Como implementar testes em uma aplicação j2ee?

19 respostas
Marcio_Nogueira

Olá, gostaria de saber como posso implementar testes em uma aplicação j2ee de forma fácil, rápida e eficiente.
Um abraço, obrigado. :wink:

19 Respostas

ASOBrasil

Marcio,

Aconselho a compra esse livro (link abaixo). Ele aborda um capítulo inteiro sobre testes com JEE (nos tópicos contam: JPA, EJB, JTA, JNDI,MDBs, entre outros). E é claro que o livro tem muita coisa boa. Garanto que você vai gostar do TESTNG.

rodrigoy

Atualmente uso o Jboss Microcontainer / Embeddable EJB3 como ambiente para testes automatizados. O ruim é que é lento. Um único teste pode demorar até 20 segundos para rodar (precisa da infra EJB). Irrita bastante.

A

Pq demora tanto? Ele sobe o servidor para cada teste que faz?

rodrigoy

Exatamente! Quer saber a verdade? Tô quase migrando tudo para o Spring só por conta dessa chateação com os testes. Só não faço isso porque sei que essa infra-estrutura toda ajuda a fazer testes mais integrados com o Jbpm.

Tem uma outra alternativa que é injetar o entityManager (modo local) na mão, mas não é viável para todos os testes e você precisa ficar gerando setEntityManager(manager) em tudo quanto é lugar para fazer um teste automatizado de integração.

Acho que só para iniciar o EntityManager são uns 10 segundos.

Rubem_Azenha

Mas que tipo de testes vc quer? Caixa branca, caixa preta?

A

rodrigoy:
Exatamente! Quer saber a verdade? Tô quase migrando tudo para o Spring só por conta dessa chateação com os testes. Só não faço isso porque sei que essa infra-estrutura toda ajuda a fazer testes mais integrados com o Jbpm.

Tem uma outra alternativa que é injetar o entityManager (modo local) na mão, mas não é viável para todos os testes e você precisa ficar gerando setEntityManager(manager) em tudo quanto é lugar para fazer um teste automatizado de integração.

Acho que só para iniciar o EntityManager são uns 10 segundos.

Hmmm…

eu tb fazia fazia testes setanto os EntityManagers e os códigos dos JUnits ficavam mbastante confusos, principalmante quanto um componente dependia de outro. Até pensava que o JBoss Microcontainer pudesse me ajudar a deixar os testes mais bonitos, mas depois do que vc falou…

Que tal usar uma instância de JBoss com Maven/Continuum fazendo deploys/testes de cada componente?

rodrigoy

Que diferença faz? A infra-estrutura tem que estar lá de qualquer jeito!

rodrigoy

Taz:

eu tb fazia fazia testes setanto os EntityManagers e os códigos dos JUnits ficavam mbastante confusos, principalmante quanto um componente dependia de outro. Até pensava que o JBoss Microcontainer pudesse me ajudar a deixar os testes mais bonitos, mas depois do que vc falou…

Realmente ficam mais bonitos, mas ao custo de 10-20 segundos para cada rodada de teste. Nesse quesito o pessoal da Jboss está deixando a desejar. O pior no meu cenário é que uso o Seam, e o Seam depende de infra-estrutura EJB. Isso fere muito a estratégia TDD. Teste unitário é até fácil, pois tudo é POJO, mas teste de integração está penando.

Não conhecia essa ferramenta, interessante, mas de qualquer forma ela não ajuda diretamente no problema que é o ciclo TDD (escrever um teste, falhar, passar, escrever um teste, falhar, passar - isso costuma ocorrer umas 10 vezes por hora, perco então uns 150 a 200 segundos por hora, sentí saudades do Spring, nesse aspecto).

A

O Maven é uma ferramenta de automação / controle de repositórios e o Continuum é uma ferramenta para integração contínua (equivalente ao Cruise Control, porém melhor integrado com Maven). Realmente, eles ajudariam na automação e padronizão dos projetos, mas não na redução do tempo gasto nos ciclos.

Como vc faz!? Vc aplica testes unitários + testes de integração a cada ciclo?

rodrigoy

Taz:

Como vc faz!? Vc aplica testes unitários + testes de integração a cada ciclo?

TDD não é teste, é desenvolvimento, vc deve saber isso, certo?

Estou adotando uma tática mais focada em TDD exatamente porque está demorando muito colocar servidor no ar e navegar na aplicação para testar/debuggar os casos de uso. Minha aplicação é baseada no Jbpm, então, para testar determinadas partes da aplicação preciso literalmente camelar dentro dela pra chegar aonde eu quero. Por exemplo, para conseguir testar um pedido de compra preciso:

1. Criar uma Lista de Materiais (LM)
  2. Aprovar a LM
  3. Criar uma Autorização de Fornecimento (AF), baseada na LM
  4. Emitir a AF
  5. Criar o Pedido de Compra (PC) baseado na AF.

(é um sistema de gerenciamento de projetos de engenharia).

Esses passos demoram bastante, e toda hora preciso repetí-los para testar o Pedido de Compra. Certas alterações necessitam reiniciar o servidor (como uma mudança de assinatura de método, como exemplo).

Com o TDD, posso fazer testes por fora do servidor de aplicações: faço classes de testes concentrados nas minhas façades para chegar ao passo 5, aí são mais classes de testes para fazer o Pedido de Compra funcionar (uso o TestNG). Depois que está OK integro com a página XHTML. O passo “adicionar um teste” pode ser um teste unitário também. Muitas vezes aplico isso quando tenho uma busca mais complexa no meu repositório/DAO. Testes unitários também são aplicados em comportamentos das entidades usando Mocks.

