Como pretenderia trabalhar com JSON utilizando C# e .NET ?
ssh
Só estou querendo levantar essa discução, p/ aprender detalhes como esse que você citou.
Não conheço JSON e não tinha ouvido falar até agora.
e achei que o hibernate era uma exclusividade do java, mas não.
sou amador, por isso quero aprender essas diferenças. e até que ponto um é melhor do que o outro
Alexandre_Saudate
Pois é, é muito mais fácil. E muito mais restrito, também.
Exemplos de restrições: compatibilidade reduzida com outros browsers que não o IE; problemas para rodar em Linux (até é possível, mas acredito que ninguém faria isso para sistemas mais críticos, em produção); e por aí vai. Além do que, essa facilidade toda faz com que a comunidade C# não seja tão inspirada quanto a nossa, o que provavelmente influencia no baixo número de frameworks que eles possuem.
Em contrapartida, C# tem seus trunfos. Algumas features que ele possui não possuem precedentes em Java, como a facilidade para desenvolver em Desktop e o LINQ, por exemplo. Enfim, vai do gosto do freguês.
Ah, complementando o post do Luiz Augusto Prado, existe o Spring.NET, também.
[]'s
Luiz_Augusto_Prado
asaudate:
Exemplos de restrições: compatibilidade reduzida com outros browsers que não o IE; problemas para rodar em Linux (até é possível, mas acredito que ninguém faria isso para sistemas mais críticos, em produção); e por aí vai. Além do que, essa facilidade toda faz com que a comunidade C# não seja tão inspirada quanto a nossa, o que provavelmente influencia no baixo número de frameworks que eles possuem.
Em contrapartida, C# tem seus trunfos. Algumas features que ele possui não possuem precedentes em Java, como a facilidade para desenvolver em Desktop e o LINQ, por exemplo. Enfim, vai do gosto do freguês.
Ah, complementando o post do Luiz Augusto Prado, existe o Spring.NET, também.
[]'s
Eu não tinha me tocado que existia o equivalente ao Spring no C#: Spring.NET.
Valeu pela dica. Vou dar uma olhada.
O grande facilitador na plataforma .net se chama: Visual Studio.
rafaduka
o fato de existir vários frameworks vejo como vantagem não como desvantagem.
F
Forreta
eu já acho uma desvantagem…
e outra, .Net funciona para qualquer browser… desenvolvo em .Net 4.0, rodo em IE9, Firefox e em Chrome. Opera nunca testei…
rafaduka
pq vc acha desvantagem?
a questão de funcionar em qualquer browser está relacionado como o framework renderiza as páginas. E não a linguagem em sí.
Qualquer framework (C#, Java, PHP) faz isto, desde que respeite a especificação w3c.
B
brT
C# também possui alguns frameworks.
Exemplo:
Persistencia de Dados: nHibernate, Fluent nHibernate, Entity Framework
Mock : Moq, Rhino
Teste Unitario : MsTest, nUnit
e JSON no C# é possível, eu mesmo já usei.
mauricioadl
eu tbm vejo como desvantagem varias implementações para o mesmo problema, principalmente para atrair novos profissionais para o setor, esse eh o motivo de ser escasso programadores java.
por outro lado sou contra a tudo que a microsoft poe a mae, eles sempre dao um jeito de estragar com algum tipo de licença idiota ou coisa do tipo.
logo logo o c# desaparece derrepente.
J
juliocbq
Em termos de linguagem c# possui uma série de ferramentas que facilitam em muito a vida do profissional. O visual studio na minha opinião não chega nem perto do eclipse ou netbeans.
J
juliocbq
mauricioadl:
eu tbm vejo como desvantagem varias implementações para o mesmo problema, principalmente para atrair novos profissionais para o setor, esse eh o motivo de ser escasso programadores java.
por outro lado sou contra a tudo que a microsoft poe a mae, eles sempre dao um jeito de estragar com algum tipo de licença idiota ou coisa do tipo.
c# não pode desparecer porque a implementação dela é iso emca. Qualquer um pode desenvolver um compilador dela. O problema são os frameworks proprietários.
mauricioadl
Em termos de linguagem c# possui uma série de ferramentas que facilitam em muito a vida do profissional. O visual studio na minha opinião não chega nem perto do eclipse ou netbeans.[/quote]
nunca vi o visual studio. vc quis dizer que ele eh muito melhor q as IDEs java? ou ao contrario?
J
juliocbq
mauricioadl:
nunca vi o visual studio. vc quis dizer que ele eh muito melhor q as IDEs java? ou ao contrario?
O que eu quis dizer é que a “linguagem c#” é uma das melhores que apareceram nos últimos tempos. Tem sintaxe clara e objetiva.
Sobre a IDE(Visual Studio). Não acho tão boa quanto eclipse ou netbeans.
von.juliano
Aqui eu sou obrigado a discordar. O visual studio é uma ferramenta muito poderosa, as ides que temos em java estão bem atrás. As ferramentas de teste que ele possui são muito boas, tanto para o desenvolvedor como para equipes de testes. As ferramentas para administrar o ciclo de vida do projeto são ótimas. Essas são só algumas das que fiquei admirado quando vi.
Sobre a linguagem, C# é sim uma linguagem melhor, e acho que isso se deve a demora para evolução do Java. Um fator importante é a quebra de compatibilidade, necessário para evolução, e isso nunca aconteceu com Java (previsto para o java 8, se não me engano).
Marcio_Nogueira
Você vai me desculpar, mas descordo de você. O Visual Studio é muito superior ao Eclipse e ao NetBeans, não vejo como comparar estes dois ao VS.Net.
acazsouza
“.Net roda em qualquer browser”
Que p**** é essa? Qual a relação tem .net com o browser? o que roda em browser é html, css e javascript, não tem nada a ver com .Net. :S
J
juliocbq
não tenho muitos parâmetros para falar do mais recente mesmo não, mas já trabalhei com anteriores e realmente não achei tão bom como as outras.
fantomas
asaudete:
Concordo, muito embora a questão relacionada aos browsers esteja mais relacionada a padrões e especificações como já foi dito.
Normalmente a maioria das coisas produzidas pela Microsoft trazem facilidades, são fiéis a idéia geral da empresa; que é produzir coisas para usuários que não possuam conhecimentos mais profundos para produzir alguma coisa no mundo da micro informatica. Isto já vem desde quando criaram o primeiro SO e as linguagens ( salvo algumas excessões ) e aplicativos seguem a mesma idéia. Ela é na minha opinião pioneira e talvez a melhor nesta àrea. O mundo das coisas mais complexas existe e sempre vai existir foi o que restou para as outras empresas e outros grupos de pessoas, este mundo é onde reside Java e linux.
Para medir a facilidade tem que levar em conta a complexidade (e outras coisas mais) do problema que esta sendo tratado.
flws
Marcio_Nogueira
O que se aplica aos browsers é a adoção dos padrões definidos pelo w3c, que a Microsoft simplesmente ignora ou finge que não existe.
J
juliocbq
von.juliano:
Sobre a linguagem, C# é sim uma linguagem melhor, e acho que isso se deve a demora para evolução do Java. Um fator importante é a quebra de compatibilidade, necessário para evolução, e isso nunca aconteceu com Java (previsto para o java 8, se não me engano).
Não é questão na demora, é como o gosling desenhou a java. É uma linguagem boa, mas existem recursos na c# realmente muito úteis para desenvolver. Por exemplo tipos não sinalizados(unsigned). É ruim tratar bytes sinalizados.
maior_abandonado
olha… quando eu mechi com .net, que foi bem pouca, a versão mais recente era o .net 3.5 e eu mechi no vs 2005 e um pouco no 2008… eles não eram tão bons quanto eclipse/netbeans não… ao menos essa foi a impressão que eu tive. Algumas coisas tipo você criar um web service ou consumi-lo me pareceram coisas extremamente triviais, mas o editor de código mesmo eu achei bem fraquinho perto das 2 IDEs mais usadas na plataforma java.
alias eu ia editar a mensagem mas vi que não tinha enviado ainda… eu tinha inclusive na época criado um tópico aqui e o tingol me ajudou bastante sobre isso, vi la um plugin que se lembro bem melhora bastante o editor de código, o unico grande problema dele é não ser free mesmo… http://www.guj.com.br/java/119096-existe-algum-similar-ao-javadoc-no-net-resolvido
M
Murilo_Ferreira
Bom, eu trabalhei com c# 1 ano, e o que tenho a dizer.
Biblioteca pesada
Aplicações .net se fechando sozinhas e nem a microsoft sabia porque
Tem que reinstalar .net framework umas 6 vezes por semana
Sé precisar usar outro banco dados que não seja o SqlServer, você está ferrado
As vezes o visual studio não compila.
e etc…
Sinceramente pra min não foi uma boa experiência, é uma linguagem que tenta se criar copiando Java, mas que está cheia de defeitos.
Acho que não vou perder o meu tempo falando dessa p… de plataforma .net.
W
windsofhell
asaudate:
Nao eh bem assim.
Alguns server controls ate tem alguns problemas com outros browsers (nao-IE), por exemplo, WebParts. Mas hey, quem hoje em dia que desenvolve aplicacoes robustas usa esse tipo de controls.
Aqui na empresa a UI eh totalmente baseada em Dojo. Usamos tanto dojo widgets, como custom widgets. O nosso produto suporta todos os browsers (ou pelo menos os mais usados), varias versoes de IE, Firefox, Chrome e Safari.
Adoro o Linux, mas pra quer roda no Linux??
A comunidade .NET eh muito ativa eh muito profissional, entra nos forums de .NET pra ver se tem trolls. Documentacao no MSDN eh perfeita, fora isso tem um monte de Evangelistas das Microsoft super ativos em blogs, forums e dando palestras pelo mundo.
Da uma olhada no site http://www.asp.net quanta informacao tem.
Numero de Frameworks baixo, soh tem um motivo. Nao eh necessario. O .NET framework eh super robusto, eh suportado por multiplas linguagens da Microsoft VB.NET, C#, C++.
//Daniel
acazsouza
Murilo_Ferreira:
Bom, eu trabalhei com c# 1 ano, e o que tenho a dizer.
Biblioteca pesada
Aplicações .net se fechando sozinhas e nem a microsoft sabia porque
Tem que reinstalar .net framework umas 6 vezes por semana
Sé precisar usar outro banco dados que não seja o SqlServer, você está ferrado
As vezes o visual studio não compila.
e etc…
Sinceramente pra min não foi uma boa experiência, é uma linguagem que tenta se criar copiando Java, mas que está cheia de defeitos.
Acho que não vou perder o meu tempo falando dessa p… de plataforma .net.
Eu desenvolvo pra web com C# e nunca passei por nenhum desses problemas. .Net/C# é um framework e linguagem incrível e facilita muito minha vida.
leonardobhbr
Como quem criou o C# foi o criador do Delphi ele realmente é muito mais facil que java, só que é muito mais fechado fazendo que o nível de profissionais seja fraco como o Delphi.
Deixando claro ante de um engraçadinho vir falar.
Fui programador delphi por mais de 6 anos
M
Murilo_Ferreira
acazsouza
Então o que você faz em um forum Java?
