Olá pessoal…
Gostaria de saber a opnião de vocês sobre a estrutura de algumas classes da minha aplicação em ambiente web…
Sou iniciante no MVC… tenho lido alguns materiais… e gostaria de adequar minha aplicação nesta estrutura…
- Tenho duas classes de conexão com a base de dados, pois tenho dois servidores distintos… estas classes apenas conectam com as bases, e executam querys… por exemplo…
- Tenho uma classe para recuperar os comandos SQL que estão armazenados em arquivos XML… estes comandos são recuperados através de parametros… por exemplo, para recuperar os dados de um usuario onde seu código é “1” eu codifico:
cmdsql.setOperacao("seleciona_usuario");
cmdsql.setParametro("@usuario", "1");
String sql = cmdsql.getComando();
- Tenho classes para armazenar meus objetos… apenas com atributos, gets e sets… por exemplo
Usuario usuario = new Usuario();
usuario.setNome( rs.getString("nome") );
- Estou criando uma classe para controlar operações com métodos para inserir, alterar, deletar recuperar os dados…
Quanto ao View… estou planejando exibir os dados no browser utilizando taglib + jstl para manter o jsp com menos scriplets possíveis…
Estou no caminho certo? Estou meio perdido no conceito do Controller… seria isso mesmo? Meu controller precisa necessáriamente ser um Servlet?
Misturei as bolas galera? Até então eu achava que MVC tinha o mesmo conceito de 3 camadas… li em alguns lugares que o MVC está tudo na camada de apresentação… é isso mesmo? Na internet tem muita gente se contradizendo… alguém recomenda um bom livro em português sobre MVC com codificações em java? Tudo q li sobre MVC é muito vago… só conceitos e teoria… muito pouca coisa de códigos…
Valeu se alguem puder acender uma luz no fim desse obscuro e temível túnel…