Lista de grandes Softwares desenvolvido em Java

90 respostas
hackum

Olá,
Como programador, eu sempre tive curiosidade de saber quais os softwares que utiliza a ecnologia Java. Como por exemplo grandes softwares que nós utilizamos no dia-a-dia, tais como, Google Chrome, Mozilla, Office, Windows 7; 8, Skype, uTorrent, MSN, e por aí vaí. São desenvolvidos por que linguagens ?

90 Respostas

J

Esses que você falou a maioria é c ou c++…

Se você esta relacionando software a produtos de prateleira… vulgo aplicativos, ferramentas, jogos, etc… acredito que não é o ponto mais forte de Java.

Mas tem alguns produtos desse tipo mais famosos:

• Oracle
  • DB2
  • NetBeans
  • Eclipse
  • Vuze (antigo Azureus)
  • Minecraft

De bate pronto lembrei desses, mas acho que o pessoal consegue aumentar bastante a lista!

Agora se for falar de aplicações corporativas, principalmente em ambiente Web, temos a maior parte dos bancos e empresas de telefonia como principais utilizadores da tecnologia.

J

Ah lembrei de um… não lembro onde li uma vez mas é o aplicativo nacional mais utilizado em todo o país!

Declaração do Imposto de Renda!!!

asandrob

O IRPF ficou bala, os caras deram um laço com o SwingX…

hackum

Mas, como que esses desenvolvedores consegue fazer o programa Java muito mais evoluido, do que um simples Hello World ?

JuniorMaia

simplesmente conhecendo o que se usa.

adriano_si

É uma dúvida séria ou você ligou o [MODE IRONIC/] ???

drsmachado

É plenamente possível criar aplicações de níveis diferentes. Desde o mais simples hello world, até sistemas crud e complexos sistemas que utilizam conceitos de redes neurais ou computação gráfica, tempo real, processamento distribuído em várias linguagens. A questão é, quanto tempo e qual o nível de conhecimento de todos (ou da maioria) dos recursos da linguagem.
É meio difícil listar softwares desenvolvidos em java, pois, o maior foco é web.
Por exemplo, o site da fiat é feito em Struts 1. Santander, HSBC e Itaú/Unibanco utilizam Java em muitos sistemas.

Enfim, tudo depende de duas coisas:
Teu nível de absorção e compreensão da linguagem e seus recursos.
O tempo que você possui para praticar e desenvolver o que aprende.

rmendes08

jmmenezes:

Se você esta relacionando software a produtos de prateleira… vulgo aplicativos, ferramentas, jogos, etc… acredito que não é o ponto mais forte de Java.

• Oracle
  • DB2
  • NetBeans
  • Eclipse
  • Vuze (antigo Azureus)
  • Minecraft

De bate pronto lembrei desses, mas acho que o pessoal consegue aumentar bastante a lista!

Agora se for falar de aplicações corporativas, principalmente em ambiente Web, temos a maior parte dos bancos e empresas de telefonia como principais utilizadores da tecnologia.

Duvido muito que o SGBD Oracle seja feito em Java. SGBD’s precisam de um controle fino em relação a uso de memória, escrita em disco, I/O, etc. Coisas que não se pode fazer com Java. Em compensação, toda a suite de middleware da Oracle (AS, BPM, rule engine, etc.) são feitos em Java.

De fato, são muito poucas as aplicações voltadas para usuário feitas em Java, elas serão mais comuns nos back-ends da vida: bancos, processamento de comércio eletrônico, governo, etc.

J

rmendes08:
jmmenezes:

• Oracle
  • DB2
  • NetBeans
  • Eclipse
  • Vuze (antigo Azureus)
  • Minecraft

Duvido muito que o SGBD Oracle seja feito em C++. SGBD’s precisam de um controle fino em relação a uso de memória, escrita em disco, I/O, etc. Coisas que não se pode fazer com Java. Em compensação, toda a suite de middleware da Oracle (AS, BPM, rule engine, etc.) são feitos em Java.

De fato, são muito poucas as aplicações voltadas para usuário feitas em Java, elas serão mais comuns nos back-ends da vida: bancos, processamento de comércio eletrônico, governo, etc.

Geralmente soluções grandes e complexas dificilmente utilizam somente uma tecnologia!
Mesmo quando se utiliza C por exemplo no kernel linux, também se depende de Assembly e também se depende de outras linguagens, por exemplo scripts bash e perl.
Tem varios aplicativos Java que possuem módulos nativos em C.
No caso do Oracle, grande parte dos aplicativos de administração do banco (Client) são feitos em Java… e algumas coisas do gerenciador do banco de dados também! A mesma coisa o DB2… entretando com certeza não é 100% Java. O núcleo do gerenciador do DB também não depende de Java.

rmendes08

Na boa mesmo, não sei de onde você tirou que o SGBD da Oracle é feito em Java. Se assim o fosse, ele precisaria de uma JVM para rodar, o que não é o caso; Por outro lado, basta acessar as instruções de instalação do banco no Linux que lá está explícito que ele precisa de várias bibliotecas C para ser instalado:

http://docs.oracle.com/cd/E17781_01/install.112/e18802/toc.htm#BABHICJH

J

rmendes08:
Na boa mesmo, não sei de onde você tirou que o SGBD da Oracle é feito em Java. Se assim o fosse, ele precisaria de uma JVM para rodar, o que não é o caso; Por outro lado, basta acessar as instruções de instalação do banco no Linux que lá está explícito que ele precisa de várias bibliotecas C para ser instalado:

http://docs.oracle.com/cd/E17781_01/install.112/e18802/toc.htm#BABHICJH

Ele instala uma versão da JVM junto com o DB…
No caso do client também!

Parece que utiliza no gerenciador de banco de dados para alguns tipos de dados especiais… óbvio não é o núcleo e nem depende de Java no gerenciador se não precisar destes tipos… mas não sei ao certo o que funcionaria se removesse o java de lá, só testando!

C:\oracle\ora92\jdk\jre\bin>java -version
java version "1.3.1_01"
Java(TM) 2 Runtime Environment, Standard Edition (build 1.3.1_01)
Java HotSpot(TM) Client VM (build 1.3.1_01, mixed mode)
marciosantri

Até onde sei o Oracle contempla programação Java dentro dele.
Também utiliza o Java muito para suas ferramentas.
Mas no motor do banco de dados, duvido muito.

Inté!

