Diagrama de classes - problema de referência

10 respostas
R

Galera, estou fazendo um projeto e estou com uma dúvida no diagrama de classes, o problema aqui é na classe pessoa, onde eu tenho um cliente fisico e juridico e um fornecedor físico e jurídico também, e o cliente pode ser fornecedor e vice-versa, daí fica minha dúvida, como posso melhorar esse diagrama e corrigir os problemas de referências que os professores dizem ter mas ninguém dá uma solução, obrigado.

10 Respostas

Alexandre_Saudate

Me parece que Cliente e Fornecedor deveriam estender de Pessoa Jurídica, não de Pessoa. E Funcionário deveria estender Pessoa Física, não Pessoa. Não sei dizer se é esse o problema que seus professores dizem ou se tem mais alguma coisa, mas esse seria um começo.

[]´s

fantomas

Bem vindo ao forum Renato!

Eis aqui meu chute!

O “problema” relacionado a classe Pessoa é causado pelo uso da herança. Pessoa juridica, por exemplo, não tem (a principio) telefone celular; quando vc utiliza herança a estrutura da superclasse fica disponivel para a classe, logo, neste caso (pessoa juridica) herança pode não ser a melhor saida. O objeto pessoa juridica ficará com uma estrutura de dados para telefone celular sendo que ele não precisa deste atributo.

A saída indicada é o uso da agregação. Ao invés da classe Pessoa Fisica herdar a estrutura da classe Pessoa, ela (classe Pessoa Fisica) deverá agregar a classe Pessoa.

Inicialmente Pessoa Juridica, Pessoa Fisica, Cliente, Funcionario pode parecer um TIPO DE PESSOA nos levando a pensar que utilizar herança é a melhor opção. Mas na realidade Pessoa Fisica, Cliente, Funcionario e etc… são PAPEIS desempenhados pela pessoa dentro do domino por isso que herança não se encaixa muito bem como solução.

flws

fantomas

Depois de acertar a questão da herança x agregação é necessário fazer uma revisão nos atributos / relacionamentos das classes. Me parece que dá para melhorar um pouco mais também.

flws

R

Aew galera, olha eu aqui novamente, mexi novamente no diagrama, adicionei uma classe papel pois uma pessoa pode ter mais de um no sistema e também adicionei uma classe de entrada e saída para fins de consulta/relatório, porém conversei com meu professor e ele disse que ao montar o banco, utilizar uma tabela para pessoa (pessoa, pessoa física e jurídica)[img], acho que fica meio incoerente, mas bom ele pediu pra pesquisar sobre problemas de herança múltipla, se algué puder ajudar aí agradeço.

R

Guevara

Não rola fazer uma composição?

Aí colocaria cpf, cnpj e td que for relativo a pessoa na classe pessoa e o código ficaria assim:

public class Cliente {
private Pessoa pessoaa;
}

O mesmo seria pra Funcionario e Fornecedor
Poderia criar uma classe Endereco, nela vc colocaria logradouro, numero, complemento, bairro, cidade, estado, cep e pais, e relacionaria com Funcionario, Cliente e Fornecedor, ficando uma relação @OneToOne:

public class Cliente {
private Pessoa pessoa;
@OneToOne
private Endereco endereco;
}

Abraço!

KaosBr

asaudate:
Me parece que Cliente e Fornecedor deveriam estender de Pessoa Jurídica, não de Pessoa. E Funcionário deveria estender Pessoa Física, não Pessoa. Não sei dizer se é esse o problema que seus professores dizem ou se tem mais alguma coisa, mas esse seria um começo.

[]´s

Boa noite,

asaudate, tenho um modelo muito parecido, com o adotado pelo nosso amigo RenatoJP. A razão para essa estrutura, reside em que, tanto “Pessoa Fisica” quanto “Pessoa Juridica” podem ser, consumidor ou fornecedor.

Exemplos:

Como pessoa fisica, trabalho com manutenção e configuração, de servidor linux. Durante a execução, dessas tarefas, legalmente sou um fornecedor, de serviços. E a pessoa juridica, o consumidor, de minha mão de obra.

Uma pessoa juridica, me vende, cabo e conectores. Neste momento eu, como pessoa fisica, sou consumidor da loja. E a pessoa juridica, fornecedor, de componentes.

O que define, a condição de cliente ou fornecedor, está na posição ocupada, na relação comercial.

Nota: Perdõem a intromissão, meu proposito é somar, ao topico.

[]s

Alexandre_Saudate

KaosBr:
asaudate:

[]´s

Boa noite,

asaudate, tenho um modelo muito parecido, com o adotado pelo nosso amigo RenatoJP. A razão para essa estrutura, reside em que, tanto “Pessoa Fisica” quanto “Pessoa Juridica” podem ser, consumidor ou fornecedor.

Exemplos:

Como pessoa fisica, trabalho com manutenção e configuração, de servidor linux. Durante a execução, dessas tarefas, legalmente sou um fornecedor, de serviços. E a pessoa juridica, o consumidor, de minha mão de obra.

Uma pessoa juridica, me vende, cabo e conectores. Neste momento eu, como pessoa fisica, sou consumidor da loja. E a pessoa juridica, fornecedor, de componentes.

O que define, a condição de cliente ou fornecedor, está na posição ocupada, na relação comercial.

Nota: Perdõem a intromissão, meu proposito é somar, ao topico.

[]s

Oi, KaosBR! Interessante a sua colocação, ficou mais claro o modelo do amigo. No entanto, passo a concordar com o Guevara, que composição, nesse caso, seria mais elegante. :wink:

[]´s!

KaosBr

Boa tarde,

asaudate, concordo com a agregassão proposta, pelo Guevara, é bem vinda :slight_smile:

RenatoJP , você tem, o atributo: ramoAtividade; Repetido em pessoa, fisica e juridica. Na sua solução, esse atributo não pode ser tranferido para, Pessoa tornando esta classe, mais coesa e removendo a duplicidade?

[]s

R

Eu modelaria da seguinte maneira:

public interface Pessoa {

public String getNomeExibicao(); //Razão Social ou Nome
   public String getRegistroNacional(); //CNPJ ou CPF
}

public class PessoaJuridica implements Pessoa {

private CNPJ cnpj;
   private String razaoSocial;
   ...

@Override
    public String getNomeExibicao() {
	return razaoSocial;
    }

@Override
    public String getRegistroNacional() {
       return cnpj.toString();
    } 
}

public class PessoaFisica implements Pessoa {

private CPF cpf;
   private String nome;
   ...

@Override
    public String getNomeExibicao() {
	return nome;
    }

@Override
    public String getRegistroNacional() {
       return cpf.toString();
    } 

}

public class Cliente {

private Pessoa tipoPessoa;

}

P.S: O problema é que a interface complica bastante para modelar para o banco de dados. (Ainda estou procurando outras alternativas).

Criado 2 de setembro de 2010
Ultima resposta 27 de out. de 2010
Respostas 10
Participantes 6