Melhores cidades atuais para desenvolvedor de software

131 respostas
A

Bom dia galera,

Acredito que esse deve ser um assunto bastante discutido no fórum, mesmo assim, gostaria muito da opinião de vocês sobre as melhores cidades para desenvolvedores de software morar.

Atualmente moro em uma região bem no interior e o meu objetivo seria buscar uma cidade maior, de preferência próxima ao mar. Além disso, gostaria de considerar não só o salário, mas a qualidade de vida, custo de vida, valorização do profissional e tudo mais. Fiz algumas pesquisas na internet e levantei algumas cidades que parecem interessantes e adicionei alguns pontos que considerei ao classificar, além dessas, aceito quaisquer outras sugestões. E não tenham medo de “meter o pau” na cidade.

• Porto Alegre/RS

(+) Li muitos elogios para essa cidade por ser um polo tecnológico com muitas ofertas na área de software;

(+) Li ser a melhor capital da américa do sul em qualidade de vida;

• São Paulo/SP

(+) Mercado competitivo possibilita melhor remuneração;

(+) Muitas das boas universidades;

(-) Filas, congestionamentos, perigosa, estresse

• Florianópolis/SC

(+) Ótimo lugar devido as praias e atrativos turísticos;

(-) Custo de vida altíssimo;

(-) Alta prostituição dos desenvolvedores de software;

(-) Salários baixos;

(-) Cartel de salários entre os empresários;

• Curitiba/PR

(+) Mercado de software promissor;

(+) Bons salários;

(-)  Custo de vida alto;

Além dessas acima, acredito existir mais. Abaixo coloquei algumas, mas se tiver mais podem colocar. Qualquer sugestão é bem vinda.

• Manaus/AM
  • Recife/PE
  • Salvador/BA
  • Rio Verde/GO
  • Paranaguá/PR

Abraços!

131 Respostas

giovanni_dalfre

Certeza que Porto Alegre é tudo isso em qualidade de vida? se tiver fonte de onde você viu, posta ai pra gente :smiley:

Acho que é interessante apontar a região metropolitana de Campinas/SP. Tem bastante mercado, e acho que é boa em qualidade de vida.

tmvolpato

já ouvi fala bem de Porto Alegre tbm
mas e o custo de vida, sabe?

kmunga

Eu não sei em relação as demais capitais do Brasil, mas Porto Alegre já não é mais a mesma, tivemos uma série de prefeitos mais preocupados em ganhar algum extra junto empresas (empresas de ônibus, empresas de construção, etc…) do que com a qualidade de vida de seus moradores.

Porto Alegre perdeu muito de sua principal característica, que era uma cidade rica em cultura e com custo de vida baixo, a cultura ainda é rica, mas ao contrario de alguns anos atrás não é mais acessível a todas as pessoas, bairros tipicamente boêmios vem sofrendo repressão por parte da prefeitura, no sentido de proibir que alguns tradicionais bares abram após a meia noite e inibir as pessoas de ficarem nas ruas até altas horas. Cultura e lazer em porto alegre hoje em dia é, só tem acesso quem tem dinheiro.

Mas voltando ao tópico, sobre o mercado de TI(TI em geral) realmente é bastante promissor, um programador bom não tem dificuldades de conseguir emprego aqui.

R

Olá,

Não sou programador, mas moro em POA e trabalho como TESTADOR DE SOFTWARE. Eu particularmente acho o custo de vida em POA caro, como o colega acima falou, pra você se divertir por que tu não gasta menos que 100 reais em uma noite.

Vagas em informática por aqui não faltam, mas pelo que eu pude perceber, os caras sempre pedem experiência e um vasto conhecimento em ferramentas.

Vagas em POA vocês podem acompanhar pelo Baguete: www.baguete.com.br

ivansalvadori

Sou de Floripa, concordo com os pontos destacados.
Obs.: O termo prostituição poderia ser alterado para outra coisa… meio pesado… o cara ganha pouco e ainda é chamado de P#T4… triste

Os salários são baixos para os iniciantes, entretanto o desenvolvedor com mais tempo de casa, mais experiência tecnológica e negócio, a situação melhora.
*sujeito a cultura da empresa.

kmunga

Acho que aqui em Porto Alegre, um dos principais problemas é em relação a habitação, aluguel e condomínio são muito caros, inflacionou de uma maneira.

Xmio

Tem que priorizar suas escolhas…

Se você busca qualidade de vida com custo de vida mais acessível eu recomendaria SC e RS… Porem a valorização do profissional e os bons salários só vem com tempo de casa(e ainda vai depender da empresa)…

Agora se você quer ser imediatamente valorizado e receber bons salários(tem que ter bala na agulha) sem se importar com a qualidade de vida e em pagar um pouco mais pra viver eu recomendaria SP e RJ…

A

giovanni_dalfre:
Certeza que Porto Alegre é tudo isso em qualidade de vida? se tiver fonte de onde você viu, posta ai pra gente :smiley:

Acho que é interessante apontar a região metropolitana de Campinas/SP. Tem bastante mercado, e acho que é boa em qualidade de vida.

Olá Giovanni,

Obrigado por sua sugestão, vou considerar Campinas/SP nas pesquisas. Referênte a fonte quando cito Porto Alegre, são várias pesquisas que acessei mas nada muito detalhado, um dos sites é esse http://www.sinprorp.org.br/clipping/2005/191.htm

alexfe

Maringá - Pr

Site das empresas de T.I associadas http://www.softwarebymaringa.com.br/

Rodrigo_Sasaki

Quanto a São Paulo não tem muito o que ser dito, todo mundo sabe (ou já ouviu falar) da situação daqui.

Aqui você vai encontrar vagas de todos os tipos, todos os tipos de salários e oportunidades que imaginar. Até onde eu sei São Paulo é a cidade que paga melhor na nossa área.

Aqui você encontra todas as grandes escolas, excelentes faculdades, vi uma vez no GUJ um membro dizendo que só encontrou o curso de arquiteto para certificação aqui em SP.

Não tem jeito, aqui tem de tudo.

Agora tem o outro lado, trânsito excessivo, filas para tudo. Se quiser sair para fazer algo tem que planejar o tempo de viagem, que mesmo que não seja tão distante, o trânsito faz demorar.

Em certos bairros a violência aqui é um problema sério (ainda mais atualmente), o ar aqui não é nada limpo, e o cheiro da marginal não é nada agradável hehehe.

As vezes eu penso que só moro aqui porque nasci aqui, mas por outro lado, tive oportunidades que não sei se teria em outro lugar.

Cabe a você medir o que é prioritário.

A

tmvolpato:
já ouvi fala bem de Porto Alegre tbm
mas e o custo de vida, sabe?

Olá tmvolpato, não tenho essas informações, mas vou me informar disso.

Abraço

giovanni_dalfre

Opa então eu vi seu link, mas é de 2005.
Aqui tem um link de 2012:
http://www.firjan.org.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=2C908CEC3B4DD6E3013B6112EFCA56E4

“Ranking IFDM”.

Achei bem interessante a pesquisa. Ela é baseada em Emprego & Renda, Educação e Saúde.

A

kmunga:
Eu não sei em relação as demais capitais do Brasil, mas Porto Alegre já não é mais a mesma, tivemos uma série de prefeitos mais preocupados em ganhar algum extra junto empresas (empresas de ônibus, empresas de construção, etc…) do que com a qualidade de vida de seus moradores.

Porto Alegre perdeu muito de sua principal característica, que era uma cidade rica em cultura e com custo de vida baixo, a cultura ainda é rica, mas ao contrario de alguns anos atrás não é mais acessível a todas as pessoas, bairros tipicamente boêmios vem sofrendo repressão por parte da prefeitura, no sentido de proibir que alguns tradicionais bares abram após a meia noite e inibir as pessoas de ficarem nas ruas até altas horas. Cultura e lazer em porto alegre hoje em dia é, só tem acesso quem tem dinheiro.

Mas voltando ao tópico, sobre o mercado de TI(TI em geral) realmente é bastante promissor, um programador bom não tem dificuldades de conseguir emprego aqui.

kmunga valeu por sua opinião.
Interessante isso que comenta sobre o alta de preços em cultura e lazer, vi que não tem muitas queixas referênte a cidade ou a empresa que está trabalhando, muito legal isso. Agora, como são os salários para desenvolvedor jr ou pl (java, delphi, plsql, oracle) por aí? Quanto sai um apartamento barato? As empresas por aí são de boa ou são a base de chicotadas e hora extra?

Abraços

Hebert_Coelho

Nossa, Rio de Janeiro nem entrou na tua lista. :open_mouth:

victormagno

Aqui no Rio de Janeiro, tem muito mar pra você… na mesma proporção tem assaltos e sequestros relâmpago… ta brabo!

A

Beleza rafael.cs, valeu as dicas!

rafael.cs:
Olá,

Não sou programador, mas moro em POA e trabalho como TESTADOR DE SOFTWARE. Eu particularmente acho o custo de vida em POA caro, como o colega acima falou, pra você se divertir por que tu não gasta menos que 100 reais em uma noite.

Vagas em informática por aqui não faltam, mas pelo que eu pude perceber, os caras sempre pedem experiência e um vasto conhecimento em ferramentas.

Vagas em POA vocês podem acompanhar pelo Baguete: www.baguete.com.br

Hebert_Coelho

victormagno:
Aqui no Rio de Janeiro, tem muito mar pra você… na mesma proporção tem assaltos e sequestros relâmpago… ta brabo!
não exagera… -_-’’

A

ivansalvadori:
Sou de Floripa, concordo com os pontos destacados.
Obs.: O termo prostituição poderia ser alterado para outra coisa… meio pesado… o cara ganha pouco e ainda é chamado de P#T4… triste

Os salários são baixos para os iniciantes, entretanto o desenvolvedor com mais tempo de casa, mais experiência tecnológica e negócio, a situação melhora.
*sujeito a cultura da empresa.

