Dúvida - Business Delegate e Façade

5 respostas
M

Estava lendo sobre esses 2 Patterns e pelo que eu entendi (que provavelmente está errado) a função dos dois são iguais ou parecidas.
Alguem poderia me explicar se existe diferença?

Obrigado

5 Respostas

pcalcado

Marcos,

Business Delegate provê uma abstração para o cliente usar serviços de um servidor. Ele apenas invoca um método e o BD faz todo o necessário para localizar e executar o serviço de maneira transparente.

Façade é um padrão GoF onde uma quantidade X de componentes disponibiliza seus serviços através de um ponto único, uma classe que chama os serviços das outras.

Existem comparações onde o BD é visto como um Façade do cliente. Os dois podem ser usados conjuntamente sem problemas.

[]s

Gerson

Marcos,

para entender melhor esses dois patterns, pense assim:
Você implementou a camada business com EJB (Session Bean), que acessará diversos serviços para executar o negócio. É o ponto de entrada do negócio! Entao temos aí então o pattern Facade (ou conhecido ainda, nesse caso em específico com EJB-SessionBean, como Session Facade).
Agora pense, por ex, em um cliente WEB para esse Facade, uma Action (“algo” que faz a ponte da requisição WEB com a camada de business), interessado em executar os métodos de negocio.
A principio basta chamar o método de negócio, certo? Errado! No caso de EJB, é preciso antes invocar alguns serviços chatos (por ex Lookup JNDI para obter a Home, e daí obter a interface remota). Quer dizer entao que o cliente tem que saber como acessar a camada de negócio dependendo da tecnologia implementada (EJB, “POJO”, etc)? É aí que entra o Business Delegate, que cuida de todo esse trabalho! É ele quem vai fazer o lookup (de repente usando um Service Locator), se necessário, para preparar a execução dos métodos de negócio. Portanto a Action passa a “acessar o Business Delegate”, ao inves do Facade diretamente! Assim o cliente fica livre desse tipo de responsabilidade.
E se um dia tiver que mudar de EJB para POJO, por ex, a Action não sofre nenhum impacto! Bacana, nao?

Observacoes:

• Business Delegate nao pode conter nenhuma regra de negocio! Lembre-se de que ele fica NAO fica na camada de negocios! Business Delegate apenas faz o q tem q fazer pra acessar a camada de negocio e DELEGA/Repassa a chamada da action para o facade! Business Delegate deve implementar as mesmas interfaces do Facade para que a invocacao seja sempre transparente para a Action. É mto comum encontrar regra de negocio dentro do Business Delegate… incrivel! Perde totalmente o sentido de usá-lo.
  • Cada caso é um caso. Utilize os patterns a medida que forem realmente convenientes.
M

Muito obrigado pelas explicações :lol:

Show de bola sua explicação.
No caso eu não estou usando EJB, apenas hibernate como camada de persistência, então acredito que vou usar apenas o Business Delegate entre a minha Action e meus modelos.

louds

Como phillip falou, o BD pode parecer como uma facade se ela não existir na camada de negocios. É perfeitamente ok fazer isso.

Como o Gerson falou, o BD vai mais parecer uma bridge, já que simplesmente vai estar liberando o cliente dos detalhes da implementação (EJB lookup, home interfaces, etc).

M

Legal, vamos a uma dúvida.

Tenho uma Action que recebe uma requisição de uma página, essa Action chama um Business Delegate, seu objetivo é por exemplo retornar todos os clientes cadastrados no sistema com data superior a 01/01/2004. O BD chama um objeto de negocio, geralmente um DAO para ter esses valores. o meu DAO retornar todos os clientes em uma Collection para o BD que irá repassar para a Action para ela jogar na request e chamar a JSP, correto até aqui?

Se está tudo certo, esse meu BD (nesse caso) não está fazendo nada de mais, apenas fazendo um “vai-vem” de dados. Eu não poderia ‘tirar’ esse BD e da Action (que seria meu controller do MVC) chamar meu objeto de negócio? Ou estou “matando” algum pattern ae.

Criado 16 de dezembro de 2004
Ultima resposta 16 de dez. de 2004
Respostas 5
Participantes 4