Uma das características que não dava muita importância no TDD mas agora estou dando é exatamente perder menos tempo com debugging. Para falar a verdade, nesse meu último caso de uso não precisei de nenhum “breakpoint” para colocá-lo no ar. Debugar dentro de servidor de aplicação é um trabalho frustrante. HotDeploy tem muitas limitações.

(talvez essa experiência vire artigo)

O pior mesmo é que agora que estou aprendendo mais a fundo o Rails, vejo que uma infraestrutura mais simples ajuda muito o desenvolvimento. O TDD é mais fácil pois o ciclo fica mais rápido. É mais rápido ter feedback. No Java, volta e meia precisamos reiniciar servidor. No meu Pet Project no Rails faz quase 1 semana que o server está no ar. É só dar refresh no browser, mesmo quando altero o banco de dados.

A

Entendi, vc está testando o processo (testes de integração), daí a demora.

Já vi duas abordagens para o seu caso:

1. fazer como vc fez.

2. preparar uma base com o estado do passo 4, para testar o passo 5. Acho que esta não funcionaria pq vc tb precisa que estado do seu processo (Jbpm) tb esteja no passo 4. Mais fácil 1).

Alessandro_Lazarotti

Olá Rodrigo …

Usando TDD, é possível modelar como deve ser o comportamento de suas “Unit of Works” com base somente nos unitários, correto? Não bastaria você utilizar um Selenium da vida para os testes de integração/aceitação depois de aplicado os unitários e feito o código funcional?

Eu deixei de utilizar o JBossMicrocontainer por alguns bugs eternos do Jira, que impediam que modelasse a estrutura de meu projeto da forma que eu gostaria.

Rubem_Azenha

rodrigoy:

Que diferença faz? A infra-estrutura tem que estar lá de qualquer jeito!

Depende do caso… De qualquer maneira, existem ferramentas diferentes para cada tipo de teste, que possuem esquemas para montar a “infra-estrutura” de forma diferentes.

http://www.faqs.org/faqs/software-eng/testing-faq/section-13.html

rodrigoy

Taz:

1. preparar uma base com o estado do passo 4, para testar o passo 5. Acho que esta não funcionaria pq vc tb precisa que estado do seu processo (Jbpm) tb esteja no passo 4. Mais fácil 1).

Exatamente! Esse é o problema. Até daria para montar esse estado, mas o banco do JBPM é complexo. Alguém conhece uma ferramenta que “chupinha” o banco e gera os inserts?

rodrigoy

Eu utilizarei o selenium para gravar os testes de aceitação e regressão, mas não para integração. Acho os scripts de gravação muito ruins de manter. Prefiro fazer os testes de integração concentrando o máximo que der no código. Dá uma segurança maior e ganho tempo no debugging.

É… tô passando por isso também… fórum é para essas coisas. O pior é que o que a gente quer de fato é ridículo. É só montar um EntityManager RESOURCE_LOCAL e injetá-lo juntamente com os @EJB e @In que surgirem pelo caminho. Injetar na mão dá uma estrutura boa para o projeto, mas dá muito trabalho trabalho e é bem irritante!

Como você está fazendo testes aí? Só testes unitários com Mocks?

jgbt

Rodrigo,
não sei a complexidade dos seus dados, mas o DbUnit nesse caso não te ajudaria a criar o estado da base necessario?

[]´s

rodrigoy

jgbt:
[
Rodrigo,
não sei a complexidade dos seus dados, mas o DbUnit nesse caso não te ajudaria a criar o estado da base necessario?

[]´s

Pode ser uma opção. Atualmente tenho usado o dump do TransferTool do HSQLDB. O efeito é o mesmo. De qualquer forma, não sei se o DbUnit vai conseguir exportar estado do Jbpm. Talvez isso seja uma opção, ao menos para restaurar estado.

A

rodrigoy:
jgbt:
[
Rodrigo,

[]´s

Pode ser uma opção. Atualmente tenho usado o dump do TransferTool do HSQLDB. O efeito é o mesmo. De qualquer forma, não sei se o DbUnit vai conseguir exportar estado do Jbpm. Talvez isso seja uma opção, ao menos para restaurar estado.

Vou dar um pitaco. :slight_smile:

Não sei sua aplicação está componentizada, mas, se estiver, vc pode fazer o seguinte:

Início Ciclo

Fazer até passar

Testes unitários com o componente sendo alterado e com a base preparada para cada teste (DBUnit).

Fim Fazer

Fazer até passar

Testes de integração com Selenium (será que a manutenção dos scripts é realmente complicada!? Pode ser que vc codifique bem menos scripts em comparação com os códigos do TestNG).

Fim Fazer

Atualizar repositório

Fim Ciclo

Que acha?

Alessandro_Lazarotti

Estamos em processo de desenvolvimento do ambiente de testes com o Seam, Rodrigo. Atualmente, pra valer mesmo, apenas jUnit4.3, EasyMock e DBUnit estão bem definidos (que na verdade já era definido antes).
Desconsiderei o TestNG (que seria a escolha mais obvia por sua integraçao com o Seam), pq sua escolha seria atrelada aos testes de integração com o JbossMC, o que não estou fazendo por conta dos Bugs que citei. Portanto não teria ganho nenhum e optei por continuar com o JUnit.

Estou avaliando executar integração Contínua com o Cruise Control, com algum plugin Fit para Wiki e aceitação (possívelmente o Fitnesse) mas ainda não esta no ambiente.
O Selenium vai entrar no plano de testes com a interface do usuário, estabelecendo o final da integração.

Meu sprint esta cheio, e até agora a integração não esta pronta no ambiente por falta de tempo e dedicação… pelo menos ainda resta os unitários …

Criado 12 de fevereiro de 2008
Ultima resposta 16 de fev. de 2008
Respostas 19
Participantes 7