Desenvolvendo com j2me midp 2.0 para PALM´S!

27 respostas
G

Olá javaneses
Há pouco tempo atrás comprei um palm zire 72 c/ 128mb e estou com algumas dúvidas que creio que alguns de voces possam me ajudar:

• Quando eu desenvolvo qualquer aplicação no j2me preciso converter para .prc para que o palm possa rodar? ou em .jar ou .jad ele roda?
  • Já instalei o midp2.0 e a VM j9 no palm… a API midp 2.0 já oferece classes em que eu possa me conectar com outro palm ou com o pc através de bluetoth ou infrared?
  • Alguem saca algum tutorial / apostila / qualquer coisa de desenvolvimento j2me midp2.0 para palm´s?

Atenciosamente
Thiago Gregório
Desenvolvedor Java
[email removido]

27 Respostas

velo

abc

leogall

Olá Thiago,

• Seguinte, para rodar uma aplicação MIDP1 no palm vc teria que instalar a VM e converter seu JAR/JAD para PRC, já no MIDP2 vc roda o próprio JAR/JAD, eu faço da seguinte forma, Utilizo o MIDlet HQ e com ele eu tenho a opção de instalar uma aplicação JAR/JAD a partir de uma URL, vale a pena resaltar que no seu arquivo JAD em MIDlet-Jar-Size: tem que estar com o tamanho certo, senão ele não consegue instalar a MIDlet.

• Eu já fiz alguns testes com infrared que funcionaram, mas com bluetooth eu não fiz nada, o meu é um Tungsten E, não tem bluetooth aí não tenho como testar…

• O desenvolvimento de MIDlets para Palms segue o mesmo princípio que para celulares, até agora pelo que eu pude ver as diferenças são pequenas, como as encontradas no momento em q vc quer utilizar algo específico do palm, como por exemplo IRDa, entrada de algo com o touch screen, que no celular é via teclado, acesso de arquivos, essas coisas, mas nada gritante, muitas dos recursos funcionam de manairas diferentes, mas pode até ser implementadas da mesma forma, em muitos casos a própria VM faz esse trabalho.

Espero q eu tenha te ajudado
caso ainda possa responder mais algo estamos aí…

[]´s
Leonardo Gall

G

Tranquilo, com certeza voces esclareceram algumas coisas…
Eu também tenho o midlet HQ instalado no meu palm, inclusive ele já veio junto do prc do midp 2.0 com a VM j9…
eu vi que posso instalar jar ou jad´s por uma url…
agora para eu instalar estes arquivos a partir de uma url o meu palm teria que estar conectado de alguma forma com a internet né?
Voce consegue conectar de q forma? irda?

Abraços

leogall

Para me conectar a internet eu utilizo o Softick PPP com o cabo de sincronismo, para facilitar eu coloco um servidor web na minha máquina, assim eu acesso o servidor tipo http://127.0.0.1/Arquivo.jad ou Arquivo.jar

fzampa

O Zire 21 aceita a jv9 para midp2.0??? Estou trabalhando com ponto flutuante e tendo um puta trabalhão pra ficar controlando os pontos.

F

jah rodei a vm j9 no zire 21, mas para aplicacoes mais pesadas ela se mostrou meio instavel… talvez pq a memoria heap do zire 21 seja insuficiente para a vm.

Em td caso, teste e tire suas conclusoes! :slight_smile:

G

este Softick PPP é pago é???
:frowning:

velo

ah eh:?: :?: :?:
baixei no emule:oops: :oops: :oops: :oops:
pense q fosse open source :twisted: :twisted: :twisted:

F

Se vc estiver no Linux dah pra fazer com o pppd a mesma coisa que o softick faz! :slight_smile:

G

baixei este softclick PPP só pega no windows Xp vei… :twisted:
Uma empresa desenvolver uma ferramenta restringindo a plataforma é um absurdo… mais valeu… alguém saca outro programa que pega a conexão do computador e passa pro palm via o cabo USB?

Thiago Gregório
Desenvolvedor Java
[email removido]

D

O PalmOS roda o MIDP 2.0 apenas com o VM j9 da IBM né?? VM da Sun, como a existente para MIDP 1.0 nem pensar né???

Ou eu to atrasadaço???

eduardo_lopes

caras, como, quando, onde eu encontro MIDP 2 para PalmOS? o da Sun ainda está no 1.0, o que para um PDA é muito ruim, as telas ficam muito pobres com aqueles controls…

O superwaba mudou a licença e agora toda a propaganda q eu fiz sobre ele aqui na empresa vai por água abaixo, nem é pelo preço, mas pela frustação de ter que ir a diretoria denovo e comunicar que tudo aquilo q eu tinha dito sobre “software livre bla, bla bla” já era, e q eles vão ter que desembolsar mais uma grana pros softwares ficarem melhores.

:?

fzampa

Como assim???

A partir de qual versão do superwaba não é mais free???

Cara, se agora ela for paga eles tiveram uma boa jogada de mercado, heim??? Primeiro convence depois de acostumado vende.

velo

fzampa:
Como assim???

A partir de qual versão do superwaba não é mais free???

Cara, se agora ela for paga eles tiveram uma boa jogada de mercado, heim??? Primeiro convence depois de acostumado vende.

Mais detalhes:
http://www.superwaba.com.br/pt/novomodelo.asp

Na verdade num é bem isso não.
O superwaba 5 ou eh GPL ou você pode comprá-lo como LGPL.

eduardo_lopes

Tá saindo um pouco do tópico, mas o problema não é eles cobrarem, mas sim a forma com que fizeram, na lista praticamente tudo era: “isso estará corrigido na próxima versão”, principalmente para alguns Drivers pagos.