J

marciosantri:
Até onde sei o Oracle contempla programação Java dentro dele.
Também utiliza o Java muito para suas ferramentas.
Mas no motor do banco de dados, duvido muito.

Inté!

Vou falar denovo…

Não estou dizendo que Oracle é 100% Java!

Não usa no motor, mas tem pacotes/funções/tipos/etc escritos em java que dependem do java e se fazem parte do gerenciador do banco de dados, sem java não se tem estas funcionalidades.
E no client também o java é bastante usado.

E novamente… o motor mesmo a principio não depende do java…

no caso do DB2 o Java é forte nas ferramentas, mas no motor não sei se precisa dele!

victorcosta

Softwares desktop 100% Java que eu conheço e são usados por não-programadores, sem ser software corporativo:

• Minecraft
  • JDownloader
  • Azureus
pedrinho20

Libre Office(Antigo Open Office), GrantProject, Netbeans, O Programa da Receita Federal.

Markus_Alemao

O LibreOffice se não me engano é um fork do Open Office, tanto que o Open Office foi cedido pela Oracle a Fundação Apache recentemente e continua vivo com o apoio de empresas como a IBM.

O projeto possui uma mistura de algumas linguagens, creio que o Java não seja a majoritaria, inclusive li uma noticia que existe um movimento para diminuir ainda mais a quantidade de codigo Java na aplicação.

PS: Isso foi escrito de memoria, portanto qualquer equivoco foi mera preguiça/indisposição de pesquisar :slight_smile:

hackum

Aqui está uma lista de softwares escritos em várias linguagens:

http://www.lextrait.com/vincent/implementations.html

Agora, porque a maioria dos softwares é escrito em C/C++ ?

d34d_d3v1l

legal esse link :slight_smile:
não tinha visto ainda. :slight_smile:

Como já foi dito, realmente o foco de java não é desktop…
Eu até que fiz alguns sisteminhas em java usando Swing…
Mas aí me aventurei um pouco no C#… Se alguém tiver tempo,
da uma olhada … é mto fácil…

opa opa, não quero começar uma discussão Java vs C#, pelo amor de Deus…
Mas convenhamos, Java é mais _______ (não encontrei a palavra certa para encaixar aqui) para Web…

Agora, achei super interessante o software da receita federal ser escrito em java… até usei um decompiler…
já fizeram isso?

hackum

É um pouco confuso. C/C++ é diferente de C#. Correto ?

R

bem para web, noto alguns jsp, por aí…
o site de namoros, do par perfeito,
é java

www.combine.com.br

e volta e meia esbarro com algum outro também.

as vezes é, mas a terminação não é obrigatória não tem algo assim…
uma vez achei que o jornal da rbs era, depois sumiu a terminação, não tenho certeza.

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/

H

Tem a App Store da Apple que é feito em Java (WebObjects).

M

portal do banco do brasil é jsp

ViniGodoy

Lembrando que o Minecraft e o Taikodom também não são 100% java.

Eles usam a LWJGL, que é um binding para C++.

O Java não tem suporte a joystick, nem integração com OpenGL e nem suporte a audio tridimensional.
Sem isso, esses jogos não poderiam sequer ser produzidos.

rmendes08

Reiterando, Java é a tecnologia que tem se destacado no desenvolvimento de sistemas, lembrando que sistema != aplicação.

Um ótimo exemplo é a Battle.NET da Blizzard, que apesar do nome é construída em Java. Nesse caso, esse sistema reune as contas de usuário, controle de personagens, segurança, sistema de pagamento, etc. Tudo isso integrado aos jogos da empresa, feitos em C++.

hackum

Eu gostaria de desenvolver um software com Java e C++. É possível ?

Mas, como fazer essa integração ?

ViniGodoy

hackum:

Sim.
Opções:

1. Software em Java com dlls em C++ acessadas por JNA: http://jna.java.net/
  2. Software em Java libs ou dlls C++ acessadas por JNI: http://java.sun.com/docs/books/jni/
  3. Comunicação entre software Java e software C++ através de sockets
  4. Comunicação entre software Java e software C++ através de escrita de arquivos ou banco de dados
  5. Comunicação entre software Java e software C++ através de pipes
ViniGodoy

Exatamente. Já vi o Java sendo pedido para o cargo de desenvolvedor de ferramentas na Naughty Dog também. Embora o mais comum seja achar programadores de ferramentas em C#.
Para quem não sabe, o programador de ferramentas é aquele que faz softwares que permitem a construção de games, tais como, otimizadores de meshes, texturas, construtores de fases, aplicações para estimativa de DPS, etc…

J

hackum:
Aqui está uma lista de softwares escritos em várias linguagens:

http://www.lextrait.com/vincent/implementations.html

Agora, porque a maioria dos softwares é escrito em C/C++ ?

Legal esse link… mas acho que tem alguns erros…
Comentando…

Ele ta dizendo que o: javac (Sun Java compiler) é escrito em Java ??? Pelo que eu saiba é escrito em C …
Lá também diz que o Oracle possui Java, mas não no nucleo (acredito que no gerenciador esta presente somente em algumas funcionalidades, parece que tem uma parte de XML que depende do Java). No db2 ele também fala que não tem Java, mas só se for nas versões mais novas, pois usei o Db2 8 bastante tempo e o client era todo em Java e no server ele também instalava um Java (não sei se era só para os aplicativos e não precisava de Java para nada do núcleo, mas enfim).

Respondendo a pergunta.
Acredito que a maior parte dos softwares são escritos em C/C++ pois tratam-se de linguagens de alto nivel super poderosas, são tecnologias sólidas, que possuem um imenso legado de bibliotecas, pouca limitação, etc…

E

O javac é escrito em Java, pode ver nos fontes do JDK que estão disponíveis em “Java SE 6 JDK Source Code” na página do download do JDK ( http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html ).
O núcleo do Oracle não é em Java, mas você pode escrever uma stored procedure em Java.
O núcleo do DB2 não é em Java, mas você pode escrever uma stored procedure em Java.

ViniGodoy

Além dos motivos citados, também vale lembrar que:

• C++ é muito mais portável do que Java. Você pode fazer um software para um número muitíssimo maior de plataformas;
  • É fácil construir interfaces gráficas em C++ hoje em dia com as bibliotecas certas: Basta ver o QT;
  • No C++, o programador tem controle absoluto da memória e pode fazer otimizações agressivas - o que é importante para aplicativos como bancos de dados, players de vídeo, software embarcado ou games;
  • No C++, você tem a possibilidade de usar hardwares específicos ou APIs do sistema operacional específicas;
  • Todas as novidades tecnológicas funcionam primeiro em C e, consequentemente, em C++.
    [EDIT] - É praticamente impossível descompilar um software escrito em C++.

