GUI em C++ [RESOLVIDO]

9 respostas
InicianteJavaHenriqu

Olá pessoal :smiley:

Como é feito a interface gráfica em C++ (para Windows) :?:

Estava pesquisando e vi algumas coisas sobre o QT.

Alguém conhece mais algum :?:

Além de criar: botões, caixas de textos e rótulos. É possível criar também: tabelas, listas, menus entre outros :?:

Mais uma dúvida: Em C++ é possível desenhar formas primitivas, de maneira simples, semelhante a API do Java 2D :?:

Desde já agradeço pela atenção.

9 Respostas

ViniGodoy

Sim, a QT suporta tudo o que você falou, e é também multiplataforma.

Outros frameworks gráficos são:
wxWidgets: http://www.wxwidgets.org/
GTK: http://www.gtk.org/

E tenho certeza que há centenas de outras.

fernandopaiva

Sim, conheci o QT através de uma indicação do ViniGodoy, é muito bom, da pra fazer tudo o q ta procurando e muito mais.

t+ e boa sorte.

InicianteJavaHenriqu

Obrigado ViniGodoy e fernandopaiva :smiley:

Vou procurar mais então sobre QT…

Fiquei feliz, principalmente por o QT ser capaz disto:

InicianteJavaHenriqu

Ah, atualmente estou usando as IDE:

TC, que na minha opinião, não facilita muito o trabalho e não está suportando string, métodos construtor…

Code::Blocks 10.05, bom, tem opção de indentar, suporta string…mas, não compila, pq :?: não sei, estou pesquisando…

Mas, minha dúvida é: Qual vcs recomenda :?: Não precisa ser uma das duas pode ser outra também.

Obrigado, pela atenção.

matheuslmota

InicianteJavaHenrique:
Ah, atualmente estou usando as IDE:

TC, que na minha opinião, não facilita muito o trabalho e não está suportando string, métodos construtor…

Code::Blocks 10.05, bom, tem opção de indentar, suporta string…mas, não compila, pq :?: não sei, estou pesquisando…

Mas, minha dúvida é: Qual vcs recomenda :?: Não precisa ser uma das duas pode ser outra também.

Obrigado, pela atenção.

Eu já tive problemas com compilação no codeblocks. Estava relacionado às configurações do MinGW.

Cara, indico à você usar o Qt Creator. É uma IDE open source, multiplataforma e que permite programar em C e C++. Além disso, ela é integrada com o framework Qt (como era de se esperar), que além de ter classes para manipular GUI, tem classes para programar MultiThreading, redes, banco de dados e outras coisas. É uma excelente ferramenta.

InicianteJavaHenriqu

No curso técnico usava (TC e, mesmo estando obsoleto, DevC++ :wink: ), na faculdade estou usando (TC e Code::Blocks). Tem vezes que eu penso: o Turbo C deve ser muito bom, mas eu não vi isto :oops:

Gostei, vou baixar. :thumbup:

Obrigado

matheuslmota

InicianteJavaHenrique:
No curso técnico usava (TC e, mesmo estando obsoleto, DevC++ :wink: ), na faculdade estou usando (TC e Code::Blocks). Tem vezes que eu penso: o Turbo C deve ser muito bom, mas eu não vi isto :oops:

Gostei, vou baixar. :thumbup:

Obrigado

O DevC++ não deve ser usado de jeito nenhum. Quando fiz uma cadeira de programação com C na faculdade e tinha o DevC++ no laboratório. Eu instalei ele em casa e quando fazia meus algorítmos, ele compilava e não mostrava nenhuma mensagem de erro. Quando ia executar o código no laboratório da faculdade aparecia um monte de erros. O DevC++ usa uma versão jurássica do MinGW.
Ouvi dizer que o TurboC já foi uma ferramenta muito boa, porém hoje existem opções superiores, como o Qt Creator, que eu citei, e o Visual C++.

InicianteJavaHenriqu

Obrigado pela respostas de todos :smiley:

Agora já posso iniciar meus projetos.

flw :thumbup:

fuadksd

dúvida: os dialogos e componentes do QT são universais (tipo SWING onde a aplicação é igual em todas as plataformas) ou cada plataforma tem sua implementação de acordo com seu visual (tipo SWT)?

Criado 18 de fevereiro de 2012
Ultima resposta 19 de fev. de 2012
Respostas 9
Participantes 5