Ivan, eu estava querendo muito ir para Floripa, para mim seria a cidade mais interessante.
O problema é que muita gente reclama daí, é isso mesmo que vc comenta, desvalorização do desenvolvedor de software.
Depois de ver a galera reclamando, reformulei meus conceitos e estou pesquisando um pouco mais. Porto Alegre parece ser uma boa cidade, mas… vamos ver né…

valeu pela opinião, abraços

A

Boa dica Xmio. Tive a oportunidade de trabalhar em uma cidade de outro país com muito congestionamento e estresse. Pagavam razoavelmente bem comparado a outras empresas, mas vou te dizer, comecei a valorizar mais a qualidade de vida. De qualquer forma, não descarto essas oportunidades. Não conheço muito bem SP e RJ, acredito que nelas existam também bons lugares para trabalhar, tu sugere alguma cidade?

Xmio:

Se você busca qualidade de vida com custo de vida mais acessível eu recomendaria SC e RS… Porem a valorização do profissional e os bons salários só vem com tempo de casa(e ainda vai depender da empresa)…

Agora se você quer ser imediatamente valorizado e receber bons salários(tem que ter bala na agulha) sem se importar com a qualidade de vida e em pagar um pouco mais pra viver eu recomendaria SP e RJ…

A

alexafe:
Maringá - Pr

Site das empresas de T.I associadas http://www.softwarebymaringa.com.br/

Valeu a dica alexafe!

kicolobo

Estive em Recife semana passada e fiquei muito bem impressionado com uma iniciativa da cidade chamada Porto Digital (http://www.portodigital.org/)

Alguém aqui tem referências sobre lá? É realmente tão bacana quanto parece?

A

Rodrigo Sasaki:
Quanto a São Paulo não tem muito o que ser dito, todo mundo sabe (ou já ouviu falar) da situação daqui.

Aqui você vai encontrar vagas de todos os tipos, todos os tipos de salários e oportunidades que imaginar. Até onde eu sei São Paulo é a cidade que paga melhor na nossa área.

Aqui você encontra todas as grandes escolas, excelentes faculdades, vi uma vez no GUJ um membro dizendo que só encontrou o curso de arquiteto para certificação aqui em SP.

Não tem jeito, aqui tem de tudo.

Agora tem o outro lado, trânsito excessivo, filas para tudo. Se quiser sair para fazer algo tem que planejar o tempo de viagem, que mesmo que não seja tão distante, o trânsito faz demorar.

Em certos bairros a violência aqui é um problema sério (ainda mais atualmente), o ar aqui não é nada limpo, e o cheiro da marginal não é nada agradável hehehe.

As vezes eu penso que só moro aqui porque nasci aqui, mas por outro lado, tive oportunidades que não sei se teria em outro lugar.

Cabe a você medir o que é prioritário.

Olá Rodrigo Sasaki, boas informações.
Realmente é essa visão que temos de SP, infelizmente.
Essa série de benefícios por ser um bom mercado é muito atraente. Acho a qualidade de vida algo essencial também, mas dependendo da oferta, não tem como recusar.
Tu acha possível conseguir moradia perto do trabalho, ou é tudo 15 e 20 km de distância (como assistimos pela TV)?
Quanto estão pagando em média para um programador jr ou sn java?
Quanto custa ± o aluguel de um apartamento pequeno em uma região não tão precária?

Abraço

R

Meu irmao saiu aqui de Manaus e foi pra Curitiba, e de la ele nao quer mais sair, hehehehe.

Cara, qualquer lugar (quase ne) e melhor que Manaus, nao estou sendo pessimista, mas sim realista, aqui e dificil arrumar emprego, custo de vida é ALTISSIMO, as empresas que vendem mercadorias sao exageradas, 1kg de feijao 8 reais, a terceira ou quarta cesta basica mais cara do brasil é aqui. A pior e mais cara internet do brasil é aqui. Os politicos aqui se aproveitam do dinheiro publico, visto que aqui a fiscalizacao e baixa, acho que devido a distancia do distrito, talvez. O transito é ate calmo se comparado com sao paulo, mas ta piorando cada vez mais, as ruas sao cheias de buraco, meu peugeot ta se rebentando todo aqui, comprei ele e ja quero uma caminhonete, quem for de Manaus vai entender o que estou falando. Alugueis CAROS, CASA e CARROS CAROS, aqui velho, to quase pra xingar ja, e olha que eu nasci aqui. Meu irmao ta feliz da vida la em Curitiba, ele ate falou pra eu ir pra la, mas nao posso passei num concurso aqui da cidade, o unico tipo de emprego que presta aqui são os empregos publicos FEDERAIS e alguns Estaduais. Cara, vo parar de escrever que ja to quase quebrando o teclado e xorando ‘-’.

A

giovanni_dalfre:
Opa então eu vi seu link, mas é de 2005.
Aqui tem um link de 2012:
http://www.firjan.org.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=2C908CEC3B4DD6E3013B6112EFCA56E4

“Ranking IFDM”.

Achei bem interessante a pesquisa. Ela é baseada em Emprego & Renda, Educação e Saúde.

Beleza giovanni, vou ver esse, valeu!

R

Fora que aqui no ramo de tecnologia é ruim d+++, nao tem Caelum aqui, nao tem essas escolas renomadas de capacitacao, AAAAAaaaaaahhhhhhhhhhhhhhh

¬¬

A

Hehehe, não sei se vale tanto a pena!
Mas valeu a dica victor.

victormagno

Hehe…

No Rio realmente tem áreas que são muito perigosas, outras nem tanto. Acho que já foi pior, inclusive. No geral aqui é bom de viver, sem falar que é lindo.

Tem boas oportunidades de emprego, bons salarios também… se você quiser trabalhar na area de software voltado pra indústria, por exemplo, vai bombar nos próximos anos devido a exploração do pré-sal. Muita exploração => Muitos projetos => Muita demanda de software.

A

rof20004:
Meu irmao saiu aqui de Manaus e foi pra Curitiba, e de la ele nao quer mais sair, hehehehe.

Cara, qualquer lugar (quase ne) e melhor que Manaus, nao estou sendo pessimista, mas sim realista, aqui e dificil arrumar emprego, custo de vida é ALTISSIMO, as empresas que vendem mercadorias sao exageradas, 1kg de feijao 8 reais, a terceira ou quarta cesta basica mais cara do brasil é aqui. A pior e mais cara internet do brasil é aqui. Os politicos aqui se aproveitam do dinheiro publico, visto que aqui a fiscalizacao e baixa, acho que devido a distancia do distrito, talvez. O transito é ate calmo se comparado com sao paulo, mas ta piorando cada vez mais, as ruas sao cheias de buraco, meu peugeot ta se rebentando todo aqui, comprei ele e ja quero uma caminhonete, quem for de Manaus vai entender o que estou falando. Alugueis CAROS, CASA e CARROS CAROS, aqui velho, to quase pra xingar ja, e olha que eu nasci aqui. Meu irmao ta feliz da vida la em Curitiba, ele ate falou pra eu ir pra la, mas nao posso passei num concurso aqui da cidade, o unico tipo de emprego que presta aqui é os empregos publicos FEDERAIS e alguns Estaduais. Cara, vo parar de escrever que ja to quase quebrando o teclado e xorando ‘-’.

Opa rof20004, obrigadão pelas dicas, vou pensar bem se vale a pena ir para Manaus. Agora não tive como não achar engraçado o final do seu texto “Cara, vo parar de escrever que ja to quase quebrando o teclado e xorando”, hehehe, parece eu as vezes me lamentando por minha cidade.

Mas boa sorte pra ti, que as coisas melhorem por aí!

Hebert_Coelho

rof20004:
Fora que aqui no ramo de tecnologia é ruim d+++, nao tem Caelum aqui, nao tem essas escolas renomadas de capacitacao, AAAAAaaaaaahhhhhhhhhhhhhhh

¬¬

Na boa? Aprende o básico em uma empresa mais ou menos e depois parte pros livros. :lol: :lol: :lol:

Até hoje nunca fui em uma Caelum ou Global da vida e eu já aprendi fazer if! :lol: :lol: :lol:

Hebert_Coelho

Mas valeu a dica victor.É exagero… -_-’’

R

Hebert Coelho:
rof20004:

¬¬

Na boa? Aprende o básico em uma empresa mais ou menos e depois parte pros livros. :lol: :lol: :lol:

Até hoje nunca fui em uma Caelum ou Global da vida e eu já aprendi fazer if! :lol: :lol: :lol:

Eu trabalho na area, sou concursado, so tenho eniso medio, e nunca fiz curso de nada, aprendi tudo sozinho, nos googles da vida, mas achei importante informar o autor do topico, talvez fosse importante pra ele saber isso, e tb acho ruim nao ter escolas desse tipo aqui.

A

Caraca, galera participativa mesmo.
Estou vendo que valeu a pensa postar aqui no fórum!!!

A

victormagno:

victormagno wrote:Aqui no Rio de Janeiro, tem muito mar pra você... na mesma proporção tem assaltos e sequestros relâmpago.. ta brabo!

não exagera… -_-’’

Hehe…

No Rio realmente tem áreas que são muito perigosas, outras nem tanto. Acho que já foi pior, inclusive. No geral aqui é bom de viver, sem falar que é lindo.

Tem boas oportunidades de emprego, bons salarios também… se você quiser trabalhar na area de software voltado pra indústria, por exemplo, vai bombar nos próximos anos devido a exploração do pré-sal. Muita exploração => Muitos projetos => Muita demanda de software.

Opa, interessante isso.
Sabe quanto estão pagando para um programador jr ou pleno?
É possível morar perto do trabalho?
Quanto sai ± um aluguel de um apartamento pequeno por aí?