O que o amigo leonardobhbr falou é a mais pura verdade.
horacio_fernandes
Então amigo que criou o tópico… Não sei se a tua intenção foi de obter algumas respostas dos desenvolvedores java para uma análise ou o mais provável foi só pra agitar aqui no GUJ.
Enfim minha opinião:
A questão de linguagem mais fácil ou difícil, fica a critério de cada um. Por exemplo eu tenho inclusive certificação C# e apesar de nunca ter trabalhado realmente com ele, pelas aplicações que testei e pelo meu conhecimento afirmo Java é muito poderoso e versátil e é ele que eu escolhi como minha linguagem de desenvolvimento.
A meu ver a questão não é qual a mais fácil, ou melhor, etc…
A questão é que as vezes as pessoas falam mau, ou tem uma visão ruim de algo que elas mesmas não tem conhecimento mais aprofundado.
O java pode chegar até onde a capacidade do desenvolvedor chegar! Isso eu afirmo.
luisrudge
leonardobhbr:
Como quem criou o C# foi o criador do Delphi ele realmente é muito mais facil que java, só que é muito mais fechado fazendo que o nível de profissionais seja fraco como o Delphi.
Nossa, me explica POR FAVOR qual a relação entre código fechado e nível de profissional. Sério. Acho que essa foi a declaração mais bizarra que eu já li.
acazsouza
Murilo_Ferreira:
acazsouza
Porque eu não quero ser cego à tecnologia/plataforma que uso, eu sou programador e trago soluções e cada tecnologia tem seus prós e contras. Muito normal Javeiros se relacionarem em comunidades .Net, pelo menos as que eu participo, isso só acrescenta o profissional.
Discordo totalmente o que o leonardobhbr disse, nada a ver a comparação que ele fez. Eu concordo que a cultura de programadores .Net é ruim, posso dizer que grande maioria de programadores .Net são muito acomodados, esperam sempre soluções fáceis da mãe Microsoft, mas eu conheço muitos programadores .Net que são totalmente o contrário, destricham o framework .Net e outras linguagens/plataformas e frameworks e eu me espelho neles.
Vocês precisam entender que vocês não tem que escolher e idolatrar apenas uma linguagem e plataforma, elas são apenas ferramentas e devem ser usadas por suas qualidades em um dado problema, e como disse cada uma tem seus prós e contras.
C# é uma linguagem incrível, muito forte, muito flexível. O framework .Net é uma mão na roda, muiiiita coisa pronta.
Alexandre_Saudate
Vamos por partes:
Pergunte pra qualquer sysadmin =)
Se você for olhar o top 500 de supercomputadores (http://www.top500.org/), você vai ver que todos usam plataforma *NIX ou similares. Isso porque Linux aguenta o tranco
windsofhell:
A comunidade .NET eh muito ativa eh muito profissional, entra nos forums de .NET pra ver se tem trolls. Documentacao no MSDN eh perfeita, fora isso tem um monte de Evangelistas das Microsoft super ativos em blogs, forums e dando palestras pelo mundo.
Da uma olhada no site http://www.asp.net quanta informacao tem.
Que a comunidade .NET é ativa, não tenho dúvidas (só olhar pra própria QCon, que tem suas tracks dedicadas à plataforma). Só discordo quanto à parte da “inspiração”, mesmo, que, aliás, é o mesmo ponto que eu enunciei: vários frameworks são criados em Java não porque são necessários, mas porque as pessoas são apaixonadas pelo que fazem. Eu conheço vários desenvolvedores Java que desenvolvem novos frameworks não pela necessidade, mas pelo puro prazer. No mais, dizer que C# é perfeito é hipocrisia, porque se alguma linguagem fosse perfeita, as outras não existiriam
[]'s
M
Murilo_Ferreira
acazsouza:
Murilo_Ferreira:
acazsouza
Porque eu não quero ser cego à tecnologia/plataforma que uso, eu sou programador e trago soluções e cada tecnologia tem seus prós e contras. Muito normal Javeiros se relacionarem em comunidades .Net, pelo menos as que eu participo, isso só acrescenta o profissional.
Discordo totalmente o que o leonardobhbr disse, nada a ver a comparação que ele fez. Eu concordo que a cultura de programadores .Net é ruim, posso dizer que grande maioria de programadores .Net são muito acomodados, esperam sempre soluções fáceis da mãe Microsoft, mas eu conheço muitos programadores .Net que são totalmente o contrário, destricham o framework .Net e outras linguagens/plataformas e frameworks e eu me espelho neles.
Vocês precisam entender que vocês não tem que escolher e idolatrar apenas uma linguagem e plataforma, elas são apenas ferramentas e devem ser usadas por suas qualidades em um dado problema, e como disse cada uma tem seus prós e contras.
C# é uma linguagem incrível, muito forte, muito flexível. O framework .Net é uma mão na roda, muiiiita coisa pronta.
Bom, sé o problema foi esse, eu desenvolvo nas seguinte linguagens.
Java
Python
C++
C
Lua
JavaScript
Assembly
Ruby
Apénas não gosto e não concordo com os conceitos de .net.
Muita coisa pronta tem em java, veja a biblioteca de frameworks.
Ah, esqueci, vocês do .net não sabem o que é frameworks!
Para muitas linguagens de programação o limite é o limite em que o programador consegue chegar, e no .net, vocês conseguem isso?
kkkkkkkkkkkkk
Gabriel
Fazia tempo que eu não lia tanta merda em um tópico só.
Na boa rapaziada, discussão de qual linguagem/framework é melhor ou pior na maioria das vezes não dá certo.
Mas nesse tipo de discussão, eu tenho um conselho a dar para vocês(sem quotar ninguém em especial): se você não sabe do que está falando, não fala. Guarda pra você. A probabilidade de você defecar pelos dedos é MUITO grande.
J
juliocbq
horacio_fernandes:
Então amigo que criou o tópico… Não sei se a tua intenção foi de obter algumas respostas dos desenvolvedores java para uma análise ou o mais provável foi só pra agitar aqui no GUJ.
Enfim minha opinião:
A questão de linguagem mais fácil ou difícil, fica a critério de cada um. Por exemplo eu tenho inclusive certificação C# e apesar de nunca ter trabalhado realmente com ele, pelas aplicações que testei e pelo meu conhecimento afirmo Java é muito poderoso e versátil e é ele que eu escolhi como minha linguagem de desenvolvimento.
A questão é que as vezes as pessoas falam mau, ou tem uma visão ruim de algo que elas mesmas não tem conhecimento mais aprofundado.
O java pode chegar até onde a capacidade do desenvolvedor chegar! Isso eu afirmo.
Em qual ponto java é mais poderosa(comparando linguagens e não plataformas de acordo com o tópico) e versátil que c#?
Leozin
Muito superior em que?! Por favor, mostre-nos fatos.
Já trabalhei por muito tempo com Visual Studio e não consigo achar ele superior ao eclipse. Se duvidar, até do que o Netbeans. Já desenvolvi para desktop, windows services, web e mobile no VS2003-2005-2008. A minha experiência é que o .NET framework é ótimo, mas o VS deixa a desejar em alguns aspectos. Mas prefiro que você aponte os prós e contras para começarmos uma discussão saudável.
acazsouza
Já trabalhei por muito tempo com Visual Studio e não consigo achar ele superior ao eclipse. Se duvidar, até do que o Netbeans. Já desenvolvi para desktop, windows services, web e mobile no VS2003-2005-2008. A minha experiência é que o .NET framework é ótimo, mas o VS deixa a desejar em alguns aspectos. Mas prefiro que você aponte os prós e contras para começarmos uma discussão saudável.
Não é querendo babar ovo da Microsoft nõa, mas já usou o IntelliSense do VS junto com o ReSharper? O trem é do capeta…
J
juliocbq
Gabriel:
Fazia tempo que eu não lia tanta merda em um tópico só.
Na boa rapaziada, discussão de qual linguagem/framework é melhor ou pior na maioria das vezes não dá certo.
Mas nesse tipo de discussão, eu tenho um conselho a dar para vocês(sem quotar ninguém em especial): se você não sabe do que está falando, não fala. Guarda pra você. A probabilidade de você defecar pelos dedos é MUITO grande.
ultimamente eu tenho visto vários desses tópicos aqui no guj em que a grande parte dos debates confundem linguagens de programação x frameworksx plataformas. Querer comparar a linguagem java com framework e plataforma .net não tem cabimento.
Leozin
Nunca ouvi falar… mas vou pesquisar sobre o assunto, gratz =]
W
windsofhell
asaudate:
Vamos por partes:
Pergunte pra qualquer sysadmin =)
Se você for olhar o top 500 de supercomputadores (http://www.top500.org/), você vai ver que todos usam plataforma *NIX ou similares. Isso porque Linux aguenta o tranco
Novamente, pra que??? Tipo, se vc imaginar quantas empresas tem no mundo, a porcentagem das que realmente necessitam rodar alguma coisa num super-ultra-mega computado eh muito pequena.
Pergunta aqui no Forum. Quantos fazem sistemas que precisa rodar em super computadores???
Eu ja fiz programas que rodaram em super computadores mas foi um aplicativo em c++, tb rodei o mesmo aplicativo num cluster de maquinas linux.
asaudate:
Que a comunidade .NET é ativa, não tenho dúvidas (só olhar pra própria QCon, que tem suas tracks dedicadas à plataforma). Só discordo quanto à parte da “inspiração”, mesmo, que, aliás, é o mesmo ponto que eu enunciei: vários frameworks são criados em Java não porque são necessários, mas porque as pessoas são apaixonadas pelo que fazem. Eu conheço vários desenvolvedores Java que desenvolvem novos frameworks não pela necessidade, mas pelo puro prazer. No mais, dizer que C# é perfeito é hipocrisia, porque se alguma linguagem fosse perfeita, as outras não existiriam
[]'s
Pode ser porque os desenvolvedores .NET tem emprego e nao tem tempo de ficar brincando de desenvolver framework, soh pela diversao.
Eu gosto do Java, ja trabalhei com java no mercado financeiro, adoro linux tb, ja trabalhei com linux na area de pesquisa cientifica. Hoje eu trabalho com .NET e quando eu comecei eu tinha um preconceito tb, mas minha opiniao muito muito.
O tempo que eu trabalhei com Java, 90% dos sistemas que eu vi eram uns CRUDs da vida, super complexos por causa daquela verdadeira salada de frameworks. Fora isso, ta cheio de programador Java (soh ver aqui no Forum) e eu ja vi isso na vida real de monte, gente que faz cada codigo feio, nao sabe o que ta fazendo, copy-and-paste programming, design patterns e boas praticas passam longe.
Nao que isso nao aconteca com o povo do .NET, mas pelo menos desde de quando eu comecei com .NET (4 anos atras), eu fico impressionado com a perfeicao que todo mundo trabalha e desenvolve.
Isso eh um assunto polemico, que vai longe. Eu nao defendo nenhuma tecnologia. Se aparecer um emprego pra eu trabalhar com Java que vale a pena e me pague melhor eu vou fundo, enquanto isso eu fico na plataforma .NET porque esta sendo muito mais recompensador em varios sentidos.
