Cara, se eu estivesse no seu lugar primeiramente eu iria me preocupar em fazer uma ótima documentação UML da sua aplicação. Descrevendo todos os cenários, fluxos, entidades a serem utilizadas.
Como você disse que o crescimento do sistema atual é constante, você já poderia fazer um levantamento das possíveis entidades que participaram do seu sistema; descrever as possíveis interações com os fluxos atuais. Basicamente a minha saída seria essa: documentação UML do seu sistema.
Como um exemplo, uma vez trabalhei em um projeto de troca de plataforma, no caso, aplicativos em mainframes para JAVA/ORACLE. Eu fui um dos analistas que estavam no projeto desde do início, definimos com os outros dois analistas e um consultor, dar um foco maior na documentação inicial, com o risco de sairmos do projeto no meio do caminho, para que dessa forma os que fossem implementar, tivesse um ótimo conhecimento funcional do negócio.
A estratégia foi:
- definir a modelagem em dgs UML;
- documentação funcional (regras de negócio, requisitos, tecnologias a serem utilizadas, descrição das etapas do processo de implantação…)
- documentação técnica (mapeamento de entidades canônicas, atributos, objetos, métodos…)
Acredito que dessa forma, e pela experiência obtida… uma ótima documentação, coerente, revisada e completa é o grande legado que você pode deixar para os seus sucessores.
Poste depois para nos contar o procedimento que efetuaram…
Grande abraço e boa sorte!!