Java no Palm[Resolvido]

32 respostas
fabianofrizzo

Bom Dia Galera.

Seguinte estou com uma enorme dificuldade.

Fiz um programa e roda certo em Aparelhos que ja tem o Java instalado.

Mas fui tentar rodar no palm (Treo 680) e nao consegui fazer rodar nem com reza braba.

Li em varios lugares para instalar a JVM da IBM pois bem instalei dai tentei converter o Aplicativo que esta em JAR para PRC e o programa JarToPrc não consegue converter ele da um Warning na tela mas eu nao consegui axar algum lugar que ele de algo mais especifico.

Bom dai tentei instalar o MidP que tem o Midp4Palm esse converte blza só que quando jogo pro palm e vou abrir o programa ele fica reiniciando o Palm e nao abre o aplicativo.

Se alguem puder me ajudar ficarei muito grato

Desde ja muito obrigado a todos

32 Respostas

rockstorm

Cara…Este problema de reiniciar é tipico do Treo. O Treo tem este problema onde quaquer excessão ele reinicia.(tanto com programas como do proprio sistema operacional).
Eu tenho um Palm Treo 650 e tenho a JVM instalada. Utilizo a J9 da IBM http://www-306.ibm.com/software/wireless/wctme/support.html

para Download: http://www.palm.com/us/support/jvm/download.html

Voce pode colocar diretamente o JAR sem precisar converter para prc.

fabianofrizzo

Mas eu posso colocar o jar atraves de cabo ou só baixando de algum site.

Obrigado pela sua atenção.

rockstorm

Eu faço a tranferencia via bluetooth ou via web. Por ambos os métodos ele já se auto-instala.
Creio que por cabo deve ser a mesma coisa…

Janio.Barros

Tenho tido alguns problemas com o PALM - TREO 650, às vezes ele perde a máquina (JVM) e com mais facilidade ele perde os pacotes do WEB-SERVICE, pra mim isso tem sido um problema.

Se alguem tiver alguma dica, posta. ai.

Janio

fabianofrizzo

Bom tentei instalar pelo cabo mas não instala não.

Vou fazer uma outra pergunta.

Quando vc desenvolve para JME vc utiliza qual IDE ?

vc instala algo a mais nesta IDE para que os programas sejam compativeis com o Palm?

Muito Obrigado Pela sua atenção.

rockstorm

Janio,
Nao entendi seu problema…quando você diz que ele perde a JVM, quer dizer que ela se deleta???Não entendi…
Sobre as perdas de pacotes…seria o jar da aplicação??
Qual JVM vc esta utilizando??

rockstorm

Independente da IDE, o JAR gerado é reconhecido pela JVM. Já utilizei o Eclipse(eclipseme), NetBeans…etcc…
Você ja instalou a J9??? para que o jar seja reconhecido vc vai precisar dela…

fabianofrizzo

Ja instalei a J9 Sim. Segui este tutorial aqui.

http://www.pdaexpert.net/artigos/j2me/executando-aplicacoes-e-jogos-j2me-em-pdas-palm-os/

Mas quando vou transferir os aplicatios pelo HotSync ele não traz o jar do meu programa.

Eu to Usando o Aplicativo Pam Quick Install para selecionar os arquivos e depois uso o HotSync para instalar os aplicativos no Palm.

A J9 rodou blza no palm mas o meu aplicativo não rodou não.

A outra coisa.

Eu posso Usar RMS, Conexão HTTP tranquilamente né ???

Muito Obrigado pela sua atenção…

Janio.Barros

Quando eu disse que perde a JVM, eu quiz dizer que ela para de funcionar não sei porquê, só sei que preciso instalá-la novamente para o programa voltar a funcionar, e quando isso acontece, os dados que estão gravados via RMS se perdem.

E às vezes ele perde apenas os pacotes necessários para a web-service. Ainda não sei poque tb.

Estou na luta ainda…

Abraço.

Janio

fabianofrizzo

Depois que seleciono o arquivo no Palm Quick Install e dai faço o HotSync ele aparece a seguinte msg no Palm Quick Install

Outra coisa que axei meio estranho é que ele coloca o jar no cartão de expansão.

rockstorm

Cara…se possivel, faça um teste aí…baixe este jar que eu criei para testes…

http://www.wrvirtual.com.br/HelloPalm.jar

mas baixe pelo celular(se voce tiver acesso a GPRS… ou bluetooth).

e veja se funciona…Eu utilizo esta JVM a bastante tempo e nunca tive problemas com ela…
Ela cria no menu do palm um icone IBM Java. Ali voce consegue instalar qualquer jar pela URL

Janio.Barros

Para instalar o programa (jar) no palm, eu usei um servidor web e baixei pela internet, via cabo realmente não consegui, pq o hot sinc “pensa” que é um arquivo de dados e não um aplicativo.

Janio.

fabianofrizzo

Bom baixei este seu exemplo e fui tentar instalar pelo cabo e não tive sucesso tambem. Porém quando baixei via GPRS pela J9 funcionou blza.

Muito Obrigado.

Alguem sabe de algum servidor aonde eu possa colocar o meu arquivo para que eu possa baixar do celular.

Muito Obrigado pela ajuda de todos.

rockstorm

Voce pode startar um servidor web na sua maquina local (Tomcat ou JBoss) e publicar o arquivo.E acessar pelo IP da sua maquina…eu faço muito isso aqui…
Caso voce tenha duvidas em que pasta do webserver colocar o arquivo a ser baixado, me avisa.