//Daniel
Leozin
Nunca ouvi falar… mas vou pesquisar sobre o assunto, gratz =]
horacio_fernandes
juliocbq:
horacio_fernandes:
Enfim minha opinião:
Em qual ponto java é mais poderosa(comparando linguagens e não plataformas de acordo com o tópico) e versátil que c#?
Então em nenhum momento eu afirmei que Java é mais poderoso ou melhor que outra linguagem. Eu disse que : Java é muito poderoso e versátil e é ele que eu escolhi como minha linguagem de desenvolvimento.
Sem mais.
Luiz_Augusto_Prado
Eu acho inutil discutir qual linguagem é mais poderosa.
C# pode ser mais poderosa quando não falamos do SO em que roda: Windows
É certo que existem alguma vantagens sobre o Java, mas nenhuma das vantagens que foram citadas no tópico inteiro me fariam trocar de SO (Linux) só para utilizar estas vantagens.
exemplo de vantagem:
C# supports closures as anonymous methods or lambda expressions with full-featured closure semantics.
fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_C_Sharp_and_Java
Acho que a questão mais profunda então não é a linguagem C# ou Java, e sim o SO.
A Microsoft é uma empresa solipsista. Por isso alguns chegam a chamar o windows de Mega Virus.
A ideia dela é que se vc instalar o Windows, vai ter problemas para instalar qualquer outro tipo de sistema operacional.
Aproveita enquanto podem:
Microsoft pode “proibir” o Linux a partir do Windows 8: http://www.arede.inf.br/inclusao/component/content/article/106-acontece/4736
Se vcs são programadores só de linguagens dependentes de SOs da Microsoft, vcs estão correndo sérios riscos de terem muitos problemas futuramente.
Como eu disse, C# é muito legal e poderosa, mas não fiquem só nela se não vão se arrepender.
Eu só utilizo o ruindows por causa do flash builder. Só! e mais nada.
E mais, eu utilizo ele dentro de uma maquina virtual porque o meu sistema raiz sempre foi e sempre será linux.
Então, se a Microsoft não der apoio a adobe, e o flash morrer, vão perder milhares de clientes que pensam como eu.
Se isso ocorrer, o windows será banido da minha vida.
Luiz_Augusto_Prado
Só pra complementar
Fundação do Software Livre ataca Secure Boot do Windows 8:
Boicote dos consumidores em relação a equipamentos que operem com o Windows 8
douglaskd
para aplicações básicas (webforms): C# é mais facil
para grandes aplicações usando (MVC): a dificuldade é equivalente…
motivo: no framework mvc da microsoft não existe arrasta e solta, nada de ajax nativo nos PostBack…, (é tudo feito na unha igual java)
…Json da pra usar com MVC, o proprio MVC 2 da microsoft, retorna um objeto json pra view
Não tem como proibir o usuário de instalar o sistema de sua preferência no computador, esta solicitação da Microsoft é no mínimo absurda. Esta tentativa só demonstra desespero por parte da Mesma relacionada a concorrêcia com “produtos” Open Source que estão subistituindo o Office entre outros aplicativos proprietários.
fredferrao
É, a salada é grande, logo no primeiro post ja estava claro a mistura de C# linguagem, com .NET framwork com Visual Studio, vs java e tudo mais.
Alguns pontos:
O que .NET tem haver com os outros browser? Eu não sei, o que sei é que vez ou outra dou de cara com erros em sites aspx, um exemplo era a folhadirigida.com.br, não fazia login por nada com outro browser e mostrava aqueles stackstrace do .NET, era abrir com o IE que tudo funcionava(agora parece que arrumaram isto). Talvez seja por causa da facilidade do arrasta e solta, ai qualquer um sai fazendo site por ae, e esquecem de tomar alguns cuidados! Não que isto torne o C# ou o .NET algo ruim!
VisualStudio, tambem usei, e tambem não achei estas coisas todas não, e falo do editor de código mesmo, prefiro netbeans. Agora se for arrasta e solta, ai o VS é realmente bom, afinal como ja disseram, foi o mestre do arrasta e solta que criou ele! Mas este negócio de IDE é igual ( * ), cada um tem o seu!
Sobre windows vs Linux como servidor? Bom, pergunta para a microsoft porque o BING esta em cima de servers linux :twisted: (ta isso foi pra trollar mesmo, apesar de ser fato).
Mas eu diria que Linux é mais por menos, os recursos necessarios apenas para subir um win 2008, ja posso ter um linux rodando com servicos ja!
Alexandre_Saudate
windsofhell,
Eu também não curto xiitismo. Mas o que eu quis colocar foram as diferenças. Você está longe do Brasil, pode ser que a sua percepção seja diferente justamente por conta disso. Mas esse é o feeling que eu tenho e procuro reparar, o quanto de “paixão” os desenvolvedores colocam naquilo que fazem. E é uma coisa que eu percebo nos desenvolvedores .NET (e alguém já colocou aqui nesse mesmo tópico), a de que muitos (não estou dizendo ‘todos’) esperam as coisas caírem no colo, vindas da Microsoft. Como Java é uma linguagem com uma cultura de open source, os desenvolvedores põem muito mais a mão na massa pra desenvolver coisas novas do que os .NET (e olha que eu não conheço nenhum desenvolvedor Java desempregado )
Como eu disse antes, é questão de gosto e necessidade de cada um. Se eu tivesse que desenvolver um sistema desktop, por exemplo, e tivesse como opções Java e C#, eu pegava C# sem pensar duas vezes. O que limita, pelo menos no meu caso (e de vários outros aqui), é o seguinte:
Eu não trabalho com desktop
O ecossistema para web, em geral, segue a linha máquina Linux + servidor web Apache ou Nginx
A aplicação sempre deve ser compatível com a maior gama possível de browsers
A aplicação deve ser o mais flexível possível - o que é inversamente proporcional com um número de frameworks existentes, pois ninguém consegue desenvolver um framework pensando em toda a necessidade que pode surgir no desenvolvimento de uma app;
Eu trabalho com SOA e integração em geral. Pela experiência, eu sei que web services .NET, por exemplo, são configurados por default para trabalhar com clientes .NET (e precisam de customizações para serem compatíveis com standards)
E por aí vai. Por esses motivos, acredito que Java (a plataforma, como um todo) tem melhores condições de atender um ecossistema web. Reitero, não sou xiita. Mas bons desenvolvedores devem ser capazes de ver o problema e propor a solução mais adequada possível.
[]'s
johnny_g3p
se c# fosse tão bom assim os profissionais da área não estavam ganhando menos do que programadores java, gosto tambem de C#, é praticamente 70 igual a java ou vice versa mais as ferramentas facilitam e muito a programação por isso digo programe em java que o resto fica fácil…(orientação a objetos mais utilizadas no mercado)…
douglaskd
eu não consigo fazer login no FF no guj
ssh
Pois é, por isso eu acho uma “patifaria” o C#.
A maioria das vagas para programadores hoje em dia, podemos chutar uma proporção de que para cada 10 vagas 6 são para C#.net ou VB.net enquanto para java, são 4.
Acredito que o C# esteja dominando o mercado.
Quando abri o tópico eu citei, que para rodar C#, basta alugar um servidor windows basic na Locaweb, por 30 reais. enquanto para você rodar aplicações java, você precisa contratar Cloud Server Pro ou servidores dedicados. é um absurdo essa diferença.
Na minha opnião, o conhecimendo do programador tem sido cada vez menos exigido. e infelizmente isso vai prejudicar o futuro de nossas profissões.
essa é minha opnião.
johnny_g3p
na verdade pense como se você fosse comprar um carro temos 2 carros iguais em aparência e conforto uma custa 30 mil e outro custa 60 mil, um tem motor 2.5 e faz 8 com litro e anda no máximo a 180km por hora, o outro tem motor 4.1 faz 6 com litro e chega a 240km/h brincando e vc tem 60 mil reais, pra comprar um carro… com certeza o de 60 mil lhe agrada mais mais nossas estradas vc não passa de 120 km/h intão pra que comprar o carro foda se vc não pode usar… pegue 2 do mesmo preço, ai vc consegue carregar mais pessoas e diminuir o tempo de entrega e pegar mais pessoas pra carregar… agora se vc tem pistas q possa andar a 200km/h vai de 4.1 que não se arrependerá…
Gabriel
Luiz Augusto Prado:
Eu acho inutil discutir qual linguagem é mais poderosa.
C# pode ser mais poderosa quando não falamos do SO em que roda: Windows
Isso se você estiver falando de aplicações desktop. Para a web aplicações feitas em ASP.NET e C# rodam em qualquer browser não é?
Mono
An open source, cross-platform, implementation of C# and the CLR that is binary compatible with Microsoft.NET
MonoTouch for iOS
Build apps for iPhone and iPad using C#, MonoDevelop, and the Mono Framework
Mono for Android
Build apps for Android devices using C#, Visual Studio or MonoDevelop, and the Mono Framework
Gabriel
Escreve mas não posta.
fredferrao
ssh:
A maioria das vagas para programadores hoje em dia, podemos chutar uma proporção de que para cada 10 vagas 6 são para C#.net ou VB.net enquanto para java, são 4.
Quando abri o tópico eu citei, que para rodar C#, basta alugar um servidor windows basic na Locaweb, por 30 reais. enquanto para você rodar aplicações java, você precisa contratar Cloud Server Pro ou servidores dedicados. é um absurdo essa diferença.
Na minha opnião, o conhecimendo do programador tem sido cada vez menos exigido. e infelizmente isso vai prejudicar o futuro de nossas profissões.
essa é minha opnião.
Cloud Server Pro?? Porque? vai na integrator.com.br e veja os planos para java!
Ter mais vagas abertas para C#, do que Java nao diz que C# domina o mercado, diz sim que ta faltando profissional C# no mercado!
Por exemplo poderia existir 1000 vagas de java, 996 preenchidas e 4 vagas.
E poderia existir 100 vagas C#, 50 preechidas e 50 vagas, isto quer dizer que C# dominia o mercado??
isto foi apenas um exemplo, é que fazem fazem esta comparação!
J
juliocbq
horacio_fernandes:
juliocbq:
horacio_fernandes:
Enfim minha opinião:
Então em nenhum momento eu afirmei que Java é mais poderoso ou melhor que outra linguagem. Eu disse que : Java é muito poderoso e versátil e é ele que eu escolhi como minha linguagem de desenvolvimento.
Sem mais.
Sim, eu só fiz uma pergunta. Comparando com c# você enxerga mais versatilidade na java?
ssh
horacio_fernandes:
Enfim minha opinião:
Realmente cidadão, a questão não é qual é o mais fácil ou melhor. e sim e evolução do C# em relação a vagas de emprego e quantidades de sistemas web.
Na MINHA opnião, .net não para de crescer. e queria saber a opnião de programadores java.
essa é minha opnião.
Ter mais vagas abertas para C#, do que Java nao diz que C# domina o mercado, diz sim que ta faltando profissional C# no mercado!
