Olá,
Após muitos anos trabalhando com Delphi e banco de dados Oracle (PL/SQL), a empresa onde trabalho (uma empresa de médio porte do ramo automotivo) resolveu partir para o desenvolvimento web, em Java. Além dos motivos de sempre (falta de programadores Delphi no mercado, solução do problema de atualização de sistemas, possibilidade de execução em dispositivos móveis, etc), a empresa comprou a solução de portal Oracle WebCenter, que roda no servidor de aplicação WebLogic (que é Java).
Como um dos analistas de sistemas da empresa, e o único que conhece melhor a plataforma Java (fiz uma pós-graduação em Tecnologias Java), fui designado a definir as metodologias e ferramentas de desenvolvimento na nova linguagem.
Uma das minhas principais dúvidas é em relação ao uso de EJB (mais especificamente, session beans): nossos sistemas são bastante integrados uns aos outros, e comumente usamos as mesmas tabelas e compartilhamos código entre eles. Ao meu ver, seria um caso intessante de uso de Session Beans, já que as diversas aplicações poderiam usar uma única fonte de código, sem ter que me preocupar com código repetido em diversos projetos (e para piorar, com versões diferentes).
Então a dúvida é: vale a pena usar Session Beans para manter as regras de negócio, é melhor mantê-los nas próprias aplicações ou ainda, mantê-lo em um JAR, como se fosse uma library, sendo consumida pelas aplicações)? Atualmente as aplicações rodarão todas em apenas um servidor, mas é possível que passemos a trabalhar em cluster, caso o volume de acessos aumente muito.
Grato.