Como está o mercado de trabalho para programadores em C?

20 respostas
Erick_Ribeiro

Olá galera. Eu sou estudante e daqui a dois anos termino a faculdade. Eu pretendo seguir programando principalmente em linguagem C e também em C++, porém eu gostaria de saber com vcs que são mais experientes, se o mercado precisa de profissionais nessa área, com desenvolvimento de programas em baixo nível.
Eu sei que Java é muito procurado, pois é mais usado para fazer GUI’s e também é orientado a objetos, ja C é mais usado “por trás dos bastidores”.
Eu moro em São José dos Campos. Eu sei que a empresa Embraer da minha cidade usa essa linguagem, porém não imagino outras empresas que a usam, portanto corro o risco de ficar desempregado ou de não não encontrar empregos para trabalhar?

Eu sei muito pouco de C, pois na faculdade usamos mais Java e C#, mas eu já comprei um livro chamado “C - Total e Completo - Herbert Schildt” e quero investir mais nessa linguagem, inlcusive tirar alguns certificados.

Então, vocês sabem me dizer se vale a pena investir a fundo nessa linguagem??

20 Respostas

otaviojava

Olá tudo bem ?
Posso falar um pouco dessa área na Bahia.
As vagas em termo de número é um pouco menor em relação as linguagens web, por exemplo, Java e .Net.
No entanto os salários são bem maiores.
Conhecimento nunca é d++, vale a pena estudar sim.
Mas conheça também outras linguagens para ser um programador poliglota.

rmendes08

Veja bem, a especialização de um profissional não é determinada pela ferramenta que ele usa, mas no ramo em que ele atua. Ao invés de pensar em se especializar em Java, C#, C ou qualquer outra coisa, você tem que pensar no tipo de aplicação que você quer desenvolver: aplicações Web, dispositivos embarcados, jogos, e por aí vai. Depois que você escolheu o seu ramo é que você pode escolher uma ferramenta.

Em termos de mercado, acho muito difícil alguma empresa desenvolver aplicações em C hoje em dia. Em compensação, é provável que você encontre muitas vagas no mercado de dispositivos embarcados.

Erick_Ribeiro

@rmendes08 Entendi. Então, área de jogos ou desenvolvimento web é interessante, mas eu acho que Sistemas Embarcados pra mim seria ótimo. Eu quero me especializar em fazer softwares mais voltados para o hardware, ou controle de equipamentos de rede, e etc, e um dia pretendo desenvolver um pequeno sistema operacional.
Java é legal, mas já tem muita coisa pronta, e eu gosto de fazer as coisas do começo, ver como funciona e eu também me importo muuito com performance. Até porque, eu brinco com HTML e JavaScript e, como vocês devem saber, o Javascript é compilado só quando chega no navegador, e eu implemento várias alternativas para gerar códigos com o melhor desempenho possível/velocidade de execução.

Muitas empresas usam Java, C#, VB porque resolvem problemas comuns mais rápido, e já tem muitas coisas prontas. Não é isso?

rmendes08

Erick Ribeiro:
@rmendes08 Entendi. Então, área de jogos ou desenvolvimento web é interessante, mas eu acho que Sistemas Embarcados pra mim seria ótimo. Eu quero me especializar em fazer softwares mais voltados para o hardware, ou controle de equipamentos de rede, e etc, e um dia pretendo desenvolver um pequeno sistema operacional.
Java é legal, mas já tem muita coisa pronta, e eu gosto de fazer as coisas do começo, ver como funciona e eu também me importo muuito com performance. Até porque, eu brinco com HTML e JavaScript e, como vocês devem saber, o Javascript é compilado só quando chega no navegador, e eu implemento várias alternativas para gerar códigos com o melhor desempenho possível/velocidade de execução.

Muitas empresas usam Java, C#, VB porque resolvem problemas comuns mais rápido, e já tem muitas coisas prontas. Não é isso?

Basicamente é isso. Se você tivesse que implementar o protocolo de comunicação com o banco de dados cada vez que você fizesse um CRUD , você demoraria uns 6 meses pra fazer um cadastro de clientes.