E poderia existir 100 vagas C#, 50 preechidas e 50 vagas, isto quer dizer que C# dominia o mercado??
Bem pensado, e obrigado pela dica de hospedagem.
M
Murilo_Ferreira
ssh:
fredferrao:
ssh:
essa é minha opnião.
Bem pensado, e obrigado pela dica de hospedagem.
Servidor locaweb de R$ 30,00, hahahahaha isso é uma gambiarra.
Indeferente a linguagem que você usar, minimo que vc precisa ter é servidor dedicado e competente para isso.
Isso é um sinal de que desenvolvedores Java procuram deixar suas aplicações nos melhores servidores, e não nas bixera de 30 reais
que não presta nem para fazer uma calculadora que preste.
Que comparação idiota
hahahahahahaha
horacio_fernandes
ssh:
horacio_fernandes:
Enfim minha opinião:
Realmente cidadão, a questão não é qual é o mais fácil ou melhor. e sim e evolução do C# em relação a vagas de emprego e quantidades de sistemas web.
Na MINHA opnião, .net não para de crescer. e queria saber a opnião de programadores java.
obs: se achou ruim a criação do post, não leia.
e curti muito a discussão pessoal. valeu a pena.
Véio não sou eu quem estou falando é o mundo dos programadores java… C# fede…
Dá uma assistida nesse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Mk3qkQROb_k
Escreve o que quer… Le o que não quer…
X>>U>>>P>>>A
ssh
hehehe, é que eu estava pensando em alugar um, barato, só p/ uso pessoal, nada de aplicações corporativas e nem nada.
=]
victorcosta
Se preço de hospedagem é parâmetro pra avaliar linguagens de programação então PHP e MySQL são a melhor linguagem e o melhor banco, respectivamente
Enquanto isso o cara do java compra um carro,um note com linux e sobe a aplicação no google app engine de graça, até ela começar a ficar grande e muito usada, ai ele paga somente pelo tanto utilizado.
M
marcosalex
Em termos de linguagem c# possui uma série de ferramentas que facilitam em muito a vida do profissional. O visual studio na minha opinião não chega nem perto do eclipse ou netbeans.
Mas tanto o eclipse quanto o netbeans e outras IDEs java possuem plugins e ferramentas comerciais com esses recursos. Só que não são gratuitas. O próprio JBuilder é um eclipse com várias ferramentas dessas.
M
marcosalex
juliocbq:
mauricioadl:
c# não pode desparecer porque a implementação dela é iso emca. Qualquer um pode desenvolver um compilador dela. O problema são os frameworks proprietários.
Se não usar, acabou uma das vantagens do .NET, já que a MS vive se vangloriando desses recursos facilitarem a vida do usuário e não exigirem maior conhecimento. Só ‘esquecem’ de falar que OU você desenvolve aplicações facilmente OU desenvolve aplicações robustas. hehehe
[quote=windsofhell]
Adoro o Linux, mas pra quer roda no Linux??
[quote]
Muitas empresas usam, e pra essas empresas o .NET ficou fora do mercado. Tudo bem, é opção da MS pra tentar forçar o Windows, mas daí dizer ‘pra que isso’ é forçar, né?
[quote=windsofhell]
A comunidade .NET eh muito ativa eh muito profissional, entra nos forums de .NET pra ver se tem trolls.
[quote]
Tem e muitos, mas isso é independente da plataforma. Onde tem um site popular, tem trolls.
Você mesmo acabou de citar limitações na ‘robustez’ e os próprios desenvolvedores .NET nos forums específicos reclamam disso.
M
marcosalex
leonardobhbr:
C# foi projetado por várias pessoas, essa lenda de ‘o criador do Delphi’ foi marketing em cima de uma pessoa pra tentar atrair os desenvolvedores de um concorrente, já que o Delphi era muito forte na época. A Microsoft sempre teve essa tática: embrace extend and extinguish
M
marcosalex
ssh:
essa é minha opnião.
Nada disso, é o contrário. Fazer cruds e programas simples, a tendência é cada vez ficar mais fácil, e isso é ótimo. Nós que somos profissionais temos de nos concentrar em resolver de forma eficiente a necessidade do cliente, e não em detalhes técnicos da plataforma e de ferramentas.
M
marcosalex
Mono não suporta todo o .NET, muita coisa dele é mais lenta e até incompatível com a especificação da MS. Serve pra quem gosta de C# e gosta de Linux, mas é bastante limitado e devorador de memória.
fredferrao
marcosalex:
leonardobhbr:
C# foi projetado por várias pessoas, essa lenda de ‘o criador do Delphi’ foi marketing em cima de uma pessoa pra tentar atrair os desenvolvedores de um concorrente, já que o Delphi era muito forte na época. A Microsoft sempre teve essa tática: embrace extend and extinguish
Ai eu discordo. Claro que foi criado por varias pessoas, assim como o java nao foi criado sozinho pelo James Gosling. Mas que o cara do delphi comandou, comandou, basta olhar a IDE, é uma copia do Delphi, programando para desktop, até os nomes são iguais os do Delphi, o famoso “Sender”, quando vi aquilo no VS, senti um frio na barriga, lembrei dos tempos de delphi na hora!
M
marcosalex
fredferrao:
marcosalex:
Ai eu discordo. Claro que foi criado por varias pessoas, assim como o java nao foi criado sozinho pelo James Gosling. Mas que o cara do delphi comandou, comandou, basta olhar a IDE, é uma copia do Delphi, programando para desktop, até os nomes são iguais os do Delphi, o famoso “Sender”, quando vi aquilo no VS, senti um frio na barriga, lembrei dos tempos de delphi na hora!
Não, ele não era nem o principal da equipe, nem da IDE nem da linguagem, embora seja um membro importante. E o .NET nasceu com muita coisa do Java, o que não significa que o Gosling que o projetou. O Sender foi uma das contribuições (ou cópias) do Delphi.
As IDEs são parecidas porque na época que a Borland tava quebrando, a empresa fez uma parceria com a MS que injetou dinheiro e forneceu a engine que seria o esqueleto para a nova IDE, que deu origem ao C# Builder. Depois disso a Borland lançou o Delphi 8 com suporte a .NET que seria o futuro e ninguém programaria em outra coisa, o próprio MS Office e as APIs do Windows rodariam todos sob essa “incrível” VM e o longhorn (codinome do Vista) rodaria totalmente integrado com ele e todas as empresas que não aderissem ao .NET quebrariam.
Na época todo evento da Borland tinha um figurão da Microsoft assinado em baixo e dizendo que o sucessor do Vista seria o divisor de águas para o .NET.
O final da história você conhece, né?
ssh
Não cara, não estou avaliando a linguagem, vocês não entendem nada.
O que eu quis dizer, é que existe um barateamento, para as linguagens que utilizam o dot net. por rodar na plataforma windows. e ser barato.
mas esquece isso
ssh
marcosalex:
ssh:
essa é minha opnião.
Nada disso, é o contrário. Fazer cruds e programas simples, a tendência é cada vez ficar mais fácil, e isso é ótimo. Nós que somos profissionais temos de nos concentrar em resolver de forma eficiente a necessidade do cliente, e não em detalhes técnicos da plataforma e de ferramentas.
Concerteza marcosalex, mas por exemplo. eu admito que sou iniciante, e não conheço 40% ou menos ainda, to que se pode ter conhecimento.
Mas por exemplo, encontro sistemas de grandes empresas que são um lixo! se tratando de melhores praticas e estrutura de banco de dados.
Se formos pensar em fazer somente para resolver a necessidade do cliente, e encontrarmos sistemas como esses que citei. estamos perdidos. mas como você disse tem que ser de maneira EFICIENTE. e é ai que pega!
Alexandre_Saudate
ssh:
marcosalex:
ssh:
essa é minha opnião.
Concerteza marcosalex, mas por exemplo. eu admito que sou iniciante, e não conheço 40% ou menos ainda, to que se pode ter conhecimento.
Mas por exemplo, encontro sistemas de grandes empresas que são um lixo! se tratando de melhores praticas e estrutura de banco de dados.
Se formos pensar em fazer somente para resolver a necessidade do cliente, e encontrarmos sistemas como esses que citei. estamos perdidos. mas como você disse tem que ser de maneira EFICIENTE. e é ai que pega!
Até aí, meu caro, isso acontece em qualquer linguagem. Quem faz a qualidade é o programador, não a linguagem. E vou mais além: pela observação, te digo que é mais regra encontrar sistemas mal-feitos do que exceção.
Mas o porque disso já é assunto pra outro tópico…
[]'s
Anime
Infelizmente não estou com tempo para ler todos os post, então vou dar minha opinião baseada no titulo do tópico.
Não existe isso de facil ou dificil, eu achava PHP uma “porcaria”, pensava que era super simples e agora que estou aprendento vejo que é bem complexo, quem conhece realmente PHP sabe do que estou falando. (Tirando os fanboys da vida)
douglaskd
Anime:
Infelizmente não estou com tempo para ler todos os post, então vou dar minha opinião baseada no titulo do tópico.
Não existe isso de facil ou dificil, eu achava PHP uma “porcaria”, pensava que era super simples e agora que estou aprendento vejo que é bem complexo, quem conhece realmente PHP sabe do que estou falando. (Tirando os fanboys da vida)
isso é verdade
é tão complexo quanto c# ou java…
certas coisas não tem prontas, e tem que se fazer na mão
eu ja tinha dito, só a diferenças para aplicações basicas, quando a aplicação é grande e complexa…as linguagens ficam equivalentes…por que tem que se programar muitas estruturas…
M
marcosalex
douglaskd:
isso é verdade
é tão complexo quanto c# ou java…
certas coisas não tem prontas, e tem que se fazer na mão
eu ja tinha dito, só a diferenças para aplicações basicas, quando a aplicação é grande e complexa…as linguagens ficam equivalentes…por que tem que se programar muitas estruturas…
Pois é, se você for um bom técnico, pegar Java e .NET não vai mudar nada em sua vida. Voce pode digitar uma linha a menos, outra a mais, mas ‘no frigir dos ovos’ vai dar na mesma. As duas tem mercado, escolhe a que você gostar mais e toca a bola.
I
immortalSoul
É impressão minha ou tem gente que fala como se ‘ser fácil’ fosse uma caracteristica ruim da linguagem?
Thiago_Senna
Não li todo o tópico, portanto vou responder baseado apenas no título.
É bom saber java, mas se permita aprender outra linguagem urgentemente. Nada contra a linguagem java, nem a plataforma… mas é que nesta comunidade em específico o povo gosta de complicar as coisas. Nao conheco C#, mas creio que talvez C# seja mais facil mesmo.
Se você já conhece java e já deu uma boa caminha nos estudos desta linguagem, nao vale a pena conhecer também C#, a nao ser que seja por algum motivo muito especifico, como por exemplo, uma vaga de emprego que vc queira. No meu ver, as duas linguagens sao parecidas e vc se beneficiaria mais aprendendo uma linguagem bem diferente, como PHP, Python ou Ruby.
Boa Sorte!
Marcio_Nogueira
Se você se refere aos conceitos básicos da linguagem, sim é fácil aprender.
soaresinfo
juliocbq:
Sobre a IDE(Visual Studio). Não acho tão boa quanto eclipse ou netbeans.
