ViniGodoy e Andre Rosa
Obrigado pelas sugestões, como falei no post, esse é o primeiro passo, creio que a leitura do Clean Code deva ser a primeira de muitas. Quanto ao Refactoring do Martin Fowler, vejo como o segundo passo, já que este é uma referência de como refatorar, enquanto o Clean Code é mais conceitual.
mauricionarcizo
A idéia é incomodar mesmo, assim como me senti incomodado durante a palestra. Eu já tinha lido o livro, já aplicava suas práticas, mas ainda sim não fiquei satisfeito após o que ouvi. Além disso, trabalhei com muitas pessoas que nunca nem ouviram falar do livro, então decidi escrever para espalhar a idéia, e espero que faça com que as pessoas pensem no assunto e leiam o livro.
Sobre o inglês, eu tenho o Refactoring em português e a tradução é horrível. Aconselho a adquirir livros dessa linha em inglês mesmo.
AbelBueno
Não desista de fazer a diferença. Procure falar com as pessoas certas, e procure formas de mostrar que testes e código limpo trazem benefícios. Use ferramentas como o Sonar, que permitem mostrar com gráficos esses números, e melhor, um plugin que faz um cálculo aproximado do quanto a dívida técnica do projeto custa para a empresa em dinheiro. É algo que pode chamar a atenção.