias fraquezas, se isso te deixa feliz. Mas, como eu já disse, mimimi pra mim não resolve nada.

Usar fotos de outras pessoas ou minha identidade estar resguardada não é contra as regras do fórum (já que o conceito de publicação anônima não se aplica aqui, pois todos os IPs são registrados). Agora acusar os outros de trolls, isso sim é contra as regras do fórum:

Você aceita não postar qualquer mensagem abusiva, obscena, invulgar, insultuosa, de ódio, ameaçadora, sexualmente tendenciosa ou qualquer outro material que possa violar qualquer lei em vigor. http://www.guj.com.br/java/21516-regras-do-forum

Tome cuidado com aquilo que vc fala para proteger a empresa no qual trabalha. Pois o tiro pode sair pela culatra e a imagem da empresa ficar mais arranhada ainda. Em diversas vezes eu disse que a Acc tem defeitos mas tem qualidades também. Ou então não seria possível ter tantos funcionários e muitos com vários anos de casa. Eu só achei estranho a Acc não publicar mais vagas na APINFO ou no netcarreiras e para vc isso me faz de um troll (que é uma espécie de xingamento na web).

Compreendo que vc tem uma família para sustentar e quer manter o emprego o máximo possível, mas isso tem que ser feito com uma certa ética. Pare de se fazer de santinho e vir dar uma de “Acc evangelista” por aqui. Não pega bem nem pra vc e nem para a Acc.

Em tempo: Aplaudo a política da Accenture de só contratar CLT.

jason_bourne

rodrigo_lm:
O problema da TATA era q ela se apoiava no Real, quando o Santander comprou e ela perdeu a exclusividade, sofreu bastante (eu estava lá nessa época).

Quanto a Accenture, acho q não esta em um mal momento não. Sou funcionário e recebo direto pedidos e várias campanhas para indicar pessoas e os gerentes sempre tão fazendo entrevista. Fora que os resultados desse anos foram bons.

Vc respondeu minha dúvida. Obrigado!

celso.martins

rodrigo_lm:

É verdade, os resultados deste ano fiscal foram bons.

Mas acredito que se eu tivesse mencionado isso, falariam que não é conclusivo e que as metas foram mal definidas. Na verdade, não seria nenhum absurdo achar que os executivos foram pessimistas ao definirem a meta deste ano fiscal, tendo em vista o cenário economico turbulento. Pelo que fiquei sabendo, o Brasil foi um dos países que mais ajudou a alavancar o desempenho da empresa neste ano.

jason_bourne

Todas as empresas do mundo que estão Brasil ganharam muito aqui. Aqui é um país muito abençoado por Deus, pena que poucos percebem isso.

Leozin

poxa eduacp, acho que tu que está trollando o celso.martins, o cara não é novo no GUJ e se ele está só dando a opinião dele, compartilhando a experiência, cabe ao pessoal absorver isso ou não, mas julgá-lo EU acho injusto

eu não sei se trabalharia na empresa em questão, acho que há muito mais relatos de experiências ruins do que boas, mas não podemos sair tacando pedra em um cara que, diante da maioria dos relatos desse tópico, foi um dos raros caso de satisfação pela empresa

javaflex

Eu trabalhei lá pra ficar alocado num projeto muito bom, sai apenas por querer continuar no mesmo projeto, pois outra empresa ganhou a licitação. Seria realocado imediatamente em outro cliente se eu quisesse. Os benefícios da Acc são incomparáveis, plano de carreira de verdade, se vc for bom não vai ficar na empresa anos e anos sem reais promoções. Acho que tudo depende do projeto que você for, antes de fechar contratação tem que conhecer o local de trabalho e as pessoas que vão trabalhar com você, e daí tirar as conclusões de acordo com seus sentimentos e desejos. Entrevista hoje em dia não é só o entrevistador ficar perguntando/exigindo, veja bem se o ambiente vai estar de acordo com seu perfil, independente da consultoria.

javaflex

Onde fica o botão apagar neste forum? Esta msg tinha ficado duplicada e pode ser apagada pelo moderador.