Uma coisa legal do VS, é a correção de case mesmo quando não apertamos Ctr+Espaço
fabim
if (this.getType() == MY_LANGUAGE_IS_BETTER_THAN_YOUR_LANGUAGE) {
moderadorDoForum.blockThread(this);
}
F
felipefranz
immortalSoul:
É impressão minha ou tem gente que fala como se ‘ser fácil’ fosse uma caracteristica ruim da linguagem?
Verdade, pessoal gosta de dizer “sou foda, dig din dig din”.
Tinha uma matriz de um general prussiano que falava muito bem sobre isso, mas fica pra outro tópico
Sparcx86
legal mas ainda assim ganha menos então pra mim não serve.
Marcio_Nogueira
O Visual Basic.Net consegue ser ainda mais fácil de aprender e utilizar.
Leozin
é sério que você acha isso?
Marcio_Nogueira
Sim, acho, pois durante muito tempo desemvolvi em VB.Net de 2003 a 2008 .
Leozin
eu trabalhei 7 anos com Java (e ainda trabalho, mas bem menos) e até hoje acho a plataforma/linguagem a mais difícil se comparado com .NET, Ruby, PHP e Python. Trabalhar “muito tempo” pode tornar a linguagem mais fácil pra você, mas não que ela seja literalmente mais fácil pra uma pessoa que não tem conhecimento em programação.
Senão qualquer programador que programa a 20 anos em Assembly vai dizer que assembly é mais fácil que Java
Ps.: eu fiz uma pergunta pra ti na página 3, você poderia responder?! valeu!
Grinvon
Sim, C# é mais fácil do que Java. Digo ainda que ela chega a ser uma evolução ao Java em alguns aspectos.
Vantagens do LINQ, de acesso fácil e nativa à estrutura de dados da MS, como SQL Server, documentos MS Office, etc;
Multiplataforma com o projeto mono;
Acesso nativo ao PowerShell, trazendo recursos poderosos de acesso à estrutura de árvore de diretórios LDAP, banco de dados, registro do sistema, etc;
Estruturas “atuais” de lista, dicionários e coleções como um todo, com acesso de multipla concorrência;
Enfim, vale muito a pena estudar essa linguagem. Ultimamente estou meio sem tempo de vê-la, por causa de outras linguagens como C++ e Lua, mas em breve, pretendo dá-la mais atenção.
C
CaioIncau
Mono nao presta , apenas 33% das classes estavam funcionando , mas com a compra da empresa que desenvolvia o mono, grande parte do código de perdeu devido a problemas com licença .
Marcio_Nogueira
O mono era um projeto interessante, mas pouco utilizado como ambiente de desenvolvimento.
C
CaioIncau
A idéia era boa, a questão é que talvez por falta de $$, talvez pela grande dificuldade de um projeto destes , o mesmo ainda era bem pouco abrangente.
Sparcx86
o esquema do PHP é bem interessante, antigamente era inviavel pra sistemas muito grandes. hoje em dia com sistemas RESTFULL dá pra tornar isso possivel mas é preciso ter uma equipe senior e metodologia boa. senão não funciona.
é assim que o facebook e outros grandes sistemas em php funcionam, é tudo desacoplado e bem feito.
perdeu
Tem mais web designer que sabe php do q realmente programador. É so ver a quantia de conteudo que esses caras divulgam.
alias
asaudate:
windsofhell,
Eu também não curto xiitismo. Mas o que eu quis colocar foram as diferenças. Você está longe do Brasil, pode ser que a sua percepção seja diferente justamente por conta disso. Mas esse é o feeling que eu tenho e procuro reparar, o quanto de “paixão” os desenvolvedores colocam naquilo que fazem. E é uma coisa que eu percebo nos desenvolvedores .NET (e alguém já colocou aqui nesse mesmo tópico), a de que muitos (não estou dizendo ‘todos’) esperam as coisas caírem no colo, vindas da Microsoft. Como Java é uma linguagem com uma cultura de open source, os desenvolvedores põem muito mais a mão na massa pra desenvolver coisas novas do que os .NET (e olha que eu não conheço nenhum desenvolvedor Java desempregado )
Como eu disse antes, é questão de gosto e necessidade de cada um. Se eu tivesse que desenvolver um sistema desktop, por exemplo, e tivesse como opções Java e C#, eu pegava C# sem pensar duas vezes. O que limita, pelo menos no meu caso (e de vários outros aqui), é o seguinte:
Eu não trabalho com desktop
O ecossistema para web, em geral, segue a linha máquina Linux + servidor web Apache ou Nginx
A aplicação sempre deve ser compatível com a maior gama possível de browsers
A aplicação deve ser o mais flexível possível - o que é inversamente proporcional com um número de frameworks existentes, pois ninguém consegue desenvolver um framework pensando em toda a necessidade que pode surgir no desenvolvimento de uma app;
Eu trabalho com SOA e integração em geral. Pela experiência, eu sei que web services .NET, por exemplo, são configurados por default para trabalhar com clientes .NET (e precisam de customizações para serem compatíveis com standards)
E por aí vai. Por esses motivos, acredito que Java (a plataforma, como um todo) tem melhores condições de atender um ecossistema web. Reitero, não sou xiita. Mas bons desenvolvedores devem ser capazes de ver o problema e propor a solução mais adequada possível.
[]'s
Passando no tópico apenas para concordar com a opiniao do asaudate (alias esses tópicos são sensacionais, o assunto levanta tantas paixões :lol: )
Eu trabalhei um bom tempo com C# e até posso dizer que conheço bem a plataforma (eu era senior no meu ultimo emprego com C#, o que nao quer dizer muito, mas conheço um pouquinho :lol: ) e observava isso nos meus colegas, a maioria (pra nao dizer todos) não se aprofundava nos assuntos como (a maioria dos) desenvolvedores Java, apenas diziam que “o Visual Studio faz isso automático” ou “o que eu sei é que essa classe desse namespace faz isso”.
Esse detalhe continua sendo o que eu mais gosto do Java e da cultura de código aberto, acho incrível como existem frameworks como o Hibernate, Spring, as coisas da Apache (e outros, muitos outros), tudo de código aberto, tudo feito por programadores como eu que simplesmente gostavam do que faziam e procuraram um jeito melhor de fazer. Ao menos na minha vivência com .NET a postura geral era de “a Microsoft fornece”. E na minha humilde opiniao isso é muito pobre.
Mas isso em nenhum aspecto desmerece a linguagem (excelente, na minha opiniao).
Eu larguei meu ultimo trampo com C# (esse aí que eu pagava de senior :lol: ) pra ganhar menos do que a metade, simplesmente porque eu gostava de Java. Mas pra quem gosta de .NET tambem, meus votos de sucesso.
Marcio_Nogueira
Já atuei em .net, e minha impressão sobre a plataforma é que busca simplificar demasiadamente a tarefa do desenvolvedor, o que cria profissionais tremendamente superficiais sem conhecer de fato todo o poder do .net framework.
perdeu
rsrs pra crud isso ta bom… não trabalhei com .net, mas como sql server, IIS e ASP…esse tres juntos te dão infinitas possibilidades de gambiarras
Marcio_Nogueira
O ponto forte da plataforma Microsoft é de fato a utilização de POG.
V
vargas
O ponto forte do Java é que você encontra programadores apaixonados dispostos a trabalhar por qualquer miséria.
Leozin
Poisé, tipo os apple fanboys que acham o Steve Jobs o Jesus dos gadgets
Grinvon
Acho que alguns estão meio que desvirtuando as coisas…
A questão do tópico foi sobre os aspectos da linguagem em si, e não, das plataformas.
Sem dúvida a abrangência de Java é muito maior, sem dúvida o seu legado é maior. Mas em questões de praticidade, sem contar limitações de plataformas, etc. Ainda acho que o C# é uma linguagem um pouco mais “gostosa” de se trabalhar. Mas curto bastante ambas.
blackforce
Também pergunto, muito superior em que?
blackforce
horacio_fernandes:
…
Véio não sou eu quem estou falando é o mundo dos programadores java… C# fede…
Dá uma assistida nesse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Mk3qkQROb_k
Escreve o que quer… Le o que não quer…
X>>U>>>P>>>A
Caro Leozin, o Visual Studio facilita de fato a vida do desenvolvedor na plataforma .net, não só isso, aumenta também a produtividade.
O VS.Net tem uma interface tremendamente familiar aos desenvolvedores oriundos do VB 6, facilitando a adaptação a nova interface.
Particularmente, prefiro o VS.Net como IDE.
F
Fernando_Mondo
programo com c# faz um ano, e nunca programei com java fora da faculdade então talvês fale besteira...
Visual Studio + Resharper fica muito melhor que NetBeans ou Eclipse. Digo por experiencia própria e quem ja usou sabe, mas resharper tem pra intelliJ IDE que eu nunca usei, então mas talves seja tão bom quanto
Propriedades: muito mais elegante que os get e set do java, o codigo fica mais limpo e legivel
C#
Var: o palavra reservada var é trocada em tempo de compilação pelo tipo correto, deixando o codigo mais limpo e com menos repetição
Anonymous: criar objetos Anonymous é muito pratico, e pra quem tava falando de Json, c# converte até Anonymous pra Json
C#
Bom, eu adoro java, e torço muito para a Oracle não ferrar com ele e implementar tudo isso que o c# tem a mais...
[edit] Confundi...
gustavo_mb
O que a Adobe tem a ver com o Java? O Java pertence a Oracle! :lol:
asousaj
Comecei com C# e agora to em Java, gostei dos dois.
C# é mais facil sim, não muiiito mais facil como diz o titulo.
Agora nem sempre ser mais facil é bom … facilitando muito as vezes o cara nem sabe o que acontece ‘por traz’.
Pretendo seguir com Java, mas não vejo problemas em manter estudos em C#.
Webservice JAVA com C# no client side rola de boa.
Liguagem de programação não é time de futebol
Alexandre_Saudate
Marcio_Nogueira:
Caro Leozin, o Visual Studio facilita de fato a vida do desenvolvedor na plataforma .net, não só isso, aumenta também a produtividade.
O VS.Net tem uma interface tremendamente familiar aos desenvolvedores oriundos do VB 6, facilitando a adaptação a nova interface.
Particularmente, prefiro o VS.Net como IDE.
Desculpe a intromissão, mas você falou e não disse nada. Só o que você está expondo é que a interface é familiar a quem programa em VB6 (ou seja, fator subjetivo, que não serve para dizer se a linguagem é mais fácil, “melhor”, mais performática ou qualquer coisa assim) e sua opinião pessoal. Demonstre fatos, por favor.
AnDrOiDe
Isso vai de cada…
jaja aparece outro tipo de topico isto é mais facil do que aquilo fala sério…
M
Murilo_Ferreira
Grinvon:
Acho que alguns estão meio que desvirtuando as coisas…
A questão do tópico foi sobre os aspectos da linguagem em si, e não, das plataformas.
