JSF: As pessoas ainda usam?

14 respostas
C

Parei de trabalhar com Java a algum tempo, gostaria de saber como anda cenario atual, nunca fui muito com a cara do JSF, sempre vi como uma teclogia que logo ia cair em desuso, iae pessoal ainda usam JSF nas suas empresas em novos projetos?

ps:Sei que tudo depende de premissas, mas nunca gostei da ideia dos controles serem processados no servidor.

14 Respostas

gilbueno

aqui na minha empresa agente usa muitoo o JSF 2.0
e o JPA também :smiley:

Carlos_ds_jar

Eu ainda uso! 8)

robsonsm

No ano passado participei de três projetos para uma empresa e todos eram com jsf. Hj estou em outra empresa e trabalhando com Struts 2.

Giulliano

Crown:
Parei de trabalhar com Java a algum tempo, gostaria de saber como anda cenario atual, nunca fui muito com a cara do JSF, sempre vi como uma teclogia que logo ia cair em desuso, iae pessoal ainda usam JSF nas suas empresas em novos projetos?

ps:Sei que tudo depende de premissas, mas nunca gostei da ideia dos controles serem processados no servidor.

hahahahahha…como assim “ainda usam”…fala como se fosse algo ultrapassado. JSF é especificação JEE, e na minha opnião muito melhor que struts

alabeduarte

A empresa que trabalho possui vários projetos que utilizam JSF.
Este framework, se bem usado, é uma mão na roda para determinadas situações.

Entretanto, aqui na empresa que trabalho, muito se tem discutido em relação aos frameworks action-based e component-based.

A questão é que muitas vezes perdemos mais tempo configurando os componentes do que focando na regra de negócio, principalmente quando a empresa tem um modelo de layout padrão. Além disso, o JSF da muita liberdade para inserção de regras de negócios na camada de apresentação (nos componentes) através dos managed beans, e pra dar manutenção de um projeto que não foi você quem fez se torna mais e mais delicado, porque envolvem escopos, referências a outros managed beans, etc.
Fora que ele não oferece algumas facilidades que os frameworks atuais action-baseds oferecem como o suporte a serviços REST.

Por este e outros motivos, o VRaptor 3 (action-based) será o framework da vez (ao que tudo indica) na empresa em que trabalho.
Mas é um assunto polêmico e existem casos em que o JSF ainda é muito bem vindo, porém eu particularmente já não me acho tão produtivo utilizando JSF, ao contrário quando utilizo o VRaptor por exemplo.

OBS: não é minha intenção evangelizar nenhum tipo de framework aqui! ^^

C

fora que jsf faz parte do EE, oq motivou a utilizacao do mesmo em seus projetos, lembrando que minha intenção nao é dizer que o framework nao presta, é me atualizar. é como eu disse o fato que da minha empatia pelo jsf é por conta de ela passar mais uma responsabilidade pro servidor, que é processar os controls, sei que muitas outras tecnoligias fazem isso, mas isso me faz nao gostar delas tambem, isso vinha mudando com alguns controls baseados em ajax, melhorou?

S

não se esqueça que o jsf faz parte do padrao JAVA EE, eu acho que o problema esta no programador e nao no framework ou na linguagem, a quem se adapta mais facilmente no struct do que no jsf, e por ai fora, a quem fica mais produtivo numa do que noutra.
mas não se esqueçam padrão é padrao

M

Por aqui tem muita gente usando JSF e muito mais migrando de outros frameworks (struts 1 e 2) pra ele.

Mas sobre qual é o melhor, é igual o colega falou: vai muito do gosto, tem gente que prefere action-based, outros odeiam. Daí vai da empresa.

Tiburcio_Mancha

Mas ae, só pq da liberdade não quer dizer que se deve fazer. O programador deve conhecer boas práticas de programação, conhecer o MVC, é o mínimo que se espera de um profissional.

não se esqueça que o jsf faz parte do padrao JAVA EE, eu acho que o problema esta no programador e nao no framework ou na linguagem, a quem se adapta mais facilmente no struct do que no jsf, e por ai fora, a quem fica mais produtivo numa do que noutra.
mas não se esqueçam padrão é padrao

Concordo. Acho que o o ideal é conhecer muito bem Servlets, pois esse framewoks são todos construídos em cima. Depois dependendo da demanda, o entendimento e domínio da tecnologia é fácil.

bombbr

Infelizmente sim…

Y

bombbr:

Infelizmente sim…

++

pissike

Que bala de prata que nada!
JSF é muito robusto, muito completo, muito isso e muito aquilo.
Satisfaz todas as necessidades? Não!
Usa quem pode e quem quer.
Aqui estamos usando a versão 1.2

Infelizmente. Sou mais wicket.

M

Mas ae, só pq da liberdade não quer dizer que se deve fazer. O programador deve conhecer boas práticas de programação, conhecer o MVC, é o mínimo que se espera de um profissional.

Eu não exigiria muito de quem usa JSF, empresas que usam JSF mal conseguem fazer o mesmo projeto rodar em outra IDE!

wamarra

Trabalho com JSF a 3 anos e não tenho nada a reclamar

Criado 20 de setembro de 2010
Ultima resposta 8 de out. de 2010
Respostas 14
Participantes 14