Java ou Kotlin

7 respostas
L

Salve rapa…
Galera vejo vc muita gente falando dos benefícios do kotlin em relação ao java, mas vejo o Java ainda disparado na frente do kotlin. Será que vale trocar o Java pelo kotlin?

7 Respostas

Mike

Com certeza, já tem bem mais vagas de Kotlin do que Java

javaflex

Para novas aplicações Android, sem dúvidas Kotlin. É bem mais limpa e expressiva do que a linguagem Java, tem suporte oficial da Google e plena aceitação da comunidade Android.

Nesse cenário Android, linguagem Java pode parecer “disparado” por causa de legados. E no futuro, Dart com Flutter pode ganhar mais força, principalmente por causa do projeto de SO Fucshia. Mas no momento só acompanho.

L

Galera obrigado por cada opinião…

Mas ainda tem algo que me deixa incomodado. Kotlin foi criado pela JetBrains em 2011 e durante todo esse tempo ninguém enxergava os benefícios do Kotlin, nunca nem tinha ouvido falar dela, porém foi só o Google apresentar ela como linguagem oficial e de repente as pessoas começaram a ver seu benefícios. Minha pergunta é: por que ninguém observou esses benefícios antes do google anunciar o kotlin como linguagem oficial?

javaflex

Força de quem é a dona do negócio, somado a uma decisão positiva.

Se não fosse isso, ninguém iria iniciar facilmente um projeto usando Kotlin no Android Studio.

Se amanhã a Google falar: “agora é Dart com Flutter galera! Android SDK fica pro legado!”, maioria vai seguir.

A

Veja bem, 7 anos nao é muito tempo para adoçao de uma linguagem de programaçao.
E nao é que ninguém enxergava os benefícios, mas é que tem uma série de fatores que influenciam adoçao.
O Kotlin nao virou uma boa opçao (tecnicamente falando) porque o Google adotou. O Google a adotou porque era uma melhor opçao que java (que para Android ainda era restrito a java 6, se nao me engano).

Já tinha uma galera usando Kotlin para diferente coisas mas calhou que para Android foi super conveniente e por isso está sendo adotada em massa agora.

Lucas_Camara

Kotlin é top! Independente da plataforma. Eu gosto muito do java, porém, os recursos que o kotlin (e até o groovy) trazem, auxiliam muito no desenvolvimento.

G

Pelo que observei a sintaxe é parecida, porém, pelo que já ouvi é que o kotlin simplifica muito o código deixando-o mais intuitivo e limpo. Ouvi um ótimo podcast a respeito essa semana de desenvolvimento Android no Google Podcasts do DEVNAESTRADA.

Aconselho escutar também!!!

Criado 1 de fevereiro de 2019
Ultima resposta 4 de fev. de 2019
Respostas 7
Participantes 6