Olá galera…
Bom… Este tópico é para vcs psotarem o q acharam do jogo, como funcionou nos seus celulares, se funcionou!! Heuahuehuahe!!!
Enfim… se rodou legal ou nao!
O projeto na verdade foi desenvolvido em alguns dias e o jogo nao está bom… ele na verdade foi feito com intuito de aplicar recursos do J2ME… o código também está bem porquinho… mas enfim… ele nao é um bom tutorial… mas dá pra verificar o funcionamento de algumas coisas no J2ME.
Bom… enviem suas opniões… 8)
Aí clv!!!
Joguinho legal,o engraçado eh que no emulador do wirelesstookit ficou meio lento!!!
rodei no emulador do nokia 7210 e ficou super rapido!!!
poderia incluir um campeonato no jogo,tipo a kda time que ele passar o goleiro fica mais esperto mas fora isso o jogo tah legal mesmo!!
Valeu!!!
C
creipiPJ
Tem como testar o jogo em alguma IDE como o JCreator, tentei e não consegui.
creipi
C
clvPJ
Bom… vc precisa usar o Wireless toolkit… no site da Sun (java.sun.com/j2me)
Ai vc compila o projeto e roda pelo proprio toolkit…
Essa é a maneira mais fácil!!! (E a q eu uso!! )
Vc irá criar um projeto com o nome FoihPenalty ai na pasta do Toolkit,
em apps, haverá uma pasta FoihPenalty, vc deve jogar a pasta do .zip em cima desse diretório, ok?!
C
clvPJ
Aí galera… desculpem… eu naum expliquei… mas para chutar usem o teclado numérico… de 1 à 9… o 1 vai no ângulo superior esquerdo e assim por diante… blz?!
Valeu!!! 8)
P
PingPJ
Eu não entendi uma coisa… a classe myCanvas que estende de Canvas cria várias imagens, mas nenhum delas é adiciona nele com um método específico, a classes que herdam de Canvas já adicionam as figiuras que você especificar automaticamente?
C
clvPJ
Não Pong!!!
Veja, a Canvas é a classe q coloca as imagens na tela, ou seja, uma displayable, mas desenhar a imagem quem faz é a Classe Graphics, q no caso, é utilizada no método paint(Graphics g) da Canvas.
As imagens eu to “adicionando”(desenhando) é pelo método da Graphics, drawImage();
Certo?!
Qqer duvida, soh falar!!!
P
PingPJ
“clv”:
Não Pong!!!
Veja, a Canvas é a classe q coloca as imagens na tela, ou seja, uma displayable, mas desenhar a imagem quem faz é a Classe Graphics, q no caso, é utilizada no método paint(Graphics g) da Canvas.
As imagens eu to “adicionando”(desenhando) é pelo método da Graphics, drawImage();
Certo?!
Qqer duvida, soh falar!!!
E se eu adicionar uma imagem e depois outra por cima desta imgem uma vai sobrepor a outra, é isso?
Tem algum tipo de restrição com imagens, do tipo tamanho em pixels, tamanho em bytes?
C
clvPJ
Olha, q eu saiba naum. Apenas precisa ser .png (ou jpg e gif tbm pra determinados aparelhos). Mas acho q não tem limitacao naum… apenas q naum vale a pena botar uma imagem com muita cor pra um celular… é jogar byte fora!
OK?!
P
PingPJ
“clv”:
Olha, q eu saiba naum. Apenas precisa ser .png (ou jpg e gif tbm pra determinados aparelhos). Mas acho q não tem limitacao naum… apenas q naum vale a pena botar uma imagem com muita cor pra um celular… é jogar byte fora!
OK?!
É que eu peguei o programainha do jogo pro celular e mudei uma imagem, e não aparece a imagem, e eu coloquei ela no mesmo caminho que a original do jogo, a imagem está na mesma pasta das outras e não mostra
C
clvPJ
Talvez pelo tipo de compressao do png. Eu uso o irfanview pra converter… mas as transparentes sao do photoshop mesmo!!!
Ai vc tem q ler (acho q na API tem) algo sobre os formatos aceitos do PNG.
P
PingPJ
“clv”:
Talvez pelo tipo de compressao do png. Eu uso o irfanview pra converter… mas as transparentes sao do photoshop mesmo!!!
Ai vc tem q ler (acho q na API tem) algo sobre os formatos aceitos do PNG.
Não entendi o que vc falou
C
clvPJ
Que programa vc usou pra converter/editar a sua imagem em PNG???
Pode haver certos tipos(algoritmos) de compressao de imagem em PNG que o j2me naum consiga “trabalhar”, e o programa q vc usou para editar a imagem pode estar comprimindo em algum formato(compressao) nao valido para o j2me!
Saca?!
Eu recomendo o irfanview, q é free e tem menos de 1 mega. Mas naum faz PNGs transparentes. Ai pra transparencia vc deve usar um photoshop ou similar!
P
PingPJ
“clv”:
Que programa vc usou pra converter/editar a sua imagem em PNG???