Talvez ele esteja falando do javac do openjdk:
http://openjdk.java.net/groups/compiler/README.html#build

Creio que ele se refere a engine do banco de dados em si, não em aplicações paralelas (clientes).
O Oracle tem uma engine que compila Java em uma forma proprietária de Stored Procedure.

ViniGodoy

Uma coisa que geralmente causa confusão nesse tipo de dicussão é o fato de tanto a linguagem, quanto a plataforma, chamarem-se Java.

Se estivermos falando em linguagem Java, então teremos que considerar o Android e as SPs do Oracle e DB2. A linguagem Java está em mais locais que a plataforma como um todo está.
Agora, se considerarmos a plataforma Java, aí não podemos considerar Android, Minecraft ou SPs de banco, pois estas dependem de recursos externos a JVM para rodar.

Essa distinção é importante, pois se estivermos usando a plataforma java, nossa aplicação tem o benefício de rodar em qualquer VM java padrão.
Se estivermos usando só a linguagem, recorrendo também a bindings específicos, aí a aplicação só será portável para onde os bindings tiverem sido portados.

Portanto, seria bom definir em qual desses casos consideramos uma “aplicação feita em Java”.

thiago.correa

A um tempo atrás estava sendo remodelado a parte das lotéricas usando Java.

Acho que o sistema dos correios também são!

J

ViniGodoy:
Uma coisa que geralmente causa confusão nesse tipo de dicussão é o fato de tanto a linguagem, quanto a plataforma, chamarem-se Java.

Se estivermos falando em linguagem Java, então teremos que considerar o Android e as SPs do Oracle e DB2. A linguagem Java está em mais locais que a plataforma como um todo está.
Agora, se considerarmos a plataforma Java, aí não podemos considerar Android, Minecraft ou SPs de banco, pois estas dependem de recursos externos a JVM para rodar.

Essa distinção é importante, pois se estivermos usando a plataforma java, nossa aplicação tem o benefício de rodar em qualquer VM java padrão.
Se estivermos usando só a linguagem, recorrendo também a bindings específicos, aí a aplicação só será portável para onde os bindings tiverem sido portados.

Portanto, seria bom definir em qual desses casos consideramos uma “aplicação feita em Java”.

Perfeito Vini… se considerar linguagem Java, realmente tem coisa para tudo quanto é lado!
Agora plataforma é diferente.

Sendo assim… fica a duvida… como o Eclipse depende do SWT que faz bind nativo, e não faz parte da plataforma Java. O eclipse é um aplicativo da plataforma Java ou somente da linguagem Java??
Acredito que a segunda opção… ou se não… pq ?

ViniGodoy

jmmenezes:
Sendo assim… fica a duvida… como o Eclipse depende do SWT que faz bind nativo, e não faz parte da plataforma Java. O eclipse é um aplicativo da plataforma Java ou somente da linguagem Java??
Acredito que a segunda opção… ou se não… pq ?

Segunda opção. Você não poderá rodar o eclipse a menos que a SWT tenha um port para a plataforma-alvo desejada.
O que já não ocorre com o Netbeans. Tendo uma VM java e uma interface gráfica, ele roda.

H

hackum:

Por isso programador não é valorizado pelo mercado.

ViniGodoy

Hermanoz:
hackum:

Por isso programador não é valorizado pelo mercado.

Confesso que não entendi a relação entre uma coisa e outra…

H

ViniGodoy:

Estou falando de alguns programadores que preferem fazer software usando linguagem X e Y pra parecer que é cool, ao invés de se preocupar em gerar valor para clientes e usuários.

ErickRAR

Hermanoz:
ViniGodoy:

Estou falando de alguns programadores que preferem fazer software usando linguagem X e Y pra parecer que é cool, ao invés de se preocupar em gerar valor para clientes e usuários.

Mas há determinados softwares que não há como fazer apenas utilizando uma linguagem. Inclusive no java,em que ha pouco acesso e manipulamento de hardware para os programadores.

H

Se quer manipular hardware escolha a linguagem que foi feito pra isso.

Acredite em mim, só pq você faz questão de usar java pra algo que não foi feito não lhe faz parecer mais esperto.

rmendes08

Hermanoz:

Mas há determinados softwares que não há como fazer apenas utilizando uma linguagem. Inclusive no java,em que ha pouco acesso e manipulamento de hardware para os programadores.

Acredite em mim, só pq você faz questão de usar java pra algo que não foi feito não lhe faz parecer mais esperto.

De qualquer maneira, o conhecimento sobre como integrar as duas linguagens vale a pena. Aqui onde trabalho precisamos fazer essa integração para utilizar uma biblioteca nativa para obter nomes de impressoras de redes no Windows.

Concordo com o que o colega falou, hoje em dia os sistemas estão cada vez maiores e cada vez mais heterogêneos, sendo assim, dificilmente você trabalha em um sistema desses com apenas uma linguagem/tecnologia.

Sobre gerar valor para clientes e usuário, na minha opinião, falta de conhecimento não ajuda ninguém nesse quesito.

H

- C++ é muito mais portável do que Java. Você pode fazer um software para um número muitíssimo maior de plataformas;

• É fácil construir interfaces gráficas em C++ hoje em dia com as bibliotecas certas: Basta ver o QT;
  • No C++, o programador tem controle absoluto da memória e pode fazer otimizações agressivas - o que é importante para aplicativos como bancos de dados, players de vídeo, software embarcado ou games;
  • No C++, você tem a possibilidade de usar hardwares específicos ou APIs do sistema operacional específicas;
  • Todas as novidades tecnológicas funcionam primeiro em C e, consequentemente, em C++.

Wow… não vou nem discutir com você sobre c/c++ pq claramente você é um fanboy dessas linguagens, mas Qt é praticamente uma tecnologia morta nesse ponto, já que semana passada a Nokia demitiu todos os membros da equipe.

H

rmendes08:

Sobre gerar valor para clientes e usuário, na minha opinião, falta de conhecimento não ajuda ninguém nesse quesito.

Se vc tem tempo disponível para adquirir conhecimento inútil, bom pra vc.

O problema é falta de conhecimento sobre o que gera valor para o cliente (no seu caso, obter nomes de impressora no Windows, não integrar duas linguagens). Por isso programadores são desvalorizados no mercado.

