Fazer software e vender a Clientes, vira?

9 respostas
bsmachado

Olá Galera…
Uma coisa que vejo que alguns profissionais estão fazendo é criar ‘aplicações’ especificas, para empresas e vendem elas e em cima disso para atualizar, cobram a parte…
Na opinião de vocês, ainda vira isso?

9 Respostas

doug

Olá

Então acho que depende muito do contrato que é feito entre a empresa e a desenvolvedora de software.

Creio que seria o mais justo, atualizações de tecnologia deve ser compradas e atualização de correção de bug da plataforma deve ser gratuitos, não sei é uma hipótese.

Mas depende muito.

FLwssss

bsmachado

Olá…
Bem, sobre a tecnologia a ser usada, seria Java Swing e MySQL, um sistema remoto a principio.
Agora, quais áreas do mercado, qual seria uma boa idéia pra se desenvolver?
Aguardo dicas… e sugestões.

bsmachado

Algo como freela é bom?

D

Bom de que tipo de software você está falando, e qual tipo de cliente vc está visando ?

Você pode fazer um software para a locadora da sua rua (se ela já não tiver um em clipper) , ou para a oficina mecânica do seu bairro, e cobrar um valor X e já era, morre ali. Faça um contrato que te dê segurança e se livra da jaca.

Agora se a intenção é desenvolver software para empresas ou escritórios maiores, veja bem onde vai pisar, para não tomar na cabeça depois. Hoje em dia é difícil , normalmente essas empresas apelam para as consultorias da vida ou fábricas de software, a não ser que role uma indicação e tal.

Sobre freela, acho furada na maioria dos casos, cabe sempre a regra de analisar cada caso, é claro.

bsmachado

A é… uma idéia boa a da oficina ou a da locadora, criar um software padrão… com telas e tal… porque não muda muito de uma locadora para outra, por exemplo… Mas vlw as dicas, vo da uma ‘pensada’ nas possiblilidades…

D

Cara eu só dei um exemplo, de um modelo muito utilizado em décadas passadas, hoje não existe mais locadora sem um sistema, não tem como, é requisito para o negócio.

Aliás não sei nem se existe mais locadora (de vídeo), é um comércio fadado a falência, forraram de grana nos anos 80 e 90 mas não se adaptaram ao cenário atual onde as tecnologias atuais estão indo em rota de encontro.

Quem tem locadora tá matando cachorro a grito, dificilmente investiriam grana em um sistema por melhor que seja.

Vingdel

Daniel_MV:
Bom de que tipo de software você está falando, e qual tipo de cliente vc está visando ?

Faça um contrato que te dê segurança e se livra da jaca.

Olá Caro Daniel_MV,

O que você quis dizer com isso e por que disse isso?

Abraço!

Luca

Olá

Uma coisa que ninguém pode esquecer. Estamos no século 21. E como funcionam as coisas neste século? Pela Internet.

Quais os modelos atuais de venda de software?

1. SAAS = http://en.wikipedia.org/wiki/Software_as_a_service

Você faz seu produto, coloca na web e cobra mensalmente de quem quer usar. Cobra pouquinho mas tem uma renda mensal. Provavelmente terá algum percentual de inadimplência. O segredo é cobrar sempre adiantado e cortar quem não paga até o dia combinado

1. Open Source

Você cria seu produto, abre como Open Source, cria uma comunidade em volta, faz uma versão com alguma licença viral como GPL e outra versão com licença comercial (provavelmente com algumas facilidades a mais), vende o de licença comercial e vende também serviços em volta do seu software (treinamento, mentoring, etc.). É o modelo adotado pelo MySQL, ESPER e outros.

Fora isto há desenvolvimento de aplicativos para celular ou para o iPad. So que aqui a concorrência é bem grande. Para o iPhone há mais de 200 mil aplicativos na Apple store em http://www.apple.com/iphone/apps-for-iphone/

Bem, há ainda um modo meio antigo mas que ainda é usado. Você faz sua aplicação, divulga no seu blog, twitter, cria uma comunidade em volta, faz o máximo de barulho ou entrega a algum distribuidor como MacPromo por exemplo. E també o clássico shareware que no Brasil poucos pagam.

[]s
Luca

D

Vingdel:
Daniel_MV:

Faça um contrato que te dê segurança e se livra da jaca.

Olá Caro Daniel_MV,

O que você quis dizer com isso e por que disse isso?

Abraço!

Olá Vingdel,

Eu realmente me expressei mal e agora relendo fiquei com a sensação que a mensagem que eu disse foi algo como “faça qualquer coisa, venda e saia correndo, deixa a bomba com quem comprou”.

Mas não, longe disse, apesar de ter muita gente que fez e continua fazendo isso no mercado, eu nunca faria e nem recomendaria que fizessem.

O que eu quis dizer foi mais em relação ao formato de venda / licença do software.

Para esse tipo de aplicativo, muita gente não cobra um valor de compra, e sim uma mensalidade de manutenção, etc…uma espécie de licença.

Outros vendem por um valor X e ainda fazem o esquema da manutenção mensal, etc…

Outros somente vendem, e morre ali, foi isso que eu quis dizer. Pois na minha realidade onde trabalho como empregado e estudo, esse é o formato mais ideal, não criando vínculos eternos com o software. Se depois o cliente quiser alguma melhoria ou funcionalidade nova, seria cobrado a parte e feito um novo contrato, etc…

Mas isso só na teoria, pois nunca trabalhei nesse tipo de projeto, o primeiro freela que peguei já tomei um calote de 400 reais na cabeça para largar mão de ser besta e nunca mais entrar em furada hehehehe.

Criado 3 de junho de 2010
Ultima resposta 19 de jun. de 2010
Respostas 9
Participantes 5