BD com produtos e seus código de barras

6 respostas
RealJavaMan

Olá,

alguém sabe se existe disponível algum banco de dados listando produtos e seus respectivos códigos de barra?
Pra minha surpresa, não encontro nada na net. Qualquer informação é bem-vinda.

6 Respostas

J

olá RealJavaMan ,

Não entendi direito a sua pergunta. Quais produtos? de um negócio específico? EAN 13 para código de barras?

Eu imagino possível - mais muito difícil de tornar prático e reutilizável - um banco de dados de produtos com seus respectivos códigos de barras.

Uma loja de material de construção terá produtos diferentes de uma loja de informática, que terá produtos diferentes de uma loja de confecções, etc

RealJavaMan

Falo de um banco de dados genérico mesmo, contendo, por exemplo, códigos EAN13, mais utilizados no varejo.
Iria aproveitar na minha aplicação apenas os códigos e descrições dos produtos encontrados na loja em questão.
Ou seja, pegaria os dados que me interessam e jogaria pro bd local.
O que eu quero com isso é economizar trabalho na hora de cadastrar todos os produtos.

Acho que é possível sim, porque não?
Mesmo um bd que contenha diferentes tipos de código, de produtos de diferentes setores é possível compartilhar na internet.

Marques

Eu não entendi…
Não seria a caso de vc ter no te cadastro o código do referido produto e na hora de imprimir/exibir vc mostrar esse codigo em formato de código de barras?

Sds,

Marques

J

RealJavaMan,

Ao cadastrar um produto, vejo inúmeras outra variáveis importantes - como definição da situação tributária (ICMS, IPI, etc), unidade de medida, preço de venda, etc

Pelo seu post, você quer reaproveitar a descrição e o código de barras. A economia de tempo que a pessoa terá cadastrando isso é muito pequeno - talvez o mesmo tempo que ela teria que localizar esse mesmo produto num rol de vários produtos já inseridos no banco.

No mínimo, para ter um cadastro confiável, ela teria que conferir se o produto do BD tem o mesmo numéro de código de barras. Nesse ponto vejo que já não teria mais economia, e sim perda de tempo - comparando.

Se ela tiver um leitor para coletar o número do código de barras, isso se torna uma tarefa tranquila.

Minha opinião é que essa idéia em ambiente de produção vai atrapalhar mais do que ajudar.

Mas se vc acha que é viável então implemente, faça uns testes iniciais e veja como se comporta!
Quanto eu digo testes iniciais, compare, veja quanto tempo cada método leva, para cadastrar os produtos.

RealJavaMan

joellazzari (alguem me entendeu, finalmente!!),

realmente, vc deve ter razão, mas no meu caso não preciso de tantos detalhes.
Apenas descrição, preço, custo e estoque já estaria bom.
O que eu queria era ler o código com o scanner e o programa preencher pelo menos
a descrição automaticamente.

De qualquer forma, valeu.

J

blz RealJavaMan ,

Faça alguns testes, vc vai encontrar o mais conveniente, tenho certeza.
Veja também quanto tempo vc vai levar pra fazer - a manutenção desse sistema - e a melhoria que esse sistema pode trazer para o usuário final.

Digo isso pra vc pq já fiz muita coisa que não era prático em ambiente de produção e o pessoal, com o tempo, não via vantagens em usar. Perdi meu tempo e - naturalmente - R$.

Criado 26 de setembro de 2009
Ultima resposta 27 de set. de 2009
Respostas 6
Participantes 3