Pode haver certos tipos(algoritmos) de compressao de imagem em PNG que o j2me naum consiga “trabalhar”, e o programa q vc usou para editar a imagem pode estar comprimindo em algum formato(compressao) nao valido para o j2me!
Saca?!
Eu recomendo o irfanview, q é free e tem menos de 1 mega. Mas naum faz PNGs transparentes. Ai pra transparencia vc deve usar um photoshop ou similar!
Agora entendi, mas infelizmente eu não sei em que foi feito a imagem porque eu não sei onde foi feito, só se que é PNG, tem 4Kb e cabe perfeitamente natela do celular
E
EbbePJ
Funciona no A388-Motorola-GSM?
Já baixei pro compu e aguardo resposta para transferir pro celula.
Tem outros jogos ou aplicativos?
:?:
No aguardo.
Euclides Becker
São Leopoldo-RS
:lol:
C
clvPJ
Olá Ebbe,
Vc pode baixar por download direto do celular ou usar cabo de transferencia, não sei desse modelo aí… não sei se tem IR, informe-se sobre como transferir dados para ele, aí vc usa o software da motorola pra transferir, há um tutorial na seção “Artigos e Tutoriais->J2ME”
Até!
F
ferduPJ
eu tentei baixar no celular nokia 7650 e deu erro… " Arquivo .jad e .jar incompatíveis.
Tem ideia do que seja ?
D
DanielBadawiPJ
aki tb nao funcionou nao…
tenho um Nokia 3205 e apareceu essa msg no cel qdo eu digitei na URL o jogo
Teste, teste, é aqui que faz perguntas desse jogo? desculpem sou novato.
C
clvPJ
Sim, qual a sua pergunta?
G
grismimPJ
Como faço para remover minhas menssagens, como esta aqui por exemplo? Não vi nenhuma opção para isso.
G
grismimPJ
Esse jogo de futebol roda no Motorola E365 e no Sony/Ericsson T230? Onde mais posso encontrar jogos para esse aparelho? Esse celular é bom de processamento? Pergunto pois os graficos são muito bons porem os jogos que vem nele são muito ruins. :?:
C
clvPJ
Bom, para vc remover um post, basta apertar no “X” acima do teu post!
O FoihPenalty® roda em qualquer celular que suporte j2me midp1.0
Não conheço o desempenho desses celulares não!
Vc pode encontrar mais aplicativos/jogos em j2me no site: www.midlet.org
Um abraço e até +!
G
grismimPJ
“clv”:
Bom, para vc remover um post, basta apertar no “X” acima do teu post!
O FoihPenalty® roda em qualquer celular que suporte j2me midp1.0
Não conheço o desempenho desses celulares não!
Vc pode encontrar mais aplicativos/jogos em j2me no site: www.midlet.org
Um abraço e até +!
Cara, parabéns pelo desenvolvimento do jogo, são iniciativas como essa que lhe destingue dos usuário comuns. Bom, deixa eu tirar algumas dúvidas com voce. Eu tenho bastante esperiência com linguagem C e Assembler, inclusive alguns bons joguinhos desenvolvidos no modoX, alguns deles são tipicos de celulares devido a simplicidade, outros não. Gostaria de passar esses jogos para o celular e estou começando agora a trabalhar com Java, na verdade só baixei o J2SE e o WTK do site da SUN mas ainda nem instalei. Meu windows 98 dá pra rodar J2ME sem problema mesmo que de forma limitada? Qual o pacote minimo que eu preciso baixar no confuso site da SUN? Só os 2 itens que eu mencionei acima seriam suficientes? Quanto ao seu jogo FoihPenalty ele usa o MIDP 1.0 que é uma versão que não trabalha com sprites, ou seja, com bitmaps transparentes? Uma ultima pergunta, no confuso Site da SUN fala muito sobre J2ME mas só disponibiliza download para J2SE, seria isso?
Se puder me ajudar ficarei muito grato, sei que tem muitos tutoriais por aí, mas antes de le-los, deixa eu me adiantar com suas respostas. Grato…Rodrigo
C
clvPJ
Olá,
Bom, Vc so precisa desses adois aí mesmo!
Sobre o win98 não sei te responder!!!
Não precisa baixar mais nada no site da Sun!!
Sobre o MIDP1.0, ele trabalha sim com imagens transparentes! (Talvez alguns celulares não consigam trabalhar com transparencia!)
O FoihPenalty® usa sprites, são PNGs transparentes.
Bom… eu e o jujo fizemos uma apostila de iniciação de j2me. Ela está disponível na seção Artigos e Tutoriais->j2me
Recomendo vc praticar todos os recursos que tem nela… pra pegar pratica!
Um Abraço e até +!
G
gtomazPJ
Olá, amigos.
Eu tentei baixar este jogo para meu celular, mas nao funcionou. quando eu tento abrir o link do arquivo .jad, ele simplesmente coloca na tela o texto do arquivo. se eu tentar abrir o .jar ele diz q nao tem memoria pra baixar, mas tem quase 300k livres no celular.
porem retorna a menssagem:“Erro rede fora do ar” e vez ou outras baixa alguns centavos de meus creditos. O que pode estar acontecendo?
