Lucas Emanuel:
Mark_Ameba:
Eu desenvolvi o sistema de onde trabalho ao longo de 3 anos.
Mas eu lançei umas 15 versões diferentes até chegar como está agora.
Eu não sabia nada de Java e quanto mais eu aprendia eu via como era ridiculo o sistema e refazia boa parte dele.
Mark,
Você desenvolveu a View com Swing?
Você defende a programação do Swing linha por linha, sem ferramenta RAD.
Nesse sistema você fez tudo na mão mesmo ou utilizou Ferramenta para desenvolver a View?
Se foi na mão demorou muito?
Acredito que tenha sido a parte mais demorada.
Abraço
Quando eu estava fazendo um ha uns anos atraz eu tava fazendo a view tudo na mão mesmo, o matisse era novidade ainda, eu não tenho problemas em fazer na mão, e sim usando GridBag, Totally
, na verdade não sei pq choram tanto com o pobre do gridbag, depois que fiz um método chamado add(…) com varios parametros do gridbag, criar uma tela ficou tão facil, depois de desenhada no papel fica mais facil ainda.
Mass hoje, sinceramente ainda nao sei se faria na mao ou no matisse, o Netbeans(6.8 ) esta muito rapido, rapido mesmo para desenhar telas, não da mais aquelas travadas feias e tal. Mas se for fazer no matisse, cuidado para não deixar a coisa desandar para a maneira a la delphi, de começar a dar dois clique em botão e meter logica dentro, use o matisse APENAS para desenhar mesmo.
Com relação a criar um sistema sozinho, se for desktop(swing no caso) comigo faço de boa, eu era do delphi e desenhar telas é comigo mesmo, agora pule para a web e ja quebra as pernas pra fazer a view, eu arrumaria ao menos um amigo bom de webdesign.