Sparcx86

o que eu sei é que tem muitas empresas pra se trabalhar se for de São Paulo. tem muitas opções de consultorias. ninguém é obrigado a ficar em um lugar onde não se sinta bem.

Sobre a TATA eu trabalhei lá assim que chegou ao brasil em idos de 2003, fiquei até 2005 lá. Tiramos o CMM5 o que foi feito inédito até então, mas tivemos ajuda dos indianos que vieram especialmente para os treinamentos. Época muito boa, nessa epoca a sede ainda ficava no Brasilia Shopping junto com a TBA. Depois se mudou para São Paulo, eu sai antes e fiquei em brasilia. ainda tenho colegas lá, outros que conheci lá e trabalharam comigo até pouco tempo.

empresa que eu gostei mesmo mas naquela época, hoje eu não sei mais como é. fiz ate uma entrevista em alphaville pra trabalhar lá faz tempo, mas não fui aprovado. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Marcio_Nogueira

á rendeu de mais este tópico. :wink:

R

[color=darkblue] [/color]Realmente é isso que vejo acontecer lá hoje em dia.
Do meu projeto, 4 já pediram demissão, e eu estou chegando ao ponto de surtar…
Estou ficando cheia de problemas de saúde … :frowning:
Sinceramente, não esperava isso de uma empresa como a Acc.

malconL:
silverfox:

Mas a questão do tamanho, a accenture é uma empresa grande, mas pelo que sei os projetos eram organizados de forma descentralizada, não sei até que ponto o tamanho influencia para uma eventual queda, pra mim o problema volto a afirmar é no modelo dessas empresas que não é capaz de produzir software de qualidade e clientes que não tem opção melhor do que recorrer a essas consultorias, mas isso é tema para outro tópico.

R

[color=darkblue] [/color] Oi Celso,
não discordo de seu ponto de vista, acredito que você seja sênior…
No meu caso, sou técnica, e estou muito decepcionada com a empresa, meu projeto começou com 12 pessoas, e 4 já pediram demissão. Estou superdoente, tenho tido crises hipertensivas sérias… pois o cara que assumiu a “gerencia” do projeto agora no final de setembro, tem feito muita pressão sobre a equipe a fim de entregar o projeto no prazo estimado. E muitas vezes discordo dele em certas atitudes, pois quando ele entrou para esse projeto, me disse que só o estava fazendo pq queria ser promovido, e eu até então estava na função de supervisora. Daí ele me tirou da função sem me avisar, começou a tomar atitudes onde eu sempre sou a última a saber… enfim cara, ele está pintando e bordando comigo…
Não tenho sentido nem prazer de trabalhar, já até falei pra ele que parece que ele está fazendo essas coisas comigo, que é pra eu surtar e pedir demissão…
Estou te narrando isso, pq até agora ninguém de lá se manifestou em me ajudar ou sequer me ouvir. Já notei que eles gostam muito de quem puxa o saco deles, infelizmente não sou assim, sempre digo o que penso e acredito que as pessoas tem que expressar aquilo que pensam dentro do projeto.
Se você está se dando bem, parabéns ! Pena que não estou tendo a mesma sorte que você…

eduacsp:
celso.martins:

Desculpa amigo, mas não sou troll e se vc esta respondendo aqui, se identificando e dizendo essas coisas, vc é SIM um puxa-saco. Talvez não dentro do seu ambiente de trabalho, mas fora com certeza é. Ou vc acha que somos ingênuos?

