Certificado Digital

1 resposta
gsfteodoro

Olá galera do Guj? Tudo bem com vocês?

Estou no início de um grande projeto na empresa em que atuo e uma das responsabilidades que me foram atribuídas é a parte da segurança.

Vamos ao cenário: Tenho um servidor de aplicações e um servidor web. No servidor de aplicações, haverão vários webservices e tudo mais e o servidor web um front end.
No projeto, criamos uma estrutura em que será transitado um objeto do tipo Usuário e este terá uma lista com os tipos de acesso (incluir, alterar, excluir, consultar) e os acessos em si (serviços).
Até aí, tudo bem. Gostaríamos de que o consumo da webservice (que é assincrona) tivesse uma proteção a mais para que nenhum expert em XML monitore um trânsito de dados, crie um XML na mão e envie esse.

Aí ficou a minha dúvida: É interessante que todos os serviços tenham a necessidade de serem assinados digitalmente ou somente o objeto Usuário (pois sempre que faço uma requisição, envio o objeto Usuário para validar se aquele serviço pode ser executado por ele)?
Se sim, com a assinatura digital, não posso comprometer o meu link de dados?

Obrigado pela ajuda.

1 Resposta

O

Não entendi bem onde exatamente voce pretende implantam “segurança”. Pelo descrito, eu entendo que pode ser em 3 possibilidades:

1. SSL/TLS - segurança na “camada de rede”: simplificando, expor os seus Web Services atraves de HTTPS. É o mais simples de implementar, pois só mexe com a parte de infra-estrutura. Dá para implementar certificação tanto do lado do servidor como do lado do cliente.

2. XML Encryption/WS Security: seria utilizar algum mecanismo de criptoigrafia no XML dos Web Services. Não conheço a especificação, portanto não sei como ele realmente funciona. Acho que tem que criptografar a mensagem toda.

3. Usar um mecanismo de criptografia própria: você pode bolar o seu proprio protocolo de criptografia, pois pelo o que eu entendi somente o cliente desenvolvido por voces é que vai usar estes Web Services. Eu acho que não vale a pena. Voce teria liberdade de criptografar o que acha necessário, mas vai ter trabalho…

Se o sistema já está pronto, não tenha dúvidas e implemente via SSL/TLS mesmo. Neste cenário, tudo é criptografado. Então vc não precisa ficar se questionando sobre o que criptografar. No máximo, você pode disponibilizar os Web Services menos criticos em termos de segurança através de HTTP mesmo.

Criado 23 de janeiro de 2012
Ultima resposta 23 de jan. de 2012
Respostas 1
Participantes 2