Sem dúvida a abrangência de Java é muito maior, sem dúvida o seu legado é maior. Mas em questões de praticidade, sem contar limitações de plataformas, etc. Ainda acho que o C# é uma linguagem um pouco mais “gostosa” de se trabalhar. Mas curto bastante ambas.
Discordo, Java é bem melhor de se trabalhar e mais completo.
M
Murilo_Ferreira
Também pergunto, muito superior em que?
Não dá tanto pau quanto o visual studio por exemplo.
M
Murilo_Ferreira
Fernando Mondo:
programo com c# faz um ano, e nunca programei com java fora da faculdade então talvês fale besteira...
Visual Studio + Resharper fica muito melhor que NetBeans ou Eclipse. Digo por experiencia própria e quem ja usou sabe, mas resharper tem pra intelliJ IDE que eu nunca usei, então mas talves seja tão bom quanto
Propriedades: muito mais elegante que os get e set do java, o codigo fica mais limpo e legivel
C#
Var: o palavra reservada var é trocada em tempo de compilação pelo tipo correto, deixando o codigo mais limpo e com menos repetição
Anonymous: criar objetos Anonymous é muito pratico, e pra quem tava falando de Json, c# converte até Anonymous pra Json
C#
Bom, eu adoro java, e torço muito para a Oracle não ferrar com ele e implementar tudo isso que o c# tem a mais...
[edit] Confundi...
Sobre os gets e sets, isso é uma questão de encapsulamento, se você não se preocupa com isso, então declara tudo como public.
Outra coisa, em Java não se compara String com ==, se usa equals.
Sobre o ActionListener, ao meu ver é meio que igual.
M
marcosalex
Sem falar que variáveis sem tipo no C# é a oficilização do POG. A própria documentação afirma que não é boa prática e deve ser usada com cuidado. Fizeram essa gambiarra apenas por causa do VB.
F
Fernando_Mondo
variáveis sem tipo são as dynamics que eu particularmente nunca usei. Agora o “var” é declaração implícita, ou seja, é usado somente para uma melhor visualização do código.
M
Murilo_Ferreira
So que o uso do “var” não é uma boa prática.
F
Fernando_Mondo
discordo, mas existe o bom senso, nao se deve usar var quando o tipo de retorno nao esta especificado.
só que isso é POG, e acredito que nunca será implementado em java.
D
desiludido
Murilo_Ferreira:
Eu ri.
CAMPEAO2011
Vai programar em VB … kkkkkkkkk isto que pra rir kkkk
perdeu
tensoooooooooo
M
Murilo_Ferreira
desiludido:
Murilo_Ferreira:
Eu ri.
Rindo do que iniciante desiludido?
acazsouza
desiludido:
Murilo_Ferreira:
Eu ri.
Puta merda. Como pode ter tanta merda num tópico só. É galera, vamos para de afirmar aquilo que não se tem certeza.
o var do C# foi criado pra ser usado com LINQ, porque o retorno do LINQ pode não ter um TYPE, isso mesmo, ele pode ser um Anonymous Type e só pode ser recebido pela declaração implicíta var que o compilador cria automático esses TYPES.
O var deve ser evitado (por questões de boas práticas) quando se sabe o tipo, mas tem hora que não tem como saber o TYPE, como disse, usando LINQ.
W
windsofhell
Na verdade o .NET tb tem Equals metodo implementado em System.Object.
Entao qualquer objeto (incluindo custom objects), tem a implementacao do Equals.
Equals pode ser overriden, para fazer comparacoes do jeito que voce quiser.
usingSystem;namespaceConsoleApplication1{classProgram{staticvoidMain(string[]args){try{Useruser1=newUser(){Id=1,Name="joao",Email="[email removido]"};Useruser2=newUser(){Id=1,Name="joao",Email="[email removido]"};Console.WriteLine(String.Format("Are users the same? {0}",(user1.Equals(user1)?"yes":"no")));Useruser3=newUser(){Id=2,Name="maria",Email="[email removido]"};Console.WriteLine(String.Format("Are users the same? {0}",(user1.Equals(user3)?"yes":"no")));ObjectdummyObject=newObject();Console.WriteLine(String.Format("Are users the same? {0}",(user1.Equals(dummyObject)?"yes":"no")));Console.ReadKey();}catch(Exceptione){Console.WriteLine(e);Console.ReadKey();}}}publicclassUser{publicintId{get;set;}publicstringName{get;set;}publicstringEmail{get;set;}publicoverrideboolEquals(objectobj){Useruser=null;if(objisUser){user=(User)obj;}else{thrownewArgumentException("Only instances of User can be compared");}return(this.Id==user.Id);}publicoverrideintGetHashCode(){returnbase.GetHashCode();}}}
O output no terminal vai ser:
Are users the same? yes
Are users the same? no
System.ArgumentException: Only instances of User can be compared
at ConsoleApplication1.User.Equals(Object obj) in C:\Projects\ConsoleApplication1\ConsoleApplication1\Program.cs:line 48
at ConsoleApplication1.Program.Main(String[] args) in C:\Projects\ConsoleApplication1\ConsoleApplication1\Program.cs:line 19
Outra coisa legal eh que, se vc tem uma lista de objetos e quer usar LINQ para pegar soh os objetos distintos.
LINQ tem o metodo Distinct que tem um overload que recebe como parametro IEqualityComparer, no caso da classe de exemplo que eu postei, poderiamos ter:
Equals pode ser overriden, para fazer comparacoes do jeito que voce quiser.
usingSystem;namespaceConsoleApplication1{classProgram{staticvoidMain(string[]args){try{Useruser1=newUser(){Id=1,Name="joao",Email="[email removido]"};Useruser2=newUser(){Id=1,Name="joao",Email="[email removido]"};Console.WriteLine(String.Format("Are users the same? {0}",(user1.Equals(user1)?"yes":"no")));Useruser3=newUser(){Id=2,Name="maria",Email="[email removido]"};Console.WriteLine(String.Format("Are users the same? {0}",(user1.Equals(user3)?"yes":"no")));ObjectdummyObject=newObject();Console.WriteLine(String.Format("Are users the same? {0}",(user1.Equals(dummyObject)?"yes":"no")));Console.ReadKey();}catch(Exceptione){Console.WriteLine(e);Console.ReadKey();}}}publicclassUser{publicintId{get;set;}publicstringName{get;set;}publicstringEmail{get;set;}publicoverrideboolEquals(objectobj){Useruser=null;if(objisUser){user=(User)obj;}else{thrownewArgumentException("Only instances of User can be compared");}return(this.Id==user.Id);}publicoverrideintGetHashCode(){returnbase.GetHashCode();}}}
O output no terminal vai ser:
Are users the same? yes
Are users the same? no
System.ArgumentException: Only instances of User can be compared
at ConsoleApplication1.User.Equals(Object obj) in C:\Projects\ConsoleApplication1\ConsoleApplication1\Program.cs:line 48
at ConsoleApplication1.Program.Main(String[] args) in C:\Projects\ConsoleApplication1\ConsoleApplication1\Program.cs:line 19
Outra coisa legal eh que, se vc tem uma lista de objetos e quer usar LINQ para pegar soh os objetos distintos.
LINQ tem o metodo Distinct que tem um overload que recebe como parametro IEqualityComparer, no caso da classe de exemplo que eu postei, poderiamos ter:
Vai imprimir os nomes do user1 e user3. Eh um exemplo simples, mas da pra fazer coisas muito mais complexas.
Ainda ta rolando essa discussao qual linguagem eh a melhor???
//Daniel
Sempre achei que o GUJ fosse um forum de Java, e não de ruindows e .net.
Gabriel
Não existe coisa mais ridícula que desenvolvedor que pensa que linguagem e/ou plataforma X ou Y é uma merda só porque ele não gosta.
O cara que trabalha com Delphi, trabalha por uma razão. O cara que trabalha com VB também. Assim como o que programa em Cobol.
As razões podem ser por gosto, oportunidade, falta de opção, necessidade ou muitas outras.
Como desenvolvedores, devemos respeitar estes outros e não depreciar a ferramenta ou o trabalho que eles fazem só porque você julga a sua linguagem melhor que a dele e porque alguém na internet te disse que é muito melhor.
Aprendam uma coisa: não existe bala de prata.
Desenvolvedor que é bom mesmo tem conhecimento de diversas plataformas e linguagens e sabe o que usar na hora certa.
Pro engraçadinho ai em cima que estava falando do VB, eu estou programando em VB.NET exatamente agora. E aí? Isso faz de mim um programador pior?
Acontece que o produto da empresa que eu trabalho atualmente é em VB. Eu preciso desenvolver alguns novos módulos. Eu poderia fazer em C#, poderia utilizar Ruby, poderia fazer tudo com Javascript e HTML5. Mas pra que eu vou fazer isso se a forma mais rápida e eficiente é fazer em VB?
Eu também não sou o maior fã do VB. Mas qual o problema de saber utiliza-lo para resolver os problemas que meu empregador tem? O que eu tenho a perder com isso?
Nos projetos novos aqui, eu prefiro usar C#. No meu tempo livre, estudo Haskell. Mas quando é necessário, eu programo em VB.
Isso me torna pior que você?
W
windsofhell
Murilo_Ferreira:
Well, alem do topico ser “Assuntos gerais”, esta sendo discutido c#, nao eh mesmo??
Soh quis mostrar que Equals, nao eh exclusidade do Java.
//Daniel
M
Murilo_Ferreira
windsofhell:
Murilo_Ferreira:
Well, alem do topico ser “Assuntos gerais”, esta sendo discutido c#, nao eh mesmo??
Você está em um tópico sobre C#.
Esse tópico tem 9 páginas e ainda não foi trancado por nenhum moderador. Suponho que não tenha infringido nenhuma regra.
Ou seja, se você quer falar de Java(ou de qualquer outra coisa), e não de C#(que é o assunto do tópico), quem deve vazar daqui é você.
E não ficar enchendo o saco de quem está tentando ter uma discussão sadia e expor seu ponto de vista.
W
windsofhell
Murilo_Ferreira:
windsofhell:
Murilo_Ferreira:
Eu gosto de ambas plataformas, ja ate trabalhei um tempo com Java tb. Soh estou postando sobre .net e c# porque eh o assunto que esta sendo discutido.
Eh errado fazer isso??
Vc achava que Equals era coisa do Java, devia ficar feliz por ter aprendido algo novo, nao ficar bravo.
Relax man!
//Daniel
Alexandre_Saudate
Gabriel:
Murilo_Ferreira:
windsofhell:
Murilo_Ferreira:
Esse tópico tem 9 páginas e ainda não foi trancado por nenhum moderador. Suponho que não tenha infringido nenhuma regra.
Ou seja, se você quer falar de Java(ou de qualquer outra coisa), e não de C#(que é o assunto do tópico), quem deve vazar daqui é você.
E não ficar enchendo o saco de quem está tentando ter uma discussão sadia e expor seu ponto de vista.
Grinvon
É por essas e outras que fica cada vez mais complicado de se postar aqui. As pessoas, simplesmente, não sabem argumentar, e são extremamente mal educadas e vazias em suas opiniões.
