Galera, estou tendo problemas para fazer uma conexão com o banco Oracle na minha aplicação Java, abaixo segue a minha conexão:
if(con==null){try{Class.forName("oracle.jdbc.driver.OracleDriver");// con = DriverManager.getConnection("jdbc:oracle://10.1.1.5:1521/xe_gd_5","cpa","cpa");con=DriverManager.getConnection("jdbc:odbc:[email protected]:1521:XE_GD_5","cpa","cpa");}catch(SQLExceptione){System.err.println("Erro: "+e);con=null;}catch(ClassNotFoundExceptione){System.out.println("ClassNotFound...");e.printStackTrace();}}
Más quando executo ele cai no "catch" do Class.forName("oracle.jdbc.driver.OracleDriver"); me apresentando o seguinte erro: [color=red]java.lang.ClassNotFoundException:oracle.jdbc.driver.OracleDriver[/color]
Eu criei uma variável de ambiente no windows apontando para o Oracle: "C:\oracle\product\10.2.0\client_1\jdbc\lib\classes12.zip" e mesmo assim o erro continua ocorrendo,
alguém pode dar uma luz?
Estou trabalhando com JSF, estou utilizando o TomCat 6, por enquanto é só isso, eu fiz apenas para testar a conexão com o banco, ainda não estou recuperando dados dele.
C
cttahara
Joga o arquivo classes12.zip na pasta lib do tomcat.
Lembrando: ao fazer isso você está setando que todas aplicações que rodam nesse tomcat vão utilizar essa classe para conexão.
Necessário dar shutdown e startup no tomcat.
ederson_js
Bom dia ephram, crie uma classe somente para esabelecer a conexão, pode ser feito algo do tipo…
publicclassConnectionByOracle{static{try{Class.forName("oracle.jdbc.driver.OracleDriver");}catch(ClassNotFoundExceptionexception){/* Ignored */}}publicstaticConnectiongetConnection()throwsExceptions{Connectionconn=null;try{conn=DriverManager.getConnection("jdbc:oracle:thin:@127.0.0.1:1521:XE","seu nome de usuario no banco","sua senha");}catch(SQLExceptionexception){thrownewExceptions("Não foi encontrado o banco de dados!",exception);}returnconn;}}
Pelo que estou vendo o seu problema é com o driver, dentro da lib tente clicar com o botão direito sobre o driver -> Build Path / Add Build Path
E
ephram
cttahara:
Joga o arquivo classes12.zip na pasta lib do tomcat.
Lembrando: ao fazer isso você está setando que todas aplicações que rodam nesse tomcat vão utilizar essa classe para conexão.
Necessário dar shutdown e startup no tomcat.
Resolveu o problema, vlw cara!
C
cttahara
Blz!!!
Outra opção, para deixar a classe por aplicação, mover o classes12.zip para pasta WEB-INF/lib do seu projeto. Nesse caso, para cada projeto você necessita de uma cópia do arquivo.