ErickRAR

Hermanoz:

Acredito que você está levando mais pro lado de desenvolver algo para um cliente, mas há grandes empresas que trabalham com integrações com outros sistemas(até com sistemas de outras empresas). E aí? vai mandar refazer tudo em uma linguagem só?
E se a linguagem não possuir boa interface gráfica, ou para fazer isso seja muito trabalhoso? Vai passar um sistema pro cliente executar os comandos teclando?
O cliente quer que o produto funcione de forma perfeita. Se for necessário integrar duas linguagens, há casos em que ele nem precisa saber disso e só irá confundi-lo.

Programador é desvalorizado no mercado por diversos outros fatores. Não acredito integrar duas linguagens seja um desses.

H

ErickRAR:

Acredito que você está levando mais pro lado de desenvolver algo para um cliente, mas há grandes empresas que trabalham com integrações com outros sistemas(até com sistemas de outras empresas). E aí? vai mandar refazer tudo em uma linguagem só?
E se a linguagem não possuir boa interface gráfica, ou para fazer isso seja muito trabalhoso? Vai passar um sistema pro cliente executar os comandos teclando?
O cliente quer que o produto funcione de forma perfeita. Se for necessário integrar duas linguagens, há casos em que ele nem precisa saber disso e só irá confundi-lo.

Programador é desvalorizado no mercado por diversos outros fatores. Não acredito integrar duas linguagens seja um desses.

Programador é desvalorizado por não saber gerar valor ao seus clientes.

O fato da maioria viver de remendar sistema dos outros é uma prova disso.

rmendes08

Hermanoz:
ErickRAR:

Bom, já que você entende tanto do assunto, diga lá, o que é gerar valor para o cliente então ? O que você leu sobre o Steve Jobs que te deixou tão vislumbrado assim ?

felipeguerra

Hermanoz:
ErickRAR:

Vomitar um monte de lugar comum, que já é repetido a exaustão em cursos de ‘pós-graduação’ de gerenciamento, também não agrega nada.

rmendes08

felipeguerra:
Hermanoz:
ErickRAR:

Vomitar um monte de lugar comum, que já é repetido a exaustão em cursos de ‘pós-graduação’ de gerenciamento, também não agrega nada.

++

ViniGodoy

“Hermanoz”:

Wow… não vou nem discutir com você sobre c/c++ pq claramente você é um fanboy dessas linguagens, mas Qt é praticamente uma tecnologia morta nesse ponto, já que semana passada a Nokia demitiu todos os membros da equipe.

Ainda que todo time do QT seja mesmo demitido, ainda levaria um bocado de tempo para o QT morrer. Até pq a última versão dele é recente. Além disso, é um projeto open source e não é mantido só pela Nokia.

Agora dizer que c++ é uma linguagem “morta nesse ponto” é, no mínimo, um sinal de ignorância. Ele é praticamente monopolista do mercado de aplicações desktop, como a lista que o colega postou demonstrou.

Por fim, eu não gosto muito de C.

L

ViniGodoy:
“Hermanoz”:

Ainda que todo time do QT seja mesmo demitido, ainda levaria um bocado de tempo para o QT morrer. Até pq a última versão dele é recente. Além disso, é um projeto open source e não é mantido só pela Nokia.

Agora dizer que c++ é uma linguagem “morta nesse ponto” é, no mínimo, um sinal de ignorância. Ele é praticamente monopolista do mercado de aplicações desktop, como a lista que o colega postou demonstrou.

Por fim, eu não gosto muito de C.

Qual desktop? Linux? No Windows não é VB ou C# e no Mac o Objective C?

A linguagem C é simples e isso é muito bom. Para maiores complexidades existem Java ou C#.

O C++ fica em um meio termo, muito complexo para ser baixo nível, mas com muita coisa de baixo nível que dá trabalho, o que o torna um saco para se trabalhar.

ViniGodoy

Não é. Empresas costumam a fazer sistemas portáveis.
Novamente, estamos falando do mercado de aplicativos. Aqueles que você compra em caixinha, na loja.

Photoshop, Corel, pacote Office, VLC, MicroTorrent, games, softwares desse tipo.
Qualquer um de nós tem provavelmente dezenas de aplicações conhecidas feitas em C++ rodando em sua máquina, a começar pelo navegador que você está usando para ler minha resposta.
Mesmo se você estiver no Windows, se for Chrome, IE ou Firefox, foi feito em C++, e não em VB, muito menos em C#.

Objective-C também é uma extensão do C. Por isso, muitos aplicativos feitos para também para MAC são escritos em C.
Há compiladores C++ que também fazem cross-compilation para binários do Mac.

Verdade. Por ser uma linguagem de construção simples, é geralmente a primeira linguagem que os fabricantes de hardware suportam.
Também por isso, ela é tão adequada para construção de SOs, firmware e software embarcado (o fato do binário ser otimizado e de dar muito controle de baixo nível são outros motivos igualmente importantes).

Entretanto, o fato da linguagem ser simples não significa que programar nela seja simples.
Nem que os problemas que ela resolva sejam simples.

Eu, particularmente, acho muito difícil programar em C. Primeiro, é necessário voltar ao paradigma procedural.
Depois, é difícil escapar de manipulação de ponteiros e macros.

Finalmente, boa parte da manipulação da memória é feita braçalmente, conhecendo-se tamanhos de tipos, a começar pela própria string - que no fundo é apenas um ponteiro para um endereço de memória que cotenha um grupo de caracteres.

Java e C# surgiram justamente no sentido oposto. Para simplificar a resolução de problemas comuns, e tornar a programação menos complexa.
Nada de gerenciar memória, ou se preocupar com detalhes como a arquitetura da máquina onde o software roda.
Sem preocupações exageradas com otimizações agressivas, consumo de memória ou especificidades tais como o tamanho exato em bytes de uma classe.

Até porque, aplicações comerciais não exigem esse tipo de preocupação.

Bobagem. Quem fala isso ignora os últimos 20 anos de evolução da linguagem.
Provavelmente nunca usou uma API moderna, como a boost e a QT, não tem idéia do que sejam SmartPointers e RAII, e ignora completamente as práticas de programação atuais.