Em vez de destacar o que as linguagens têm de melhor, suas principais características, seus prós e contras, não… ficam discutindo coisas bestiais infindáveis.
Não me lembro de ter pedido sua opinião!
Se vc não concorda com criticas então porque fez a sua?
M
Murilo_Ferreira
windsofhell:
Murilo_Ferreira:
windsofhell:
Murilo_Ferreira:
Eu gosto de ambas plataformas, ja ate trabalhei um tempo com Java tb. Soh estou postando sobre .net e c# porque eh o assunto que esta sendo discutido.
Eh errado fazer isso??
Vc achava que Equals era coisa do Java, devia ficar feliz por ter aprendido algo novo, nao ficar bravo.
Relax man!
//Daniel
Só para seu governo, vc não me ensinou nada, também trabalhei com c# um ano e meio, odiei, nunca mais estudei essa plataforma.
Enquanto vc pensava em aprender, eu já trabalha-va com esses ambientes. se vc tivesse lido este tópico inteiro teria lido isso.
E tenho a minha bandeira levantada, sou contra tudo que venha de microsoft.
Só que discordo totalmente de muita coisa escrita aqui sobre .net, quem acha que é bom, tudo bem então.
Tentem abandonar java um ano para trabalhar com .net, depois façam seus comentários.
Nunca fiz um comentário ruim daquilo que não conheço, pelo contrario eu conheço c#, e conheço bem, e não gosto!
O problema e que hoje chega qualquer um aqui no GUJ que não sabe nem o que é um “if” para falar de coisas que nem tem conhecimento.
W
windsofhell
Murilo_Ferreira:
Só para seu governo, vc não me ensinou nada, também trabalhei com c# um ano e meio, odiei, nunca mais estudei essa plataforma.
Enquanto vc pensava em aprender, eu já trabalha-va com esses ambientes. se vc tivesse lido este tópico inteiro teria lido isso.
E tenho a minha bandeira levantada, sou contra tudo que venha de microsoft.
Só que discordo totalmente de muita coisa escrita aqui sobre .net, quem acha que é bom, tudo bem então.
Tentem abandonar java um ano para trabalhar com .net, depois façam seus comentários.
Nunca fiz um comentário ruim daquilo que não conheço, pelo contrario eu conheço c#, e conheço bem, e não gosto!
O problema e que hoje chega qualquer um aqui no GUJ que não sabe nem o que é um “if” para falar de coisas que nem tem conhecimento.
Conhece tao bem que nao sabia que a classe System.Object do .NET possui a implementacao de Equals???
Se voce trabalhou com .NET e nao gostou eh uma pena e nem vem ao caso, acho que o topico eh para discutir as principais diferencas, qual funcionalidade que o .NET framework tem que poderia ser legal ter no Java.
Eu gosto muito de Java, na real eu trabalhei com Java na area de pesquisa cientifica e na area financeira no Lehman Brothers que investia pesado na Java e que era somente a segunda maior instituicao financeira do mundo. Aprendi muito e tive o prazer de trabalhar com desenvolvedores fora de serie.
Ja faz quatro anos que migrei do Java pra .NET com C# e no inicio eu tinha o mesmo preconceito sobre microsoft, pensei que ia ficar clicando e arrastando web controls. Mas nao eh bem assim, desde quando eu comecei com .NET pra fazer a verdade eu nunca usei o design mode do visual studio, nunca fiz um drag and drop de webcontrols. Pelo contrario, fiquei os primeiros 3 anos trabalhando com backend. Agora eu trabalho com frontend e mesmo assim, nao usamos nada pronto, todos os componentes da UI, sao criados server-side e renderizados em dojo widgets. Dojo, eh um Javascript Framework muito bom por sinal.
Estou trabalhando na area de informatica desde 1998, faca as contas quando tempo na area. E mesmo apos todos esses anos de experiencia eu tenho muita coisa para aprender, com colegas de trabalho, amigos que trabalham com desenvolvimento seja .NET, Java ou qualquer outra coisa, eh essa tambem eh a razao principal que eu continuo a participar do forum, porque eu sempre aprendo alguma coisa nova, seja lendo os topicos ou ajudando alguem ou entrando em topicos como estes porque eh do meu interesse conhecer melhor as novas features do Java, uma vez que eu estou afastado a 4 anos.
Lembre-se, a arrogancia traz somente impedimento para aprender e desenvolver profissionalmente.
Ja que voce conhece tanto .NET ao invez de fazer um comentario do tipo “vai para um forum da microsoft, aqui soh se fala de java e bla bla bla”, exponha os seus motivos, porque voce acha que .NET nao presta, compatilhe o seu conhecimento, talvez se vc ate consiga ajudar alguem que esta pensando mudar de area ou esta querendo tomar uma decisao entre qual plataforma desenvolver.
Faz sentido ou nao??
//Daniel
M
Murilo_Ferreira
acazsouza:
desiludido:
Murilo_Ferreira:
Eu ri.
Puta merda. Como pode ter tanta merda num tópico só. É galera, vamos para de afirmar aquilo que não se tem certeza.
o var do C# foi criado pra ser usado com LINQ, porque o retorno do LINQ pode não ter um TYPE, isso mesmo, ele pode ser um Anonymous Type e só pode ser recebido pela declaração implicíta var que o compilador cria automático esses TYPES.
O var deve ser evitado (por questões de boas práticas) quando se sabe o tipo, mas tem hora que não tem como saber o TYPE, como disse, usando LINQ.
Se vc não sabe o tipo do dado, então porque não usa Object? ou porque não faz cast?
M
Murilo_Ferreira
windsofhell
Conhece tao bem que nao sabia que a classe System.Object do .NET possui a implementacao de Equals???
Nunca dissse que .net não existe o equlas, não sei o porque vc ainda está nesse assunto.
O cara teve coragem de dizer que esse exemplo está em java, então cade o equals? EM JAVA SE USA EQUALS.
DEU PARA ENTENDER AGORA O QUE ESTOU TENTANDO FALAR DESDE O INICIO?
windsofhell
Ja faz quatro anos que migrei do Java pra .NET com C# e no inicio eu tinha o mesmo preconceito sobre microsoft, pensei que ia ficar clicando e arrastando web controls. Mas nao eh bem assim, desde quando eu comecei com .NET pra fazer a verdade eu nunca usei o design mode do visual studio, nunca fiz um drag and drop de webcontrols. Pelo contrario, fiquei os primeiros 3 anos trabalhando com backend. Agora eu trabalho com frontend e mesmo assim, nao usamos nada pronto, todos os componentes da UI, sao criados server-side e renderizados em dojo widgets. Dojo, eh um Javascript Framework muito bom por sinal.
O problema é que programadores .net, na maioria dos casos são muito preguiçosos, acham que o visual studio deve agir, pensar e fazer tudo por eles. Só que isso nunca deu certo e nunca vai dar. Na equipe em que eu trabalhei eu era o analista chefe, e tive muita dor de cabeça com esse tipo de programador, pois mesmo em c# sempre tentamos desenvolver de maneira mais OOP possível.
Porém, tem alguns problemas que nós tinhamos.
Tente migrar de database, e já verá alguns problemas.
Tem aplicações winforms que simplesmente se fecham sozinhas, por incompatibilidades com o próprio ruindows.
Ausência de bons frameworks, como se tem java.
Não existe estrutura de pacotes, comum no java.
Tinhamos sérios problemas para testar partes de código, o que é bem fácil em java.
Montar tabelas em winforms, muito problemático, enquanto em java é mais fácil usando tablemodel.
Amarrado ao ruindows.
Etc…
Alguns dizem que .net é legal porque é nativo do ruindows, tem acesso fácil a tudo (registro e etc…), mas pra que ter acesso a tudo do ruindows?
Outros dizem que .net fácilita a sua vida, arrastando e soltando? vai ver quando precisar atualizar alguma coisa no sistema os problema que arrastar e soltar pode trazer, sem falar que vc mata OOP.
Experimentem sincronizar threads em .net, e verá o quanto é problemático. Depois tenta fazer o mesmo em java, verá o quanto é fácil e funcional.
Experimentem usar sockets em .net, depois faça o mesmo em java e verá a diferença de performance e a facilidade que java tem.
Acho as IDE Netbeans e Eclipse são melhores que visual studio, a facilidade de vc montar a ide da forma que vc quiser, com frameworks, plugins e etc, isso não se tem no visual studio.
Vc tem que usar o visual studio do jeito ele vem, e pronto. E bem esse o conceito microsoft.
No Netbeans por exemplo, eu posso criar vários metodos “main” para testar partes do programa, enquanto o visual studio só pode ter um “main”, se vc criar mais que um, ele já se perde. Ele não suporta vc executar um “main” opcional para testar apenas uma parte do programa.
windsofhell
Lembre-se, a arrogancia traz somente impedimento para aprender e desenvolver profissionalmente.
Contra ruindows, sempre serei, para que envestir tempo e dinheiro em .net que só funciona em ruindows?
Servidor ruindows está cada vez mais escasso! nem adianta levar o mono na discussão, pois tudo mundo já sabe que não funciona.
Se vc tivesse lido o tópico antes de postar qualquer coisa aqui, teria lido meus comentários anteriores!
Olha uma coisa que o pessoal do .net bate no peito para falar, ah nos não precisamos fazer linhas e linhas de get e set, no c# agente faz assim.
public string Texto{ get; set; }
Então, onde fica o encapsulamento, e as validações. eu só acho que o pessoal se esquece disso, e tentam desenvolver de maneira mas POG o possível, e querem que o visual studio faça milagres por eles depois, esse é o mal de programadores c#.
Olha mais esse
vartexto="oi pessoal";
Em que momento da vida acharam que isso é certo?
Outros dizem que c# tem mais performance, até tem sim mas somente no ruindows. Mas se vc tentar aumentar a memória da JVM, já vai ficar melhor que o c#.
Analizando a biblioteca do c#, eu sempre vejo um visual basic copiando a sintaxe Java. apenas isso. Este já é um bom principio para não falar bem de c#.
Então o que vocês acham de ficar investindo tempo e dinheiro estudando um visual basic com sintaxe java, que só roda no ruindows?
Continua…
F
felipefranz
Um dia ainda vou entender porque as pessoas precisam de auto validação para dizer que um sistema é o melhor ou ruim, para tentar convencer os outros e a si mesmo que a sua opção é a melhor.
Você acha windows, C#, mortal kombat ou chocolate garoto uma merda?
Faça uma crítica, exponha seus argumentos e tente colocar em quais situações ele não funcionou, pronto, não precisa nem colocar dados estatísticos e faça isto uma única vez por post, publique em seu blog, sei lá.
Agora se você coloca em cada frase algo depreciativo do trabalho de alguém que muitas pessoas reconhecem o valor e utilizam, como por exemplo “ruindows” a impressão que você passa para o mundo é de moleque de apartamento criado a leite com pêra que quer chamar a atenção.
Tecnologia não é religião ou futebol, ou ao menos não deveria ser
Se você estudou “ciências” ou até mesmo “engenharia” da computação e faz isto deveria tirar a primeira palavra do seu curriculum.
