Aprender python ou ruby?

28 respostas
M

Queria a opinião de vocês, quero aprender uma linguagem mais simples pra trabalhos não muito complexos e coisas pessoais e estava na dúvida entre python e ruby. Vi vários tópicos sobre ruby e python, mas não qual das duas vocês usariam. Então coloquem ai qual vocês gostariam de aprender, tipo uma enquete, se não quiser colocar o porquê tudo bem, coloca só o uma das duas.

28 Respostas

bzanchet

Não há razão que justifique a necessidade de escolher apenas uma.

J

Eu uso Ruby e acho muito boa, excelente para scripts, e excelente para web utilizando o Rails.

Se você tiver utilizando Windows, e quiser uma instalação next-next-next utilize a instalação personalizada que eu criei: http://blog.peleteiro.net/2006/11/28/ruby-installer-on-steroids/

1112

Vá experimentando as duas simultaneamente e depois se aprofunde na que gostar mais.

Luiz_Aguiar

Qualquer uma das duas, vai passar fome com as duas mesmo… rsrs

clodoaldoaleixo

Realmente…se a intensão for viver dessas linguagens esqueça… mas como passa tempo eu te recomendo praticar esportes, pegar mulher…coisas mais saudaveis… :smiley:

Luiz_Aguiar

Realmente…se a intensão for viver dessas linguagens esqueça… mas como passa tempo eu te recomendo praticar esportes, pegar mulher…coisas mais saudaveis… :D
+1

:smiley:

L

Realmente…se a intensão for viver dessas linguagens esqueça… mas como passa tempo eu te recomendo praticar esportes, pegar mulher…coisas mais saudaveis… :D
+1

:smiley:
++1

peczenyj

Aprender uma linguagem script é interessante sim.

Aprenda qq uma e mande brasa.

Proteu_Alcebidiano

clodoaldoaleixo:

Suas recomendações de passatempo são imprescindíveis :mrgreen:

quanto à python e ruby, tem gente vivendo delas sim :slight_smile:

t+

Grinvon

Muitas vezes apreder uma língua (não computacional) pode valer mais apena. Eu sei quase nada de ruby e muito menos de Python.

renatosilva

Ruby. Ruby. Ruby.

Luiz_Aguiar

eu sei que tem… quase uns 200 né… rsrs

S

Velho, se ainda não souberes inglês, invista nele, senão vai pro espanhol, alemão, francês ou italiano :smiley:

Isso ajudará estupendamente na sua vida profissional :wink:

[]´s

Proteu_Alcebidiano

spyrogyra:
Velho, se ainda não souberes inglês, invista nele, senão vai pro espanhol, alemão, francês ou italiano :smiley:

Isso ajudará estupendamente na sua vida profissional :wink:

[]´s

:hunf: ??

RafaelRio

Depois de ler alguns livros do Bruce Eckel, eu fiquei muito interessado e entusiasmado com Python.

Bruce Eckel é o autor da série Thinking in Java, que já está na 4° ed, entre outros livros. O site do cara: http://www.mindview.net/

Num dos livros dele, ainda em desenvolvimento e disponível para download, tem uma introdução muito boa à Python e Jython. O link para download é http://paginas.terra.com.br/informatica/luizferraz/c/mindview/ .
É o último livro da página, Thinking in Patterns (under development).

O livro é sobre padrões de desenvolvimento e está parado desde 2001. No cap. 09, que trata sobre Interpreter/Multiple Languages, ele argumenta que é melhor usar Jython do que uma linguagem criada na hora. Vale a pena conferir, pois ainda não encontrei na net nenhuma introdução tão boa ao Python, voltada para quem programa em Java.

E há uns tempos atrás, criei um tópico parecido. http://www.guj.com.br/posts/list/41886.java

T+!

