Senhores, boa noite. Lendo a Java Code Conventions me deparei com uma informação que, digamos para os dias de hoje, encontra-se desatualizada, conforme segue trecho extraído da própria abaixo:
[size=16]4.1 Line Length[/size][size=14]Avoid lines longer than 80 characters, since they’re not handled well by many terminals and tools.
Note: Examples for use in documentation should have a shorter line length - generally no more than 70 characters.[/size]
Antes de continuar, quero lembrar que esta convenção foi escrita em 12 de Setembro de 1997 (conforme relata o próprio documento no início).
Nos dias de hoje temos monitores com resoluções extremamente menores e dependendo da plataforma que está sendo utilizada para o desenvolvimento, temos uma área de visualização extremamente maior.
A PERGUNTA É: Devo realmente escrever códigos com linhas que comportem somente 70 caracteres ou 80 no máximo? Essa informação ainda é sustentada pela comunidade Java? :roll:
Eu mesmo há tempos (desde 2002) não consigo seguir essa orientação e não é por desconhecimento dela mas sim porque, ao meu entender, não tem mais sentido algum usá-la para facilitar a leitura de qualquer código que seja. Facilita sim em muitos casos não “fracionar/picar” o código. Também não tenho linhas extremamente enormes, porém grande parte delas com absoluta certeza quebram essa orientação por ser benéfico e não maléfico a leitura do código em sí só. :-o
Não deixe de postar sua opinião sobre esta questão que, por estar há anos sem manutenção e até hoje servir de base na educação tanto aos jovens quanto aos veteranos, pode não estar refletindo a atual realidade no desenvolvimento Java. 
Forte abraço senhores, sucesso e saúde!