Bom, se você gosta da área de sistemas embarcados, tenha em mente que a linguagem C é o menor dos problemas, afinal, ela é basicamente manipulação de ponteiros. Nesse caso, você deveria aprofundar os seus estudos em hardware mesmo.

Erick_Ribeiro

Sabem me dizer se assim que eu terminar a faculdade, posso conseguir um emprego para trabalhar com C (tipo, programador júnior em C existe?) ou o primeiro emprego é sempre com linguegens de alto nível? obs.: faço estágio e usamos PHP/MySQL e VB aqui na empresa.

rmendes08

É perfeitamente possível. O fato de trabalhar com linguagens de baixo nível não faz ninguém melhor do que ninguém. A questão é se existe demanda na sua região.

Erick_Ribeiro

É perfeitamente possível. O fato de trabalhar com linguagens de baixo nível não faz ninguém melhor do que ninguém. A questão é se existe demanda na sua região.

Concordo com vc, até porque cada linguagem tem um propósito e, tanto programadores de alto nível como de baixo nível, conseguem fazer softwares interessantes, funcionais e que satisfaçam seu público alvo.

E eu tenho que saber como está o mercado na minha região para essa linguagem. Eu gostaria de trabalhar em outras cidades também, seria legal. Mas de qualquer forma eu vou começar a estudar profundamente C, começando com o livro que eu comprei, e também vou continuar praticando outras linguagens.

E

rmendes08:

Em termos de mercado, acho muito difícil alguma empresa desenvolver aplicações em C hoje em dia.

Em compensação, precisamos de alguns programadores C++ decentes (os que temos aqui têm mais de 35 anos e são engenheiros etc - o carinha aqui com 24 anos a gente trata aqui como “novato” para ter uma idéia - ) em várias áreas que exigem computação de alto desempenho.

rmendes08

entanglement:
rmendes08:

Em termos de mercado, acho muito difícil alguma empresa desenvolver aplicações em C hoje em dia.

Em compensação, precisamos de alguns programadores C++ decentes (os que temos aqui têm mais de 35 anos e são engenheiros etc - o carinha aqui com 24 anos a gente trata aqui como “novato” para ter uma idéia - ) em várias áreas que exigem computação de alto desempenho.

Pois é, mas neste caso, trata-se de C++ e não C. Além disso, imagino que vocês devem trabalhar com alguma plataforma ou especificação como POSIX, não ?

S

O mercado de telecom usa bastante linguagem C.

Mas aconselho que não se apegue em linguagens, pois temos aqui na IBM na conta Oi, projetos em C, Pro-C, C++, Java, AWK, TCL, Shell, Oracle, e linguegens proprietárias de algumas ferramentas de prateleira.

O que você precisa saber é, “logica”, a sintaxe é algo que você pode consultar dependendo da linguegem que o projeto pede.

Tenho um amigo que trabalhava com sistemas embarcados com assembler.

Erick_Ribeiro

sergiomaluco:
O mercado de telecom usa bastante linguagem C.

Mas aconselho que não se apegue em linguagens, pois temos aqui na IBM na conta Oi, projetos em C, Pro-C, C++, Java, AWK, TCL, Shell, Oracle, e linguegens proprietárias de algumas ferramentas de prateleira.

O que você precisa saber é, “logica”, a sintaxe é algo que você pode consultar dependendo da linguegem que o projeto pede.

Tenho um amigo que trabalhava com sistemas embarcados com assembler.

Obrigado, vou lembrar disso. Eu também quero ser Master em C, me aprofundar o máximo posível nessa linguagem e nas suas bibliotecas.
Vou continuar estudando Orientação a Objetos, MVC, CRUDe outros conceitos.

ViniGodoy

Se você gosta de jogos e sistemas embarcados o C e o C++ são mesmo suas linguagens. Nesse caso, essa será sua lista de discussão: http://www.ccppbrasil.org/

Também vale a pena conhecer linguagens como o R. E APIs como o QT.

O mercado é grande, mas está mais presente na indústria do que no comércio.

É um mercado que atuo faz bastante tempo.

