Estou com uma duvida no diagrama de seqüência do meu TG. O programa se comunica Cliente/Servidor através de sockets. A duvida é, como eu defino isso no diagrama de seqüencia?
Eu pensei em duas alternativas, passar o fluxo da classe A (Cliente) para a classe B (Servidor) e não especificar que isso esta ocorrendo via socket, ou passar o fluxo da classe A (Cliente) para a classe socket (Nativa java) e esta classe socket transferir o fluxo para a classe B (Servidor)
acho válido.
vc pode incluir alguns comentários no diagrama usando a notação de estereótipos pra ficar claro que a comunicação é via sockets. Acho que é relevante esse comentário - pois vc está, provavelment, atendendo um requisito não funcional certo?
Woody
rodrigo_lm
Obrigado, agodinhost
Já estava adotando comentários no diagrama, mas não para indicar isso, esta tudo meio confuso ainda, pois só conheço a teoria, na pratica fica mais difícil :D.
Ao que parece eu estava fazendo errado meu diagrama, estava detalhando muito. Vou usar a solução da classe Clientes se comunicar com a classe Servidor diretamente, e incluir comentário como você disse.
Obrigado
agodinho
cara, em quê fase do projeto vc está?
isso é importante pois está diretamente relacionado com o nível de detalhes que vc está cobrindo.
só lembrando, resumo para a escrita dos artefatos, por fase:
concepção: nível de detalhes superficial,pensando apenas em citar os desejos do cliente - os requisitos, caixa preta (não é necessário ter diagramas de sequências);
análise: nível médio de detalhes, abrindo o que foi levantado na concepção, caixa preta.
projeto: nível alto de detalhes, caixa branca (aqui vc fala de detalhes internos do sistema).