Oi pessoal,
estamos definindo uma processo de desenvolvimento na empresa onde trabalho, bem simples, adaptado às nossas condições. Já tentamos implantar metodologias prontas mas nunca conseguimos seguir perfeitamente e preencher todos os aterfatos. Conclusão, vamos fazer o básico!
Minha dúvida está na transição UML --> Banco de Dados --> código fonte.
Definimos que iríamos fazer o diagrama de classes, depois o DER e do DER gerar as classes.
1º Problema:
Estamos tendo uma dificuldade e re-trabalho, pois estamos fazendo as classes e depois as tabelas. Estamos usando o Jude Community e ele não gera a DDL do banco. Está parecendo que o diagrama de classes está inútil, pois as classes são gerados do banco através do eclipse.
2º Problema:
Quando chego nas classes e vamos adicionar as alterações, queremos atualizar o diagrama de classes, e pimba. o Jude não consegue importar java6.
Temos a parte do banco como importante, pois ainda fazemos muita coisa nele, como consultas para emitir relatórios, etc…, e por isso comentamos todas as colunas de todas as tabelas.
Então está havendo um confronto entre banco e UML e estou meio perdido para quem dar importancia.
Queria saber como o pessoal está trabalhando.
Se parte do diagrama classes, gera código java e o hibernate gera o banco, nesse caso a geração do hibernate é legal? Eu teria que entrar no banco depois e comentar todas as colunas ou o hibernate aproveita o comentário do campo?
Ou o pessoal parte do código e faz engenharia reversa gerando o diagrama de classes e criando o banco através do hibernate.
Qual a importância do banco de dados nesse contexto, devo “esquecer que ele existe” ou não?
Então, queria alguma diretriz para saber a ordem mais produtiva de trabalhar e quais ferramentas utilizar.
Por favor comentem sobre essa parte do ciclo de desenvolvimento de vcs.
Obrigado,