Erick_Ribeiro

ViniGodoy:
Se você gosta de jogos e sistemas embarcados o C e o C++ são mesmo suas linguagens. Nesse caso, essa será sua lista de discussão: http://www.ccppbrasil.org/

Também vale a pena conhecer linguagens como o R. E APIs como o QT.

O mercado é grande, mas está mais presente na indústria do que no comércio.

É um mercado que atuo faz bastante tempo.

Obrigado ViniGodoy, vai ser essa IDE que vou usar. Quanto a linguagen R ela parece ser bem interessante. Você usa ela, ou já usou? Estou precisando mesmo usar uma linguagem que trabalhe com estátistica computacional/matemática.

Me lembrou um pouco do MatLab. Vc já usou? Eu ainda não, mas pretendo usar.

ViniGodoy

Já usei, é bem interessante. Além da R, se quiser algo mais “nativo” dê uma olhada na boost::math e na eigen.

R

Erick Ribeiro:
Olá galera. Eu sou estudante e daqui a dois anos termino a faculdade. Eu pretendo seguir programando principalmente em linguagem C e também em C++, porém eu gostaria de saber com vcs que são mais experientes, se o mercado precisa de profissionais nessa área, com desenvolvimento de programas em baixo nível.
Eu sei que Java é muito procurado, pois é mais usado para fazer GUI’s e também é orientado a objetos, ja C é mais usado “por trás dos bastidores”.
Eu moro em São José dos Campos. Eu sei que a empresa Embraer da minha cidade usa essa linguagem, porém não imagino outras empresas que a usam, portanto corro o risco de ficar desempregado ou de não não encontrar empregos para trabalhar?

Eu sei muito pouco de C, pois na faculdade usamos mais Java e C#, mas eu já comprei um livro chamado “C - Total e Completo - Herbert Schildt” e quero investir mais nessa linguagem, inlcusive tirar alguns certificados.

É como já foi dito aqui,as vagas existem mas o nicho é mais segmentado,portanto pra vc que tá começando eu aconselharia começar pelas linguagens “comerciais”.

Erick_Ribeiro

raf4ever:
Erick Ribeiro:

É como já foi dito aqui,as vagas existem mas o nicho é mais segmentado,portanto pra vc que tá começando eu aconselharia começar pelas linguagens “comerciais”.

Entendo. Mas eu vejo que C também é usada muito em concursos e no exame do POSCOMP(que é para ganhar bolsa para a pós graduação), e é uma linguagem que poucas pessoas jovens usam, portanto já é bom eu começar a estudar e aprender desde já.

Ah, quanto ao mercado, você sabe se a Demanda para a linguagem C++ é grande? Quero aprender C++ também.
O meu livro já chegou hoje, já instalei o programa Code::Blocks e vou montar um projeto hoje.

maior_abandonado

eu ja trabalhei em uma empresa que tinha sistema nas principais telecons do país, tinha normalmente um módulo web em java e vários módulos batch feitos em c++…

parece ser um mercado menor, mas la eles pagavam mais para programador c do que java (a diferença era pouca)…

ViniGodoy

Eu recebo pelo menos 1 oferta de vaga em C++ por mês. Boa parte com ótima remuneração.
É um nicho menor, mas com menos profissionais.

Entre na ccppbrasil e também na lista devguys (que é a lista de empregos da ccppbrasil).
http://www.ccppbrasil.org/wiki/Main

Erick_Ribeiro

ViniGodoy:
Eu recebo pelo menos 1 oferta de vaga em C++ por mês. Boa parte com ótima remuneração.
É um nicho menor, mas com menos profissionais.

Entre na ccppbrasil e também na lista devguys (que é a lista de empregos da ccppbrasil).
http://www.ccppbrasil.org/wiki/Main

Opa, Obrigado Vini. Acabei de me cadastrar, vou dar uma explorada no site. Só não encontrei essa lista de devguys, encontrei apenas o grupo no Google Groups, porém lá eles não enviam anúncio de vagas de emprego.

ViniGodoy

Verifique o rodapé das mensagens que chegarem da ccppbrasil que tem os nomes das listas de emprego certinho.

Criado 22 de fevereiro de 2013
Ultima resposta 23 de fev. de 2013
Respostas 20
Participantes 8