É claro que C++ ainda é (muito) mais complexo que uma linguagem gerenciada. E, algumas coisas realmente são chatas, pois é uma linguagem antiga e deve suportar o peso de ter lá muitos erros do passado. Eu mesmo não recomendo C++ para muitos tipos de aplicações (tais como as que o C# e o Java já cobrem bem). Mas uma coisa é fato, se você vai distribuir software para o grande mercado, ter em mãos uma linguagem que te dá absoluto controle, extremamente otimizável, que não exige instalação de VMs e que pode ser portada para um número incrível de plataformas é uma vantagem considerável. Além disso, é consideravelmente mais fácil programar em C++ do que programar em C.

O preço a se pagar, levando-se em consideração o que existe pronto hoje, é bem menor do que muita gente supõe.

L

Para cada “aplicação de caixinha”, coisa do passado diga-se de passagem pois com Steam nem jogos são mais “de caixinha”, existem n empresarias feitas em VB ou alguma outra linguagem que não C++. E por falar em jogos, hoje em dia existem tantos feitos em Flash ou o que o valha, que se bobear nem a maioria dos jogos são feitos em C++.

Achei muito estranho a sua afirmação. Existe algum dado concreto para isso? Acho que meio impossível uma pessoa normal optar por desenvolver em C++ quando existem inúmeras opções mais simples e mais produtivas. Coisa que tenho observado inclusive no mercado.

Ou seja, a exceção e não a regra.

Uma extensão que não tem absolutamente nada a a ver com C++. As aplicações do Mac são feitas em Objective C, em sua maioria.

ViniGodoy:

Java e C# surgiram justamente no sentido oposto.

tsc, tsc

Maiores complexidades de problemas. Java e C# foram criados para propiciar uma maior produtividade, onde problemas que seriam complexos em linguagens de baixo nível, assim como memória e concorrência, são gerenciados pela VM automaticamente.

ViniGodoy:

Bobagem. Quem fala isso ignora os últimos 20 anos de evolução da linguagem.
Provavelmente nunca usou uma API moderna, como a boost e a QT, não tem idéia do que sejam SmartPointers e RAII, e ignora completamente as práticas de programação atuais.

É claro que C++ ainda é (muito) mais complexo que uma linguagem gerenciada. E, algumas coisas realmente são chatas, pois é uma linguagem antiga e deve suportar o peso de ter lá muitos erros do passado. Eu mesmo não recomendo C++ para muitos tipos de aplicações (tais como as que o C# e o Java já cobrem bem). Mas uma coisa é fato, se você vai distribuir software para o grande mercado, ter em mãos uma linguagem que te dá absoluto controle, extremamente otimizável, que não exige instalação de VMs e que pode ser portada para um número incrível de plataformas é uma vantagem considerável. Além disso, é consideravelmente mais fácil programar em C++ do que programar em C.

O preço a se pagar, levando-se em consideração o que existe pronto hoje, é bem menor do que muita gente supõe.

Acho cômico isso, “distribuição de VM”, oras não distribuem versões do DirectX junto com os jogos? Dois pesos, duas medidas?

As necessidades dependem do projeto e não de retórica. Controle “absoluto” é meio papo furado, pois existe um SO lidando com recursos, o que requererá reescrever porções e retestar o seu software para cada nova plataforma.

ViniGodoy

Eu admito que ia responder um longo post contrapondo seus argumentos, mas aí lembrei quem você é.
Além disso, com argumentos como esse, eu nem preciso rebater. Você mesmo já deve ter caído no descrédito de quem lê, ao mostrar tamanha ignorância.

Sugestão, vá até uma loja de games, e informe-se. Veja também os que existem em consoles, e note que as prateleiras de games para Windows não desapareceram.
Finalmente, informe-se também sobre que linguagem são feitos os games da Steam… e vc vai ver que a presença dela não alterou a linguagem favorita do mercado.

Por fim, procure ver quantos aplicativos de grande porte que você conhece que exigem VM Java, .Net Framework ou um ambiente Flash para rodar… e depois me conte.
Se alguém quiser ver uma outra lista de aplicações feitas em C++, e de empresas que usam C++, veja: http://www2.research.att.com/~bs/applications.html

ViniGodoy

Esqueci de outro motivo para se usar C++. E um dos principais.
É praticamente impossível descompilar uma aplicação C++.

J

A questão é a de tecnologia certa para o problema certo. Se considerar tem muito mais coisa realmente em VB do que em C++. Também acontece que o mercado “no brasil” é fraco para softwares de prateleira. Em compensação se for ver o salário…
A moda de rodar tudo Web é legal, mas vai demorar até se tornar algo que substitua as ferramentas (Corel, Cad, etc) por equivalentes em Web. Acho que o dia que teremos o SO e o Browser e mais nada nos nossos computadores ainda esta longe…
Mesmo que isso acontece, a programação C e C++ continuará existindo. Mesmo que você receba stream dos jogos, dificilmente onde eles irão ser executados, serão programados em outra tecnologia, pelo menos em um primeiro momento.
Tem ainda a questão de portar código nativo para rodar dentro do navegador. Procure MAME portado para Chrome no google e entenda como a coisa foi feita.

Óbvio que ninguem vai usar C e C++ para fazer software de locadora ou de padaria… para isso existe até o Maker que cria sistemas em um clique!

ViniGodoy

Voltando ao tema central do tópico.

Havia na Sun uma lista de softwares que usavam Swing:
http://java.sun.com/products/jfc/tsc/sightings/index.html

Mas infelizmente eles pararam de atualiza-la em 2006.

O problema da lista é que havia nela um monte de softwares desconhecidos.

Mas alguns softwares dignos de nota valem a pena serem mencionados:

• Mapple
  • Vuze (Antigamente chamado de Azureus)
  • FreeMind e XMind;

Todos usam SWT.

Fora dessa lista:

• Taikodom (LWGL);
  • Minecraft (LWJGL);
  • ReceitaNet
ViniGodoy

jmmenezes:
A questão é a de tecnologia certa para o problema certo. Se considerar tem muito mais coisa realmente em VB do que em C++. Também acontece que o mercado “no brasil” é fraco para softwares de prateleira. Em compensação se for ver o salário…
A moda de rodar tudo Web é legal, mas vai demorar até se tornar algo que substitua as ferramentas (Corel, Cad, etc) por equivalentes em Web. Acho que o dia que teremos o SO e o Browser e mais nada nos nossos computadores ainda esta longe…
Mesmo que isso acontece, a programação C e C++ continuará existindo. Mesmo que você receba stream dos jogos, dificilmente onde eles irão ser executados, serão programados em outra tecnologia, pelo menos em um primeiro momento.
Tem ainda a questão de portar código nativo para rodar dentro do navegador. Procure MAME portado para Chrome no google e entenda como a coisa foi feita.

