Colunas e registros de uma tabela mysql

9 respostas
php7mysql
murillo_smit

Boa noite!

Estou com dificuldade para gerar um relatório onde eu verifico se uma coluna existe em uma tabela mysql e depois listo todos os registros da mesma! alguém poderia me ajudar como posso fazer isso?

Agradeço!

9 Respostas

rodriguesabner

Boa noite! Você já conseguiu fazer alguma coisa?

murillo_smit

Boa noite, até agora nada ainda… listar os registro é fácil o que eu quero é verificar se existe uma coluna e depois listar os registros dela!

rodriguesabner

Ué…

murillo_smit

acho q você não me entendeu, os registros da tabela eu to listando todos perfeitamente. O que eu to querendo é verificar se existe uma coluna nessa tabela e listar os registro dessa coluna.

tipo eu quero fazer uma consulta de uma os mais coluna e listar os registros dela!

rodriguesabner

Porquê você não soube se explicar direito.

O que você quer é passar parâmetros em sua Query. Pra isso você precisa usar o WHERE. É sempre bom testar as Querys em seu banco primeiro.

Exemplo na prática:

SELECT * FROM suaTabela WHERE nome = 'Murilo' ORDER BY id;

Se quiser passar dois parâmetros:

SELECT * FROM suaTabela WHERE nome = 'Murilo' AND sobrenome = 'Smit' ORDER BY id;

• Note que: nome e sobrenome são colunas. Você vai ter que alterar pra o seu uso.

https://www.w3schools.com/sql/sql_where.asp Esse site tem bastante tutoriais sobre SQL.

murillo_smit

ai é apenas umas consulta simples, não está verificando se existe uma coluna na tabela!

Eu quero fazer uma consulta, se a coluna (name) existir ai sim eu listo os registro dela.
tipo assim, eu tenho um formulário que retorna todos os nomes das colunas da tabela, ai se a coluna for selecionada lista o registro dela. Essa consulta pode ser com uma o mais colunas.
(name=name) ou (email=email)
aki eu expliquei certinho!

O que eu to querendo é verificar se existe uma coluna nessa tabela e listar os registro dessa coluna.

rodriguesabner

Você chegou a ver os links pelo menos?

Exemplo 1
Exemplo 2
Exemplo 3
Exemplo 4

murillo_smit

Ja vi sim, mais não tem nada parecido com o que eu quero.
Eu consegui pegar o nomes das colunas, como faço para compara-las com os nomes quem vem do form?

$data = DB::select('SHOW COLUMNS FROM notas');
dd($data);

Quero pegar um Field desse e compra-lo com o dado do form e listar os registro dessa coluna!

Andre_Lourenco

Eu consegui saber como verificar se uma coluna existe em uma tabela.

SHOW COLUMNS FROM cobrancas_auxiliares WHERE FIELD = 'codigo'
Nesse caso o retorno é existente, a coluna ‘codigo’ existe na tabela.

SHOW COLUMNS FROM cobrancas_auxiliares WHERE FIELD = 'tipo'
Nesse outro caso o retorno é nulo, porque a coluna ‘tipo’ não existe na tabela.

A partir daí você consegue fazer um select, ou até mesmo um if e verificar dentro da sua consulta.

Criado 9 de outubro de 2018
Ultima resposta 15 de ago. de 2022
Respostas 9
Participantes 3