Desenvolver Sistema inteiro sozinho?

27 respostas
L

Pessoal,

Gostaria de saber se alguém já desenvolveu um sistema desktop inteiro sozinho (sistema de médio a grande porte), e se isso é viável.

Sozinho desde a Engenharia de Requisito até a fase de Teste e Entrega.

O que acham disso?

Quem puder deixar um relato eu fico grato.

Abraço

27 Respostas

kdoigor

eai Lucas, tudo bem ?
vou deixar minha experiência.

fiz meu trabalho de conclusão de curso sozinho. sistema para lan houses (para mim foi medio porte pois tive que fazer 2 softwares - server e client)
levei 35 dias de desenvolvimento trabalhando em media 10 a 12 horas por dia. eu era iniciante em java. a modelagem do sistema eu levei uns 20 dias e o restante da documentação para o TCC mais uns 20 dias até ficar do jeito que o orientador queria. ah, meu sistema não passou por testes… hehe (somente os de rotina quando voce termina uma funcionalidade)

hoje acho que faria o mesmo sistema talves usando 75% do tempo mas com mais qualidade.

para você desenvolver seu sistema sozinho leve em consideração o tipo de sistema, a metodologia de trabalho, como vai realizar seus testes (dica:pra web o selenium da conta do recado), quanto tempo você tem, qual o seu nível de conhecimento na tecnologia proposta para o desenvolvimento, pense na arquitetura e perca tempo projetando pra ganhar tempo programando.

pra mim hoje não acho viável trabalhar sozinho dependendo do sistema, e sabe, ja recusei varios trabalhos free-lance por não achar parceria, to até com um mini projeto de jogo pra orkut mas sozinho num vo encarar não, prefiro gastar meu tempo tocando guitarra e com minha mina…

flw

W

Ola,

A primeira empresa que eu trabalhei apos o meu estagio, era uma empresa pequeno (somente um carinha) e ele tinha desenvolvido um software gigante em VB 3.0 ( hehehe ), ele demorou um bom tempo pra desenvolver principalmente porque ele era um cara super experiente em programacao baixo nivel assembly e C e nao tinha muito conhecimento em VB.
Mesmo com o desenvolvimento demorado nao foi muito problema porque ele nao tinha prazo pra entregar pra cliente algum, ele teve a ideia desse sistema comecou a desenvolver com a ideia de vender pra varias empresas no futuro.
O problema maior foi quando ele vendeu esse software pra varias empresas, com contratos de manutencao e customizacao de relatorios e etc, chegou uma hora que ele nao conseguia mais dar conta sozinho e comecou a contratar programadores.

Eu ja fiz alguns sistemas sozinho e pra mim o maior problema eh que as vezes nos somos fortes em desenvolver o backend mas somos pessimos em frontend (que eh o meu caso). Entao pra mim foi facil fazer levantamento de dados, modelar banco e desenvolver o backend da aplicacao, mas quando chegou na interface foi um problema. Isso ja nao acontece numa empresa que vc tem gente pra fazer interface de usuario, um pra trabalhar no banco e por ai vai.

Se vc se sente seguro pra fazer tudo de cabo a rabo, vai fundo. Senao, tenta fazer uma “sociedade” com algum amigo que eh mais experiencia em alguma area que vc tem mais dificuldade.

//Daniel

R

É mais ou menos isso que acontece comigo, estou desenvolvendo um sistema sozinho como não tinha conhecimento nas linguagens e ainda tinha a escola, já estou a meio ano desenvolvendo e ainda está longe do fim :smiley:

Porém, como já tem muita coisa desenvolvida posso vender ele, e essa questão dos pedidos dos clientes é bastante comum mesmo, mas eu vejo com bons olhos isso, pois acabo desenvolvendo algo para satisfazer o negócio, já que por eu não ser do ramo as vezes não tenho conhecimento de algo na logística.

O problema é mesmo de ter conhecer de tudo, mas tem suas ventagens :smiley: Conheço banco de dados, arquitetura no java, e agora fazendo interfaces no Flex, conhecemos de tudo, porém a desvantagem é que não podemos nos aprofundar em tudo, no meu caso assim que o sistema começar a render mais, irei contratar mais programadores para dividir as tarefas, assim poderei me aprofundar em algo.

S

daniel disse
Eu ja fiz alguns sistemas sozinho e pra mim o maior problema eh que as vezes nos somos fortes em desenvolver o backend mas somos pessimos em frontend (que eh o meu caso). Entao pra mim foi facil fazer levantamento de dados, modelar banco e desenvolver o backend da aplicacao, mas quando chegou na interface foi um problema. Isso ja nao acontece numa empresa que vc tem gente pra fazer interface de usuario, um pra trabalhar no banco e por ai vai.