Abraços

Xmio

No Rio como na maioria dos estados o maior numero de oportunidades se concentra na capital… Não sei de onde você é… mas costuma ser um pouco traumático pra quem mora no sul ir pra uma cidade como o Rio devido a qualidade de vida… Mas quem supera essa fase não costuma voltar tao cedo pro sul pela ‘desvalorização’ do profissional na volta…

aprendiz.devel:
Boa dica Xmio. Tive a oportunidade de trabalhar em uma cidade de outro país com muito congestionamento e estresse. Pagavam razoavelmente bem comparado a outras empresas, mas vou te dizer, comecei a valorizar mais a qualidade de vida. De qualquer forma, não descarto essas oportunidades. Não conheço muito bem SP e RJ, acredito que nelas existam também bons lugares para trabalhar, tu sugere alguma cidade?

Xmio:

A

Humm, tu é do RJ Hebert?

R

E so olhar a imagemzinha dele, olha a cara de galeroso, olhos fechados, capim na boca… hehehehehehe brincadeira herbert =D

Hebert_Coelho

Humm, tu é do RJ Hebert?Uhum.

Aqui tudo é caro pacas.

Mas tem muuuuuuito salário bom! .

Segurança tá bem melhor que antes. Não conheço ninguem que tenha sofrido sequestro relâmpago, e assalto ouço falar esporadicamente.
Graças a Deus, em 5 anos aqui não fui assaltado. =D

A

Xmio:
No Rio como na maioria dos estados o maior numero de oportunidades se concentra na capital… Não sei de onde você é… mas costuma ser um pouco traumático pra quem mora no sul ir pra uma cidade como o Rio devido a qualidade de vida… Mas quem supera essa fase não costuma voltar tao cedo pro sul pela ‘desvalorização’ do profissional na volta…

aprendiz.devel:

Xmio:

Pois é Xmio,

Até parece que isso virou rotina em algumas cidades do Sul, é impressionante como desvalorizam os profissionais de TI. Algumas cidades existe até cartel de salários, isso acaba com o valor do profissional, floripa reclamam muito disso. Vou considerar RJ e SP sim, aproveitar que ainda não tenho filhos, quem sabe né…

johnny_quest

cidades que eu levaria em consideração pela qualidade de vida… e que tem várias empresas de software
blumenau e joinville… por serem próximas ao litoral de sc.
caxias do sul… na serra gaucha

victormagno

Cara, isso que o Herbert falou é muito relativo… depende MUIITOO da região do Rio que você mora, não estou querendo te assustar, é verdade… vê o JN… Eu tb nunca fui assaltado por exemplo, mais isso nao muda os fatos… Enfim, o Brasil que é uma merda em relação à seguraça, não vamos culpar só o Rio…

Mas tem regiões tranquilas (e mais caras tb), na zona sul por exemplo. Você chega rápido no trabalho e está perto de tudo.

maior_abandonado

é verdade, não deveria exagerar desse jeito po… não existe nesse lugar com tanto… mar…rs

agora falando serio, pelo que foi dito ai, a cidade que me parece que se encaixa mais eu digo sem muito conhecimento de causa é o rio de janeiro mesmo…

não paga tão bem quanto são paulo, mas paga bem, melhor que a maioria das capitais, qualidade de vida razoável (comparando também com outras capitais), não chega a ser uma Curitiba da vida mas também não tem estes trânsitos intermináveis de sp, transporte publico lotado parecendo aquelas imagens de trem indiano de piadas da vida… enfim, tem praia que você queria…

se não for rio, parece que o mercado em Brasilia também é bom, não sei como é a qualidade de vida de la…

ai entre outras cidades você teria que escolher entre qualidade de vida mais alta e salários mais baixos ou o contrário, que é o caso de sp. Quanto a sp posso te contar como é, pegar condução em horários de pico (tipo la para umas 7:30 na ida para os centros comerciais e voltar la pelas 18:00 ±) é sinônimo de passar nervoso e aperto, não sei se vc ja viu as pocas vezes que apareceu em jornais, o povo se empurrando e literalmente se batendo para entrar no metro… bom isso acontece todo santo dia nesses horários, eu evito ao máximo, se você evitar estes horários ainda vai pegar conduções cheias mas não vai ser estes absurdos…
De carro você tem mais conforto, mas a gasolina é cara, o estacionamento nos grandes centros comerciais é absurdamente caro (o estacionamento na vila olimpia por exemplo você gasta 30 reais para ficar um dia fácil, menos que isso é um achado), isso fora os congestionamentos… Resumindo até da para a qualidade de vida não ser assim tão ruim, mas você tem que ter uma noção de algumas coisas, em especial de horário…
Quanto morar perto do trabalho você escolhe, ou você mora longe do trabalho, ou paga la para 1.5K de aluguel em média, o aluguel de um apzinho minusculo nos grandes centros de sp é isso…

Hebert_Coelho

victormagno:
Cara, isso que o Herbert falou é muito relativo… depende MUIITOO da região do Rio que você mora, não estou querendo te assustar, é verdade… vê o JN… Eu tb nunca fui assaltado por exemplo, mais isso nao muda os fatos… Enfim, o Brasil que é uma merda em relação à seguraça, não vamos culpar só o Rio…

Mas tem regiões tranquilas (e mais caras tb), na zona sul por exemplo. Você chega rápido no trabalho e está perto de tudo.

Morei em Benfica e hoje moro em Irajá. Ambos bairros não zona sul e pelo contrário, perto de favelas.
Nunca tive problema, sempre morei em locais bons, perto do metro/supermercado/farmácias e coisas do tipo.
Pego metrô fora do horário de pico pois meu emprego permite. Permite também usar bermuda, tem frutas, meu pc é um core i5 16gb de ram monitor de 22’.

Rio de Janeiro tem seus problemas, mas (digo novamente) falar que aqui é só assalto, perigo e crocodilos mutantes andando pela rua é exagero.

victormagno

Ok, Herbert… São visões diferentes. Nao acho que eu esteja errado e provavelmente vc nao está.

A

johnny quest:
cidades que eu levaria em consideração pela qualidade de vida… e que tem várias empresas de software

johnny quest, já ouvi falar muito bem dessas cidades… vc tem noção mais ou menos de quanto estão pagando para desenvolvedor por aí? e as empresas são boas de trabalhar?

abraços

A

é verdade, não deveria exagerar desse jeito po… não existe nesse lugar com tanto… mar…rs

agora falando serio, pelo que foi dito ai, a cidade que me parece que se encaixa mais eu digo sem muito conhecimento de causa é o rio de janeiro mesmo…

não paga tão bem quanto são paulo, mas paga bem, melhor que a maioria das capitais, qualidade de vida razoável (comparando também com outras capitais), não chega a ser uma Curitiba da vida mas também não tem estes trânsitos intermináveis de sp, transporte publico lotado parecendo aquelas imagens de trem indiano de piadas da vida… enfim, tem praia que você queria…

se não for rio, parece que o mercado em Brasilia também é bom, não sei como é a qualidade de vida de la…

ai entre outras cidades você teria que escolher entre qualidade de vida mais alta e salários mais baixos ou o contrário, que é o caso de sp. Quanto a sp posso te contar como é, pegar condução em horários de pico (tipo la para umas 7:30 na ida para os centros comerciais e voltar la pelas 18:00 ±) é sinônimo de passar nervoso e aperto, não sei se vc ja viu as pocas vezes que apareceu em jornais, o povo se empurrando e literalmente se batendo para entrar no metro… bom isso acontece todo santo dia nesses horários, eu evito ao máximo, se você evitar estes horários ainda vai pegar conduções cheias mas não vai ser estes absurdos…
De carro você tem mais conforto, mas a gasolina é cara, o estacionamento nos grandes centros comerciais é absurdamente caro (o estacionamento na vila olimpia por exemplo você gasta 30 reais para ficar um dia fácil, menos que isso é um achado), isso fora os congestionamentos… Resumindo até da para a qualidade de vida não ser assim tão ruim, mas você tem que ter uma noção de algumas coisas, em especial de horário…
Quanto morar perto do trabalho você escolhe, ou você mora longe do trabalho, ou paga la para 1.5K de aluguel em média, o aluguel de um apzinho minusculo nos grandes centros de sp é isso…

pois é, esse é o problema, morar perto do trabalho custa caro, mas morar longe deve ser um estresse. Isso são coisas que não gosto muito de grandes cidades, mas não tem o que fazer…
tenho boas referências de Curitiba, para mim seria até mais viável que RJ… vi que tu comente de Curitiba, será melhor que RJ?

rafadelnero

Moro em São Paulo, como todos falaram aqui tem de tudo mas o trânsito é excessivo, transporte público não funciona como deveria, muitas filas, poluição, lugares geralmente pixados, ruas quebradas, barracas pra todo lado, metrô extremamente lotado e etc…

Porém oportunidades é o que não falta!

Xmio

CLT Senior dificil chegar a 3k(com certificação, graduação e uma boa experiencia)… Tem que levar em consideração que a maioria dos eventos e bons cursos existentes no país não acontecem aqui… então se quer conciliar seu desenvolvimento profissional é mais fácil em uma cidade maior…
To em todo comentário puxando pro lado de uma cidade maior pq atualmente moro em uma cidade entre Joinville e Blumenau e estou indo pro Rio por causa dessas suas mesmas preocupações…

aprendiz.devel:
johnny quest:

johnny quest, já ouvi falar muito bem dessas cidades… vc tem noção mais ou menos de quanto estão pagando para desenvolvedor por aí? e as empresas são boas de trabalhar?

abraços

Mordor

Em Porto Alegre:

Aluguel: Ap de 1 quarto com box em torno de R$ 1.000 + R$ 200 de condominio  em media.

Transporte: No maximo em 1 hora você vai de um lado a outro da cidade, pegando 2 onibus pos exemplo.

Tem muita vaga principalmente para quem tem inglês fluente.