Sparcx86

renanikolas:
[color=darkblue] [/color] Oi Celso,
não discordo de seu ponto de vista, acredito que você seja sênior…
No meu caso, sou técnica, e estou muito decepcionada com a empresa, meu projeto começou com 12 pessoas, e 4 já pediram demissão. Estou superdoente, tenho tido crises hipertensivas sérias… pois o cara que assumiu a “gerencia” do projeto agora no final de setembro, tem feito muita pressão sobre a equipe a fim de entregar o projeto no prazo estimado. E muitas vezes discordo dele em certas atitudes, pois quando ele entrou para esse projeto, me disse que só o estava fazendo pq queria ser promovido, e eu até então estava na função de supervisora. Daí ele me tirou da função sem me avisar, começou a tomar atitudes onde eu sempre sou a última a saber… enfim cara, ele está pintando e bordando comigo…
Não tenho sentido nem prazer de trabalhar, já até falei pra ele que parece que ele está fazendo essas coisas comigo, que é pra eu surtar e pedir demissão…
Estou te narrando isso, pq até agora ninguém de lá se manifestou em me ajudar ou sequer me ouvir. Já notei que eles gostam muito de quem puxa o saco deles, infelizmente não sou assim, sempre digo o que penso e acredito que as pessoas tem que expressar aquilo que pensam dentro do projeto.
Se você está se dando bem, parabéns ! Pena que não estou tendo a mesma sorte que você…

eduacsp:
celso.martins:

isso de alguém puxar teu tapete, era supervisora e alguem te tirou o cargo é muito chato! já aconteceu comigo, era supervisor de uma equipe de 5 estagiarios e do nada apareceu um cara lá que me tirou tudo.

foi foda!

M

Boa Tarde,
Não compreendo,porque a maioria de vcs criticam demais a Accenture,são explorados,não são devidamente remunerados,
merecem mas não recebem aumento de salário nem promoção,quando tem uma promoção chega alguém e passa a perna em vcs,
por que será?O ano inteiro é uma porcaria,uma exploração,as famílias e os amigos ficam cansados de ouvir tanta reclamação
e tanto chororo,mas não procuram coisa MELHOR,por que será? E quando chega no final do ano a ACCENTURE banca uma festa,
como no Rio de Janeiro,na Marina da Glória,e naquele dia tudo fica esquecido,a diversão é total,parece que os problemas do ano inteiro
se apagaram,e os insatisfeitos tornam-se satisfeitos mesmo que por uma noite,vale a pena?Tanta satisfação no dia da festa ,
não quer dizer para seu chefe que VOCÊ esta satisfeito,e que merece tudo que ele faz e fala para você o ANO INTEIRO?
E as pessoas que ouviram vcs reclamando o ano todo como ficam neste dia?
Vai dizer que é obrigação da empresa bancar uma festa? Não é . É um cala boca,que os funcionários aceitam.
Se fosse por merecimento vcs não acham que mereceriam uma promoção,um aumento de salário?Ou quem sabe,ser bem tratado?

Att,

ivo_costa

MLucia:
Boa Tarde,
Não compreendo,porque a maioria de vcs criticam demais a Accenture,são explorados,não são devidamente remunerados,
merecem mas não recebem aumento de salário nem promoção,quando tem uma promoção chega alguém e passa a perna em vcs,
por que será?O ano inteiro é uma porcaria,uma exploração,as famílias e os amigos ficam cansados de ouvir tanta reclamação
e tanto chororo,mas não procuram coisa MELHOR,por que será? E quando chega no final do ano a ACCENTURE banca uma festa,
como no Rio de Janeiro,na Marina da Glória,e naquele dia tudo fica esquecido,a diversão é total,parece que os problemas do ano inteiro
se apagaram,e os insatisfeitos tornam-se satisfeitos mesmo que por uma noite,vale a pena?Tanta satisfação no dia da festa ,
não quer dizer para seu chefe que VOCÊ esta satisfeito,e que merece tudo que ele faz e fala para você o ANO INTEIRO?
E as pessoas que ouviram vcs reclamando o ano todo como ficam neste dia?
Vai dizer que é obrigação da empresa bancar uma festa? Não é . É um cala boca,que os funcionários aceitam.
Se fosse por merecimento vcs não acham que mereceriam uma promoção,um aumento de salário?Ou quem sabe,ser bem tratado?