Se vc se sente seguro pra fazer tudo de cabo a rabo, vai fundo. Senao, tenta fazer uma “sociedade” com algum amigo que eh mais experiencia em alguma area que vc tem mais dificuldade.

concordo plenamente, porque isso aconteçe na maioria dos casos, o programador pode ser bom no backend mas dificilmente a mesma pessoal que é bom no backend será bom no frontend. Então ai esta o trabalho em equipa que da vantagem,.

Marky.Vasconcelos

Eu desenvolvi o sistema de onde trabalho ao longo de 3 anos.
Mas eu lançei umas 15 versões diferentes até chegar como está agora.
Eu não sabia nada de Java e quanto mais eu aprendia eu via como era ridiculo o sistema e refazia boa parte dele.

S

Mark_Ameba:
Eu não sabia nada de Java e quanto mais eu aprendia eu via como era ridiculo o sistema e refazia boa parte dele.

Tambem ja me aconteceu isso, e no meu caso até o cliente dizia que o sistema esta mesmo muito bom, mas como eu aprendi novas tecnicas de programação
achava que tinha muitas falhas e queria retificar, ssrsrrsrsrss isto até é engraçado

paulofafism

Eu também estou nesta caminha de desenvolver um sistema inteiro sozinho

Marky.Vasconcelos

sulito:
Mark_Ameba:

Tambem ja me aconteceu isso, e no meu caso até o cliente dizia que o sistema esta mesmo muito bom, mas como eu aprendi novas tecnicas de programação
achava que tinha muitas falhas e queria retificar, ssrsrrsrsrss isto até é engraçado

É… mas pelo menos eu aprendi muito nesse tempo então atualizações são constantes.

E disso tudo saiu algumas coisas interessantes como o ObjectTableModel que disponibilizo para todos.

jjose

É o que vc pode perder ou ganhar com isso…

Se vc nao for pleno, tem que se focar bem em padroes e boas praticas pq de resto vc vai ter que aprender e esse eh o ponto positivo.
O negativo eh nao receber/trocar experiencias krai

fui

K

Estou passando por isto agora, só que estou desenvolvendo um sistema Web. É de médio porte, mas de grande responsabilidade.

Vou dizer que não vale a pena, a menos que vc seja um guru ou tenha muito tempo.

O aprendizado é enorme, mas é MUITA coisa que vc tem que saber. Então, ou vc tem muito tempo pra aprender tudo isso (O que não é meu caso, pois tenho um prazo a seguir), ou vc tem que saber absolutamente TUDO! Frameworks web, orm, ajax, de testes… Enfim, pelo menos pra mim, ta sendo meio traumático e eu estou tendo que sacrificar algumas partes do programa por causa do tempo…

Agora, seu caso pode ser diferente, ai não sei. Estou só relatando minha experiência, hehehe!

Abraços!

L

O tempo que gastamos para desenovolver um sistema inteiro, é melhor aplicar em Estudos?

Porgramar você aprende, porém não aprende alguns conceitos que só um bom livro pode dar.

O que acham?

bsmachado

Bem, fazer um sistema ja é um estudo… A regra é pegar papel e caneta e fazer um diagrama do que vai ser usado no sistema e depois por a mão na massa… Qualquer duvida, acessa o Google!
:lol:

K

Lucas Emanuel:
O tempo que gastamos para desenovolver um sistema inteiro, é melhor aplicar em Estudos?

Porgramar você aprende, porém não aprende alguns conceitos que só um bom livro pode dar.

O que acham?

Lucas,

Se vocë vai desenvolver esse sistema por desenvolver, com certeza é melhor do que ficar só lendo livros. Mas o “pulo do gato” é vocë pesquisar nos livros qual a melhor forma de resolver determinados problemas e isso demanda muito tempo. Quem programa com prazos não tem esse tempo, mas se vocë quer fazer um sistema inteiro por espontänea vontade, vocë vai ter tempo para isso e com certeza é uma forma de estudo muito melhor e mais prazerosa do que ficar lendo um livro e fazendo exercícios.

L

Mark_Ameba:

Mark,

Você desenvolveu a View com Swing?

Você defende a programação do Swing linha por linha, sem ferramenta RAD.

Nesse sistema você fez tudo na mão mesmo ou utilizou Ferramenta para desenvolver a View?

Se foi na mão demorou muito?

Acredito que tenha sido a parte mais demorada.

Abraço

fredferrao

Lucas Emanuel:
Mark_Ameba:

Mark,

Nesse sistema você fez tudo na mão mesmo ou utilizou Ferramenta para desenvolver a View?

