Meu interesse é começar a desenvolver alguns jogos simples por hobby e colocá-los no google play e na appstore. A unity tem uma versão que é gratuita mas pelo que vi eu não posso usá-la para esta finalidade, seria apenas para estudo e mesmo que pudesse o game teria um splash da unity. Estou estudando-a pois parece ser um ótimo engine. No site a licença mínima é de US$75,00/mês mais US$75,00/mês por plataforma. Assim o valor mensal para Ios e android sai US$225,00. O problema é que é necessário ficar pelo menos 12 meses com a licença. Ou seja no final das contas considerando o dólar a R$4,00 mais os impostos (IOF e tal) o valor anual fica em mais de R$11.000,00. Talvez eu tenha entendido errado, se for o caso por favor me corrija.
Quanto ao libgdx eu estou lendo um livro a respeito e estou achando bastante interessante. O único problema é que tudo é feito no código. Eu não tenho um editor de cenários por exemplo. O que eu posso fazer é usar ferramentas a parte. O overlap2d é um editor externo que funciona com o libgdx e juntos parecem formar um grande time, pretendo prosseguir os estudos com os dois.
O godot engine promete ser um engine completo totalmente gratuito (licença MIT) e também me pareceu interessante. Posso programar numa linguagem especifica deles que se parece com python e posso escrever trechos de códigos em C++ caso necessitem de melhor desempenho.
Minha dúvida principal é: alguém já se aventurou por esses mares (libgdx + overlap2d, godot engine). Vale a pena insistir no unity mesmo se o custo dele for o que calculei? Alguém recomenda outro engine bom gratuito ou com um preço um pouco mais acessível? Estou considerando apenas a possibilidade de desenvolver independente, não estou cogitando estudar para entrar no mercado em uma empresa, se fosse esse caso eu com certeza estudaria o unity ou o unreal.
Obrigado pela ajuda