J
Juliano_CarnielPJ
A rede da operadora está fora do ar…
Essa claro eh muito inconstante… ainda mais depois das 9 da noite… que é o horario que o pessoal usa de graça e tal… fica muito congestionado mesmo…
bom, tenta ir reclamar para eles la… mas num sei se vai adiantar muito =)
abraços!!
W
whitesharkPJ
:twisted:
E aí Clovis,
da hora esse jogo q. vc fez, roda beleza; no emulador do Toolkit tb roda legal; continue com essas iniciativas que o pessoal q está começando (eu por exemplo) pega uma “carona” nas dificuldades e dúvidas da progamação e aí fica mais fácil progredir…
WS
D
deathcoolPJ
gostaria de tirar um enorme duvida…
eu tenho um servidor e coloquei nele os arquivos .jar e .jar pra poder pegar o game pelo celular pois nao tenho cabo.
dai eu miro no arquivo .jad e em vez de baixar ele lista o seu conteudo com por ex.:
so q em alguns sites eu miro pro .jad e ele baixa normalmente o jogo.
Queria saber se precisa de um programa instalado no servidor pra isso ou alguma configuraçao especifica.
Agradeço desde ja pela atençao ofertada.
Atenciosamente
Alexsandro Nunes
Base1 Solutions
C
clvPJ
Olá,
Cara, aconselho vc a pegar o zip do projeto e compilar ele no wtk2.alguma coisa pq pode ser os campos do jad.
Até mais!
T
tadeu_foPJ
O seu servidor deve reconhecer os tipos MIME dos arquivos .jar e .jad se você estiver em um servidor apache adicione isso ai ao seu httpd.conf
AddType text/vnd.sun.j2me.app-descriptor jad
AddType application/java-archive jar
Se você estiver em um outro servidor Web procure nas configurções dele onde adicionar tipos MIME e adcione
text/vnd.sun.j2me.app-descriptor para extensão .jad
e
application/java-archive para extensões .jar
C
CanikrausePJ
aonde eu ahco esse http.conf
q eu nao achei pra colocar isso!
se poder me dar uam ajuda ou dizer um site de hospedagem gratis q tem isso
T
tadeu_foPJ
Se você não tem um provedor pago para hospedar vai ser meio complicado :???:
O httpd.conf é o arq. de configuração do apache em uma instalação Linux ele fica em /etc
Infelizmente não conheço nenhum server grátis para hospedar J2ME.
Você pode hospedar na tua máquina configura o apache nela e usa o ip para acessar.
J
jwsfilhoPJ
Essa informação que o Tadeu forneceu sobre servidores gratuitos que suportem J2ME é um grande entrave para o desenvolvimento em Java. Sem essa parte importante da cadeia ficam restritas muitas possibilidades de um rápido ganho de conhecimento.
Eu mesmo estou desenvolvendo jogos em J2ME e agora na hora de testá-los estou me deparando com este mesmo problema de hospedagem. O meu provedor, mesmo sendo pago, não tem suporte aos tipos MIME do arquivo JAD no plano que contratei. Somente em um outro plano que eu mesmo administro o servidor. E até já procuro há algum tempo outro provedor que forneça esse suporte, mas tá dificil, como o Tadeu mesmo disse.
H
hecklerPJ
Pessoal, estou com uma dúvida.
Estou querendo aprender J2ME e desenvolvi um pequeno aplicativo usando a api do meu modelo de celular (motorola). Estou com o arquivo .jad e .jar. Minha dúvida é a seguinte: eu preciso deixar ambos os arquivos (jad e jar) na mesma pasta do servidor ou basta eu deixar o jar?
Pergunto isso porque eu nao to conseguindo baixar pelo celular o FoihPenalty com o endereço terminando em .jad, mas consegui com o endereço terminando em .jar (http://www.portaljava.com/wap/jogos/FoihPenalty.jar).
Agradeço a ajuda :idea:
P
phmd2006PJ
legal o jogo mas ele tem fim???
Ele funciona apenas para celulares que suportam cor? um 1110 suportaria o game???
C
clvPJ
Ele é um demo na verdade! Não tem fim nao!
Ele suporta qqer celular MIDP1.0 ou superior.
Falow!
R
rfamepiPJ
Eu fiz um jogo em J2ME no eclipse msm…
e rodou bakaninha no emulador… porém ele gerou o .jad e o .jar
mas eu vi q vc soh disponibilizou o .jad…
como eh q funciona isso??
desde já abrigado!!
C
clvPJ
O jad, normalmente, reencaminha o download do jar. O jar é o aplicativo em si.
Mas o ideal é vc deixar o link dos dois! Pois existem aparelhos que não consegue interpretar certos jads. Então basta baixar o jar direto.
T
TinTiPJ
Como eu faço pra colocar o jogo no meu celular???
eu tenho o LG music shot MX 500
vi um tuto q dizia q eu tinha q usar o biptim, ir em file systens e la ia ter uma pasta com o nome de brew, dai era pra eu criar uma pasta la com o nome de games ou jogos, e colocar os arquivos la dentro, eu fiz isso mas n funcionou, n achei nenhum menu novo ou coisa do tipo no celular ¬¬