Abraço

Quando eu estava fazendo um ha uns anos atraz eu tava fazendo a view tudo na mão mesmo, o matisse era novidade ainda, eu não tenho problemas em fazer na mão, e sim usando GridBag, Totally :smiley: , na verdade não sei pq choram tanto com o pobre do gridbag, depois que fiz um método chamado add(…) com varios parametros do gridbag, criar uma tela ficou tão facil, depois de desenhada no papel fica mais facil ainda.

Mass hoje, sinceramente ainda nao sei se faria na mao ou no matisse, o Netbeans(6.8 ) esta muito rapido, rapido mesmo para desenhar telas, não da mais aquelas travadas feias e tal. Mas se for fazer no matisse, cuidado para não deixar a coisa desandar para a maneira a la delphi, de começar a dar dois clique em botão e meter logica dentro, use o matisse APENAS para desenhar mesmo.

Com relação a criar um sistema sozinho, se for desktop(swing no caso) comigo faço de boa, eu era do delphi e desenhar telas é comigo mesmo, agora pule para a web e ja quebra as pernas pra fazer a view, eu arrumaria ao menos um amigo bom de webdesign.

L

fredferrao:
Lucas Emanuel:
Mark_Ameba:

Mark,

Abraço

Quando eu estava fazendo um ha uns anos atraz eu tava fazendo a view tudo na mão mesmo, o matisse era novidade ainda, eu não tenho problemas em fazer na mão, e sim usando GridBag, Totally :smiley: , na verdade não sei pq choram tanto com o pobre do gridbag, depois que fiz um método chamado add(…) com varios parametros do gridbag, criar uma tela ficou tão facil, depois de desenhada no papel fica mais facil ainda.

Mass hoje, sinceramente ainda nao sei se faria na mao ou no matisse, o Netbeans(6.8 ) esta muito rapido, rapido mesmo para desenhar telas, não da mais aquelas travadas feias e tal. Mas se for fazer no matisse, cuidado para não deixar a coisa desandar para a maneira a la delphi, de começar a dar dois clique em botão e meter logica dentro, use o matisse APENAS para desenhar mesmo.

Com relação a criar um sistema sozinho, se for desktop(swing no caso) comigo faço de boa, eu era do delphi e desenhar telas é comigo mesmo, agora pule para a web e ja quebra as pernas pra fazer a view, eu arrumaria ao menos um amigo bom de webdesign.

Então,

Uma das minhas dúvidas é justamente essa.

Eu tambem nao tenho problema em programar swing na mão, na verdade até gosto, o velho GridBag ajuda bastante, porém fico preocupado com a produtividade das novas ferramentas, se isso não seria vantagem.

sidzuza

Olá pessoal!

Que bom que foi feito este tópico. Eu também pretendo fazer um sistema sozinho e se der certo, tentar vender pra várias empresas. Só que não quero fazer um sistema de prateleira, quero deixá-lo “pronto”, porém de modo modular, isto é, o grosso das regras de negócio que são mais comuns e tudo mais, e deixar que o cliente solicite os requisitos e aí sim, integrar os módulos e implementar o requisitos solicitados. Creio que assim, posso fazer o ciclo de desenvolvimento de software mais rápidamente. Sou iniciante e estou ainda no segundo semestre da faculdade e lendo o livro do Deitel. Tenho em minha checklist para ler o livro " Utilizando UML e Padrões" ( na minha opinião, um ótimo livro ) "Java “Persistence com Hibernate” ( muito bom também ) e outros que sei que vou precisar. Da mesma forma que os colegas disseram anteriormente, quando o sistema tiver em produção e eu não der conta, contrato profissionais para me ajudar.
Que bom que isso não é uma idéia louca de um iniciante sem noção! :lol:

Abraços!

W

Lucas Emanuel:
Pessoal,

Gostaria de saber se alguém já desenvolveu um sistema desktop inteiro sozinho (sistema de médio a grande porte), e se isso é viável.

Sozinho desde a Engenharia de Requisito até a fase de Teste e Entrega.

O que acham disso?

Quem puder deixar um relato eu fico grato.

