Governança de TI e os métodos ágeis de desenvolvimento de software

6 respostas
Roger75

A Governança de TI que se aplica nas empresas - com o uso do CMMI, COBIT, ITIL e PMBOK - consegue conviver em harmonia com a metodologia ágil de desenvolvimento de software, ou existem dificuldades?

6 Respostas

M

Os práticas citadas sim, mas as cabeças dos gerentes e diretoria, nem sempre. Como em qualquer área. hehehe

O PMI tem até uma divisão focada em métodos ágeis, a PMI Agile CoP, embora muita gente ainda acredite que eles sejam opostos.

Luiz_Aguiar

Depende da empresa que vc vai contratar… hoje tem gente vendendo tudo com tudo pra fazer dinheiro.

Também acho que o problema não são os nomes, é a cultura impregnada que existe nas “grandes” empresas.

[]s

Giulliano

Se vc der um pouco mais de foco para os insumos e não só para o produto acredito que não haverá problemas.

Governança de TI em síntese são práticas para que haja controle de seus ativos. Máquinas, Software, Dados, etc… Se o desenvolvimento ágil garante aos governantes que seu trabalho esta sob controle, acredito que não haja problemas.

Como isso (governança) não é uma ciência exata, então isso vai variar de empresa para empresa.

J

Roger:

Sim, existem dificuldades para essa “convivência em harmonia”. O problema não está tanto na letra, mas sim nos modelos mentais de quem promove cada sopa de letrinhas.

Resumindo: CMMI e PMBoK são os mais conflitantes com a filosofia ágil: é preciso muita ginástica para conseguir conviver. Menos que 10 anos atrás, é verdade.
ITIL nem tanto: tem vários aspectos que agregam à agilidade. Com COBIT não tive contato suficiente para formar opinião.

Se alguém fala que não há conflito algum, sinto cheiro de oportunismo.

Ah, e não há “a” metodologia ágil: é uma filosofia com a qual se alinham diversas metodologias.

[]s

Jorge Diz

M

Poderia citar onde há conflito. Eu tenho uma visão contrária, quem enxerga conflito é quem quer se vingar de algum gerente ruim que teve e colocar a culpa em alguém.

I

Os senhores já ouviram falar no MPS-BR…

Criado 8 de setembro de 2010
Ultima resposta 23 de set. de 2010
Respostas 6
Participantes 6