Analista de Sistema != Engenheiro de Software?

31 respostas
L

Olá, uma dúvida boba,

Li em alguns livros que tratava o Analista de Sistema e o Engenheiro de Software como mesma coisa.

Existe diferença entre eles? Se sim qual a diferença?

31 Respostas

H

Analista de Sistemas é como se fosse um gênero,onde existe uma espécie chamada Eng. de Software.

ViniGodoy

Depende da idade do livro.

M

Analista de Sistemas e Engenheiro de Software possuem dominios de conhecimentos diferentes.

A Analista de sistemas está focado em como o Software Atende o Negócio enquando o Engenheiro está focado na processo de produção de software com qualidade.

D

Pra mim esse nome Engenheiro de software é muito ruim.

Felagund

Pra mim são tudo igual a programador auauhauhhauha :slight_smile:

Gostei muito da resposta do Viny hehehe.

M

O analista de sistema é uma coisa, programador é outra, e Engenheiro de Software é outra completamente diferente…

falar que tudo é a mesma coisa, é falar que o Pedreiro, Chefe de Obras e Engenheiro Civil é tudo a mesma coisa, o Engenheiro e o mestre de Obras sabem assentar bloco, mas não é função dele, se ele está fazendo isso, pode ter certeza que as coisas que ele deveria fazer não estão sendo feito.

A

Tirando o analista de negócio, que não sabe programar por preguiça de aprender, o resto é tudo programador mesmo.

Pronto, falei! :stuck_out_tongue:

Jose_Donizetti

Tudo Progamador! ++

=D

Felagund

mark_domi:
O analista de sistema é uma coisa, programador é outra, e Engenheiro de Software é outra completamente diferente…

falar que tudo é a mesma coisa, é falar que o Pedreiro, Chefe de Obras e Engenheiro Civil é tudo a mesma coisa, o Engenheiro e o mestre de Obras sabem assentar bloco, mas não é função dele, se ele está fazendo isso, pode ter certeza que as coisas que ele deveria fazer não estão sendo feito.

Sim, atualmente é tudo a mesma coisa, essa divisão existe em 90% dos casos na carteira e / ou salário, mas é muito comum vc ver aquele programador desenhando casos de usos, ajudando a aperfeiçoar o sistema, e analistas e engenheiros programando também…

Qual a diferença se todos fazem o serviço de todo mundo? Não quero um analista / engenheiro que não põe a mão na massa, ele nem sabe o que é melhor, ele não conhece o “chão de frabrica”.

LucasAdri07

Eu sei que tem diferença para engenheiro da computação (:

Ele trabalha com os componentes, dos computadores, celulares, e tudo que tenha programação (:

PS: Acho que é mais ou menos assim.

D

Engenharia da computação já é reconhecida como uma engenharia pelo CREA?

Pq pelo que me lembro até pouco tempo atrás não era, de engenharia só tinha o nome, como aliás um monte de outros cursos colocaram engenharia na frente para glamourizar o curso, tem até engenharia têxtil, ehehehhehe, vou perguntar para a costureira do meu bairro se ela é engenheira.

J

Daniel_MV:
Engenharia da computação já é reconhecida como uma engenharia pelo CREA?

Pq pelo que me lembro até pouco tempo atrás não era, de engenharia só tinha o nome, como aliás um monte de outros cursos colocaram engenharia na frente para glamourizar o curso, tem até engenharia têxtil, ehehehhehe, vou perguntar para a costureira do meu bairro se ela é engenheira.

É sim. Engenharia da computação é um misto de ciência da computação com engenharia elétrica, e esse novo padrão foi criado no MIT para unir os dois departamentos.

Agora voltando ao tópico, os dois são a mesma coisa. O nome mudou só por questão de estatus.

M

Ai é que está a diferença:

Engenheiros e Pseudos Engenheiros.

O Engenheiro realmente tem que programar para experimentar a tecnologia e saber o que acontece no sistema, mas ele não tem que ficar fazendo isso.

O Processo de Desenvolvimento de Software não começa quando começo a escrever código ou caso de uso nem termina quando faço deploy no ambiente de homologação.

O Processo de Testes, Qualidade do Processo de Desenvolvimento, Team, Negociar com o Gerente de Projetos e com o Cliente, Auxiliar no Status Report do Projeto, Treinamento, Pós-Implantação, tudo isso deve estar em baixo da alçada do Engenheiro, afinal ele deve ganhar para isso, programar é apenas uma coisa que o Engenheiro deve saber fazer, e que deve orientar parte da sua equipe a fazer.

