Game engine gratuita - overlap2d, godot. Alguém recomenda

7 respostas
R

Boa noite a todos. Nas últimas semanas tenho decidido entrar de cabeça no desenvolvimento de jogos (principalmente mobile). Tenho estudado um pouco a libgdx para desenvolvimento de jogos para android, desktop, html e Ios. Mas a própria libgdx é mais um framework, não um engine. Decidi dar uma olhada no unity e me pareceu um ótimo engine, mas o preço de uma licença me desanimou muito. Talvez valha a pena para uso profissional, este ainda não é o meu caso. Comecei a pesquisar por engines e descobri uma chamada godot e achei muito interessante. Também achei um editor de cenas chamado overlap2d que facilita e muito o desenvolvimento de cenas para quem vai desenvolver utilizando a libgdx. Estou pensando em focar nesses dois, mas gostaria de saber se alguém já os conhece, os recomenda ou tem alguma outra recomendação.

Agradeço a atenção de todos

7 Respostas

TerraSkilll

Não sei por que o preço da Unity te desanimou, já que ela é de graça :joy:

Mas não ficou claro seu objetivo. Por exemplo, você reclama que a libgdx é um framework, mas se anima a usar o overlap2d, que roda em cima da libgdx :worried:

O que você está querendo? Uma engine completa (como Unity e Unreal)? Um framework mais completo (como libgdx, cocos2d) ou uma biblioteca mais baixo nível para jogos (como a SDL, Allegro)?

Abraço.

R

Meu interesse é começar a desenvolver alguns jogos simples por hobby e colocá-los no google play e na appstore. A unity tem uma versão que é gratuita mas pelo que vi eu não posso usá-la para esta finalidade, seria apenas para estudo e mesmo que pudesse o game teria um splash da unity. Estou estudando-a pois parece ser um ótimo engine. No site a licença mínima é de US$75,00/mês mais US$75,00/mês por plataforma. Assim o valor mensal para Ios e android sai US$225,00. O problema é que é necessário ficar pelo menos 12 meses com a licença. Ou seja no final das contas considerando o dólar a R$4,00 mais os impostos (IOF e tal) o valor anual fica em mais de R$11.000,00. Talvez eu tenha entendido errado, se for o caso por favor me corrija.

Quanto ao libgdx eu estou lendo um livro a respeito e estou achando bastante interessante. O único problema é que tudo é feito no código. Eu não tenho um editor de cenários por exemplo. O que eu posso fazer é usar ferramentas a parte. O overlap2d é um editor externo que funciona com o libgdx e juntos parecem formar um grande time, pretendo prosseguir os estudos com os dois.

O godot engine promete ser um engine completo totalmente gratuito (licença MIT) e também me pareceu interessante. Posso programar numa linguagem especifica deles que se parece com python e posso escrever trechos de códigos em C++ caso necessitem de melhor desempenho.

Minha dúvida principal é: alguém já se aventurou por esses mares (libgdx + overlap2d, godot engine). Vale a pena insistir no unity mesmo se o custo dele for o que calculei? Alguém recomenda outro engine bom gratuito ou com um preço um pouco mais acessível? Estou considerando apenas a possibilidade de desenvolver independente, não estou cogitando estudar para entrar no mercado em uma empresa, se fosse esse caso eu com certeza estudaria o unity ou o unreal.

Obrigado pela ajuda

E

Fala Rodrigomelges, td bem?
Eu também tenho a mesma dúvida que você, quero desenvolver games mobile e não sei no que devo investir. Pelo jeito a melhor opção seria mesmo o libgdx. Vi que já passou algum tempo que você publicou está pergunta é talvez você já tenha tomado alguma decisão. Você recomenda o libgdx? Valeu abraço.

R

Eu comecei a estudar a libGDX, mas acabei desanimando por causa de algumas complicações. Uma das coisas que mais me motivaram a sair dela foi a necessidade de ter q fazer tudo no código. Eu até tentei usar a overlap2d para criar os cenários mas por ser uma ferramenta nova ela está cheia de bugs. Comecei então uma busca por novas engines. Comecei a estudar o CoronaSDK e agora estou usando a Unity mesmo. Mas nessa busca achei algumas engines interessantes como a defold (mantida pela King do candy crush) e a godot (uma engine nova, bastante funcional e totalmente gratuita.

Spotik

Cara, Unity eh de graça sim… se seu jogo for gratis então vc nunca vai precisar pagar nda… ela deixa de ser gratis caso seu ganho anual ultrapasse $100k… da uma lidinha na faq q la fala isso…

pfk66

Pra que você precisa de uma engine pra jogos simples?

E

Bom mesmo assim eu acredito que vou tentar o LIBGDX, existem dois cursos gratuitos no site da Udacity que parecem ser muito bons. Eu já esperava que seria tudo no código e para jogos 2D não muito complexos, pode ser uma boa. Na pior das hipóteses eu tento algo novo novamente.
Referente ao Unity, acho arriscado estudar, aprender e ter que viver apenas dos anúncios do jogo que desenvolveu, isto falando da versão gratis do Unity. A versão pro é cara e acho que não compensa, pelo menos para nós que queremos ser dono do nosso próprio negócio, começando pequeno e sem muitos recursos. Flw, abraço.

Criado 19 de abril de 2016
Ultima resposta 2 de set. de 2016
Respostas 7
Participantes 5