Em termos de java os salarios CLT variam em torno de:

Estagiario: R$ 900 a R$ 1200;

Java Jr: R$ 1500 a R$ 2000;

Java Pleno: R$ 2200 a R$ 2800;

Java Sênior: R$ 3500 a R$ 5000;

Conheço pessoas que ganham mais e outras menos do que os valores que passei mas em media é isso.
O Ingês é diferencial importante, pois devido a falta de mão de obra, estão pagando salarios mais altos até 40% a mais.

doravan

Em Fortaleza os salários variam entre 2.000 e 9.000.
O custo de vida é relativamente baixo, a cidade não é tão grande, tem um pouco de turbulência no trânsito, mas no geral é um bom lugar.

A

Xmio:
CLT Senior dificil chegar a 3k(com certificação, graduação e uma boa experiencia)… Tem que levar em consideração que a maioria dos eventos e bons cursos existentes no país não acontecem aqui… então se quer conciliar seu desenvolvimento profissional é mais fácil em uma cidade maior…
To em todo comentário puxando pro lado de uma cidade maior pq atualmente moro em uma cidade entre Joinville e Blumenau e estou indo pro Rio por causa dessas suas mesmas preocupações…

aprendiz.devel:
johnny quest:

abraços

Hum, legal seu ponto de vista Xmio. O Salário não parecer ser bom mesmo, 3k pra senior é pouco. E Porto Alegre, tu que está mais perto, sabe se pagam bem por lá?

fredferrao

Tenho um amigo que foi pra Curitiba, disse que o mercado la esta muito bom, em 2 meses conseguiu 3 empregos, pulou de um pro outro, nao gostou e voltou pro primeiro que ja tinha aumentado a proposta pra ficar com ele(o muleque é ninja tambem), tudo que fez foi colocar o curriculo em um site, recebeu varias propostas.

Qualidade de vida todos ja sabem né, Curitiba é muito bom nisto, ele tem carro, mas me disse que o carro ta parado, transporte público diz que funciona la, ele vai pro trampo de ónibus.
Me falou que custo de vida não é tao caro não, bom se for comparar com Porto Velho, que virou um absurdo os preços aqui com estas usinas, imoveis subiram uns 150% o preço.

E é pertinho do litoral, um pulo pra passar um fim de semana na praia.

Eu tenho vontade de ir pra la, e colocaria na lista de pretenções.

A

Legal Mordor, muito boas suas informações!!! Obrigadão pelo empenho em responder.
Parece que Porto Alegre tem um custo/benefício bem interessante.

Mordor:
Em Porto Alegre:

Aluguel: Ap de 1 quarto com box em torno de R$ 1.000 + R$ 200 de condominio  em media.

Transporte: No maximo em 1 hora você vai de um lado a outro da cidade, pegando 2 onibus pos exemplo.

Tem muita vaga principalmente para quem tem inglês fluente.

Em termos de java os salarios CLT variam em torno de:

Estagiario: R$ 900 a R$ 1200;

Java Jr: R$ 1500 a R$ 2000;

Java Pleno: R$ 2200 a R$ 2800;

Java Sênior: R$ 3500 a R$ 5000;

Conheço pessoas que ganham mais e outras menos do que os valores que passei mas em media é isso.
O Ingês é diferencial importante, pois devido a falta de mão de obra, estão pagando salarios mais altos até 40% a mais.

A

Valeu a informação doravan.

doravan:
Em Fortaleza os salários variam entre 2.000 e 9.000.
O custo de vida é relativamente baixo, a cidade não é tão grande, tem um pouco de turbulência no trânsito, mas no geral é um bom lugar.

A

Pois é fredferrao, existem muitas boas referências de Curitiba, parece que o lugar lá funciona mesmo, já está na lista e valeu pelas dicas e informações!

fredferrao:
Tenho um amigo que foi pra Curitiba, disse que o mercado la esta muito bom, em 2 meses conseguiu 3 empregos, pulou de um pro outro, nao gostou e voltou pro primeiro que ja tinha aumentado a proposta pra ficar com ele(o muleque é ninja tambem), tudo que fez foi colocar o curriculo em um site, recebeu varias propostas.

Qualidade de vida todos ja sabem né, Curitiba é muito bom nisto, ele tem carro, mas me disse que o carro ta parado, transporte público diz que funciona la, ele vai pro trampo de ónibus.
Me falou que custo de vida não é tao caro não, bom se for comparar com Porto Velho, que virou um absurdo os preços aqui com estas usinas, imoveis subiram uns 150% o preço.

lelodois

Sou desenvolvedor Java Sr e trabalho na capital de SP, moro há 50 km do meu trabalho…

Vagas: Não faltam
Transporte: Carro
Transporte público: Sem condições, longe e cansativo.
Fretado: Muito trânsito
Trânsito matinal: Pego pouco, acordo bem cedo.
Trânsito vespertino: Pego pouco, vou para academia perto do trabalho e volto tarde para casa.
Gasolina cara: Uso GNV
Manutenção carro: Alta

Como vc vê, problemas em SP tem de monte… porém tenho algumas formas de driba-los, mas isso por ter planos para levantar capital.

A

Ótimas informações lelodois,
nem me imagino morando há 50 km do trabalho, seria umas 2 cidades a frente de onde eu moro. Vou considerar muito essas informações e valeu pelo empenho em responder.

lelodois:
Sou desenvolvedor Java Sr e trabalho na capital de SP, moro há 50 km do meu trabalho…

Trânsito vespertino: Pego pouco, vou para academia perto do trabalho e volto tarde para casa.

Como vc vê, problemas em SP tem de monte… porém tenho algumas formas de driba-los, mas isso por ter planos para levantar capital.

giovanni_dalfre

nem me imagino morando há 50 km do trabalho, seria umas 2 cidades a frente de onde eu moro. Vou considerar muito essas informações e valeu pelo empenho em responder.

lelodois wrote:

Há alguns meses atras eu morava a cerca de 55km de onde eu trabalho. Fretado demorava cerca de 50 minutos, mas de carro dava para fazer 30 - 40 minutos.

Agora estou morando na mesma cidade, cerca de 12km de onde trabalho. Demoro de 30-40 minutos para chegar, de carro, por causa do trânsito da cidade…

drsmachado

fredferrao:

Curitiba teve uma boa qualidade de vida há 15 - 20 anos. Hoje, proporcionalmente, é uma São Paulo.
Os índices de violência são altos, para a população que temos. O trânsito é caótico (tendo em vista que os motoristas curitibanos são, de longe, os piores que conheço). Claro que não temos congestionamentos de 40km, mas cruzar a cidade, percurso de menos de 30 minutos, em horário de pico só pode ser feito em duas a duas horas e meia.
Gasolina mais cara que em cidades reconhecidamente abastadas, como Balneário Camboriú (a média do litro de gasolina, em Curitiba é de 2,799, enquanto que na cidade catarinense gira em torno de 2,60), mesmo tendo a refinaria a menos de 20Km (na cidade de Araucária) e o porto a menos de 150 Km (em Paranguá).
Morar no centro ou em bairros nobres? Não vai sair por menos de R$ 1500 a 2000. Sem contar gás, condomínio, telefone, luz e água.
Transporte público até funciona, quando não é período letivo (quando não tem aulas). A estrutura está defasada em, pelo menos, 10 anos. Curitiba possui a incrível média de um automóvel por habitante. Cidade ecológica! Só que não…
Salários, dependem da tua capacidade de negociação (e do desespero, pois, você não será louco de recusar os R$ 2000 se tua família não tem o que comer).
Mas não posso negar que existem muitas vagas. Eu, por exemplo, tenho dois empregos. Só não tenho mais por falta de tempo mesmo.

fredferrao

aprendiz.devel:

lelodois:

Eu moro a 10km e ja estou me mudando mais pra perto devido ao transito que ta brabo aqui(principalmente pelos elefantes brancos dos viadutos inacabados que phoderam a cidade ainda mais) hehe, é tenso mesmo e em SP a coisa piora, tenho um colega que mora em Guarulhos e trampa em São Paulo, la o bixo pega, começar o dia as 5 da manha e chegar em casa as 20, quiçá 21 não é mole não.

maior_abandonado

pois é, esse é o problema, morar perto do trabalho custa caro, mas morar longe deve ser um estresse. Isso são coisas que não gosto muito de grandes cidades, mas não tem o que fazer…
tenho boas referências de Curitiba, para mim seria até mais viável que RJ… vi que tu comente de Curitiba, será melhor que RJ?

eu citei Curitiba por que dizem ser certa referência em qualidade de vida… não a conheço bem… teve tópico aqui nesse forum que o pessoal reclamou muito de Curitiba em compensação dos salários, do mercado em si, mas ai é outra coisa.

na verdade eu acho que mesmo no rio de janeiro, se você seguir certas “precauções” você não vai ser assaltado… isso varia coisas como onde você vai e em que horário, aqui em sp não é tão diferente disso…

A

giovanni_dalfre:

lelodois wrote:

Há alguns meses atras eu morava a cerca de 55km de onde eu trabalho. Fretado demorava cerca de 50 minutos, mas de carro dava para fazer 30 - 40 minutos.

