Sou desenvolvedor Java e trabalho na área, vou deixar minha pequena e humilde sugestão:
-> O Swing ta morto, não é que está morrendo, ta morto mesmo, mataram mas não enterraram, a própria Oracle confirma que o JavaFX é um replacement do Swing, segue o link: http://www.oracle.com/technetwork/java/javafx/overview/faq-1446554.html#6, inclusive a mesma aconselha a desenvolver usar o JavaFX, mas deixa uma dica, é possível utilizar o Swing junto com o JavaFX.
Baseado nisso, eu aconselho a ir direto pro Java FX, eu posso lhe afirmar que ele tem uma interface GUI um pouco mais bonitinha que o Swing, fora que com Java FX você pode utilizar recursos de HTML para desenvolver sua aplicação, como CSS e a própria linguagem HTML para criar componentes. E ainda tem uma IDE para o mesmo, chamada Scene Builder que não gera aquele lixo de código que o Netbeans gera, e você ainda consegue trabalhar com XML para escrever sua GUI, fora o recurso de arrastar e soltar.
No meu trabalho a gente não usa mais o Swing, estamos usando o Java FX, e tem muitos programas inclsuive open sources distribuido por ai.
-> Sobre por onde começar, eu começaria do backend, mas se você tiver uma equipe nada impede de realizar o desenvolvimento em paralelo, backend e frontend, porém, particularmente no frontend eu prefiro começar pela interface visual e depois codificar, até porque não sou expert em design, mas até quem manja de design já ouvi falar que prefere desenhar a tela e depois escrever código.