Como vender produtos feitos em Java

18 respostas
S

Estou iniciando um software que será um produto, decidi montar ele utilizando Java mas fica a dúvida: como vender um produto que pode ser aberto (engenharia reversa fácil), existe alguma coisa que garanta que o usuário final não abra fácil o arquivo e veja minha lógica e altere e recompile ela? Ou que dê pelo memos um trabalho excessivo para ele?

Wellington

18 Respostas

acdesouza

Acredito que um bom contrato com seus clientes seja a única forma não “burlável” de garantir que ele não irá mudar seu sistema.
Tem alguns outros tópicos no GUJ perguntando a mesma coisa. Dá uma procurada por ofuscação.

leofernandesmo

Bom…
1° - Vc distribui apenas os .class e não os .java .
2° - Vc pode “obfuscar” com http://www.yworks.com/en/products_yguard_about.htm ou diversos outros.
3° - Se vc está fazendo em Java e se estiver sendo feito para Web, pq não pensa na idéia de vender o serviço em vez do software(SaaS).
É uma tendência…

maquiavelbona

Melhor proteção sua é um bom contrato. Nada impede de alguém descompilar e entender a lógica, você pode apenas dificultar.
Vende o produto como serviço é uma opção bastate viável hoje em dia, como o colega sugeriu. Ou vender o software com uma opção de que o cara tenha o fonte mas qualquer alteração ou melhoria tem que ser compartilhada com a empresa.

Veja como o seu negócio vai funcionar e tente trabalhar com isso. O melhor profissional nesse ramo da informática ainda é um advogado!

Até!

S

O problema é que os clientes estão pelo mundo, é um produto em que nem sempre as pessoas vão estar conectadas, para dizer a verdade o produto não pode ter como necessidade a existencia de conexão.

S

com relação ao ofuscar codigo, isso eu já estou usando mas ainda acho pouco.

T

Dica: normalmente, quando você vê um produto feito em Java:

• É algo open-source (se a fonte é aberta, porque protegê-la?)
  • É algo hospedado em um servidor (aplicação Web , Web Service, SMS etc.)
  • É algo cujo fonte é de propriedade do seu cliente (por exemplo, grandes aplicações para grandes empresas);

Um produto muito famoso em Java é o tal do Limewire. Como você deve saber, você não paga um centavo para baixar a versão gratuita, e a versão paga requer ativação on-line, mas não há nenhuma proteção estratosférica nele.

Se você precisa algo que segue aquele antigo modelo (você vende um CD que não pode ser copiado etc. e cujos fontes são secretos, etc. etc.) escolha uma outra linguagem (não adianta usar uma linguagem .NET, exceto a C++ ou o Delphi, que as linguagens .NET também têm o mesmo problema).

T

É claro que você pode gastar algum dinheiro e tentar compilar seu programa usando o ExcelsiorJET (www.excelsior-usa.com); só que ele vai ficar amarrado ao Windows (ou ao Linux, dependendo de que versão você comprar). O código gerado será código nativo, mas veja se há alguma incompatibilidade com alguma biblioteca que você estiver usando.

S

Boa, o dinheiro não é problema

Este produto que estamos desenvolvendo é um Query Analyzer para o Litebase da SuperWaba.

reinaldob

Acredito que a ofuscar o código já protege o suficiente, pois se o cara vai ficar lendo aquele código que a descompilação gera, então ele vai ler assembly que é gerada em outras linguagens…
Um produto feito em java que é vendido e bastante, é o Oracle Applications, a partir do 11i é feito em Swingão !

s4nchez

Que tal fazer um produto que agrade seu público-alvo ao ponto que ele sequer veja sentido em modificar alguma coisa? Fazendo isso e usando um preço justo pelo produto e pelos serviços associados a ele dificilmente você terá este tipo de problema.

Rubem_Azenha

s4nchez:

Que tal fazer um produto que agrade seu público-alvo ao ponto que ele sequer veja sentido em modificar alguma coisa? Fazendo isso e usando um preço justo pelo produto e pelos serviços associados a ele dificilmente você terá este tipo de problema.

Isso seria ótimo num mundo utópico :wink:

s4nchez

Pode até ser.

A questão é que normalmente só vejo este tipo de preocupação em proteger o código em produtos meia-boca… Deve haver uma razão pra isso :wink:

RenataFA

Aqui usamos o JET e não temos problemas (por enquanto…rs…)

Funciona bem no Windows e no Linux, temos clientes em ambas as plataformas.

S

Software Bom ou não, barato ou caro, agradar ou não agradar não importa sempre vai haver a pirataria. Achar que vou desenvolver um software perfeito com um preço de 10 centavos que o mundo todo ama, isso não vai garantir que estou livre de pirataria.

Chegamos a conclusão aqui que vamos partir para a ofuscação do código e que no futuro vamos evoluir, não sei para aonde.

Rubem_Azenha

s4nchez:

Pode até ser.

A questão é que normalmente só vejo este tipo de preocupação em proteger o código em produtos meia-boca… Deve haver uma razão pra isso ;-)

Não sei exatamente com o que tipo de software\mercado\público-alvo você trabalha (e nem quero saber) para o único motivo de você querer esconder o seu código-fonte é vergonha de alguma gambiarra que por ventura você tenha feito (também não estou dizendo que você faz gambiarras no seus projetos, não se ofenda).

O fato é que a maioria das empresas quer restringir a capacidade de terceiros de adicionar novas funcionalidades ao produto ou então alterar uma funcionalidade já existente.
Não vou entrar na discussão de que “ah, isso é errado, tinha que ser open source para qualquer um poder alterar, e aí você só vende o serviço, faz Sofware as Service e etc”.

s4nchez

Eu estava falando de produto, não código-fonte. Você pode ter código meia boca e um produto maravilhoso e vice-versa, e por isso que me referi ao produto. Há uma grande diferença entre os dois.

O que eu queria dizer é que se o seu produto é bom ele agrada o seu público, e portanto haveriam menos razões para terceiros quererem modificá-lo. De qualquer modo isso é só uma hipótese.

Relaxa que também não quero entrar nesta discussão.

Quinger

usa o Fortaleza Digital!

ou faz um contrato com o cliente.

S

Porque será que todo forum java da briga e discussões (é a coisa mais nojenta em java) com trocas de ofensas, acho melhor parar aqui com este asssunto de vender software.

A pergunta era simples e a resposta já foi dada, obrigado pessoal pela dica do JET, já estou fazendo bem como estou também usando o Proguard para ver se fica legal.

OBS.: Espero não ser banido por ter iniciado este tópico pois consulto muito este forum.

Criado 28 de janeiro de 2008
Ultima resposta 29 de jan. de 2008
Respostas 18
Participantes 10