Agora estou morando na mesma cidade, cerca de 12km de onde trabalho. Demoro de 30-40 minutos para chegar, de carro, por causa do trânsito da cidade…

Hum, parece ser comum isso em cidades maiores. Se não tiver jeito, vai isso mesmo… mas 12 km já está bem melhor

A

drsmachado:
fredferrao:

Curitiba teve uma boa qualidade de vida há 15 - 20 anos. Hoje, proporcionalmente, é uma São Paulo.
Os índices de violência são altos, para a população que temos. O trânsito é caótico (tendo em vista que os motoristas curitibanos são, de longe, os piores que conheço). Claro que não temos congestionamentos de 40km, mas cruzar a cidade, percurso de menos de 30 minutos, em horário de pico só pode ser feito em duas a duas horas e meia.
Gasolina mais cara que em cidades reconhecidamente abastadas, como Balneário Camboriú (a média do litro de gasolina, em Curitiba é de 2,799, enquanto que na cidade catarinense gira em torno de 2,60), mesmo tendo a refinaria a menos de 20Km (na cidade de Araucária) e o porto a menos de 150 Km (em Paranguá).
Morar no centro ou em bairros nobres? Não vai sair por menos de R$ 1500 a 2000. Sem contar gás, condomínio, telefone, luz e água.
Transporte público até funciona, quando não é período letivo (quando não tem aulas). A estrutura está defasada em, pelo menos, 10 anos. Curitiba possui a incrível média de um automóvel por habitante. Cidade ecológica! Só que não…
Salários, dependem da tua capacidade de negociação (e do desespero, pois, você não será louco de recusar os R$ 2000 se tua família não tem o que comer).
Mas não posso negar que existem muitas vagas. Eu, por exemplo, tenho dois empregos. Só não tenho mais por falta de tempo mesmo.

Boas informações, parece ser o problema das grandes cidades que tem bons salários. Pelas minhas conclusões, Curitiba ainda parece ser melhor que cidades como São Paulo e Florianópolis… mas ainda é cedo para falar.

A

fredferrao:
aprendiz.devel:

lelodois:

Eu moro a 10km e ja estou me mudando mais pra perto devido ao transito que ta brabo aqui(principalmente pelos elefantes brancos dos viadutos inacabados que phoderam a cidade ainda mais) hehe, é tenso mesmo e em SP a coisa piora, tenho um colega que mora em Guarulhos e trampa em São Paulo, la o bixo pega, começar o dia as 5 da manha e chegar em casa as 20, quiçá 21 não é mole não.

Tu é de onde fredferrao?

fredferrao

aprendiz.devel:

Tu é de onde fredferrao?

Porto Velho - RO

A

fredferrao:
aprendiz.devel:

Tu é de onde fredferrao?

Porto Velho - RO

Legal, e como é por aí mercado para desenvolvedores? tem noção de salário para jr e pleno?

luistiagos

aprendiz.devel:
Bom dia galera,

Acredito que esse deve ser um assunto bastante discutido no fórum, mesmo assim, gostaria muito da opinião de vocês sobre as melhores cidades para desenvolvedores de software morar.

Atualmente moro em uma região bem no interior e o meu objetivo seria buscar uma cidade maior, de preferência próxima ao mar. Além disso, gostaria de considerar não só o salário, mas a qualidade de vida, custo de vida, valorização do profissional e tudo mais. Fiz algumas pesquisas na internet e levantei algumas cidades que parecem interessantes e adicionei alguns pontos que considerei ao classificar, além dessas, aceito quaisquer outras sugestões. E não tenham medo de “meter o pau” na cidade.

• Porto Alegre/RS

(+) Li muitos elogios para essa cidade por ser um polo tecnológico com muitas ofertas na área de software;

(+) Li ser a melhor capital da américa do sul em qualidade de vida;

• São Paulo/SP

(+) Mercado competitivo possibilita melhor remuneração;

(+) Muitas das boas universidades;

(-) Filas, congestionamentos, perigosa, estresse

• Florianópolis/SC

(+) Ótimo lugar devido as praias e atrativos turísticos;

(-) Custo de vida altíssimo;

(-) Alta prostituição dos desenvolvedores de software;

(-) Salários baixos;

(-) Cartel de salários entre os empresários;

• Curitiba/PR

(+) Mercado de software promissor;

(+) Bons salários;

(-)  Custo de vida alto;

Além dessas acima, acredito existir mais. Abaixo coloquei algumas, mas se tiver mais podem colocar. Qualquer sugestão é bem vinda.

• Manaus/AM
  • Recife/PE
  • Salvador/BA
  • Rio Verde/GO
  • Paranaguá/PR

Abraços!

Desculpa ai mas tenho que fazer uma correção no seu post:

• Curitiba/PR
    (-) Mercado de software promissor;
    (-) Bons salários;
    (-) Custo de vida alto;

Moro em Curitiba e posso lhe dizer que o mercado e salario daqui é péssimo. O Mercado de TI daqui esta na mão apenas de 2 empresas. O salario ta um lixo por causa da concorrência extremamente alta. O que teve um pequeno aumente estes tempos foi o mercado de SAP porem mais focado a administração e não propriamente TI. A área de TI esta morrendo por aqui… A maioria do pessoal que eu conheço e trampa na área ou foi para outro lugar como SP, Brasilia, Canada, ou mudou de ramo ou esta desempregado.
Alias tenho um colega que mora em SP e ta desempregado. SP a coisa não ta tão promissora tbm… É meus amigos o jeito é mudar de área ou de país…

cristianonasciment

Brasília só perde pra São Paulo em relação a quantidade de vagas na área de TI.
E apesar do custo de vida ser alto (não maior que São Paulo), os salários são muito bons

A

cristianonasciment:
Brasília só perde pra São Paulo em relação a quantidade de vagas na área de TI.
E apesar do custo de vida ser alto (não maior que São Paulo), os salários são muito bons

Legal cristianonasciment, fala um pouco mais sobre esse mercado. Quanto estão pagando ± para desenvolvedor jr e pleno? As empresas são boas de trabalhar?

fredferrao

aprendiz.devel:
fredferrao:
aprendiz.devel:

Tu é de onde fredferrao?

Porto Velho - RO

Legal, e como é por aí mercado para desenvolvedores? tem noção de salário para jr e pleno?

Bem fraco, quase inexistente, existem umas 3 empresas que tem sistemas de automação comercial(Delphi, até clipper tem :P) que contratam desenvolvedores de fato, nem sei dizer se há a separação jr, pleno e senior, mas creio q não pagam muito mais que 2k, talvez os programadores q estão la dentro a anos devem ganhar seus 4k, mas realmente não vejo algo maior que isto. Ai tem algumas empresas grandes que não são de TI e tem seus próprios programadores, mas tambem não saberia dizer a média salarial.

O que resta aqui para a nossa área, com bons salários é o setor público mesmo, TJ, MP e tribunais federais da vida.

Fora isto tenho colegas que fazem os freelas, sites e portais, tiram uma boa grana com isto. Mas geralmente estão em um órgão publico e fazem os sites nas horas vagas.

Qualidade de vida: Péssima;

Transporte público: horrivel;

transporte no teu carro: cheio de buraco e gargalos no transito, nao sei da onde saiu tanto carro, ai pra ajudar tem os viadutos inacabados no meio da cidade, com desvios improvisados e o escambal, é um PESADELO. Preço da gasolina: 2,90, etanol: não compensa.

preço de imoveis: ABSURDO, principalmente depois do inicio da construção das usinas hidrelétricas, estão fazendo duas aqui, ai teve o BOOM imobiliário, com grandes construtoras chegando e enchendo de condominios a  cidade, e consequentemente inflando o preço, em 2005 um ap de 70m2 era na faixa de 80mil, hoje um de 70m2 com 3 quartos, sendo 1 suite, nao sai por menos de 180k.

Este é o Porto Velho pra quem tiver interesse :lol:

Outro lugar q eu tinha interesse de ir é Goiânia, até porque tenho familiares por la e conheço a cidade, qualidade de vida é boa la, e o custo tambem, só não faço idéia de como é o mercado de TI por la. Alguem de Gyn ae?

A

fredferrao:
aprendiz.devel:
fredferrao:
aprendiz.devel:

Tu é de onde fredferrao?

Porto Velho - RO

Bem fraco, quase inexistente, existem umas 3 empresas que tem sistemas de automação comercial(Delphi, até clipper tem :P) que contratam desenvolvedores de fato, nem sei dizer se há a separação jr, pleno e senior, mas creio q não pagam muito mais que 2k, talvez os programadores q estão la dentro a anos devem ganhar seus 4k, mas realmente não vejo algo maior que isto. Ai tem algumas empresas grandes que não são de TI e tem seus próprios programadores, mas tambem não saberia dizer a média salarial.

O que resta aqui para a nossa área, com bons salários é o setor público mesmo, TJ, MP e tribunais federais da vida.

Fora isto tenho colegas que fazem os freelas, sites e portais, tiram uma boa grana com isto. Mas geralmente estão em um órgão publico e fazem os sites nas horas vagas.

Qualidade de vida: Péssima;

Transporte público: horrivel;

transporte no teu carro: cheio de buraco e gargalos no transito, nao sei da onde saiu tanto carro, ai pra ajudar tem os viadutos inacabados no meio da cidade, com desvios improvisados e o escambal, é um PESADELO. Preço da gasolina: 2,90, etanol: não compensa.

preço de imoveis: ABSURDO, principalmente depois do inicio da construção das usinas hidrelétricas, estão fazendo duas aqui, ai teve o BOOM imobiliário, com grandes construtoras chegando e enchendo de condominios a  cidade, e consequentemente inflando o preço, em 2005 um ap de 70m2 era na faixa de 80mil, hoje um de 70m2 com 3 quartos, sendo 1 suite, nao sai por menos de 180k.

Este é o Porto Velho pra quem tiver interesse :lol:

Outro lugar q eu tinha interesse de ir é Goiânia, até porque tenho familiares por la e conheço a cidade, qualidade de vida é boa la, e o custo tambem, só não faço idéia de como é o mercado de TI por la. Alguem de Gyn ae?

