Meu professor de compiladores ao corrigir alguns fontes meus, disse que meu código estava muito pulverizado, separei os módulos funcionais de maneira clara e concisa, agora não sei o que fazer!
Qual a diferença de um código Pulverizado de um código Modularizado?
Afinal de contas a navegação de código, caso que ocorre quando um código é modularizado deve ser evitada? Devo seguir o premissa de separar as funções em sub-funções conforme níveis de complexidade?
7 anos atrás quando comecei a aprender a programar, escrevia normalmente todo o programa em um único bloco, depois de aprender várias linguagens OO e estruturadas, ler livros e aplicar como escrever um código limpo, estudar modelagem, padrões de projeto e de muita tentativa e erro essa situação acontece.
Você podia colocar alguns exemplos concretos para o pessoal discutir a partir deles. Fica mais fácil compreender exatamente o que está pensando, qual caminho está seguindo, até onde o professor tem razão na crítica ou não.
O que o professor quis dizer com pulverizado? Seria um “modularizado em excesso”?
sergiotaborda
DavidUser:
Meu professor de compiladores ao corrigir alguns fontes meus, disse que meu código estava muito pulverizado, separei os módulos funcionais de maneira clara e concisa, agora não sei o que fazer!
Qual a diferença de um código Pulverizado de um código Modularizado?
Afinal de contas a navegação de código, caso que ocorre quando um código é modularizado deve ser evitada? Devo seguir o premissa de separar as funções em sub-funções conforme níveis de complexidade?
Sim, desde que mantenham a coesão. Normalmente pulverizar significa destruir a coesão, ou sejam funções que deviam estar juntas estão separadas ou estão demasiado em estrutrua fina (muitas subfunções de subfunções, etc) que acada que cada função faz 1 linha de código. As funções devem ser partidas, mas não se isso afetar a coeão. Em java , c consegue partir mais porque tem o escopo private que mantém a coesão. Em C por exemplo isso não é assim e se partir muito vai acabar partindo demais.
DavidUser
sergiotaborda Muito Obrigado pela dica, então em linguagens como C vou tentar diminuir o número de subfunções.
Este foi o fonte:
Não foi criada nenhuma outra subfunção para as funções que são chamadas aqui.