Bom acho que agora ja posso dar a minha opinião sobre o maker aqui no forum.
Bom trabalho a 1 ano em uma empresa que utiliza o maker, ou seja 1 ano utilizando a ferramenta e até hoje não consigo imaginar como alguem pode de fato gostar dela.
não tem usuabilidade alguma gente, so quem ficava perdido com os codigos é que gosta desse tipo de “programação” que os caras vendem, sincerramente eu acho muito mais facil se analizar um codigo (e um codigo até mesmo sem comentario algum dentro) do que os fluxos criados dentro do maker.
A ferramenta te obriga a usar a logica dela por muitas vezes, e nisso coisas simples ficam complicadas, exsitem funções que não funcionam muito bem para o que foi planejado e outros problemas.
O reaproveitamento de codgio (no caso fluxos) é raramente possivel, muitas coisas ficam amaradas a formularios etc para se pegar uma ou outra informação que poderia de fato ser utilizada em outros locais, ou seja você tem que ir la e fazer outra função que vai ter a estrutura muito parecida ou iqual.
A Ferramenta tem diversos problemas, por exemplo o gerador de realtorios, é falho, as vezes o que se vê no modo de Vizualizar impressão não é o que de fato sai na folha, se você fechar o relatorio e ele pedir para salva as modificações ou não e você mandar salvar pode se deparar com um relatorio bugado que não vai abrir mais (problema ainda existe na versão mais atual heim).
O Sistema não consegue identificar outras instancias do SQL server na maquina, so consegue acessar a default, das 3 vezes que eu tentei não deu certo, e as outras pessoas que trabalham comigo tambem não tiveram exito (algo que se usa facilmente como qualquer IDE java e no visual studio), detalhe trabalhando com visual studio eu tinha no meu computador uma estancia do sql server 2008 R2 e outra do 2012 e nunca deu problema, o maker simplesmente não é capaz de se conectar na que não esta com o nome padrão que o setup cria, se consegue deve ser algo de outro mundo para se fazer o que ja quebra o conceito de “facilidade” vendida no produto.
As telas desenvolvidas tendem a ficar “pobres” diferente do conceito RIA que é vendido na pagina do produto, com 30 minutos no Blend eu faço uma tela mais robusta, bonita e intuitiva que a do Maker.
Problemas simples, como por exemplo o Ctrl + Z não funciona as vezes, você arrasta um objeto sem querer e ao apertar a combinação de teclas se deparada com simplesmente NADA, não desfaz a ultima ação.
Sistema de linceça infernal, ou se usa a licença apontando para um servidor de licenças ou um Token, beleza, se a conexão cair mesmo que por 1 minuto ja era, ele da uma viso que em 2 minutos sera fechado a IDE, e se nesse tempo a conexão voltar ele simplesmente não verifica para ver se acha a licença, ele fecha e ao fechar nem mesmo a opção de salvar é oferecida, com o token segue o mesmo, se tirar sem querer ele da maquina ja era, ele vai fechar em 2 minutos.
É demasiado pessado se comparado a ferramentas muito mais poderosas, utilizava no meu notebook, demorava para abrir, demorava para salvar, demorava para abir o sistema no navegador, e quando eu usava qualquer outra IDE a resposta era quase que imediata, nem mesmo o Glassfish no netbeans que demora um pouco para iniciar consegue ser mais lento que o webrun (servidor usado no maker), ele usa uma modificação do Toncat que é um inferno, um sistema sem NADA consumir mais de 400 MB de ram é sacanagem no meu ponto de vista.
As opções de componentes para se criar as telas é de outro mundo, serio mesmo, a grid não é grid é um formulario que é apresentado em outro formulario no formato de grid, o conceito dela é até bacana, da para se por imagens ali de jeito simples, alguns linguagens como o silverlight por exemplo requer um pouco mais de trabalho, mas esse trabalho é recompensado em diversos aspectos.
Somente na ultima versão que foi adicionada um fluxo para se dar foco a outra aba dentro do formulario, coisa que ja existe a mais de anos em qualquer outra linguagem que tenha esse componente.
Painel, vc cria um painel ou moldura como é chamado la, e coloca seus componentes dentro dele, no visual studio ao se arrastar esse painel o que tem dentro dele vai junto, no maker não, vai mexer apenas o painel ¬¬
ou seja o maker não tem condições alguma de competir com IDES como o Eclipse, Netbeans, Visual Studio e outras do mercado. peca muito, tem probleminhas que te deixa com uma raiva de tão bobo que é, te limita dentro do que ele pode fazer e na forma como ele pode fazer (um codigo de 3 linhas requer varios clicks e mais clicks, como ja foi dito a varias paginas aqui no topico).
E isso tudo aliado a empresas que jogam o conceito de analise de sistemas no lixo, acaba nos dando sistemas meia bocas e cheios de remendos.
Até acredito que com uma boa gerencia se possa criar algo com uma qualidade aceitavel, mas acredito tambem que um projeto com essa gerencia poderia fazer algo mil vezes melhor usando outras ferramentas como ja citei a cima, e o tempo de desenvolvimento seria compensado no tempo de manutenção posterior a implantação, e como sabemos o custo é sempre mais caro na fase de manutenção do que na fase de desenvolvimento.