Pessoal aproveitando o tópico eu gostaria de perguntar uma coisa relacionada a MVC. Se eu estiver mudando o rumo do tópico me desculpe e desde já gostaria de ser alertado por isso.
Imaginemos que temos um sistema que controle uma concessionária de veículos.
Na hora de salvar um formulário contendo vários dados como nome, placa, marca, modelo, etc… Nós precisamos verificar se essas informações são válidas e se não banco existe o modelo digitado, a placa, etc…
Essa verificação seria feita no Controller, certo?
Penso que seja no Controller pois para um carro tipo Fiat Doblô o modelo é um utilitário e precisariamos checar no banco se tenho esse modelo cadastrado. Precisariamos também saber se a placa do veículo já existe no banco, para esses 2 campos citados eu teria que pesquisar por eles antes de inserir um novo registro.
:arrow: No Model teriamos classes representando a conexão com o banco, o veículo, e uma classe com as operações como select, insert, delete, update (operações básicas de manipulação de informação).
:arrow: No Controller chamariamos um select para verificar se o modelo existe, verificaria se a placa também existe, e depois chamaria um insert para inserir o registro. (na minha visão a lógica do sistema).
:arrow: Na View ficaria somente os campos para o usuário incluir informação e visualizar (visualização e nada mais).