O que acontece muito e que empresas não tem um engenheiro, tem pessoas que ganham como engenheiros e pensam como programadores, porque não sabem o que o engenheiro faz e a empresa não dá treinamento para esse individuo justificar o que ganha e esse cara também não corre atraz para justificar o salário, só quier saber de correr atraz do rabo, programando.

ffc4852

Para mim a diferenca entre analista de sistemas e engenheiro de software esta na atuacao…

acredito que o engenheiro de software esta peocupado em modelar o sistema…

e o analista em projetar a estrutura logica e ligada ao usuario…

nao sei se eh um conceito formalizado…mas acredito que seja isso!!!

renamed

A diferença está no nome e na faculdade.
No mercado de trabalho, tudo se resume a Superior Completo na Área de Informática ou Superior completo com Ciências da Computação, Engenharia da computação, Análise de Sistemas e afins…

Luca

Olá

1. Também não gosto do termo engenheiro de sistemas. Mas este termo não foi inventado aqui e não dá para lutar contra ele. Existe e pronto.

2. O termo analista de sistemas fazia mais sentido antigamente quando realmente antes de iniciar o trabalho de desenvolvimento se fazia uma análise junto do cliente em que eram necessárias muitas qualidades que hoje não são mais necessárias. Exemplo: habilidades de lidar com gente que ia perder o emprego na medida em que suas tarefas rotineiras manuais fosse automatizadas. A gente entrevistava estes caras e precisava ser bem político diante de um possível terrorista na primeira oportunidade detonaria uma bomba implodindo o sistema. Os livros de análise davam dicas sobre isto. Um dos donos da Microsiga escreveu livro sovre análise de sistemas e falava nisto. Hoje este termo está obsoleto.

3. Para mim somos todos desenvolvedores. Só que em uma empresa de TI nem todos fazem a mesma coisa. Sempre disse que o desenvolvedor mais importante da equipe era o cara que conseguia o serviço, algumas vezes o diretor comercial e outras um prospector de novos negócios. Sem o cliente tudo mais vira lazer.

Já os nomes que as faculdades usam não importa muito. Dou mais valor a um formado no IME-USP do que alguém destes cursos de “Cientista” da computação pagou-passou". Concordo bastante com o Fábio Akita em http://akitaonrails.com/2009/04/17/off-topic-devo-fazer-faculdade

[]s
Luca

A

Na minha CLT está o cargo Analista de Sistemas, e realmente eu faço isso no dia a dia: analiso, desenvolvo, analiso de novo, desenvolvo, testo, volto na análise, testo de novo, desenvolvo… e assim vai…

ffc4852

iso tb eh vdd!!..apesar dos nomes serem diferentes…hj muitas empresas utilizam apenas analisa de sistemas…independente da funcao ou formacao academica…

acredito que isto aconteca…por um profissional mtas vezes ter que lidar (ou conhecer) com todas as fases de desenvolvimento de um projeto…o que inclui a analise e modelagem do produto final…

Luca

Olá

O que é VDD? Isto vai na carteira? É padrão ISO?

[]s
Luca

A

Luca:
Olá

O que é VDD? Isto vai na carteira? É padrão ISO?

[]s
Luca

faz parte do novo padrão CMMI nível 48 da faixa C

:twisted:

Jonatas_Emidio_de_So

Basicamente!

Engenherio de Software - Processos.
Analista de Sistema - Negócio.
Programador - Código.

Jonatas_Emidio_de_So

Sou formado em análise de sistemas e estou fazendo especialização em engenharia de software.

Peço desculpas pois precisarei ser longo e mesmo assim não falarei todo o que é preciso(Por favor leiam com atenção).

Engenharia -
De fato o prefixo engenharia no nome é meio controverso, mas a idéia é que com um “processo bem definido” poderemos garantir a qualidade do software (pelo menos esta é a idéia da coisa!).

Diferença -
Estes cargos não surgiram aqui no brasil (não refletem a realidade da maioria de nossas empresas - onde as vezes até o gerente de projetos programa).

No cenário das grandes empresa cada um se especializa em sua função:

Engenheiro de Software: Deve conhecer todo o procedimento de desenvolvimento de software (Criar bons padrões para a organização - de acordo com a realidade da empresa ele informa se um diagrama de estado agregará valor a organização).
-Geralmente é um cara certificado em RUP e conhece CMMI e MPS.Br.

