aleck:
Me desculpe le-silva, mas você não entendeu direito o que o shoes quis dizer. Uma arquitetura mcdonalds é utilizada como pau para toda obra, uma arquitetura de referencia é utilizada para que os projetos de um mesmo negocio não precisem se preocupar com o básico e sim no que difere da arquitetura, alem de ser algo passivel de modificações e melhorias.
E você não deve seguir a risca a opinião de todos que você respeita, tente ser mais critico e utilize a opinião dos outros para formar a sua, incluindo a propria experiencia. Por exemplo, no artigo do shoes ele comenta que nunca viu um projeto com ejb 2.1 ser um sucesso, pois esta e a experiencia dele, respeito isso e acredito ser a maioria no mercado, porem conheço muitos projetos que funcionaram e foram um sucesso(porem não é por isso que vou recomendar :p).
A verdade é que os desenvolvedores adoram usar o ambiente dos clientes para testar novas tecnologias/conceitos/etc e isso normalmente acarreta em um manutenção problemática, do contrário de uma arquitetura de referencia, onde a maioria das tecnologias e conceitos são os mesmos.
[]'s
Aleck, eu respeito o Shoes, sim. Assim como respeito vários outros caras aqui nesse forum. O Paulo Silveira, o CV, o Luca, em fim… Mas isso não significa que eu “vá pela cabeça deles”. É tão dificil entender isso?
Eu tenho minhas experiências pessoais, sim, como você e outros aqui do forum. Se você quiser, pode visitar meu blog (http://codezone.wordpress.com/about), você vai ver que eu não entrei nesse negócio ontem. Já passei por muitas empresas e projetos. Conheço bem o mercado. Mas e daí, não preciso ficar jogando isso aqui na mesa. Esse não é o assunto deste post.
Eu só citei opiniões desses caras, porque estas também são as minhas opiniões, e eu não queria ter que escrever tudo de novo o que alguém já escreveu muito bem. Não há por que. Não quero chover no molhado.
Eu sei muito bem o que o Shoes definiu como arquitetura de referência, ou Mc Donals, como queira. Aliás, antes de eu ler este post dele, eu já sabia do que se tratava. Não aprendi o que é arquitetura de referência com o post dele, ou com a discução que rolou aqui no GUJ. Mais uma vez, eu só citei, porque não queria escrever tudo que alguém já disse. Só isso.
Agora, cara, leia os meus post inteiros. Olha o que eu já havia dito…
A impressão que dá é que você não está lendo o meu post completo. Ou não está querendo entender o que eu escrevi. Aliás, leia todos os meus posts. Eu parabenizei o Rodrigo quando entendi qual era o objetivo dele. Entendi porque perguntei e ele respondeu sem qualquer flamewar, respondeu na boa.
É isso…