IDE para desenvolvimento Ruby

24 respostas
PaduaAlves

Fala galera.

Gostaria de saber qual a IDE mais adotada para desenvolver em ruby. Olhando no google encontrei diversas IDEs mas não connhecia nenhuma, então gostaria da opinião de quem já tem mais experiência. Valeu!

24 Respostas

L

Vai de Aptana

http://www.aptana.com/

otaviojava

O netbeans e o eclilpse tem plugins para rodarem o ruby.
Nunca usei, mas sei que existe e no netbeans é nativo.

Felagund

Em ruby é muito dificil usar IDEs, um bom editor de texto é muito melhor, o GEdit para Ubuntu, TextMate para Mac, ou o Redcar (feito em JRuby), são melhores que usar uma IDE.

otaviojava

A verdade que isso não é apenas para o ruby, mas todas as linguagens dinâmicas dificilmente encontramos uma ide com ótimos recursos.

dizanorton

Felagund:
Em ruby é muito dificil usar IDEs, um bom editor de texto é muito melhor, o GEdit para Ubuntu, TextMate para Mac, ou o Redcar (feito em JRuby), são melhores que usar uma IDE.
.

Pelo que parece o PaduaAlves é novo com o ruby. Então concordo com o Felagund e sugiro para comecar com um editor de texto e experimentar a “sintaxe” da linguagem com o irb (Interactive Ruby shell) é uma interface de linha de comando (shell) que interpreta comandos ruby

j0nny

Vim e GVim para Ubuntu tbm é legal :slight_smile:
Baixe o pacote Vim-ruby e vim-rails, fia show de bola :slight_smile:

PS: Apenas brinquei com Ruby.

urubatan

A melor IDE que já usei para programar em Ruby foi o RubyMine, excelente.
O netbeans é muito bom também.
O plugin do eclipse é sofrivel.
mas na maior parte das vezes uso direto o VIM mesmo :smiley:

cv1

Todas, não. Passe um tempinho num ambiente de smalltalk decente e volte pra dizer :wink:

Luiz_Aguiar

RubyMine, sem sombra de dúvidas a melhor IDE: http://www.jetbrains.com/ruby/

TextMate o melhor editor.

Também é possível ter parte dos recursos do TexMate em editores como GEdit e Vim.

[]s

urubatan

Só pra incomodar, no VIM tem refactoring para Ruby e alguns especificos para Rails há mais tempo que no Textmate :smiley:

UMC

cocordo de não usar IDE, estou usando GEdit para Windows e é show de bola

W

Eu uso textmate ou emacs.

//Daniel

Luiz_Aguiar

urubatan:
Luiz Aguiar:

Também é possível ter parte dos recursos do TexMate em editores como GEdit e Vim.

[]s

Só pra incomodar, no VIM tem refactoring para Ruby e alguns especificos para Rails há mais tempo que no Textmate :D

O refactoring do TextMate é tão bom quanto do notepad rs
=)

cv1

Luiz Aguiar:
=)

Obrigado pela sua contribuição à conversa. Foi muito edificante. :roll:

urubatan

cv:
Luiz Aguiar:
=)

Obrigado pela sua contribuição à conversa. Foi muito edificante. :roll:

Isto não é tão verdade assim, dei uma olhada no Rails Bundle para o TextMate do DrNick, e ele tem pelo menos um “Migrate Selection into partial” equivalente ao Extract Partial do rails.vim :smiley:
Existe também o Rfactor textmate bundle do Fabio Kung https://github.com/fabiokung/rfactor-tmbundle acho que ele chegou a implementar só o extract method, mas já ta bem melhor do que o notepad :smiley:
Não sou usuario do TextMate, mas deve ter mais alguma coisa por ai, no VIM tem várias opções …

zorba

uso gedit com gmate + gedit-plugins
não perde em nada para o textmate

jmp

Não precisa suar muito, não são tantas assim, teste todas:

Se voce quer IDE (no sentido da palavra):
[list]RubyMine
Aptana[/list]

Se voce nao gosta ou nao quer IDE:
[list]TextMate
Notepad++
Redcar
vim[/list]

Eu uso textmate em um projeto e aptana em outro, vai entender…

Só nao recomendo netbeans, é bloated, cheio de bugs e muito estranho. :smiley:

T

Eu to testando agora o Redcar https://github.com/redcar/redcar, e apesar de ser um projeto alpha estou achando muito melhor do que usar o GEdit.

Kanin_Dragon

Não gosto muito das IDEs para Ruby e nem dos plugins existentes, acabei adotando o Notepad++ como minha IDE, mas vale a pena você testar as IDEs informadas pelo pessoal acima, alguma delas deve satisfazer suas necessidades.

Abs,

Luiz_Aguiar

Uma vez “montei” um JEdit com plugins+skins e ficou muito bom também viu.

[]s

D

O Netbeans não suporta mais Ruby?

A

Apesar do tópico ter sido ressuscitado… vamos lá…

A informação é que o Netbens descontinuou o seu suporte a Ruby, oq quer dizer que eles não estão mais desenvolvendo uma IDE para Ruby.

Bem hoje estou usando a IDE RubyMine… que tem vários recursos que gosto…
Por exemplo:

• As gems externas do meu projeto é facilmente acessível, pois fica em uma ramificação junto com os arquivos do meu projeto…
  • Debug (Existe debug em textmate? VIM? derivados?)
  • Integração com I18n muito legal.
  • Integração com os Docs das Gems…

foras as coisas básicas de todas IDEs…

Sobre editor de texto esses dias comecei a usar o “Sublime Text 2”, alguém conhece? achei ele muito poderoso e bem leve, tenho gostado bastante, porem ainda não consigo fazer algumas coisas que faço com a IDE… por exemplo DEBUG…

Se alguem souber #deixaadica

E o redcar? alguem tem usado? por ser uma ferramenta voltada pra Ruby deve ter boas vantagens…

D

valeu pela dica amigo, vou testar esse sublime text 2, não aguento mais o notepad++

kirkgo

PaduaAlves:
Fala galera.

Gostaria de saber qual a IDE mais adotada para desenvolver em ruby. Olhando no google encontrei diversas IDEs mas não connhecia nenhuma, então gostaria da opinião de quem já tem mais experiência. Valeu!

Cara, isso é muito relativo.
Teste algumas e use a que você se adaptar melhor.

No Mac eu uso o Textmate e no Linux eu uso o Vim, customizado para trabalhar com Raisl.

Criado 30 de dezembro de 2010
Ultima resposta 16 de jan. de 2012
Respostas 24
Participantes 18