E a forma com q eles estão cobrando sem avisar. Está bem complicada a situação dessa plataforma.

Mas, só para fazer alguns testes, visto que no estágio que estou é impossível migrar tudo, onde consigo o MIDP 2.0 para Palm OS?

velo

Uma coisa é fato.

O superWaba pode ser bom. Pode ser D+. Pode fazer chover no deserto. Mas uma coisa é fato, o superWaba não é J2ME.

Você pode desenvolver pra SuperWaba ou Java ou VB, cada coisa é uma coisa.

Mas superwaba eh fantastico, mas, prefiro desenvolver pra J2ME midp 1.0, pois fiz um programa pra PALM q roda no celular, que roda no pocket, q roda no PC emulado, enfim, cumpre o papel do java, ser portável.

VELO

eduardo_lopes

Bom, andei analisando, o superwaba nas próximas versões rodará em mais de 20 plataformas, não aponta para o mercado de celulares que o J2ME aborda, mas smartphones e pda’s.

Eu acabei concordando com o novo modelo de negocios que eles propuseram e acho que a plataforma irá crescer e muito com isso.

E sinceramente, não dá pra utilizar um equipamento como o Palm Tungsten T3, cheio de recursos, e entregar pro seu cliente um aplicativo usando MIDP 1.0, fala sério, ou vc desenvolve os seus componentes de interface gráfica ou o seu cliente deixa de ser seu cliente. Com superwaba eu utilizo até SQL pra realizar consultas em meus PDBs.

Vou continuar apostando no superwaba.

rodrigo_ror

velo:

Mas superwaba eh fantastico, mas, prefiro desenvolver pra J2ME midp 1.0, pois fiz um programa pra PALM q roda no celular, que roda no pocket, q roda no PC emulado, enfim, cumpre o papel do java, ser portável.
VELO

É realmente foi isso que me motivou a escrever programas em java, sou novato ainda, mas a minha fascinação por aprender uma tecnologia que não ficasse restrita a Desktops me motiva a cada dia.
É possível vc transformar um software GPL em LGPL? Então posso escrever um programa com auxilio de muita gente e depois torná-lo proprietario com facilidade, mudando apenas uma interface por exemplo?

eu me confundo muito com essa coisa de Software livre! :?

G

Realmente é complicado…
poderiam até fazer um tutorial aqui no guj falando sobre os principais tipos de licenca… claro… texto informal mesmo!

sobre o superwaba… temos que ver o lado da empresa deles também… quem cria o superwaba não é uma comunidade … é uma empresa… ela tem total liberdade de decidir a licença são eles…

J

a Sun tb eh uma empresa… imagine se começarem a cobrar pelo Java?

velo

Se isso acontecesse a comunidade acabaria desenvolvendo um open java.

Soh não é feito pq não existe um estimulo para isso.

VELO

fzampa

Se isso acontecesse a comunidade acabaria desenvolvendo um open java.

Soh não é feito pq não existe um estimulo para isso.

VELO

Em qualquer situação, enquanto existir alguém transformando algo grátis em pago vai haver pessoas que façam uma nova versão grátis.

Estamos neste patamar. Assim penso eu.

Aí se esse “novo grátis” se tornar pago vem um “novo grátis” e assim o ciclo continua…

E quem quiser continuar na plataforma que se adapte $$$$ a situação.

Quem gosta e programa em superwaba concorda em pagar pelo pacote profissional, não??? É Lucro sustenanto lucro…

jujo

nem sempre… =)

bah, vai ser uma merda mesmo utilizar o SW pago dessa forma =/ Ta certo que a plataforma está sendo altamente qualificada e tudo mais, mas dai cobrar anuidades?!
bah… fica meio foda neh…

Mas minha real dúvida é… Se eu continuar usando o SDK 4.5, posso continuar a desenvolver meus programas sem nenhuma quebra de licensa?! visto que era free e tudo mais…
Alguém sabe?

Pois a 4.5 supre todas as necessidades atuais do programas desenvolvidos… Não sei o que tanto haverá de novo no 5.0 para justificar tal preço… ta certo que eles está incluindo todas as Lib´s que antes eram pagas e vendidas individualmente… porém quem de vcs usou alguma lib daquelas?!
A não ser é claro o PDBDriver, que sem sobra de dúvidas é essencial, e indispensável…

Abraços!

eduardo_lopes

Sim, a 4.5a continua free, vc pode continuar utilizando-a normalmente.

E não será cobrada anuidade, vc compra a versão 5.0 agora, durante um ano todas as atualizações, até mesmo uma versão 6.0 vc tira na faixa, se não quiser pagar no ano que vem, continue com o produto que vc comprou nesse ano sem mais custos.

fzampa

Então dá pra continuar usando a 4.5 de boa… sem tirar o escorpião do bolso… :smiley: :smiley: :smiley:

jujo

Legal =)

não vejo pq mesmo comprar a 5.0 então =)

abraços!

dpolastri

velo:
Eu toh fazendo um tuto com todas as minhas dores de cabeça explicando como começar a desenvolver no palm.

VELO

Você já fez esse tutorial? Se você puder envie pra mim…

Obrigado!!

Criado 7 de dezembro de 2004
Ultima resposta 29 de mar. de 2005
Respostas 27
Participantes 11