Dúvida sobre licença do MySQL

12 respostas
Grinvon

Pelo que eu tava vendo no site, o MySQL pode ser tanto free ou comercial, ou seja, se você devenvolver aplicações comerciais com ele, você deverá comprar uma licença paga. Enquanto para projetos free e open source, você poderá usar tranquilamente.

Isso realmente se confirma? A versão MySQL AB é inteiramente paga?

12 Respostas

Rafael_Steil

Se eh o que diz la, entao assuma como verdade :wink:

Para projetos GPL, mysql eh gratuito. Para todos os outros casos, voce tem que pagar.

Rafael

cv1

Para projetos GPL ou para projetos sem fins lucrativos? Fiquei na duvida, agora…

Grinvon

Eu tava lendo nos manuais, parece que há essa dúbia licença, do qual a depender de qual seja o fim do projeto, você terá que pagar ou não.

pcalcado

Eu nunca vi a MySQL AB processando ninguém, mas se você tem software MySQL no seu programa (e isso pdoe ser o driver JDBC) ele deve ser livre, GPL.

renatosilva

Que eu saiba, o MySQL é gratuito para projetos GPL, sejam eles comerciais ou não, afinal a GPL não proíbe você de comercializar o software! Se você escolher a outra licença digamos, “proprietária”, terá que pagar a cópia, e então poderá usar o MySQL em seus sistemas proprietários, parece que até nessa licença você tem acesso aos fontes, que poderão portanto ser modificados e não disponibilizados na sua aplicação. A JavaMagazine deste mês tem um texto muito legal que fala exatamente desse esquema de licenças do MySQL, vale a pena ler.

adriano_si

Bom pessoal, estou com a “dúvida das licensas de Software Livre” pairando sobre mim agora e gostaria de esclarecer alguns fatores que considerei melhor reabrir esse tópico aqui do que esse: http://www.guj.com.br/java/201873-mysql-e-uso-comercial devido esse aqui está em OFF-TOPIC, que considero mais apropriado para o assunto.

Sei que o POST é antigo e estou dando um TÓPICO QUE RENASCE nele. Algumas informações deste POST podem estar equivocadas devido ao tempo em que ele foi respondido ??

No post linkado acima, tenho a seguinte afirmação dada pelo amigo Alessandro Lazaroti

Isso está totalmente correto ?? Minha dúvida pairou sobre o fato do que li sobre a GPL na Wikpedia

Por exemplo, se um projeto GPL é acrescido de um trabalho patenteado ou sob copyright, violando os termos destes, todos os envolvidos neste projeto, não só a pessoa que se apossou indevidamente dos trabalhos alheios, serão processados por danos ao detentor da patente ou do direito de cópia.
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Licença_GPL

Alessandro (caso venha ler o post), não é que eu não acredite em você, mas é pra confirmar mesmo, afinal achei que o contexto das licensas pode se tornar tão abrangentes, que muitas vezes podem nos confundir sobre o que realmente pode e o que não pode.

Se eu usar o MySQL Community edition somente para armazenar os dados, não preciso colocar meu sistema sobre a licensa GPL ??? Pois pelo que entendi no texto da Wikipedia, se eu usar Software (não apenas código) sob licensa GPL, meu sistema orbigatoriamente deverá estar sob licensa GPL. Estou errado ?? Essa regra vale somente para bibliotecas ??? Não se aplica ao Software como explicou o Alessandro ???

Outra dúvida é se caso eu tornar meu código GPL, tenho que obrigatoriamente colocá-lo em um Repositório público, ou somente abro brechas para caso um cliente entendedor das licensas queira meu código, eu tenha que liberá-lo para o mesmo ?? Pois pelo que percebo toda e qualquer alteração que o mesmo também fizesse, ele deveria também publicar a alteração.

estou deixando escapar algo ???

Abs [] e obrigado pela atenção.

adriano_si

Prezados, encontrei mais uma referẽncia na JavaMagazine edição que reforça o que foi falado nesse POST

Ou seja, pelo jeito, há a obrigatoriedade de tornar o código GPL caso o BD seja GPL.

A única coisa que gostaria de saber é se isso mudou de 2005 pra cá, pois a revista e POST estão com datas bem antigas.

Obrigado a todos.

adriano_si

Mais um empecilho… Ferramentas SVN que estão sob licença GPL implicam que Projetos gerenciados pela mesma também estejam sob licensa GPL ??

S

1- É licença, não licensa.
2- Não sei nada sobre o MySQL, mas GPL diz que se você liberar os binários do software GPL, precisa também liberar o código fonte.

adriano_si

Rsrsrssrsrsrsrs é verdade… passei tanto tempo pesquisando como license que esqueci de voltar pra PT-Br… 8)

Sim, isso já ficou claro ao ler a LICENÇA (agora sim ^^), mas o que realmente tá pegando é essa questão de usar uma ferramenta GPL, sem embarcá-la como é o caso do MySQL e do Subversion, preciso ter a licença ??

Isso já foi até meio que respondido no fórum e pelo artigo da JavaMagazine Ed. 40, mas como eu disse depois disso saiu a versão 3 da licença… Mudou alguma coisa ??

Já lí e relí, só que realmente algumas coisas ficam meio que confusas, talvez pelo meu inglês ainda ser a nível de iniciante, e porque realmente as vezes parecem haver conflitos de idéias. O motivo do POST é só pra ver se tem alguém usando e o que adotou pra deixar seu produto legal ???

Abs []

S

Sobre o SVN, acho que não tem nada a ver. Ele não é parte do projeto.
Da mesma forma que usar um editor de textos GPL pra escrever o código não torna o programa GPL.

Sobre o MySQL, acho só se fosse embarcado. No FAQ da GPL diz que se uma biblioteca GPL é incluída, a aplicação precisa ser GPL. Mas não é o caso do BD em si.
http://www.gnu.org/licenses/gpl-faq.pt-br.html#IfLibraryIsGPL

adriano_si

Schuenemann:
Sobre o SVN, acho que não tem nada a ver. Ele não é parte do projeto.
Da mesma forma que usar um editor de textos GPL pra escrever o código não torna o programa GPL.

Sobre o MySQL, acho só se fosse embarcado. No FAQ da GPL diz que se uma biblioteca GPL é incluída, a aplicação precisa ser GPL. Mas não é o caso do BD em si.
http://www.gnu.org/licenses/gpl-faq.pt-br.html#IfLibraryIsGPL

Opa cara, valew pelo Help, acho que cai nessa regra pelo fato de usar o Conector JDBC do MySQL não ???

E no caso do PHP que traz funções MySQL nativas ? [EDIT] - PHP License, não é GPL.

Abs []

Criado 19 de abril de 2005
Ultima resposta 28 de abr. de 2011
Respostas 12
Participantes 7