Exatamente. Em volume, deve haver muita coisa pequena escrita em VB e C#.

Mas a pergunta do tópico é:
“Lista de grandes softwares desenvolvidos em Java”

Por isso nem citei games flash ou aplicativos pequenos e desconhecidos.

Se estamos falando de grandes softwares, então, o mercado de aplicações é dominado pelo C++.

Acho pouco provável que a indústria de games mude, justamente por causa dos consoles. Eles não estão afim de homogeneizar suas plataformas por trás de um navegador ou de uma VM.
Afinal, eles são uma indústria de hardware e diferenciação é o mercado deles.

L

Eu admito que ia responder um longo post contrapondo seus argumentos, mas aí lembrei quem você é.
Além disso, com argumentos como esse, eu nem preciso rebater. Você mesmo já deve ter caído no descrédito de quem lê, ao mostrar tamanha ignorância.

Mantendo a tradição do baixo nível da moderação do GUJ, como de costume.

Comportamento pouco profissional, desnecessariamente confrontacional e que demonstra um certo complexo de inferioridade.

Cresça (mentalmente), aprenda a conversar e depois podemos trocar uma idéia.

lina

Isso chega a ser ridículo. Um tópico tão simples e tão bom, consegue sempre acabar em confusão.

L

jmmenezes:

Óbvio que ninguem vai usar C e C++ para fazer software de locadora ou de padaria… para isso existe até o Maker que cria sistemas em um clique!

Primeiramente, C e C++ são duas linguagens distintas. O erro é justamente atribuir a popularidade da primeira, C, para a segunda, quando na verdade não é correto: http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html

Existem inúmeras linguagens para os mais diversos usos, e a tendência é que a necessidade de “baixo nível” se torne cada vez mais nicho. Tanto que vemos a popularização de linguagens assim como Javascript, Ruby ou Groovy, que não são tão eficientes, mas cumprem o papel adequadamente para diversos tipos de aplicação. E isso eu quero dizer “produtos” e não o famoso “software de padaria”.

Até mesmo para certas áreas assim como jogos onde performance é crítica, vemos Flash, C# (ou Java se for Android) e outras tecnologias crescerem devido a facilidade de desenvolvimento.

H

Longino, não vale a pena discutir com quem afirma que c++ é a linguagem mais portável que existe…

J

Longino:
jmmenezes:

Primeiramente, C e C++ são duas linguagens distintas. O erro é justamente atribuir a popularidade da primeira, C, para a segunda, quando na verdade não é correto: http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html

Existem inúmeras linguagens para os mais diversos usos, e a tendência é que a necessidade de “baixo nível” se torne cada vez mais nicho. Tanto que vemos a popularização de linguagens assim como Javascript, Ruby ou Groovy, que não são tão eficientes, mas cumprem o papel adequadamente para diversos tipos de aplicação. E isso eu quero dizer “produtos” e não o famoso “software de padaria”.

Até mesmo para certas áreas assim como jogos onde performance é crítica, vemos Flash, C# (ou Java se for Android) e outras tecnologias crescerem devido a facilidade de desenvolvimento.

Eu sei que são coisas distintas…
Essa “popularidade” também não quer dizer nada… estamos falando de softwares de prateleira… pode ter 1 aplicativo C++ para cada 10 aplicativos C para cada 100 aplicativos Java… isso não diz nada do que é melhor ou pior! C++ é sim a linguagem mais usada hohe para softwares de prateleira!

Com certeza a tendência é que mais baixo nivel se torne cada vez mais nicho…visto a imensa quantidade de apps web que já substituiram o desktop. Entretanto, volto a falar, o dia que conseguirmos ter um AutoCad, Corel, Photoshop, etc dentro do navegador, e rodando com tecnologia de navegador, talvez os aplicativos de prateleira como conhecemos hoje sumam, mas hoje eles são uma realidade.

Se falar de mercado já trabalhei com C, também já trabalhei com C++ e também já trabalhei com diversas outras tecnologias. Com certeza tem muito mais gente usando Java do que C++, mas isso não quer dizer que não se possa ter um emprego bom em C++.

H

Deve ter uns 10 anos que não ouço falar de software de prateleira. Vai ver é por isso que c++ faz sucesso nesse mercado.

Um software de prateleira que fosse iniciar seu desenvolvimento hj não precisaria usar uma linguagem tão defasada.

davidbuzatto

Fico feliz em ver um tópico produtivo. Fazia tempo que não aparecia algo.
Discussões são bem vindas! Pena que o Longino fica na diarréia mental dele de sempre e que o Hermanoz não tem noção do que está falando.

Hermanoz, o que o Vinícius e outros colegas estão dizendo é que se COMPILA facilmente um programa escrito em C++ ISO para qualquer plataforma que possua um compilador que siga a norma, não que um programa compilado no Windows vai rodar no Linux entendeu? Já ouvi uma terminologia que dizia que C e C++ são portáteis (compile o MESMO código para cada plataforma) e Java é portável (rode o mesmo binário em várias plataformas (depende da VM é claro)).

C e C++ são as linguagens que mais possuem compiladores para plataformas distintas. C tem compilador para praticamente TODAS as plataformas.

“Software de plateleira” que os colegas estão mencionando são softwares fechados, prontos para o uso, não necessriamente um software dentro de uma caixinha que está numa plateleira da Americanas ou da FNAC por exemplo.

[]'s

ViniGodoy

Também não foi isso que falei. Eu falei que C++ é uma linguagem de alta portabilidade.
Maior que Java e que C#. Mas o C deve ser mais portável que o C++ (não duvido que o C++ esteja em segundo lugar, ou perto disso).

Sério? Faz 10 anos que você não ouve falar de nenhum software do tipo “Office”? Nem de nenhum game? Nem de nenhum anti-vírus? Ou de algum player de mídia?
Downloader de torrent? Navegador de internet? Aliás, onde você está lendo os posts do GUJ?

De qualquer forma, como o David falou, “software de prateleira” foi o termo que usei para referenciar a software acabado, para o grande mercado.
Pode ser baixado pela Steam, ou ser totalmente digital como o VLC, mas se for aquele software “fechado”, é o que estou chamando de software de prateleira.

Com certeza a tendência é que mais baixo nivel se torne cada vez mais nicho…visto a imensa quantidade de apps web que já substituiram o desktop. Entretanto, volto a falar, o dia que conseguirmos ter um AutoCad, Corel, Photoshop, etc dentro do navegador, e rodando com tecnologia de navegador, talvez os aplicativos de prateleira como conhecemos hoje sumam, mas hoje eles são uma realidade.

