Olá pessoal.
Na empresa onde trabalho, utilizamos análise de pontos por função para medir o tamanho do software, e estimar custos e prazo. Porém, um dos principais problemas que vejo nessa técnica é que, para a estimativa ter um nível razoável de precisão, os requisitos devem estar bastante amadurecidos - o que pode levar muito tempo, uma vez que os mesmos estão sempre mudando. E, sempre que olhamos para trás, percebemos que os custos quase sempre excedem as estimativas.
Sempre tive interesse por metodologias ágeis, como Scrum e XP, mas ainda não tive tempo de estudá-las a fundo. Acho interessante essa idéia de implementar o sistema aos poucos e ir refatorando, ao mesmo tempo que versões funcionais são entregues em períodos curtos. Mas como estimar o preço do software nessas condições? Será que é viável aplicar a técnica de análise de pontos por função a cada iteração? Eu acho que sim, pois como os requisitos das versões menores são mais estáveis, a técnica se torna mais precisa. Mas gostaria de saber a opinião do pessoal que já trabalha com metodologias ágeis.
Abraços