Criar subdominios "virtuais" com php + .htaccess

1 resposta
htaccessphp
L

Boa noite pessoal.

Preciso desenvolver um sistema grande, e complexo, que funcionará da seguinte forma:

1. O cliente precisará fazer um site com grande custo e benefício.
  2. Ao invés de se criar um projeto complexo, ele ira se cadastrar no site e escolher um template para usar.
  3. Ao escolher o template dele, ira configurar o nome do site, que ficaria para ser usado em um subdominio, com por exemplo “www.nomedaempresa.dominioprincipal.com.br”.

Este padrão é utilizado no wix e em outros geradores de sites, a ideia é implementar na empresa que trabalho uma solução que economize tempo e dinheiro para nossos clientes.

Eu já tenho todo o conhecimento da parte de desenvolver o sistema em sí (CRUD’s, seleção de e configuração de temas, etc), porém não tenho o conhecimento de como criar este subdominio através de um formulário simples sem utilizar a função do cpanel.

Além disto, a ideia é de que o script php capture a url, e utilize de um “explode” para poder quebrar esta url e pegar o nome da empresa, que seria usado como um “alias” para consultar na base de dados as informações do template dele, e depois de processar tudo, carregar as informações na tela.

Agora que voces sabem o que pretendo fazer, alguém sabe uma forma de fazer esta criação de subdominio “virtual” (eu falo virtual pois ele não vai criar pastas na hospedagem [e nem é necessario já que preciso do subdominio apenas para pegar este pequeno nome e exibir o template na tela]).

O padrão que usamos atual é “dominioprincipal.com.br/empresa”, e queremos transformar na opção que falei acima.

1 Resposta

gustavobretas

Fala ae Lucas, tranquilo!? Vc conseguiu resolver sua questão do subdomínio “virtual”? Estou no mesmo impasse, preciso que seja dessa maneira para que os meus clientes possam acessar o serviço com o domínio deles, e para configurar o DNS mantendo a url transparente, é necessário que seja por este caminho (isso conforme tenho visto até agora).

Encontrei a seguinte resposta no stackoverflow que talvez possa ajudar, estou usando servidor compartilhado, então não consegui fazer o teste ainda, quero montar a estrutura sugerida e fazer o teste!

Se vc puder dizer como estão seus testes seria ótimo. Abraço!

Criado 28 de abril de 2018
Ultima resposta 9 de set. de 2018
Respostas 1
Participantes 2