é uma solução…ou caso voce quizer, eu posso colocar para vc no meu servidor.

até…

fabianofrizzo

Vc por bluetooth acessa por exemplo 192.168.0.99:8080/Hello.jar

Seguinte em qual pasta do jboss eu devo colocar o arquivo jar para que eu possa baixar ele?

Obrigado pela atenção.

rockstorm

Por Bluetooth vc precisa usar um sofware no seu computador local que envia o arquivo por bluetooth. Voce tem que ter bluetooth no seu computador local.
Sobre o JBoss coloque o arquivo dentro da pasta

C:\jboss-4.0.2\server\default\deploy\jbossweb-tomcat55.sar\ROOT.war

ROOT.war é uma pasta que contam arquivos do JBOSS. Pode colocar lá dentro e acessar o endereço:

http://IP_EXTERNO:8080/arquivo.jar

fabianofrizzo

Muito Obrigado rockstorm consegui resolver o meu problema. Coloquei o jar em um servidor e baixei via GPRS e agora ta mil maravilhas.

Muito Obrigado.

rockstorm

Quando precisar, estamos por ai…

até…

D

essa maquina virtual roda tanto em Palm quanto em Pocket PC??? ou pra Pocket tem outra especificação??

Vlw!!!

rockstorm

Existe uma versão para Pocket PC também.

Veja:

http://awareness.ics.uci.edu/~rsilvafi/pocketPC/index.html

Download:

http://www-1.ibm.com/support/docview.wss?uid=swg24009528&rs=0&cs=utf-8&context=SSSUAS&dc=D400&loc=en_US&lang=en&cc=US

para windows mobile

arts

fala galera,vi varias pessoas falando sobre problemas com aplicações de palm com java,e , até migrando para superwaba,eu particularmente axo inviavél ir pra superwaba,pois desenvolvo aplicativos para a1200,e61 e treos da vida sem mudar uma linha.

O grande segredo de você trabalhar com o java no palm é vc não se esquecer que tanto ele como alguns smatfones tem hardware ainda fraco, se vc ir no J9 e aumentar a memoria para 32 megas,double buffering, aumentar o java thread ele fai ficar menos propicio a reiniciar o palm.

Agora o verdadeiro pulo do gato é vc implementar todo serviço pesado no palm por threads,principalmente as esperas de retorno da web,e sempre uso muito sleep para ter certeza que não vai perder nenhum pacote.

vai ai a dica…

Haaa, consigo burlar os problemas de falta de componentes com o customitem,é mais facil aprender customitem que superwaba,rsrs…

L

Olha eu do manutenção em um sistema que roda no treo 680, e para comverter o jar para prc eu uso o JAR2PRC

link: http://www.pdaexpert.net/downloads/palm-os/websphere-everyplace-micro-environment-v571/

E pra mandar por palm eu uso o Quick intal mesmo e funciona normal.

E a vm da IBM, nesse site tem a vm la.

Espero que ajude.

Andre_Brito

Desculpem eu chegar e perguntar uma coisa bem “off” assim, mas preciso saber: e se der pau no SO do palm/smartphone? Tem como formatar e reinstalar tudo de volta tranquilamente ou é algo pra expert? É porque estou querendo aprender J2ME e estou prestes a comprar um smartphone e tenho essas dúvidas “toscas”.

Abraços.

kaique

Eu tenho outra dúvida, eu posso criar uma aplicação em JME e vendê-la junto com essa VM da IBM, o J9??

[]'s.

kaique

Nesse caso, como você fez para disponibilizar o Hello.jar?
Acho que estou “viajando” muito na minha solução, pois criei uma aplicação que, a URL que eu chamo dispara um Servlet que busca o .jar que estou querendo e o escreve no response…mas não está funcionando…
Você poderia me dar um help nessa parte?

[]'s.

fabianofrizzo

Cara seguinte vc ta usando o tomcar ou JBOSS como servidor da tua aplicação que roda no PC???

kaique

Pode deixar cara, consegui resolver a bronca…era besteira minha mesmo…

Vlw pela atenção…
[]'s.

leandrovrb

Estou desenvolvendo um sistema mobile(agenda) para celular, este mesmo sistema funciona para Palm? pois estou querendo fazer um sistema de vendas para palm!
Vlw

flaviorgiron

Não querendo renarcer o topico, mais pesquisando na internet ainda não encontrei a solução.

Tenho um Palm Centro com Palm OS, instalei a VM da IBM, porem para instalar meu arquivo jar, ele pede uma URL,
Pergunto a vocês.

Como instalar este jar sem fazer a conversao do arquivo, e não ter que acessar um endereco da internet, existe uma forma?

Grato.

fabianofrizzo

A melhor forma qual eu achei. Foi colocar o jar em um Servidor Web e baixar o mesmo no palm pela URL

Fernando_Generoso_da

baixe o http://www.softick.com/ppp/, coloque o teu arquivo .jar no JBoss ou tomcat e acesse via url, normalmente.

Fernando

flaviorgiron

OK. agradeço a ajuda. mais,

Mediante a este problema encontrado e o Palm não dar mais suporte ao JAVA, precisar da maquina virtual da IBM e coisas do tipo.
E ter que usar um conversor de .jar para arquivo nativo Palm.

Até que ponto então compensa utilizar o JAVA pra isso.

Não estou desmerecendo o JAVA, luto por ele até fim.

Mais agora sim desmerecendo o PALM OS gostaria de saber se usar por exemplo o PocketStudio neste caso se não seria melhor?
E trabalhar em arquivos nativo Palm?

Grato

Criado 26 de novembro de 2007
Ultima resposta 17 de dez. de 2009
Respostas 32
Participantes 11