Att,

Não entendi o seu ponto Ana Lucia.
Você está dizendo que a empresa é boa por ter dado uma festa de natal? Ou que os funcionários são ruins e eles não merecem uma festa de natal? Ou que por ter tido uma festa de natal agora os funcionários devem ficar contentes?

Eu acho que festa de natal é o MÍNIMO que uma empresa deve fazer aos seus funcionários…

bsmachado

Alguem sabe o email direto da Accenture, sem precisa se cadastrar la no site?

celso.martins

Já que entra ano e sai ano e essa thread não morre (nem fica zumbi), sugiro entrar 2012 tentando levantar um pouco o nível dela, procurando discutir algumas causas.

É natural que uma empresa do tamanho da Acc tenha uma variedade grande de formas de gerenciamento. Também acho natural que, devido ao seu tempo de existência (ainda mais contando o período pré mudança de nome) e a permanência de algumas pessoas na zona de conforto, o método de gerenciamento predominante seja o comando e controle. Escrevi um pouco sobre isso recentemente e o David Anderson questionou a simplicidade do uso deste termo no fórum kanbandev. Além disso, comentei um case de uma processadora de tomates de sucesso nos EUA.

Como eu disse, a cultura tradicional, infelizmente, é maioria na empresa. Felizmente a forma como tentam fazer o C2 geralmente não é diretamente, e sim de forma sutil. Existe o microgerenciamento, e poucos (dentro da minha área de conhecimento da empresa) o praticam de forma de forma ostensiva. Mas também existem líderes que preferem trabalhar com a cultura da alta confiança. Recentemente estive debaixo de uma liderança que abusa da cultura da alto confiança (essencial para qualquer cultura que visa o kaizen) e foi possível, com a ajuda da minha equipe, terminar com qualidade e antes do prazo um sistema que há tempos vinha se arrastando.

De qualquer forma, qualquer abuso de autoridade é passível de questionamento diretamente ou indiretamente. Eu particularmente questiono decisões e atitudes diretamente. Isso não faz de mim melhor que os outros, só acredito ser uma forma mais rápida e eficiente de resolver os problemas. Pessoas mais tímidas ou menos confiantes podem usar as ferramentas da empresa, que normalmente funcionam. Ou pedem para sair. Não compatibilização com a cultura de uma empresa não é vergonha e, com o nosso mercado aquecido, principalmente para quem tem mais bagagem, não é muito difícil sair.

Eu não concordo com algumas políticas de algumas lideranças, mas no meu pequeno mundo (minha equipe), tentamos fazer as coisas de uma forma um pouco diferente.

Como eu disse, pretendo discutir as causas, com um objetivo mais amplo, neste caso, a cultura do C2 (que apesar de concordar em parte com o David, ainda não vejo outra forma de chamar a cultura da baixa confiança e do microgerenciamento). Não vou responder ataques ou discutir com pessoas que não foram felizes ao debater com as suas lideranças ou usaram sem sucesso as ferramentas contra abuso de autoridade da empresa.

Abraços

[EDIT] Acerto do link da kanbandev que estava apontando para a minha caixa no gmail =)

aleck

Apenas reafirmando os comentários do celso, em qualquer empresa de médio e grande porte é comum a cultura do senhor de engenho e escravo, devido ao crescimento desestruturado e o foco meramente no lucro. Claro que não devemos generalizar, sempre vão existir equipes e profissionais que irão lutar por seu espaço e em muitos casos podem mudar o ambiente.

Recomendo os videos do Waldez Ludwig no youtube para quem está interessado no assunto.

M

Boa noite.
Ivo
O que eu disse,é que o MINIMO que a empresa deve ao funcionário é respeito, e reconhecimento pelo seu trabalho ( promoção,aumento de salário etc),
e se o funcionário acha que uma festa de final de ano é melhor do que nada , então ele merece ser tratado como nada.Se o funcionário se contenta com
pouco, porque dar mais.