Abraço

Eu ja desenvolvi sistemas de medio porte sozinho, meu relato é, da trabalho, você erra muito por que assume varias posições e visões diferentes, que deveriam ser assumidas por pessoas diferentes para minimizar os erros, consequentimente a qualidade é baixa, por que mesmo que você teste e saiba como fazer isso, você é o desenvolvedor do sistema e o máximo que você fara bem é o teste unitário e teste de integração (O criador nunca acha defeito na sua obra), por que como eu disse mesma visão, posição etc.
Em resumo muito tempo, pouca qualidade, mas tem uma vantagem você recebe mais do que só desenvolvese, mas é uma pena que não receba por todos os profissionais que deveriam fazer parte, hehehe…

Responda as seguintes perguntas e tera a resposta se é viavel ou não:

• Qual o nivel de qualidade que quero para minha aplicação?
  • Quanto tempo tenho para desenvolver minha aplicação?
  • Tenho dinheiro para contratação de pessoal caso necessário?
  • Vou dar manutenção no sistema que eu vou desenvolver?
  • Etc.
Marky.Vasconcelos

Lucas Emanuel:
Mark_Ameba:

Mark,

Abraço

Fiz na mão sim… tudo bem em que uma dessas 15 versões eu fiz as telas no matisse mas depois deletei os arquivos .form e não consegui alterar a tela, foi quando fiquei puto e começei a usar apenas LayoutManagers para fazer.

Também teve a faze do NullLayout, essa provavelmente foi a que mais me fez perder tempo pois era dificil e chato dar manutenção a medida que o sistema crescia.

Hoje em dia com MigLayout acredito que desenho uma tela tão rapido quanto faria em uma ferramenta D&D.

L

Mark_Ameba:
Lucas Emanuel:
Mark_Ameba:

Mark,

Abraço

Fiz na mão sim… tudo bem em que uma dessas 15 versões eu fiz as telas no matisse mas depois deletei os arquivos .form e não consegui alterar a tela, foi quando fiquei puto e começei a usar apenas LayoutManagers para fazer.

Também teve a faze do NullLayout, essa provavelmente foi a que mais me fez perder tempo pois era dificil e chato dar manutenção a medida que o sistema crescia.

Hoje em dia com MigLayout acredito que desenho uma tela tão rapido quanto faria em uma ferramenta D&D.

Mark,

Voce faz sistemas para Web também?

Marky.Vasconcelos

Não gosto de fazer sistemas pra web mas eu já fiz um sistema com JSF usando richfaces, a4j e hibernate.

L

Eu tambem nao gosto muito de sistemas de grande porte para Web, tipo ERP.

oddy.silva

O que me ajuda muito quando tenho que fazerum sistema grande, sozinho, é pegar uma folha em branco, uma caneta e sair fazendo anotações, desenhos, setas e outras formas estranhas, geralmente o que me vem a cabeça primeiro. Daí eu pego todo esse rebosteio que acabei de criar e tento enxergar os pontos fracos e fortes, o que é legal e o que não é. Depois disso, numa outra folha limpa, só listo as coisas que devo fazer, o mínimo necessário pro meu sistema funcionar. Depois de pronto e testado, vou acrescentando as perfumarias.
O ruim de se fazer as coisas sozinho, pelo menos em meu caso, é a anisedade em ver o sistema pronto logo. Se não tiver cuidado, posso sair atropelando as coisas importantes. Outro fator importante é definir bem o que é essencial, o que deve ficar pronto primeiro, pois isso pode significar muito ou pouco tempo.
É assim que eu faço os meus sistemas sozinhos. As vezes a gente pede ajuda pra alguém (sou péssimo de design), mas na grande maioria dos casos a gente acaba fazendo tudo só.
Ahhh!!! Outra coisa que já estava me esquecendo: livros, muitos livros bons e muita documentação boa. Isso é essencial.

alexcomput

Eu também… estou nessa ai…de desenvolver um sistema sozinho…apesar que não sou fera em java…assim quando vou estudar um novo framework tento implementar
ele com um sistema …esses dias estava doido para saber como funciona um impressora fiscal…lá vai eu fazer um sistema de venda com hibernate porque
também não sabia como funcionava ele… em desktop … ai vou implementado cada dia um pouquinho…

Quando eu penso que sei alguama coisa… em java…lá vai eu assistir.uma video aula…tal…ai me deparo que tenho que aprender muito ainda em java…
gosto de desktop… mais agora estou focando mesmo em web, para assim que terminar a facul… eu tentar engajar em uma vaga de programador…se tudo de certo.

walissongpi

Sozinho é horrível. Já Fiz um micro programa gerenciador de pedidos pro meu padastro. Estava desenvolvendo outro, mas é muito cansativo. Precisa-se de mais pessoal. Pode ser um amigo (dois, tres ou quatro).

paulofafism

Realmente é muito horrível desenvolver um sistema sozinho, sem ter alguém para trocar experiências. Mas a gente acaba apredendo também. Mas de qualquer maneira sempre e bom ter alguém para ajudar, principalmente na parte de teste, pois um programador nunca deve ficar somente nos testes que ele proprio faz.

juniorsatanas

Nao tem como Usar Scrum nem XP nem programação em PAR kakakakka tu vai demorar 3 séculos !

Criado 8 de fevereiro de 2010
Ultima resposta 12 de fev. de 2010
Respostas 27
Participantes 17