Ferramentas para UML?

8 respostas
H

Bom…estou com um trabalho da Facul tb. Precisa fazer estudo de Caso, Diagramas de Classe…
O professor aconselhou o uso do RUP. Porém eu estava tentendo procurar algum plugin do Eclipse que me ajudasse na criação de um Diagrama de Classe. O Omondo que parece ser um plugin mto bom, infelizmente não está disponível para o Eclipse 3.0 na versão free.

Eu peguei aquele plugin UML2 da seção de Projects do Eclipse. Ele faz as mesmas coisas que o Omondo???

Bom…a dúvida é. Que programa vcs usam para fazer os Diagramas de Classe??? Tem algum Plugin para Eclipse com essa finalidade (tirando o Omondo que não é mais free)…

[]´s

8 Respostas

H

Olá,

Eu uso o Jude para gerar diagramas de classe, programa gratuito feito em java, bem legalzinho!!!
Agora plugin de eclipse para UML eu não conheço nada!! Vamos ver oq o pessoal fala…

Abraços,
Helton

C

Tb uso o JUDE, gostei dele kra… mas tive q fazer umas gambi pra ele funciona!! rsrsr :oops:

D

1º - RUP é metodologia de desenvolvimento com praticas na UML, Rational Unified Process. isso é um um outro ponto.
2º - Ferramentas Free, a maioria do pessoa usa o JUDe, mas há ainda o poseydon (acho que é assim que escreve) que tem uma versão para estudos free. Eu particularmente uso o Rose (sem comparação com as demais) mas esta é paga! ah. lembrei de mais uma a ArgoUML … Eu lembrando demais posto aqui.

“HGK_Blade”:
Bom…estou com um trabalho da Facul tb. Precisa fazer estudo de Caso, Diagramas de Classe…
O professor aconselhou o uso do RUP.

C

Falar sobre IDE UML é quem nem discutir fotebol, política e religião. Todo mundo tem uma opinião. Mas vamos lá.
O JUDE é uma ferramenta muito boa e está bastante popularizada. Fácil de instalar, fácil de configurar e atende a maior parte das necessidades de um pequeno projeto.
O ArgoUML é uma idealização muito boa, mas está londe de ser concretizada. Tem muitas falhas e não atende todos os requisitos da especificação UML.
O Poseidon é o primo rico do ArgoUML. Faz tudo que o Argo deixa da fazer. Existe uma versão Comunite Edition do Poseidon, mas ela não permite imprimir e não permite fazer importação de arquivos.
Existe o EA (Enterprise Architet) que é uma boa ferramenta, mas me parece que não é muito difundida.
Por fim o lendário Rose da rational. Realmente esta ferramente dispensa cometários. Dá suporte a tudo e a todos. Mas vc tem que pagar por isso, mas em grandes projetos ela é imprescindível.
Não esqueçamos do Microsoft Visio, que em sua versão Professional dá suporte ao UML. Não é grande coisa, mas para se aprender UML, fazer trabalhos de escola etc, quebra bem o galho.

H

Vou tentar fazer download do Poseidon :slight_smile:
Alguem ja usou aquele UML2 (plugin do Eclipse)???Queria saber se da para fazer diagrama de classes usando esse plugin. Eu consegui instalar, porem nao descobri como funciona ainda :stuck_out_tongue:

Vou tentar entrar na pagina de plugins do Eclipse para ver se encontro algum para download. Alguem ja usou algum plugin para UML no Eclipse?

D

uma vez que eu vi este negocio funcionando na casa de um amigo, eu só vi que ele faz a engenheria reversa. Por exemplo ele pega a sua classe e a mostra como uma diagrama de classe, Entendeu? Mostrando os extends, as interfaces …
Enfim não vi ele elaborando nada, só mesmo fazendo a “view” da sua classe! é como um aplicativo que tem no Jbuilder, não faz, gera e você ve apenas.
Para isso você terá que usar mesmo uma ferramenta UML, no caso do poseidon, cuidado ele é muitooooooooooo pesado, se você não tiver uma maquina muito boa (512 de ram) ele não vai rodar legal.

B

Eu costumava a usar o Rational Rose na facu, porém estamos com um convênio com a empresa da Visual Paradigm, esta que posue várias versões de modelagem que é possível integrá-la (gerar código JAVA automaticamente) no Eclipse, JBuilder, NetBeans entre outros… Galera usei a versão Professional 30 dias, achei muito boa, acredito que é melhor que o Rational Rose, entretanto é paga também… mas para nós que estamos na facu, ela disponibiliza sua versão free para acadêmicos que é a Visual Paradigm Comunity Edition… peguem e testem… vale a pena!!

D

Eu sugiro muito fortemente a ferramenta pra UML Magic Draw 8.0, da qual é muito completa e leve.
Poseidon eu era apaixonado, apesar de ser tão pesado, e olha que tenho um HT de 2.6 Ghz com 512 de ram.
Mas em questão de riqueza em quesitos o magic draw deixa as outras no chinelo, e o melhor de tudo que é levíssimo e feito pra roda em qualquer plataforma.

Ps: A única coisa que não encontrei em ferramenta nenhuma é o mapeamento objeto-relacional, exceto uma gambia de plugin pro Rational.
Se alguém souber de uma boa ferramenta pra linux que faça mapeamento ou pra designd e tabelas mesmo, me de um toque :slight_smile:

Criado 16 de setembro de 2004
Ultima resposta 2 de nov. de 2004
Respostas 8
Participantes 7