Fala pessoal!! Usando o rails seguindo a apostila da Caelum tentei adicionar o css conforme abaixo, mas não funcionou:
O comando scaffold, quando executado, gera um css mais bonito para nossa aplicação. Se quiser utilizá-lo, edite nosso layout (app/views/layouts/application.html.erb) e adicione a seguinte linha logo abaixo da tag
:
<%= stylesheet_link_tag 'scaffold' %>
Segue como ficou o meu app/views/layouts/application.html.erb :
<!DOCTYPE html><html><head><title>Programa de Qualificação de Restaurantes</title><!--<%=stylesheet_link_tag:all%>--><%=stylesheet_link_tag'scaffold'%><%=javascript_include_tag:defaults%><%=csrf_meta_tag%></head><body><pstyle="color: green"><%=flash[:notice]%></p><%=yield%></body></html>
Já parei e reiniciei o servidor mais de uma vez mas ainda assim o layout ainda permanece inalterado.
O que posso estar fazendo de errado?
Cara, não sei exatamente qual foi o problema que ocorreu nesse ponto, mas deixa eu te sugerir: baixe a última versão da apostila, pode ser que algum erro de digitação/atualização de código gerado tenha sido corrigido.
jamesfrj
Fala, CaioIncau! Cara estive sobrecarregado de trabalho esses dias e não consegui mexer no Ruby direito. Hoje à noite vou testar suas dicas e te responder.
Blz, ricardo.valeriano? Vou verificar a versão mais nova da apostila como você falou.
Retorno em breve com os resultados.
Abraços
jamesfrj
CaioIncau, respondendo às suas perguntas:
Removi a linha do import all comentada, mas mesmo assim não funcionou.
Segue abaixo o código do html de clientes:
<!DOCTYPE html><html><head><title>Programa de Qualificação de Restaurantes</title><linkhref="/assets/scaffold.css"media="screen"rel="stylesheet"type="text/css"/><scriptsrc="/assets/defaults.js"type="text/javascript"></script><metacontent="authenticity_token"name="csrf-param"/><metacontent="2jIJ65LToQqI/lJNQ7ZeC4pb+xpeXUPrS3yF4pRxT48="name="csrf-token"/></head><body><ul><li><ahref="/clientes">cliente</a></li><li><ahref="/qualificacoes">qualificacao</a></li><li><ahref="/restaurantes">restaurante</a></li></ul><pstyle="color: green"></p><h1>Listing clientes</h1><table><tr><th>Nome</th><th>Idade</th><th></th><th></th><th></th></tr><tr><td>James</td><td>99</td><td><ahref="/clientes/1">Show</a></td><td><ahref="/clientes/1/edit">Edit</a></td><!--<td><a href="/clientes/1" data-confirm="Are you sure?" data-method="delete">Destroy</a></td>--></tr></table><br/><ahref="/clientes/new">New Cliente</a></body></html>
O arquivo public/stylesheets/scaffold.css não existe na minha app
Tentei colocar o arquivo scaffold.css em app/assets mas não deu certo também…
Segue anexa parte da estrutura de pastas do meu projeto.
Por favor dêem uma olhada para ver o que vocês acham
C
CaioIncau
Realmente nao sei, nao costumo utilizar o css padrao do scaffold.
Vamos esperar ver se alguem sabe sobre este problema.
jamesfrj
CaioIncau, quando você usa onde ele fica? A extensão .css funciona ou deve ser usada outra extensão?
jamesfrj
ricardo.valeriano, conforme você falou eu estava usando a versão 14.9.25 da apostila da Caelum. Hoje existe a 15.0.27. Você acha que devo começar do zero da nova versão da apostila?
Qual a versão ideal do ruby e do rails recomendado seguida pela Caelum? Qual você acha que é a mais indicada?
Hoje a versão que estou usando de ambos é a seguinte:
Qual versão segundo a Caelum você acha melhor eu utilizar?
Obrigado!
C
CaioIncau
jamesfrj:
ricardo.valeriano, conforme você falou eu estava usando a versão 14.9.25 da apostila da Caelum. Hoje existe a 15.0.27. Você acha que devo começar do zero da nova versão da apostila?
Qual a versão ideal do ruby e do rails recomendado seguida pela Caelum? Qual você acha que é a mais indicada?
Hoje a versão que estou usando de ambos é a seguinte:
A última versão disponível no site da apostila foi baseada no Rails 3.2.7. A ideia é que, com o Ruby 1.9.3 e o Rails 3.2.x, você não deve ter nenum problema para seguir os exercícios.
Qualquer dúvida, só dizer.
jamesfrj
Entendo. Estou tentando aqui novamente. Senão funcionar vou tentar seguir à risca com a versão da apostila.
Vlw!
Tiago_Sciencia
Olá jamesfrj o problema é que você deve colocar o código abaixo com a palavra “scaffold” entre aspas duplas e não aspas simples.
antes:
<%= stylesheet_link_tag ‘scaffold’ %>
depois:
<%= stylesheet_link_tag “scaffold” %>
Isso deve resolver seu problema!
Abraço!
jamesfrj
Olá Thiago Sciencia!
Fiz conforme você falou, mas o problema continua. :(
Obrigado pelo retorno
<!DOCTYPE html><html><head><title>Programa de Qualificação de Restaurantes</title><%=stylesheet_link_tag"scaffold"%><%=javascript_include_tag:defaults%><%=csrf_meta_tag%></head><body><%=menu_principal%><pstyle="color: green"><%=flash[:notice]%></p><%=yield%></body></html>
Tiago_Sciencia
Falei besteira no post anterior… :roll:
O que eu percebi é que se você colocar “application” no lugar do “scaffold” o css gerado terá o do conteúdo do scaffold… Tem uma explicação no arquivo application.css do projeto.
<!DOCTYPE html><html><head><title>Programa de Qualificação de Restaurantes</title><%=stylesheet_link_tag"application"%><%=javascript_include_tag"application"%><%=csrf_meta_tags%></head><body><%=yield%></body></html>
jamesfrj
Obrigado, Tiago Sciencia !
Não sei se funcionou direito… Achei o css dele meio fraco. :x Tirei um screenshot para você conferir se é isso mesmo…
Caso seja, a minha última pergunta é o seguinte:
Se eu criar um estilo meu próprio, onde devo colocá-lo e como faço referência ao mesmo?
Também estou começando com o rails e estou descobrindo como as coisas funcionam hehe…
Abs!
leandronsp
então. na imagem que você postou da estrutura de arquivos, notei que o nome do teu arquivo é “scaffolds.css.scss”, e você está referenciando “scaffold”.
Será que é isso? Tira o “s” do nome do arquivo…deixa como “scaffold.css.scss”
jamesfrj
Pessoal, muito obrigado pelas respostas. Tive que formatar meu note para instalar o Ubuntu 12.10.
Quando reinstalei o Ruby e o Rails o projeto começou a dar problemas. Pode ser por problemas de versão…
Vou ver aqui e qualquer coisa posto.