Facebook - Qual linguagem utilizada?

16 respostas
ssh

Boa tarde pessoal do GUJ,

Sempre tive uma dúvida, em qual linguagem o Facebook foi desenvolvido?

Como ele consegue ser rápido o suficiente?(levando em consideração os milhões de acesso por hora) e etc.

Presto manutenção em algumas aplicações web, e todas hoje em dia são um tanto quanto lentas. por isso a minha curiosidade.

obs: nao fui eu quem criou essas aplicações lentas. =)

16 Respostas

C

Porque não utilizou a pesquisa do fórum antes de postar? Essa pergunta já foi feita, se você pesquisar por “facebook” na pesquisa do fórum vai encontrar rapidinho.

B

feito a maior parte em php e algumas em ruby.

RiQuInHo_

http://www.guj.com.br/java/88474-em-que-linguagem-of-facebookcom-e-feito

le ai jovem

drsmachado

ssh:

Como ele consegue ser rápido o suficiente?(levando em consideração os milhões de acesso por hora) e etc.

Presto manutenção em algumas aplicações web, e todas hoje em dia são um tanto quanto lentas. por isso a minha curiosidade.

Personal Home Page, ou, simplesmente, PHP

C

drsmachado:
ssh:

Não é só em PHP, o PHP foi usado apenas no Front-End, leia o link que o riquinho passou, no link que ele passou acesse o link que o gilluan indicou.

drsmachado

cristianogro:
drsmachado:
ssh:

Não é só em PHP, o PHP foi usado apenas no Front-End, leia o link que o riquinho passou, no link que ele passou acesse o link que o gilluan indicou.

Bloqueado por proxy…

C

drsmachado:
cristianogro:
drsmachado:
ssh:

Bloqueado por proxy…

Tenta acessar aqui então, esse link é a referência do autor que escreveu a matéria que o gilluan indicou lá no outro tópico.

Link: http://oneideluiz.wordpress.com/2011/05/06/explorando-o-software-por-tras-do-facebook/

espiaoweb2011

Somente PHP, o segredo esta em uma ferramenta criada por eles chamada HIP-HOP for PHP que traduz o código PHP para C++ e o compila, tornando assim o desempenho da aplicação maior.

C

Negativo, olha este trecho da matéria: “Mark usou diferentes linguagens para os seus diferentes serviços. PHP é usada para front-end, Erlang é usada para Chat, Java e C++ são usados em diversas áreas”, fonte da informação: http://claudivalente.blogspot.com/2010/11/o-filme-social-network.html?showComment=1299024682285#c8927641991921610889

drsmachado

Camaradas, sinceramente.
Um projeto que nasceu de um fora/toco ou do não da mulher que ele queria, já foi desenvolvido, desde o começo, com toda esta estrutura?
Certamente que não.
Começou com PHP, depois foi agregando.
Aliás, só por que o sujeito é daltônico, é que são cores azuis.

espiaoweb2011

Negativo, olha este trecho da matéria: “Mark usou diferentes linguagens para os seus diferentes serviços. PHP é usada para front-end, Erlang é usada para Chat, Java e C++ são usados em diversas áreas”, fonte da informação: http://claudivalente.blogspot.com/2010/11/o-filme-social-network.html?showComment=1299024682285#c8927641991921610889

Então, a pergunta foi sobre qual linguagem o site usou, eu respondi que o código é traduzido de PHP para C++. O Java é utilizado nas versões para Android e outras versões embarcadas.

C

Então, a pergunta foi sobre qual linguagem o site usou, eu respondi que o código é traduzido de PHP para C++. O Java é utilizado nas versões para Android e versões embarcadas.
Pois aí que deixo mais uma pergunta no ar: será que o núcleo do Facebook consiste só nesse código PHP traduzido em C++? Ou será que tem mais alguma outra linguagem utilizada no núcleo?

espiaoweb2011

Então, a pergunta foi sobre qual linguagem o site usou, eu respondi que o código é traduzido de PHP para C++. O Java é utilizado nas versões para Android e versões embarcadas.
Pois aí que deixo mais uma pergunta no ar: será que o núcleo do Facebook consiste só nesse código PHP traduzido em C++? Ou será que tem mais alguma outra linguagem utilizada no núcleo?

Creio que deve ter muito PERL lá por trás para segurar tudo em pé, ai somente na casa das especulações.

Andre_Brito

drsmachado:
Camaradas, sinceramente.
Um projeto que nasceu de um fora/toco ou do não da mulher que ele queria, já foi desenvolvido, desde o começo, com toda esta estrutura?
Certamente que não.
Começou com PHP, depois foi agregando.
Aliás, só por que o sujeito é daltônico, é que são cores azuis.

Ele se preocupou com a escalabilidade desde o começo.

luistiagos

Um php compilado seria mais rapido e escálavel do que java?

espiaoweb2011

Com certeza não, mas foi a alternativa que ele teve de não mexer muito na estrutura da aplicação que já tinha se consagrado e não correr risco algum.
Por que uma coisa é certa, a melhor linguagem de programação é aquela que você conhece !

Criado 21 de dezembro de 2011
Ultima resposta 21 de dez. de 2011
Respostas 16
Participantes 8