Oi gente, tudo bem?
Estou tentando criar um app android para mim para que ele me rastreie todo o dia(quem sabe até disponibilizar no Google Play depois para outras pessoas usarem para rastreamento pessoal), ou seja, ele envia os dados da minha localização(como latitude, longitude e horário) para o meu banco de dados, ele deve fazer isso em um determinado intervalo de tempo(que vai ainda ser definido, mas penso em colocar um valor de 5 minutos).
É simples, porém tem alguns probleminhas:
1 - Lembro-me quando tentei criar widgtes para o android, o proprio google recomenda que os widgets nao sejam ativados num intervalor menor do que 30 minutos, pois isso consome muita bateria do celular, tem algo que possa ser feito em relação a isso?
2 - Para criar a comunicação do android com o banco de dados eu pensei em duas alternativas, a primeira e mais simples seria simplesmente mandar a aplicacação acessar uma pagina php(isso sem mostrar nada ao usuario, o app deveria fazer isso internamente) e passar para ela parametros por POST ou GET e assim a pagina trataria esses dados e os enviaria para o banco de dados(isso eu ja até sei fazer, pois implementei isso na primeira versão de um jogo meu chamado Jumping Bird, e a segunda seria criar um webservice, q não tenho muita ideia de como fazer, mas acho q deve ser mais seguro, o q vcs acham q seria uma melhor alternativa?
3 - Se estou disponibilizando minha localização, alguém teria de ter acesso ao banco de dados com as minhas informações de localização, porém eu caio no mesmo problema da parte 2, como fornecer esse acesso a pessoa que vai me localizar?
Gostaria da opinião de vcs sobre isso e caso tenham alguma idéia para melhorar esse sistema, será muito bem vindo os comentários
Obrigado