drsmachado:
leopoldof:
Bom…Eu falei de riscos…não disse que o google era pior ou melhor…nem mais ou menos inovador…o que quis dizer é que ele foi lançado correndo vários riscos …sabendo que já tinha concorrentes com um porte gigantesco…
Conhece algo sobre gestão de riscos? Se sim, então sabe que todo projeto nasce correndo vários riscos, incluindo, o de funcionar 100% e atingir o objetivo determinado.
Prazos, orçamento, stakeholders, escopo e o que mais estiver envolvido em um projeto é um risco (ou uma coleção deles).
Há algum tempo, houve aqui no guj uma discussão bem grande a respeito de uma empresa ter criado um projeto para desenvolver uma nova IDE, como o eclipse (mas não sobre o eclipse).
A grande maioria das respostas eram desfavoráveis, pois, o mercado é amplamente dominado por IDEs conhecidas, dentre as quais se destacam eclipse e derivadas (RAD, Spring Tools) e netbeans.
Agora, como você mesmo comentou (e como eu já havia dito anteriormente), se o projeto é tão inovador e há garantias de que ele terá tanto sucesso quanto o esperado pelo idealizador, então, ele deve ir atrás de patrocínio.
Se a relação dele com o tal dono da rede de televisão de nível nacional é tão estreito, conseguir R$ 1 milhão de investimento é fácil.
Agora, considerando vários outros aspectos, caso essa idéia (ainda não se trata de um projeto), fica fácil perceber uma série de riscos maiores que a possibilidade de sucesso:
1 - Tecnologias envolvidas - Já foi falado
2 - Equipe - Conhecimento técnico? Vivência com projetos grandes? Trabalho em equipe? Garantia de iniciar e finalizar o projeto (rotatividade)?
3 - Stakeholders - Quem se interessa pela idéia a ponto de torná-la viável? Quem irá custear?
4 - Cronograma - Quais os prazos para que cada coisa aconteça? Quando se entrega cada parte?
5 - Complexidade - De 0 a 10, qual o nível de complexidade do projeto como um todo e de cada parte do mesmo? Quem se responsabiliza por nivelar a complexidade?
6 - Custo - Sinceramente, não vai ser R$ 0
7 - Benefício - Esta idéia não é para um centro de filantropia. Então, espera-se algo em troca. Será que o custo X benefício é viável?
8 - Questões legais - Embora o dono da idéia tenha dito que essa parte não é importante (me espanta alguém que tem 16 anos de vivência na área achar isso, mas, tudo bem). Plágio, propriedade intelectual, direitos autorais, direitos de imagem, direitos individuais, sigilos e segredos constantes na constituição são, sempre, entraves nesse tipo de desenvolvimento.
Agora, como risco positivo, só sabendo qual o trunfo do idealizador para poder dizer que é algo revolucionário, por que, pelo que foi apresentado até aqui, eu não daria crédito algum.
Bom dia a todos !!
Respondendo este topico e dando continuidade ao assunto vou passar as etapas que tenho definidas para colocar na pratica esta Rede Social.
1- Criaremos a aplicação em 2 a 3 meses em carater beta ( técnicamente pra isso so precisamos de computadores coisa que todo mundo ja tem ).
2- Enquanto criamos esta aplicação eu já estarei criando um comercial de TV uma propaganda de 30s para divulgar o produto em rede nacional ( já tenho o roteiro pronto ).
2.1 - Sabendo que o produto esta ficando pronto ja cuidarei de assuntos como hospedagem, lancamento, acessoria de imprensa e alinhando a equipe comercial pra vender o produto asim que colocarmos no AR.
3 - A aplicação no ar na WEB e na TV teremos um feedback do produto beta e conseguiremos negociar com patrocinadores de maior relevancia para sairmos do “trabalhar de graça” alem do mais a emissora tem algumas agencias muito boas que me ajudarão a vender o produto ( até mesmo para a propria carteira de clientes da emissora).
4- Como ? onde ? com que tecnologia ? quem será responsavel pelo que ? são assuntos do executivo e não cabe discutirmos no “anti pré projeto”.
5- Fica inviavel discutirmos em detalhes toda rede social pelo forum, pois o intuito aqui e de conseguir desenvolvedores gestores de projeto entre outros profissionais indispensaveis para criação do produto.
6- Para sairmos do brainstorm e conseguirmos entender melhor o produto teremos que evoluir para uma reunião presencial com uma pauta bem definida onde passarei todos os detalhes e justificativa do produto.
7- Criei jundo com a apresentação do produto uma especie de FAQ , Onde tenho as respostas das seguintes perguntas: Por que criar uma rede social ? , Por que redeID.com ? , Por que esportiva ?, Pra quem será esta rede ?, Quais as vantagens ? e Por que junto com uma emissora de TV ?.
8 - Questões legais como propriedade intelectual, direitos autorais , plágios , privacidade a emissora ja tem um juridico que tem mais de 10 advogados deixa este assunto pra eles , o nosso foco e a ferramenta em si.
9 - Pelo pouco que vi aqui no forum todas as colocações de todos voces foram aproveitaveis inclusive a maioria que aponta para o projeto não dar certo " tirando o comentario do riquinho e claro ".
10- Vejo que as pessoas que participam deste tópico tem experincia no assunto e fazem perguntas que por enquanto ainda não são preocupantes será importente se preocupar na hora de executar .
11- Idealizo este produto e é claro que ele não vai sair do papel somente com o meu conhecimento preciso de pessoas que conhecem de mais detalhes como citados em outros comentarios, para realmente eu conseguir correr atras da grana poque afinal de graça Deus fez o mundo e a humanidade faz o que faz.
12 e ultimo ufaaaaaaaaa chega né : Fica o desafio de nos reunirmos em sp para nos conhecermos pessoalmente e discutirmos a questão pois não posso abrir detalhes do produto aqui no forum pois isso pode prejudicar o futuro dele , neste desafio tem algumas peculiaridades como: eu preciso convencer voces a embarcar comigo nessa , voces precisam me convencer de que são capases de gerenciar e criar o produto , se não rolar fica valido um worksop sobre desenvolvimento de aplicações web, uma troca de experiências que com certeza ninguem se arrependerá.
Obrigado a todos !
Edson Pinheiro