Poh fredferrao, estamos na mesma então, o jeito é ver um lugar que vale a pena…

cristianonasciment

Diz a lenda aki de Brasília que tem em média 5.000 vagas em aberto na área de TI aqui na cidade.
A maioria dos contratos aqui é para trabalhar nos órgãos públicos.
Aqui em Brasília existem mais de 200 empresas na área de TI e a maioria presta serviço pro governo.
Os salários variam. mas já vi muito pleno ganhando 5k e senior 7-8 k… mas isso varia do contrato, tempo de experiência, etc…

fredferrao

luistiagos:

Desculpa ai mas tenho que fazer uma correção no seu post:

• Curitiba/PR
    (-) Mercado de software promissor;
    (-) Bons salários;
    (-) Custo de vida alto;

Moro em Curitiba e posso lhe dizer que o mercado e salario daqui é péssimo. O Mercado de TI daqui esta na mão apenas de 2 empresas. O salario ta um lixo por causa da concorrência extremamente alta. O que teve um pequeno aumente estes tempos foi o mercado de SAP porem mais focado a administração e não propriamente TI. A área de TI esta morrendo por aqui… A maioria do pessoal que eu conheço e trampa na área ou foi para outro lugar como SP, Brasilia, Canada, ou mudou de ramo ou esta desempregado.
Alias tenho um colega que mora em SP e ta desempregado. SP a coisa não ta tão promissora tbm… É meus amigos o jeito é mudar de área ou de país…

Estranho, meu colega saiu de Porto Velho com o peito e a coragem, foi pra Curitiba, colocou o curriculo em um site e recebeu varias propostas, em 1,5 meses tava escolhendo qual emprego ficava, com média salarial de 4k+, isto pra um primeiro emprego, me passou uma ótima impressão do mercado, inclusive me chamando pra ir pra la q tinha vaga na empresa dele e que ele tava escolhendo onde ficava, e das empresas que passou nenhuma foi estas consultorias grandes de 3 letrinhas. A que ele esta agora é de comércio exterior, recebeu uma proposta boa tambem para trabalhar num instituto/centro de pesquisa desenvolvimento técnologico nao consigo lembrar o nome agora, saiu desta foi pra la, nao gostou do ambiente e tals e voltou pra traz.
A coisa ta tão boa, que ele levou uns amigos daqui pra la, uns técnicos outros programadores, e esta ele mesmo com uma consultoria, ja esta com uns 3 alocados em empresas, enquanto continua trabalhando na empresa de comex. Isto tudo ele fez o ano passado.
Tenho outro conhecido la tambem que trabalha no centro tecnologico da Microsoft.

Esta é a visão que tenho do mercado em Curitiba :shock:

Andre_Fonseca

fred, já pensou em investir em imóveis?? 8)

lelodois

É um ótimo mercado, porém, está mais favorável vender do que comprar, exceto que encontre uma ótima oportunidade de compra…

rafadelnero

Concordo!Qualquer casa hoje em dia está R$ 500.000,00, é preciso procurar bastante um lugar que pareça desvalorizado, mas que tenha potencial para ser um bom local futuramente, aí sim o lucro é grande caso contrário o prejuízo é extremo…

Metallica

Achei muito interessante a ideia do tópico, só que realmente é um trabalho e tanto procurar uma cidade razoável/boa para viver nesse Brasil, em especial
nos últimos anos, com esse suposto crescimento econômico.

Eu moro e trabalho em São Paulo/SP e considero que eu vivo a essência de São Paulo, eu sinto bem na pele o que é São Paulo (infelizmente). Vou tentar fazer um levantamento
bem detalhado.

Vamos aos tópicos:

(+) Muitas oportunidades de trabalho na área de TI. Em todos os níveis técnicos. Provavelmente o maior mercado do país.
(+) Bons salários em comparação ao resto do Brasil. (Em média, para passar uma ideia: Java jr.: 2000 a 4500, pleno: 3500 a 6000, sênior: 5000 a 12000)
(+) Boas oportunidades de carreira, crescimento profissional e experiência
(+) Existem empresas sérias no mercado daqui (minoria).
(+) Qualificação profissional: muitas universidades, programas de pós-graduação, muitos cursos técnicos disponíveis (Globalcode, Caelum, K19) etc.

(-) Transporte: trânsito inacreditável (insano em dias chuvosos), praticamente insuportável, motoristas agressivos, motoboys violentos, anti-sociais, congestionamentos de dezenas de kilômetros; péssimo transporte público (é dificil
imaginar algo pior)Trem/metrô: hiper lotados, absolutamente acima da capacidade, selvageria e desrespeito são regras. Ônibus: tão ruim e lotado quanto o trem só com a
desvantagem de andar no meio do trânsito. Fretados foram muito restritos. Como bônus, as calçadas são péssimas também, além de lotadas. É realmente estressante, é o pior defeito de SP.
(-) Convivio social: muito dificil, as pessoas estão com medo de tudo, estão sempre com pressa, há sempre o receio de estranhos. Há uma quantidade ridicula de parques e praças e outros locais de convivio.
(-) Sujeira: a cidade em geral é imunda, ela é coberta de poluição, é uma selva de pedras, pintada de cinza e marrom de sujeira. Lixo é comum nas ruas. O ar é pesado. O serviço
de varredura das ruas é ineficiente, faltam cestos de lixo e a população, em geral, é ignorante demais para não sujar. Muita pichação também.
(-) Excesso de gente: quase tudo aqui é lotado e/ou tem fila. Restaurantes, shoppings, bares, parques e praticamente qualquer lugar que você for. Praticamente não existem locais tranquilos, de calma.
Hospitais e shoppings são o mais pleno exemplo disso.
(-) Custo de vida: os imoveis alcançaram niveis inacreditáveis. Um apartamento novo na periferia, de 60m2, é de R$300.000 pra cima, aluguel em lugar mais decente não menos de R$1.200, chegando
até mesmo R$3.000 um apartamento de 2 dormitórios. Para se ter um imóvel razoável com boa localização, é necessário ser um milionário. O preço da alimentação é abusivo também: onde trabalho
não se almoça por menos de R$20, uma comida comum. Se quiser algo melhor, na casa dos R$30. Estacionamento: patético também, nos centros, é comum custar R$12/h ou R$30/dia ou R$350/mês. Tudo encareceu demais
qualquer serviço, até de serviços de limpeza. As pessoas perderam a noção do rídiculo, do preço injusto.
(-) Enchentes: verão é sempre a mesma história, todos esses fatores sendo vivificados por uma bela de uma enchente. O inferno reina na terra quando alaga.
(-) Prefeitura falida: a cidade está abandonada, a prefeitura faliu, quebrou. É a prefeitura mais endividada do Brasil, não há qualquer chance de pagamento da dívida, a situação
é gravíssima. Portanto não existe qualquer perspectiva de um investimento público em qualquer dessas áreas miseráveis.

Resumindo: existe vaga boa de TI, mas a qualidade de vida é péssima. É preciso ter uma vontade de aço para aguentar.

Y

fredferrao:

Estranho, meu colega saiu de Porto Velho com o peito e a coragem, foi pra Curitiba, colocou o curriculo em um site e recebeu varias propostas, em 1,5 meses tava escolhendo qual emprego ficava, com média salarial de 4k+, isto pra um primeiro emprego, me passou uma ótima impressão do mercado, inclusive me chamando pra ir pra la q tinha vaga na empresa dele e que ele tava escolhendo onde ficava, e das empresas que passou nenhuma foi estas consultorias grandes de 3 letrinhas. A que ele esta agora é de comércio exterior, recebeu uma proposta boa tambem para trabalhar num instituto/centro de pesquisa desenvolvimento técnologico nao consigo lembrar o nome agora, saiu desta foi pra la, nao gostou do ambiente e tals e voltou pra traz.
A coisa ta tão boa, que ele levou uns amigos daqui pra la, uns técnicos outros programadores, e esta ele mesmo com uma consultoria, ja esta com uns 3 alocados em empresas, enquanto continua trabalhando na empresa de comex. Isto tudo ele fez o ano passado.
Tenho outro conhecido la tambem que trabalha no centro tecnologico da Microsoft.

Esta é a visão que tenho do mercado em Curitiba :shock:

Curitiba não eh a maravilha que todo mundo pinta, mas tambem não eh o pior dos mundos. O mercado eh relativamente bom e sobram vagas, há bons salários e ruins salários. Se voce tiver um bom conhecimento pode conseguir salarios acima de 5k, embora nao seja facil.

Um programador pleno vai ficar entre 2.5 e 3.5 k.

Sobre ser “dominada” por duas empresas, isso não existe. Eu nunca trabalhei nem na GLT, nem na GVT, nem na CINQ, nem na BRQ, nem na Stefanini (nao sei qual dessas foi apontada com “duas” empresas). De todo mundo que ja trabalhou comigo, que me lembro, alguns já passaram por essas empresas, mas em todos os casos foram passagens curtas, pois o mercado fora das grandes “consultorias” é maior e paga melhor do que nelas.

Com um bom conhecimento aqui voce nao fica desempregado, quanto ao salario vai depender de negociacao, mas gira em torno disso que eu falei.

Os pontos fracos da cidade:
É violenta, principalmente pra quem vem de cidades pequenas e nao esta acostumado a isso. O indice de homicidios eh alto, apesar de estar localizado, na maioria, nas areas mais pobres. Mesmo, ao contrario do que parecem pensar as classes mais abastadas, esses marginais saem dos seus “redutos” frequentemente.

O trânsito é complicado, mesmo Curitiba sendo uma cidade pequena (territorialmente falando), onde tudo é perto, em horários de pico o trânsito é irritante. Mas nada comparado a Sao Paulo. O transporte público já foi melhor, mas ainda eh um dos melhores do Brasil, o que tambem não significa muita coisa.

O frio pode assustar muito quem não gosta ou não está acostumado. Em junho, julho e agosto temperaturas negativas não são raras.

E finalmente, acho que o grande problema da cidade: o povo. O Curitibano é frio, não gosta de conversa, não é de fazer amizade facilmente, não gosta de bater papo com estranhos, não costuma cumprimentar os vizinhos, nem são de visitar uns aos outros, exceto os amigos de longa data.

B

Alguém poderia falar mais de Brasília?
Pontes negativos e positivos em relação a cidade e a área de TI, por exemplo.