Pela sua resposta,percebe-se que você é um daqueles que se contenta com POUCO.
Então,só te reste ficar insatisfeito durante 365 dias,se matar em horas extras,não ter satisfação profissional,etc…,mas no final do ano 1 dia de festa.
Porque é o minimo que a empresa pode fazer.Pessoas com este pensamento não olham para frente,mas sim para BAIXO.

Festejar o que? :?: :? :frowning:

V

Accenture ainda desenvolvendo software?

JMan

Bom, acho que como tudo na vida, tudo depende; Tenho um amigo que trabalha lá, acho que o cargo dele é consultor de ERP, Oracle Retail; Ele vive viajando, é realmente “caixeiro viajante” hora ele ta nos EUA, na mesma semana tá na França, depois vai pra Venezuela, México, Canadá e etc… estes tempos ele ficou quase um ano na Venezuela (feriadões ele foi algumas vezes pro caribe que é ali perto né… AHuiahuiH)… enfim, ele ganha uns 5.5k mês, são cerca de 16 ou 18 salários por ano se não me engano; Ainda segundo ele na ACN:

• Programador, ganha mal, só se fode e tem que comer merd*;
  • Analista, ganha mal, só se fode e tem que comer merd*;
  • Consultor, não ganha tão mal, só se fode, ja não come tanta merd*;
  • Gerente, não ganha mal, só e fode, ainda come muita merd*;

Segunde ele, o negócio fica bom msm é pros gerentes, que ganham até carro da empresa, participação de lucros e etc;

Parece que meio que prometeram um cargo de gerência pra ele para ano que vem.(Ele ja tá a 3 anos viajando sem parar). Se não rolar promoção ele vai dar jeito de cair fora;

Bom resumindo, peão é peão e só se fod*;

uahUIAHiuahUAHauihIAUH

JMan

Accenture é o nome da empresa, mas como a chamam

ACN

Tchanan…

3 letrinhas!!!

tchana nan nã!!!

JMan

Qnto as 3 letrinhas, o problema é que lá, muito mais geralmente a empresa só é boa para os donos.

[]'s

JMan

Meitunse:
Bom dia Senhores,

Dei uma passada de olhos pelos posts e fiquei extremamente curiosa… Fui chamada para uma entrevista para a Accenture de BH, para um cargo de Gerente. A primeira fase foi um teste ennnooorrme , de inglês… Agora devem chamar para a segunda etapa ( que acredito eu , seja de testes psicológicos e entrevistas)… Mas oq eu queria comentar com o grupo é… por que uma empresa tão MÀ, como tem sido colocada aqui, ficou em 11o no ranking das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, segundo a revista EXame deste ano?

Pra mim isso de melhor lugar para trabalhar é pura propaganda, pelo menos ja trabalhei em uma empresa com todos estes “selinhos” inclusive de melhor lugar para se trabalhar, mas o que ví, passa longe de um dos melhores lugares para se trabalhar. Me parece mais uma forma de pescar “troxas”. Algumas vezes são emrpesas em que 80% é de pessoas juniores e/ou com menos de 2 anos de casa (ou menos).

No dia que achar uma empresa com verdadeiros profissionais com mais de 3, 4, 5 anos de casa e a empresa conseguir um “selo” desses talvez eu acredite, que realmente seja um lugar bom. (Realmente, para quem ta começando em uma dessas “empresas grandes, conhecidas e boas”, e nos primeros meses, td parece maravilha).

JMan

Meitunse:
Nossa, quanta amargura!!!
Nem tanto ao céu, nem tanto ao mar…
Acho que a empresa perfeita ainda não existe, mas dizer que nenhuma é boa, tá sendo meio genérico demais né???

É obvio que que empresa perfeita não existe, que quero dizer, é que não se deixe levar por “selos”!!! (ou bla bla bla de revistinha)

Criado 19 de novembro de 2007
Ultima resposta 5 de out. de 2008
Respostas 221
Participantes 82