Da série polêmicas que ensinam, pergunto:
O que veio primeiro: COMPONENTES ou OBJETOS?
(pode colocar a sua opinião empírica - não perca a semana pesquisando como eu)
Da série polêmicas que ensinam, pergunto:
O que veio primeiro: COMPONENTES ou OBJETOS?
(pode colocar a sua opinião empírica - não perca a semana pesquisando como eu)
Acredito que componentes.
Acho até que os primeiros componentes foram aquelas bibliotecas famosas de cálculo numérico em Fortran, que todo mundo usa até hoje.
Se for a definição de componente mais recente:
“Componente é a representação gráfica de um Objeto”, então, logicamente, foram os objetos.
Se for a definição de componente mais recente:
“Componente é a representação gráfica de um Objeto”, então, logicamente, foram os objetos.
De onde vc pegou isso?
Na verdade, acho que era uma definição do VB2 ou 3… não me lembro ao certo. Era a mesma usada no Delphi, e a idéia que existe por trás de “Component” do Java.
Mas creio que não deva ser a que você aplique. O que exatamente você está chamando de componente?
Não existe uma definição consensual de componentes. O unico consenso entre os autores é que componentes se comunicam por uma interface bem definida, fora isso, nem mesmo a reutilização é consenso. Sendo assim, fica dificil estabelecer uma relação com objetos
Verdade. Por isso acabei puxando a definição de componente usada comumente hoje, que é a das interfaces gráficas. Imaginei que talvez fosse isso, pq algumas linguagens não OO também tem componentes, como é o caso do C.
Algumas bibliotecas usam um termo igualmente abrangente, mas que remete a gráficos, o termo Widget.
http://ivarblog.com/2007/03/12/software-is-international/#comment-276
Eu e o Rodolpho da IBM fizemos uma pesquisa na semana passada. Componentes datam de 1967 em Assembly. Ivar Jacobson, pai da UML, do RUP e dos Casos de Uso é também pai dos Componentes…
http://www.thefreedictionary.com/component
Na minha opinião, a idéia de componente ficou mais forte (no mundo da computação é claro) com a OO; reusabilidade tem tudo a ver com componentes, a melhor coisa para fazer alguem entender o valor da reusabilidade é desenvolver um sistema em assembler, portanto isto faz sentido para mim.
flws
É interessante ver que a OO foi simplemente ferramental para uma necessidade que já existia (interfaces como exemplo).
Eu digo que a idéia desenvolver sistemas em várias partes/componentes é mais velha que o próprio conceito de orientação a objetos, até por que isso é baseado em em conceitos que tem milhares de anos mais que a computação.
Eu acharia estranho pensar que os nossos programadores dos tempos dos cartões perfurados não gostariam de diminuir o trabalho deles reaproveitando partes dos sistemas que eles escreviam.
“Eu vou ter que perfurar o cartão do cálculo do seno DE NOVO?”
Como componente é um termo que me parece ter nascido do hardware (vide componentes de uma placa mãe), parece que componente é mais antigo na área de TI. De qualquer forma não tenho certeza nem pesquisei ainda. Estou falando de orelhada 
é, como o emerson falou eu também acho que a idéia de componentes vem da eletronica, e foi adaptada para software.
O raios é criar componentes utilizando objetos! Se fosse simples, qualquer sistema seria feito em módulos/componentes reutilizaveis e acoplaveis entre si. Achon que o problema nesse caso é que em componentes a granulalidade é mais alta, já com objetos não consigo ver um nívels de granulalidade que exclua totalmente o acoplamento (tanto que ós buscamos o baixo acoplamento, e não o acoplamento nenhum) a ponto de considera-lo um componente como na eletrônica.
mas… escrevi essa msg com pouco café no cerébro, não devo estar falando coisa com coisa ainda…heheheh
[]'s
[EDIT] ortografia
Olá
Não creio que o termo componente quando aplicado a uma linguagem antiga como assembly tenha um significado diferente de subrotina (que é como a gente chamava o que hoje se conhece por métodos ou funções). Portanto não acredito nesta história de que o termo componente tal como é aplicado hoje tenha sido criado em 1967 ainda na era do bit lascado. Para mim o Ivar pode até ter usado o termo mas não com o significado de hoje.
Se alguém fizer para uma pesquisa histórica, é capaz de encontrar este termo em alguma das muitas bibliotecas gráficas que existiam antes do Windows. Me lembro do termo componente a partir das linguagens baseadas em ambientes gráficos de desenvolvimento. Antes do Windows não me lembro de já ter ouvido falar em componentes. E até hoje evito usar este termo porque componente para mim ainda tem aquele fedor de botãozinho criado com VB ou Delphi.
[]s
Luca