Valeu, ótimo tópico. :smiley:

pedrinho20

Eu também gostaria de saber …

C

Metallica:
Achei muito interessante a ideia do tópico, só que realmente é um trabalho e tanto procurar uma cidade razoável/boa para viver nesse Brasil, em especial

Eu moro e trabalho em São Paulo/SP e considero que eu vivo a essência de São Paulo, eu sinto bem na pele o que é São Paulo (infelizmente). Vou tentar fazer um levantamento
bem detalhado.

Vamos aos tópicos:

(+) Muitas oportunidades de trabalho na área de TI. Em todos os níveis técnicos. Provavelmente o maior mercado do país.
(+) Bons salários em comparação ao resto do Brasil. (Em média, para passar uma ideia: Java jr.: 2000 a 4500, pleno: 3500 a 6000, sênior: 5000 a 12000)
(+) Qualificação profissional: muitas universidades, programas de pós-graduação, muitos cursos técnicos disponíveis (Globalcode, Caelum, K19) etc.

(-) Transporte: trânsito inacreditável (insano em dias chuvosos), praticamente insuportável, motoristas agressivos, motoboys violentos, anti-sociais, congestionamentos de dezenas de kilômetros; péssimo transporte público (é dificil
imaginar algo pior)Trem/metrô: hiper lotados, absolutamente acima da capacidade, selvageria e desrespeito são regras. Ônibus: tão ruim e lotado quanto o trem só com a
desvantagem de andar no meio do trânsito. Fretados foram muito restritos. Como bônus, as calçadas são péssimas também, além de lotadas. É realmente estressante, é o pior defeito de SP.
(-) Convivio social: muito dificil, as pessoas estão com medo de tudo, estão sempre com pressa, há sempre o receio de estranhos. Há uma quantidade ridicula de parques e praças e outros locais de convivio.
(-) Sujeira: a cidade em geral é imunda, ela é coberta de poluição, é uma selva de pedras, pintada de cinza e marrom de sujeira. Lixo é comum nas ruas. O ar é pesado. O serviço
de varredura das ruas é ineficiente, faltam cestos de lixo e a população, em geral, é ignorante demais para não sujar. Muita pichação também.
(-) Excesso de gente: quase tudo aqui é lotado e/ou tem fila. Restaurantes, shoppings, bares, parques e praticamente qualquer lugar que você for. Praticamente não existem locais tranquilos, de calma.
(-) Custo de vida: os imoveis alcançaram niveis inacreditáveis. Um apartamento novo na periferia, de 60m2, é de R$300.000 pra cima, aluguel em lugar mais decente não menos de R$1.200, chegando
até mesmo R$3.000 um apartamento de 2 dormitórios. Para se ter um imóvel razoável com boa localização, é necessário ser um milionário. O preço da alimentação é abusivo também: onde trabalho
não se almoça por menos de R$20, uma comida comum. Se quiser algo melhor, na casa dos R$30. Estacionamento: patético também, nos centros, é comum custar R$12/h ou R$30/dia ou R$350/mês. Tudo encareceu demais
qualquer serviço, até de serviços de limpeza. As pessoas perderam a noção do rídiculo, do preço injusto.
(-) Enchentes: verão é sempre a mesma história, todos esses fatores sendo vivificados por uma bela de uma enchente. O inferno reina na terra quando alaga.
(-) Prefeitura falida: a cidade está abandonada, a prefeitura faliu, quebrou. É a prefeitura mais endividada do Brasil, não há qualquer chance de pagamento da dívida, a situação
é gravíssima. Portanto não existe qualquer perspectiva de um investimento público em qualquer dessas áreas miseráveis.

Resumindo: existe vaga boa de TI, mas a qualidade de vida é péssima. É preciso ter uma vontade de aço para aguentar.

Cara, concordo com QUASE tudo que você disse, mas acredito que muita coisa é relativo conforme a região, por exemplo, eu não vejo esse trânsito todo que todo mundo fala em São Paulo… Moro na região da vila formosa (ZL), e trabalho na região da LAPA (ZO), são 22 km pra ir e 22 km pra voltar do serviço, e não acho que demorar em média 35 minutos de manhã ou a noite para fazer esse percurso e 50 a tarde possa ser considerado ruim.

E não é de manhã 5 horas não… hoje mesmo (sexta) sai de casa 8:25 e antes das 9 estava no estacionamento que fica a 5 minutos andando do escritorio. Ah! como do escritorio para a faculdade são 5 minutos andando, deixo o carro no estacionamento pela manhã e retiro somente após a faculdade… mensalidade de 150 reais…

se viesse de metro, gastaria +/- 1:30 e mais o desconforto de andar em pé e muitas vezes super apertado

Agora é claro, se for trabalhar pro lado da vila olimpia, santo amaro, eu pegaria muito transito e gastaria muito mais tempo, por isso que para pensar em trocar de emprego, teria que estar muito insatisfeito ou receber uma proposta muito, muito boa!

Eu ficaria muito feliz se nossa coleta de lixo, limpeza de ruas, praças, etc, fossem mais eficiente e que nossas ruas fossem menos esburacadas, acredito que se cuidássemos melhor da coleta de lixo, eliminaríamos muitos problemas com enchente (consequentemente saúde, transito, e outras tantas coisas) . mas isso parece não ser vontade nem dos nossos governantes e nem da população em sua maioria, enfim, no geral eu gosto de São Paulo e acho que dá para viver “super” bem!

Jairo_Junior1

kicolobo:
Estiveem no Recife semana passada e fiquei muito bem impressionado com uma iniciativa da cidade chamada Porto Digital (http://www.portodigital.org/)

Alguém aqui tem referências sobre lá? É realmente tão bacana quanto parece?

Até onde eu sei o porto digital oferece incentivos fiscais e a infraestrutura. Tem muitas empresas grandes (ThoughtWorks, C.E.S.A.R, Motorola, Microsoft, etc) e startups no porto digital (no site tem a lista), mas não sei te dizer quanto aos salários e etc.

O que eu posso falar é sobre a cidade.

(-) Aluguel muito caro e inflacionado devido ao porto de suape, obras da copa e etc, a cidade recebe muita gente de fora também, quando eu estive lá, teve um evento de cardiologia e todos os hotéis estavam lotados.
(-) Trânsito muito ruim e bagunçado, o transporte público é horrível, os motorista de ônibus parece que estão transportando saco de batata.
(-) Acho que o Recife pra quem não tem família no Recife não é uma boa opção.

(+) Tem o C.E.S.A.R e a UFPE que são bem conceituadas nacionalmente
(+) Belas praias bem próximas
(+) Cidade não pára, tem muitos eventos, festas e bares

No geral tem boas empresas pra trabalhar, mas não fornece uma boa qualidade de vida e no geral não deve ter um salário que justifica.

igor_ks

Bom, já que citaram Maringá, vou dar meu ponto de vista :slight_smile:

Aqui pagam pouco

Estagiário: 700 ~ 1000
Java Jr: 1200 ~ 2200
Java Pl: 2200 ~ 2800
Java Sr: 2600 ~ 4000 (média que vi 3200)

Hoje sou Junior, e com o que ganho consigo manter meu ap alugado com minha esposa e um carro
Moro a 11 minutos a pé do trabalho, a 2 quarteiroes do shopping e mercado, farmacia, banco, acougue, padaria td a menos de 1 quarteirao :smiley:
Almoço todo dia em cada, horário flexível de trabalho, ou seja, tem dia que vou as 7:30, e saiu as 16:30, tem dia que entro as 9 e saiu as 18
Aluguel de uma kitnet 40mts em torno de 650 (mas acha de 400 até 750)
Cidade 250 mil habitantes - relativamente pequena
Transito, apesar do povo maringaense reclamar, nd comparavel a cidades maiores, só que a proporção de carros é grande (67 carros para 100 pessoas - 2011)

Questao de lazer, para casais, é muito pouco (quase nada), pra solteiros tem as baladinhas
Praia mais perto deve dar uns 500km :smiley:

Poucas empresas que trabalham com Java, a maioria Delphi, mas vi que está crescendo o mercado de Java por aqui…
Pra quem está acostumado com cidade grande, vai achar a cidade parada, mas pra quem não liga para isso, é uma boa cidade para morar
Segurança: uma vez saiu no globo reporter uma reportagem dizendo sobre a segurança de Maringá, sendo uma das melhores

Não tenho vontade sair daqui pra ganhar mais… (só se for para o exterior) vou mais pela qualidade de vida

CarlosEduardoDantas

Vou opinar sobre Uberlândia - MG.

Por aqui existem várias empresas de TI, onde boa parte destas prestam serviço para grandes clientes com matriz na região. Mas também existem algumas que possuem grandes clientes mundo afora, outras com produtos próprios, outras grandes com fábrica de Software por aqui, e algumas outras com matriz na cidade e core business de outros segmentos, como atacado, telecom, cartão de crédito, etc… acredito que não falta emprego para quem possui a mínima qualificação na área.

Sobre salários, acredito que geralmente são baixos se comparados a grandes capitais como BSB, RJ ou SP, mas altos se comparados a várias outras cidades de interior. Claro que, como em todo lugar, isso oscila bastante, mas já vi profissionais com pouca ou até nenhuma experiência ganhando entre R$ 1200 e R$ 2200 CLT. Da mesma forma que já vi profissionais com muita experiência ganharem entre R$ 3500~7000 CLT. Por aqui, as empresas que vejo pagarem melhor são justamente as grandes onde o core business não é TI, desta forma você seria funcionário direto dos Deps. de Tecnologia destas empresas. Também existem algumas que o core business é TI, mas conseguem colocar o salário um pouco acima da média, pois seus clientes ficam em grandes centros, elevando o valor hora.