Se falar de mercado já trabalhei com C, também já trabalhei com C++ e também já trabalhei com diversas outras tecnologias. Com certeza tem muito mais gente usando Java do que C++, mas isso não quer dizer que não se possa ter um emprego bom em C++.

Concordo com o que você disse.

Entretanto, vale ressaltar que programar em ambientes como QT já é bem mais “alto nível” do que a maioria das pessoas (que só viram C++ na faculdade) pensa.
Para começar, coisas como Smart Pointers praticamente gerenciam memória sozinhos. Há construtores de telas visuais, muitos componentes de terceiros totalmente prontos e poderosos modelos de eventos.
Engana-se quem pensa que a linguagem e, principalmente, a comunidade em torno dela, está parada.

De qualquer forma, código ir para o navegador é uma grande tendência. Até porque, os SOs estão começando a dar suporte as mesmas tecnologias, como vem puxando a MS com o Metro (e não duvido que outras vão seguir).
Também não duvido que logo veremos editores de imagens, players de vídeo e até pacotes como Office indo para outras linguagens.

Acho mais difícil é imaginar um game ou um cad indo para esse lado também, afinal, teríamos que imaginar máquinas com muito poder computacional.
Ao ponto dele deixar de ser o gargalo. Isso envolveria computadores capazes de gerar gráficos tão perfeitos, que seriam indistinguíveis da realidade, e cálculos que beirariam o instantâneo.
Ou o surgimento de alguma linguagem com um paradigma muito melhor que os atuais.

Hoje essas empresas enfrentam concorrência e não estão dispostas a sacrificar poder de fogo em prol de velocidade de desenvolvimento.

Há bastante emprego para programadores C++, mesmo no Brasil, onde o mercado desse tipo de software é mais fraco.
Talvez vocês não ouçam falar deles pois não estão nesse mercado, portanto, não conhecem os canais certos para procura-los.
Mas vive aparecendo ofertas na DevGuys. Existem comunidades e reuniões anuais de C++, enfim, desculpe desapontar uns e outros, mas existe vida fora do Java.

Por fim, volto a falar que estou falando de “Grandes Softwares”, como foi a proposta do tópico original. É claro que existem milhões de games em flash, mas a (absurda) maioria é desconhecida do público.
Também existe um número sem fim de aplicativos, que você pode encontrar no sourceforge, em sites de download e listas por aí. Mas a grande maioria, também são totalmente desconhecidas.

Foi extremamente difícil montar aquela listinha de “Grandes softwares em java” e alguns nem sequer são tão grandes assim.
É igualmente difícil montar uma lista assim para o C#.
Agora, pegue a última lista que postei de C++. E você verá que ela é recheada de softwares conhecidos.

Afinal, são praticamente todos os softwares da Adobe, Microsoft, Corel, Antí-Vírus, AutoDesk, Todos os grandes estúdios de games, etc… Com uma lista assim, qualquer comparação é covardia.

H

davidbuzatto:
Fico feliz em ver um tópico produtivo. Fazia tempo que não aparecia algo.
Discussões são bem vindas! Pena que o Longino fica na diarréia mental dele de sempre e que o Hermanoz não tem noção do que está falando.

Hermanoz, o que o Vinícius e outros colegas estão dizendo é que se COMPILA facilmente um programa escrito em C++ ISO para qualquer plataforma que possua um compilador que siga a norma, não que um programa compilado no Windows vai rodar no Linux entendeu? Já ouvi uma terminologia que dizia que C e C++ são portáteis (compile o MESMO código para cada plataforma) e Java é portável (rode o mesmo binário em várias plataformas (depende da VM é claro)).

C e C++ são as linguagens que mais possuem compiladores para plataformas distintas. C tem compilador para praticamente TODAS as plataformas.

“Software de plateleira” que os colegas estão mencionando são softwares fechados, prontos para o uso, não necessriamente um software dentro de uma caixinha que está numa plateleira da Americanas ou da FNAC por exemplo.

[]'s

Se quer criar um novo significiado para a palavra portabilidade que é compartilhado entre você e o Vini apenas ok, mas não reclama quando não conseguir se fazer entender.

Quanto ao software de prateleira, não sei de onde tirou que C++ é o mais utilizado. A menos que cite alguma referencia eu continuo achando que é conversa fiada.

H

Para cada aplicativo tipo Office e navegador web existem trocentos de aplicativos que usam linguagens de alto nível.

ViniGodoy

O mais curioso é ele postar um link onde C está em primeiro e C++ em terceiro, com o Java em queda no meio.
Sem falar que C e C++ ocupam o topo da lista ao que… uns 40 anos?

Além disso, acho difícil confiar no índice TIOBE, pelo menos no que refere a super popularidade do C, pois é baseado em buscas na internet.

Programadores C++ buscam coisas do C o tempo todo, pois o C é praticamente um subset do C++. O mesmo vale para programadores de Objective-C.

Duvido muito que o TIOBE seja capaz de diferenciar a intenção do programador que está fazendo a busca.

ViniGodoy

Hermanoz, então cite os grandes softwares que se enquadram nessa categoria.
É interessante vc pedir referências. O autor do tópico já apresentou uma lista, com dezenas de softwares. E eu outra.

Cite então as suas. Mas com softwares conhecidos, ok?
Afinal, é esse o assunto do tópico.

Hermanoz:

Se quer criar um novo significiado para a palavra portabilidade que é compartilhado entre você e o Vini apenas ok, mas não reclama quando não conseguir se fazer entender.
Quanto ao software de prateleira, não sei de onde tirou que C++ é o mais utilizado. A menos que cite alguma referencia eu continuo achando que é conversa fiada.

Você está confundido portabilidade: que é a capacidade de um software existir em várias plataformas (mesmo que através de recompilação) com multiplataforma (build once, run everywhere).
Multiplataforma é um tipo específico de portabilidade. E eu estou falando há muito tempo de software portável, não multiplataforma.

É curioso você pedir referências, quanto até agora só usou frases vazias como a primeira que fiz “quote”.

H

ViniGodoy:

É interessante vc pedir referências. O autor do tópico já apresentou uma lista, com dezenas de softwares. E eu outra.

Você é desenvolvedor ou arqueólogo de software?