W
windsofhell
Desenvolver da maneira mais OOP possivel?? Nao entendi, ate onde eu sei C# eh uma linguagem orientada a objetos, se vc nao programa OOP numa linguagem Orientada a Objetos, me descupe mas a pessoa eh um programado mediocre.
O que me parece ai, eh que vc trabalhou na empresa errada, nao eh culpa do C#, certo?? Soh ver aqui no forum o tanto de gente que reclama dos gerentes, arquitetos fazem um trabalho meia boca.
Tb nao entendo, aqui na empresa, usamos MSSQL, Oracle, ja teve um carinha aqui que ate fez rodar no MySQL. Claro que tem incompatibilidades, mas isso se voce faz o seu sistema dependente do banco de dados. Se vc tiver o seu sistema totalmente dependente do banco de dados, nao importa a plataforma que vc vai desenvolver, tera problemas.
Dificil dizer que eh culpa do sistema operacional, mah programacao ocasiona bug, crashes e etc. Como eu disse ja trabalhei com java e fiz bastante coisa pra roda em desktop e dava pau de vez em quando, acho muito simplista botar culpa no sistema operacional ou plataforma de desenvolvimento.
Tem varios frameworks pra .NET. Mas a pergunta eh, hoje em dia vc tem Entity Framework, MVC Framework, Mock framework, entre outros. O fonte do MVC Framework eh aberto, da pra fazer o download na net. Entao eu nao vejo motivo pra chorar as pitangas por causa disso, porque
Assemblies???
Que tipo de problema?? Eu trabalho com dois projetos aqui, cada projeto tem 2000 unit tests, nunca tivemos problema, pelo contrario. Se vc escreve unit test de maneira correta e escreve codigo pensando em testability eu nao vejo o que pode ser tao problematico. Aqui nos temos unit tests inclusive para UI, usamos o Dojo Test Suit.
Por exemplo, eu sugiro vc ler: http://www.javaranch.com/journal/200709/dependency-injection-unit-testing.html
Montar tabela??
Amarrado ao windows. O windows eh o sistema mais usado, nao vejo um problema. De qualquer forma, nada impede de vc desenvolve um sistema .NET, disponibilizar os seus dados via web services que poderao ser acessados por aplicativos rodando em outros SOs.
Novamente, se a pessoa eh um programador “drag and drop” me desculpe, mas a pessoa eh um desenvolvedor mediocre.
Tb nao entendo da onde vc tirou isso, porque ate onde eu sei tem milhares de plugins para visual studio. Soh pra citar alguns que eu uso: Resharper, JSLint, Reflector…
WHAT??? Que tipo de testes sao esses, testar partes de programas se usa Unit Tests.
Nao entendo qual o problema, vc tem setters e getters em Java tb. Qual a real diferenca de declarar uma variavel privada e expor ela atraves de um setter e getter. Pra mim nenhuma.
Como eu disse, tem programadores mediocres em qualquer linguagem.
Eu nao tenho nada contra o Java, mas eu nao visto a camisa de plataforma nenhuma, o que me levou a trocar foi:
Salario. Meu salario aumentou muito em comparacao de quando trabalhava com Java e olha que eu ganhava muito muito bem.
Mercado de trabalho. Aqui na Europa, tem muita empresa usando .NET
Gosto de novos desafios, fiquei muito tempo trabalhando com Java e queria sair da minha zona de conforto.
O que me parece eh que voce nao teve experiencia suficiente com .NET e pra completar trabalhou numa empresa que voce nao teve a oportunidade de aprender a programar de maneira descente, utilizando boas praticas de programacao e etc.
Todos nos temos preferencias de linguagens e ambientes de desenvolvimento, a primeira vez que eu abri um visual studio eu pensei “que merda, quero meu Eclipse”, mas hoje em dia eu estou totalmente adaptado ao visual studio. Nao tenho problemas pra usar Eclipse tb.
//Daniel
Gabriel
Murilo_Ferreira:
Gabriel:
Murilo_Ferreira:
windsofhell:
Murilo_Ferreira:
Você está em um fórum público, dou minha opinião sobre o que eu quiser no momento em que eu quiser.
Não quer que quotem você e discordem de seu ponto de vista, não posta.
Criticar é uma coisa. Fazer comentários negativos sem conteúdo nenhum é outra completamente diferente.
Pense um pouco mais antes de me responder na próxima.
Abraço.
Gabriel
Murilo_Ferreira, depois desse seu post enorme agora eu entendi a sua revolta com o .Net.
Você não gosta porque não sabia trabalhar com ele. Simples assim.
M
Murilo_Ferreira
Gabriel:
Murilo_Ferreira:
Gabriel:
Murilo_Ferreira:
windsofhell:
Murilo_Ferreira:
Você está em um fórum público, dou minha opinião sobre o que eu quiser no momento em que eu quiser.
Não quer que quotem você e discordem de seu ponto de vista, não posta.
Criticar é uma coisa. Fazer comentários negativos sem conteúdo nenhum é outra completamente diferente.
Pense um pouco mais antes de me responder na próxima.
Abraço.
Tudo bem se vc acha isso, então siga o tópico, vc não digitou uma linha sobre o que vc acha de java ou c#.
Só me encheu o saco e me criticou.
Faça suas comparações em relação a java e c#. Não acho necessário ficar aumentando o tópico reclamando das criticas dos outros se vc está fazendo o mesmo.
M
Murilo_Ferreira
Gabriel:
Murilo_Ferreira, depois desse seu post enorme agora eu entendi a sua revolta com o .Net.
Você não gosta porque não sabia trabalhar com ele. Simples assim.
O pior de tudo e que eu ainda sei trabalhar, as vezes eu faço trabalhos de decompilação, para migrar aplicações .net, para java.
Quem sabe se c# não fosse microsoft e não fosse quase um visual basic, talvez eu até pensaria diferente.
Existem coisas no c# que eu não concordo, é só isso.
Vou te citar um exemplo:
Você sabe andar? R: imagino que sua reposta seja sim.
Você gostaria de andar 1500KM? R: imagino que sua reposta seja não.
Então se você não gostaria de andar 1500KM quer dizer que vc não sabe andar?
E o mesmo que penso de c#, eu conheço e não gosto da forma forma que ele é, isso não quer dizer que eu não soube trabalhar.
acazsouza
Murilo_Ferreira:
acazsouza:
desiludido:
Murilo_Ferreira:
Eu ri.
Se vc não sabe o tipo do dado, então porque não usa Object? ou porque não faz cast?
Se eu usar Object eu vou ter que usar Reflection pra acessar as suas propriedades. Como vou fazer um cast se eu não sei o TYPE?
É preciso ver no código para entender, como disse, usando Object terei que usar Reflection:
object teste = new { nome = "acaz", sobrenome = "pereira" };
Type TypeTeste = teste.GetType();
PropertyInfo pInfo = TypeTeste.GetProperty("nome");
Console.Write(pInfo.GetValue(teste, null));
Console.Read();
Eu ri.
Se eu usar Object eu vou ter que usar Reflection pra acessar as suas propriedades. Como vou fazer um cast se eu não sei o TYPE?
É preciso ver no código para entender, como disse, usando Object terei que usar Reflection:
Console.Read();
Vale lembrar que var nao quer dizer loosely typed, pelo contrario, o var eh uma tipo implicito ou seja, o compilador vai determinar o tipo que o var que pode ser tipos nativos, definidos pelo usuario e tipos anonimos como vc citou no exemplo.
//Daniel
M
marcosalex
acazsouza:
Console.Read();
Já fui chamado de xiita do Java e do .NET, mas alguém aqui acha que essa diferença de linha de código vai atrapalhar o desenvolvimento em uma linguagem ou na outra linguagem? Que alguém que escreve em Java dessa forma vai se tornar muito mais produtivo porque digita da outra forma no C# ou vice-versa?
Outra coisa: por que tanta gente se ofenda quando alguem chama Rwindows, Microshit, .Merd@, etc? Se a pessoa não gosta da MS, é problema dela. Idem se não gosta do Java ou da Oracle.
Cada um que escolha a ferramenta que gosta e a empresa que gosta. E se achar que quem tem opinião diferente seja estúpido,
M
Murilo_Ferreira
felipefranz:
Um dia ainda vou entender porque as pessoas precisam de auto validação para dizer que um sistema é o melhor ou ruim, para tentar convencer os outros e a si mesmo que a sua opção é a melhor.
Você acha windows, C#, mortal kombat ou chocolate garoto uma merda?
Faça uma crítica, exponha seus argumentos e tente colocar em quais situações ele não funcionou, pronto, não precisa nem colocar dados estatísticos e faça isto uma única vez por post, publique em seu blog, sei lá.
Agora se você coloca em cada frase algo depreciativo do trabalho de alguém que muitas pessoas reconhecem o valor e utilizam, como por exemplo “ruindows” a impressão que você passa para o mundo é de moleque de apartamento criado a leite com pêra que quer chamar a atenção.
Tecnologia não é religião ou futebol, ou ao menos não deveria ser
Se você estudou “ciências” ou até mesmo “engenharia” da computação e faz isto deveria tirar a primeira palavra do seu curriculum.
Realmente sou formado em engenharia da computação.
E dai se eu usei o termo “ruindows” o que vc tem haver com isso? não gosto de ruindows não me sinto um mal profissional por isso e nem estraga o meu curriculum.
Ninguém vai vir ler este p… de tópico antes de contratar alguém.
Se você quer escrever alguma coisa aqui, então escreva sobre java ou c#, e não sobre joguinho e chocolate.
Se tudo fosse perfeito aqui no GUJ, esse tópico nem existiria!, pois GUJ significa (Grupo de Usários Java) e não de usuarios .net
Só que acho que alguém tem que defender Java por aqui, pois pelo que vejo, aqui só tem o pessoal do .net zoando no GUJ.
Campe_2011
É impressão minha, ou JAVA é melhor do que VB?
blackforce
pqp minha sogra, até aqui?
Amigo, segue uma dica. Se você realmente quer iniciar flamewar, as 2 áreas de atuação que mais dão resultado é religião e videogames. É simples, vá no uol fórum e poste lá que o XBox é um lixo porque não tem blu-ray, ou que o playstation é um lixo porque os multiplataforma ficam melhores no xbox… pronto, terá um orgasmo ao ver todos se matando
No Guj isto não dará certo, boa parte de seus usuários usam ou já usaram várias linguagens, vários Sos, várias plataformas de desenvolvimento, então não estão ligando muito em defender ou atacar, apenas ligam para onde paga mais $$$$.
Campe_2011
pqp minha sogra, até aqui?
Amigo, segue uma dica. Se você realmente quer iniciar flamewar, as 2 áreas de atuação que mais dão resultado é religião e videogames. É simples, vá no uol fórum e poste lá que o XBox é um lixo porque não tem blu-ray, ou que o playstation é um lixo porque os multiplataforma ficam melhores no xbox… pronto, terá um orgasmo ao ver todos se matando
No Guj isto não dará certo, boa parte de seus usuários usam ou já usaram várias linguagens, vários Sos, várias plataformas de desenvolvimento, então não estão ligando muito em defender ou atacar, apenas ligam para onde paga mais $$$$.