Alguns sugestões que tenho sobre São Paulo, como vim do interior tenho umas dicas de comparação:
Renda mínima para sobrevivência :minimo para uma pessoa R$ 2.000,00 , ganhar menos que isso você não vive, a não ser que tenha outra renda ou um cash para se bancar.
Custo de vida : Multiplica por 2 o custo de uma cidade de porte médio (200 mil hab), por exemplo se você paga 600 reais de aluguel em um ap de dois quartos, aqui vai pagar no minimo 1200 numa região mais ou menos próxima do centro. Se você gastava 10,00 reais no almoço, vai gastar 20,00 reais aqui, qualquer coisa aqui custa no mínimo o dobro
Comparação de Salário: Multiplica por dois, se você era programador e recebia R$ 2000,00 numa cidade de porte médio, aqui teria que receber 4000,00 numa comparação simples
Formação: Se não tiver curso superior, e não tiver uma boa formação técnica melhor não vir, vir para ganhar experiência aqui é besteira, a menos que você tenha um cash que possa se bancar por um tempo, porque se não você não vai conseguir uma renda minima para sobreviver, irá voltar frustrado, ou vai ralar muito. Melhor adquirir uma formação técnica boa antes ou um curso superior e um pouco de experiência antes de vir.
Transito/Violência = Não utilize esse parâmetros porque na minha opinião isso é problema no Brasil inteiro, aqui em São Paulo tem lugares muito perigosos, como tem lugares muito tranquilos, moro a 5 anos aqui e nunca fui assaltado ou passei por situações violentas. O transito é tenso, mais é assim em qualquer lugar no brasil. Uma vantagem que aqui têm Metro, o que poucas cidades têm, e com metrô você tem acesso a quase tudo. Tem horas que você pensa que esta numa lata de sardinha, mais a maior parte do tempo é tranquilo.
Mercado de Trabalho= Como sabe aqui esta o maior mercado de trabalho, tem vagas para todos os gostos, mais não pense que as empresas estão contratando qualquer um, vejo muitas pessoas tendo dificuldade para conseguir trabalho, tem empresas boas e empresa ruins, você pode conseguir um emprego para trabalhar com tecnologias de topo como também ultrapassadas. Mais isso ocorre em qualquer lugar, a vantagem daqui na minha opinião em relação a qualquer outro lugar é na quantidade de empresas, você aqui não fica refém de poucas opções, como as empresas selecionam os melhores currículos, aqui também você pode selecionar as melhores empresas, no mínimo você tem aqui uma relação maior.
Cidade Provinciana= Se você não quer morar numa cidade provinciana, venha para São Paulo, o resto todas as cidades tem alguma coisa de provinciano. Acho que alguns colegas podem querer me apedrejar aqui por falar mal do resto do Brasil, mais isso é minha constatação e o que vejo de comentários. É claro que SP você pode passar a situação de encontrar lugares e serviços muito ruins, mais aqui você encontra o melhor também, qualquer coisa que você procurar você encontra serviços bons. Mais não da para comparar, mesmo com cidades grandes como Rio de Janeiro, Floripa, aqui sempre supera. E depois que você mora um tempo aqui acaba se acostumando, quando vou em outras cidades, percebo a diferença, em termos de atendimento e qualidade. Não estou dizendo aqui serviços para burguesia, sim populares: Shoppings, Cursos, Bares, Baladas etc.
Qualidade de Vida: Não use isso como parâmetro, para mim qualidade de vida depende de como você faz uso de seu tempo e seus hábitos, eu tenho uma qualidade de vida muito melhor aqui em São Paulo, na cidade de pedra do que tinha em Minas numa cidade pequena de 100 mil hab. A poluição aqui é maior, porém você compensa isso com esportes, faça academia a 70 reais por mes na Smart Fit( alias essa academia tem unidades em todo Brasil e recomendo), uma vez por semana faça natação de graça no Sesc, e nos finais de semana costumo correr no Parque Ibirapuera.
Família: Isso sim acho um quesito de total importância, se você é solteiro, são paulo é a cidade ideal para iniciar carreira e crescer quando já se tem uma boa formação. Mais se tem família envolvida ai muda tudo, porque para mim acho melhor criar uma criança numa cidade do interior do que numa grande cidade como São Paulo, Rio Etc.