Porque os grandes softwares que vc citou foram todos feitos a mais de uma década atrás. Alguns até mais do que isso.

drsmachado

Hermanoz:
ViniGodoy:

Porque os grandes softwares que vc citou foram todos feitos a mais de uma década atrás. Alguns até mais do que isso.

Eu não queria mais postar nada nessa thread, mas…
Fiquei curioso com a lista de softwares em C# e Java que você vai postar.
Aliás, não apenas a tua, a do longino também.

Será que podem matar nossa curiosidade?

S

Eu também não queria postar nada mas muito desses softwares “antigos” ainda são muito utilizados.

ViniGodoy

Hermanoz:

Como diria o Leão da Montanha… Saída estratégica pela direita…
Mas pode incluir softwares igualmente antigos na sua lista também.

Todos que citei tem versões atuais. Seja o Office, Cad ou softwares da Adobe.
Se quiser falar de softwares relativamente novos, podemos citar VLC, Chrome, Skype, Stellarium, Kapersky, Picasa e praticamente todos os games lançados esse ano.

H

drsmachado:

Eu não queria mais postar nada nessa thread, mas…
Fiquei curioso com a lista de softwares em C# e Java que você vai postar.
Aliás, não apenas a tua, a do longino também.

Será que podem matar nossa curiosidade?

Basta dar uma olhadinha no mercado em sua volta. Se eles tivessem desenvolvendo em c++ estariam contratando programadores nessa linguagem não acha?

O Vini fala tanto de desenvolver em C++ mas até onde sei ele trabalha dando aulas.

ViniGodoy

Hermanoz:
Basta dar uma olhadinha no mercado em sua volta. Se eles tivessem desenvolvendo em c++ estariam contratando programadores nessa linguagem não acha?
O Vini fala tanto de desenvolver em C++ mas até onde sei ele trabalha dando aulas.

Foi evasivo novamente.

Quanto ao FUD sobre a minha pessoa, nice try.

Eu sou coordenador técnico na Positivo Informática.
Trabalho lá como desenvolvedor, não como professor.
Antes disso, trabalhei com Java e C++ na Siemens.

Você poderia ter lido isso no meu currículo.

PS: Ainda estou aguardando sua lista.

H

Se é repetido a exaustão porque programadores continuam se apegando a linguagens de baixo nível com intuito de serem valorizados?

drsmachado

Se é repetido a exaustão porque programadores continuam se apegando a linguagens do passado com intuito de serem valorizados?
Qual a lista dos GRANDES e CONHECIDOS programas feitos em java e C#?
Só precisamos da lista para darmos créditos ao que está tentando defender.
Sem ela, não passa de alguém que não fundamenta o que diz e quer atenção.

lina

Oi,

É. Eu também só estou de butuca :shock: aguardando a lista dele…

Tchauzin!

drsmachado

lina:
Oi,

É. Eu também só estou de butuca :shock: aguardando a lista dele…

Tchauzin!

Todos estamos.

H

drsmachado:

Não sei porque a fixação com Java e C#. É só isso que entende por linguagem de alto nível?

Gabriel

Vou dizer o óbvio: os caras que estão enchendo o saco do Vini só querem encher o saco mesmo. São ignorantes que não sabem do que falam e têm inveja de programadores bem-sucedidos.

Sinto pena.

ViniGodoy

Ok. Qual seria a linguagem que você sugere, então? Que tal estender para todas as outras linguagens de alto nível existentes?
Aí talvez vc consiga expremer alguma lista comparável.

H

ViniGodoy:

Ok. Qual seria a linguagem que você sugere, então? Que tal estender para todas as outras linguagens de alto nível existentes?
Aí talvez vc consiga expremer alguma lista comparável.

Existe alguma comparação sendo feita aqui?

Achei que vc mesmo tinha dito que existe uma diferença de propósito entre linguagens de baixo e alto nível.

Uma é para programadores bitolados que sonham um dia fazer um software conhecido mundialmente (para aí sim serem valorizados)…

A outra é para programadores que estão preocupados em gerar valor para seu cliente.

drsmachado

Hermanoz:
drsmachado:

Não sei porque a fixação com Java e C#. É só isso que entende por linguagem de alto nível?

Então vai lá campeão, nos ilumine com sua imensa e inesgotável fonta de linguagens de alto nível e todos os sistemas/programas ou o que quer que seja que todos conhecemos e não são feitos em linguagens de baixo nível.

P.S.: Desculpe-me pela ignorância, creio que como ser humano, limitado que só usa 10% da sua cabeça animal, eu mereça um desconto por não conhecer todas as linguagens de alto nível.

ViniGodoy

Hermanoz:
Existe alguma comparação sendo feita aqui?

Achei que vc mesmo tinha dito que existe uma diferença de propósito entre linguagens de baixo e alto nível.
Uma é para programadores bitolados que sonham um dia fazer um software conhecido mundialmente.
A outra é para programadores que estão preocupados em gerar valor para seu cliente.

Nenhuma comparação.
Como você reclamou que não são apenas Java e C# linguagens de alto nível, apenas resolvi relaxar para vc a restrição e dizer que você pode citar uma lista de grandes softwares para público que são feitos em qualquer linguagem de alto nível (exceto, é claro, o próprio C++). E, como também já comentei, pode ser software novo ou velho.

Ainda assim, está difícil montar a lista não? Sua evasividade há mais de cinco horas só prova o que estou afirmando…

H

Programadores, se preocupem em resolver problemas reais ao invés de listinhas sobre linguagens que ninguém dá a mínima.

ViniGodoy

Como queriamos demonstrar…

drsmachado

Hermanoz:
Programadores, se preocupem em resolver problemas reais ao invés de listinhas sobre linguagens que ninguém dá a mínima.

É, definitivamente, ele abandona o barco.
Entendam que os argumentos que usa são apenas sofismas, falácias, inverdades.
Não o julguem, deve ser carência afetiva ou frustração.

lina

Oi,

Hermanoz:

Eu dou importância. Por favor, poste a sua lista…

Tchauzin!

Gabriel

Hermanoz:

Essa merece um: HAUHAUAHUAHAUHAUAHU

Fechando com chave de ouro. Ri muito acompanhando suas respostas nesse tópico agora a tarde. Obrigado, minha tarde passou muito rápido.

ViniGodoy

Só citando porque essa cobrança começou:

Nós demos 2 referências.
Você caiu vítima do seu próprio argumento.

Criado 21 de junho de 2012
Ultima resposta 27 de jun. de 2012
Respostas 90
Participantes 25