Casos de uso x estórias de usuário

5 respostas
rmendes08

Gostaria de saber a opinião da galera, casos de uso e estórias de usuário, são na opinião de vocês ferramentas antagônicas ou complementares ?

Particularmente, tive um insight, e por favor, me corrijam se eu estiver errado. Na minha opinião, estórias de usuário servem para mapear o VALOR de um produto, a partir da perspectiva do usuário. Já casos de uso, penso já em uma ferramenta de modelagem mesmo, onde eu começo a detalhar as interações do usuário propriamente dito. Ou seja, os casos de uso poderiam servir justamente para detalhar uma estória de usuário.

Então, o que vocês pensam ?

5 Respostas

ViniGodoy

Exatamente a mesma coisa.

Y

Discordo de que sejam a mesma coisa. Um caso de uso pode ter os seus extends e sei la mais o que. As estorias sao, por definicao, independentes uma das outras.

As estorias nao detalham passo a passo de uma regra, casos de uso sao detalhados, contem desvios, ifs, elses.

Acho que sao bem diferentes.

ViniGodoy

Respondi a pergunta final dele:

Penso o mesmo que ele. Histórias mapeiam o valor do usuário, o que num sistema é importante para ele. Casos de uso já fazem parte da modelagem do sistema em si.

Y

ViniGodoy:
Respondi a pergunta final dele:

Penso o mesmo que ele. Histórias mapeiam o valor do usuário, o que num sistema é importante para ele. Casos de uso já fazem parte da modelagem do sistema em si.

Ops, malz entao.

JoaoBluSCBR

Por definição um caso de uso não deve ter nem ifs, nem elses e nada que lembre linguagem de programador.

Um caso de uso é uma sequenciação de passos para atingir um (e somente um) objetivo de um cliente.

Pode ter caminha alternativo, mas deve ser coloquial, ou seja, nada de pseudo-codigo. Um caso de uso
serve, entre outras coisas, para apresentar ao cliente e mostrar (na linguagem dele) que entendemos
o objetivo dele e chegamos a definir as sequencias e até as alternativas.

Muitos clientes gostam de ver os casos de uso por que vao além das historias deles. Geralmente
apresentam alternativas que eles nao pensaram e por isso devem ser apresentados a eles em
uma linguagem que eles entendam, nada que tenha a ver com código ou pseudo código.

E só pra ficar claro, entendi que ninguém aqui está falando de diagrama de caso de uso que é bem diferente.

Criado 1 de outubro de 2011
Ultima resposta 4 de out. de 2011
Respostas 5
Participantes 4