Java_Vinicius_Machin

Bom, depende, para aplicações cientificas python é muito melhor. Então se os passatempos que tu pretende programar envolverem números e mais números prefira python. Isso sem contar que o Jython vai ajudar muito na hora de fazer a parte visual da sua aplicação (GUI usando swing).
Abraços. :wink:

renatosilva

Bem que eu queria saber o que Python tem que Ruby não tem…Velocidade? Maturidade? Uot?

cv1

Python e Ruby sao, pra todos os efeitos, equivalentes, renato3110 - a diferenca eh puramente gosto (e o runtime do Python que eh bem mais espertinho)

eliziario

Se sua intenção for viver como empregado, realmente você vai ter que esperar aparecer uma empresa que contrate profissionais nessa tecnologia. Agora, se você quiser viver por conta própria, e ter sua própria empresa, pode valer muito a pena. Afinal, enquanto você estiver mostrando o resultado da sua primeira iteração do projeto para seu cliente, é muito provável que seus concorrentes ainda estejam quebrando a cabeça pra setar o maven+myfaces+ejb3+etc etc etc etc da vida e criando um monte de DAOs horrorosos.

M

Cara, andei dando uma estudade em Ruby on Rails (RoR) e achei muito produtivo e baixa curva de aprendizado !!! Se sua intenção é fazer aplicações que se inicia do zero, com a criação de BD junto, é altamente indicado !!!

Fui a um evento sobre RoR e entre os participantes, vários estavam a pedido da empresa que trabalham, inclusive eu, pena que como trabalho com desenvolvimento de sistemas que partem do um BD legado de um ERP, no momento não é indicado o uso do mesmo !!! mas como vc falou em sistemas pequenos, vai fundo cara em RoR, pois não conheço o python!!! hehehehe

D

ola :smiley:

alguns dias atras, eu estava me aventurando pelo Ruby…confesso que fiquei surpreso pela simplicidade da linguagem…muito mais simples q java iuasheuaie

acho que para viver disso, ainda não é a hora…e particularmente, não sei se ela vai aguentar rodar coisas muito pesadas!!

ASOBrasil

Já pensou se o Bruno Souza tivesse ouvido uns conselhos como esse a 10 anos atrás sobre o Java! “- AH Bruno! estudar Java para que? Vai querer passar fome, estuda VB que é o que dá dinheiro!” :? Ótimos conselhos pessoal!

matheus564,

Como o pessoal já disse, eu daria uma estudada nas duas linguagens! E dá uma analisada em Groovy também! Particularmente estou achando do cacete! :wink:

ASOBrasil

paulopatto

Agora quatro anos após eu estou com a dúvida entre python e ruby, acredito já ter me decidido, mas vendo os comentários hoje (4 anos após). É até comico ver, não que quem tenha comentado duvidas sobre linguagens de scripts, acho que hoje já deve ter mudado de opinião.

O Rails neste período amadureceu e não sei se já existia mas o Django surgiu, para aplicações web. As vezes é engraçado ver essas coisas.

Att. @paulopatto

Andre_Rosa

Cara…

Essa são duas linguagem super poderosas, eu programo em Ruby, mas pelo que eu tenho ouvido falar, o Python é mais poderoso.

saoj

Há uma diferença fundamental, que vai determinar a escolha:

Ruby abraça e incentiva a metaprogramação. Python não.

Ruby te dá poder e liberdade total, até para fazer cagada. Python não.

Vc escolhe. Eu fico com Ruby por uma questão de prazer mesmo.

leandronsp

Se passaram 5 anos da criação do tópico, e hoje parece que mudou o mercado (na visão de alguns que postaram 5 anos atrás…)

Pelo menos aqui em Sampa o mercado de Ruby tá aquecido. Vejo também bastante vaga no Top Ruby Jobs.

Estou trabalhando com ruby atualmente mas também estou começando a aprender python por fora, como curiosidade. Aprendizado nunca é demais e faz muito bem. Já respondi a questão.

Elizeu_Santos

mais um ano se passou.
e EU que tanto falei mal de linguagens dinâmicas devo pegar um projeto ruby ou python em breve rs

C

Nao podemos ser extremistas em relacao a linguagem nenhuma :slight_smile:

Criado 3 de dezembro de 2006
Ultima resposta 24 de ago. de 2012
Respostas 28
Participantes 25