Analista de Sistema: Deve conhecer o negócio(especifico) e ter bons conhecimentos de modelagem. Geralmente a ponte entre o cliente e o programador.
-Geralmente é um cara certificado em UML, deve ser bom em entender o cliente(Levantamento de Requisitos - na minha opinião o que é mais dificil em um projeto de software).

Programador: Quase a reta final - Aquele que sabe codificar(Lê o que foi modelado e transcreve no sistema.)
-Geralmente certificado na linguagem que lhe apraz.

Espero ter ajudado!

Luca

Olá

Jonatas Emidio de Souza:
Sou formado em análise de sistemas e estou fazendo especialização em engenharia de software.

Peço desculpas pois precisarei ser longo e mesmo assim não falarei todo o que é preciso(Por favor leiam com atenção).

Engenharia -
De fato o prefixo engenharia no nome é meio controverso, mas a idéia é que com um “processo bem definido” poderemos garantir a qualidade do software (pelo menos esta é a idéia da coisa!).

Diferença -
Estes cargos não surgiram aqui no brasil (não refletem a realidade da maioria de nossas empresas - onde as vezes até o gerente de projetos programa).

Engenheiro de Software: Deve conhecer todo o procedimento de desenvolvimento de software (Criar bons padrões para a organização - de acordo com a realidade da empresa ele informa se um diagrama de estado agregará valor a organização).

Analista de Sistema: Deve conhecer o negócio(especifico) e ter bons conhecimentos de modelagem. Geralmente a ponte entre o cliente e o programador.
-Geralmente é um cara certificado em UML, deve ser bom em entender o cliente(Levantamento de Requisitos - na minha opinião o que é mais dificil em um projeto de software).

Programador: Quase a reta final - Aquele que sabe codificar(Lê o que foi modelado e transcreve no sistema.)

Espero ter ajudado!

http://varandageek.blogspot.com/

Tem certeza? Acho que mudou alguma coisa nos últimos 5 ou mesmo 10 anos. Era assim no milênio passado.

[]s
Luca

luistiagos

Jonatas Emidio de Souza:

Engenharia -

Diferença -

Espero ter ajudado!

http://varandageek.blogspot.com/

Para uma metodologia em cascata isto até que faz sentido… porem hoje em dia em diversas empresas não existe mais esta divisão de analista e programador… pois ambos o programador faz a tarefa de levantar requisitos e transformar e codificar isto se chama desenvolvedor…

M

Não sei se no passado tinha diferença. Hoje em dia dá tudo na mesma, mesmo que exista um profissional com um perfil mais programador e outro com um perfil mais de análise, são tudo desenvolvedores. Tem empresa que pode chamar de engenheiro de software, analista, desenvolvedor, etc, mas dá tudo na mesma.

Luca

Olá

Antigamente analista não escrevia código de jeito algum.

Concordo contigo que somos todos desenvolvedores. Aliás, uma frase que sempre digo mais ou menos a título de provocação é que em uma equipe de desenvolvimento, o desenvolvedor mais importante é aquele que conseguiu o serviço, muitas vezes em uma empresa de desenvolvimento é um diretor comercial ou mesmo o diretor presidente. Sim, eles também são desenvolvedores.

[]s
Luca

Jonatas_Emidio_de_So

A minha intenção não era falar que o Engenheiro ou Analista não desenvolvem… Pelo contrário eu afirmei que em alguns casos até o gerente desenvolve.

A idéia era deixar claro o foco de cada cargo.

OBS:

Um engenheiro de software e um analista de sistemas podem sim ser chamados de desenvolvedores, já o programador, se não souber levantar bem os requisitos(não pode ser um analista) e não souber como funciona um ciclo de vida de um processo de software - da concepção até a implantação - que não é só codificar(não pode ser chamado de engenheiro de software).

Todos podem ser desenvolvedores mas nem tudo é a mesma coisa!

lina

Oi,

A resposta está em saber a diferença entre o Software e o Programa.

Tchauzin!

Luca

Olá

Posso estar errado mas a impressão que tenho é a de que você está descrevendo o antigo e obsoleto processo de desenvolvimento de software em cascata.

Luca

luistiagos

concordo…

luistiagos

lina:
Oi,

A resposta está em saber a diferença entre o Software e o Programa.

Tchauzin!

Dai pode ter diferença… programa pode ser aquilo que passa na televisão sabado a noite… já software não… :lol:

Criado 20 de julho de 2010
Ultima resposta 13 de out. de 2010
Respostas 31
Participantes 17