Sobre a cidade, vejo como pontos positivos o trânsito que ainda não é caótico, o transporte público, que não é ótimo mas acima da média (terminais, passaporte único), não vejo filas imensas (exceto mega sena), custo de vida mediano, boa universidade federal, com bons cursos de graduação, mestrado e doutorado.

Como pontos negativos, acho que o principal é o fato da cidade ser relativamente longe de um grande centro, seja comercial ou turístico. Isso faz falta, porque como cidade de interior, naturalmente faltam diversos eventos culturais e entreternimentos que vemos em centros maiores, e se a cidade tivesse uma posição geográfica mais privilegiada, certamente este problema seria minimizado. Quer ver um jogo do seu time favorito? Viaje vários km. Ver um show da banda internacional X? Viaje vários km. Evento de TI X? Viaje vários km. A questão de segurança também está ficando preocupante, se comparada a várias outras cidades do interior.

Resumindo, acho que Uberlândia é uma opção aceitável para quem busca o meio-termo.

bobfroes

Metallica:

bem detalhado.

Vamos aos tópicos:

KreynDeusPade!!! Tenso.

bobfroes

igor_ks:
Bom, já que citaram Maringá, vou dar meu ponto de vista :slight_smile:

Aqui pagam pouco

Estagiário: 700 ~ 1000
Java Jr: 1200 ~ 2200
Java Pl: 2200 ~ 2800
Java Sr: 2600 ~ 4000 (média que vi 3200)

Hoje sou Junior, e com o que ganho consigo manter meu ap alugado com minha esposa e um carro
Moro a 11 minutos a pé do trabalho, a 2 quarteiroes do shopping e mercado, farmacia, banco, acougue, padaria td a menos de 1 quarteirao :smiley:
Almoço todo dia em cada, horário flexível de trabalho, ou seja, tem dia que vou as 7:30, e saiu as 16:30, tem dia que entro as 9 e saiu as 18
Aluguel de uma kitnet 40mts em torno de 650 (mas acha de 400 até 750)
Cidade 250 mil habitantes - relativamente pequena
Transito, apesar do povo maringaense reclamar, nd comparavel a cidades maiores, só que a proporção de carros é grande (67 carros para 100 pessoas - 2011)

Questao de lazer, para casais, é muito pouco (quase nada), pra solteiros tem as baladinhas
Praia mais perto deve dar uns 500km :smiley:

Poucas empresas que trabalham com Java, a maioria Delphi, mas vi que está crescendo o mercado de Java por aqui…
Pra quem está acostumado com cidade grande, vai achar a cidade parada, mas pra quem não liga para isso, é uma boa cidade para morar
Segurança: uma vez saiu no globo reporter uma reportagem dizendo sobre a segurança de Maringá, sendo uma das melhores

Não tenho vontade sair daqui pra ganhar mais… (só se for para o exterior) vou mais pela qualidade de vida

Rapaz, bem parecido por aqui onde moro! Realmente tb considero a qualidade de vida.

Esta questão do exterior, me disseram que é uma boa opção. Por falar nisso, tem alguém que mora na Noruega e pode falar algo sobre a qualidade de vida por aí? Digo Noruega pq ouvi falar muito bem, inclusive em nossa área.

augustovieira

Eu acho que tu esqueceu de uma cidade muito importante, e acho que uma das mais importantes de todas: BLUMENAU-SC.

keller

Hahah, brincou ne’ cara? Blumenau? Pense em, SP/RJ/PR/RS para TI de verdade.
Tambem tenho ouvido que o mercado no Norte/Nordeste melhorou e um pouco.

Nao acho que Blumenau seja algo de especial, talvez algo que *nos catarinenses queremos acreditar.
Muito menos, Joinville ou Florianopolis, aonde existe um grande cartel.

Na minha opiniao SC e’ um estado muito bonito, porem um pouco caro(depende da cidade) e pagam muito mal!
Quem sabe um dia mude, mas por enquanto o dinheiro de SC vem do turismo.

• sou catarinense tambem, de Criciuma-SC
nel

keller:
augustovieira:

Eu acho que tu esqueceu de uma cidade muito importante, e acho que uma das mais importantes de todas: BLUMENAU-SC.

Hahah, brincou ne’ cara? Blumenau? Pense em, SP/RJ/PR/RS para TI de verdade.
Tambem tenho ouvido que o mercado no Norte/Nordeste melhorou e um pouco.

Nao acho que Blumenau seja algo de especial, talvez algo que *nos catarinenses queremos acreditar.
Muito menos, Joinville ou Florianopolis, aonde existe um grande cartel.

Na minha opiniao SC e’ um estado muito bonito, porem um pouco caro(depende da cidade) e pagam muito mal!
Quem sabe um dia mude, mas por enquanto o dinheiro de SC vem do turismo.

• sou catarinense tambem, de Criciuma-SC

De onde tu tirou estas informações e conclusões ? Você sabia, que Joinville, por exemplo, é a 25ª cidade mais rica do país ?
Você sabia que SC possui os melhores índices de qualidade de vida no país ? Sem falar que as cidades que você citou oferecem uma qualidade de vida superior a muitos outros estados/cidades, são próximas a belas praias e etc.

O salário não é bom? Depende, o que é salário bom, para você? Não dá para tomarmos como base SP, por exemplo. O custo de vida e a qualidade de vida são inferiores, obviamente, precisam oferecer salários maiores para atrair profissionais. TI de verdade tem em todo país, a diferença está em que determinados locais existe um “conglomerado” maior. Você sabia que a IBM planeja abrir um escritório em Joinville ?

Enfim amigo, não acredito em “local perfeito” para se viver/trabalhar, mas existem bons locais e eu não dispensaria algumas cidades de SC.
Fiquei um tanto que decepcionado em ler um comentário desses, principalmente vindo de um catarinense.

Y

nel:

De onde tu tirou estas informações e conclusões ? Você sabia, que Joinville, por exemplo, é a 25ª cidade mais rica do país ?
Você sabia que SC possui os melhores índices de qualidade de vida no país ? Sem falar que as cidades que você citou oferecem uma qualidade de vida superior a muitos outros estados/cidades, são próximas a belas praias e etc.

O salário não é bom? Depende, o que é salário bom, para você? Não dá para tomarmos como base SP, por exemplo. O custo de vida e a qualidade de vida são inferiores, obviamente, precisam oferecer salários maiores para atrair profissionais. TI de verdade tem em todo país, a diferença está em que determinados locais existe um “conglomerado” maior. Você sabia que a IBM planeja abrir um escritório em Joinville ?

Enfim amigo, não acredito em “local perfeito” para se viver/trabalhar, mas existem bons locais e eu não dispensaria algumas cidades de SC.
Fiquei um tanto que decepcionado em ler um comentário desses, principalmente vindo de um catarinense.

Bom pra viver eh uma coisa, bom pra trabalhar como desenvolvedor é outra. Cidades de interior tem excelente qualidade de vida, mas não serve para nós. Eu conheço, Florianópolis, tenho família lá, adoraria morar lá, mas não vale a pena, os salários, na média, são muito baixos se comparados a Curitiba. De Blumenau, eu já tive vontade de xingar um cara, quando ele me fez a proposta de salário, vontade de xingar mesmo.

As cidades podem até ter mais qualidade de vida do que Curitiba, mas os salários ainda estão muito abaixo, enquanto o custo de vida nem tanto. No caso de Floripa, nenhum um pouco mais baixo, pelo contrário.

nel

YvGa:
nel:

Bom pra viver eh uma coisa, bom pra trabalhar como desenvolvedor é outra. Cidades de interior tem excelente qualidade de vida, mas não serve para nós. Eu conheço, Florianópolis, tenho família lá, adoraria morar lá, mas não vale a pena, os salários, na média, são muito baixos se comparados a Curitiba. De Blumenau, eu já tive vontade de xingar um cara, quando ele me fez a proposta de salário, vontade de xingar mesmo.

As cidades podem até ter mais qualidade de vida do que Curitiba, mas os salários ainda estão muito abaixo, enquanto o custo de vida nem tanto. No caso de Floripa, nenhum um pouco mais baixo, pelo contrário.

Existem empresas e empresas, assim como pessoas e pessoas. As empresas tem o direito de oferecer quanto elas quiserem. Como meu pai diz, “louco não é quem pede, mas quem aceita”. Eu acho que é questão de ponto de vista, falar que “não serve” é uma opinião sua. Não serve porque ? Tem n variáveis que ditam se uma empresa/localidade serve ou não para uma pessoa. Há aquelas que simplesmente abrem mão de uma qualidade de vida por um salário alto, outras não e assim por diante.

E o salário é inferior a outros locais justamente porque o custo de vida é inferior. Enquanto em Curitiba você paga quase 1 mil reais em aluguel, em um “bom local”, aqui tu acha tranquilamente por R$600,00. Então, tens que cuidar, nem sempre a discrepância de salário de um local para outro compensa a “migração”. Em termos financeiros (esquecendo todo o resto), se colocar “na ponta de lápis”, tu pode chegar a números bem próximos, justamente pelo custo de vida. E Florianópolis, é basicamente serviços e turismo, infelizmente, isso eleva bastante o custo de vida na cidade, o que automaticamente, prejudica e torna um “salário baixo”.

Y

nel:
YvGa:
nel:

Existem empresas e empresas, assim como pessoas e pessoas. As empresas tem o direito de oferecer quanto elas quiserem. Como meu pai diz, “louco não é quem pede, mas quem aceita”. Eu acho que é questão de ponto de vista, falar que “não serve” é uma opinião sua. Não serve porque ? Tem n variáveis que ditam se uma empresa/localidade serve ou não para uma pessoa. Há aquelas que simplesmente abrem mão de uma qualidade de vida por um salário alto, outras não e assim por diante.

E o salário é inferior a outros locais justamente porque o custo de vida é inferior. Enquanto em Curitiba você paga quase 1 mil reais em aluguel, em um “bom local”, aqui tu acha tranquilamente por R$600,00. Então, tens que cuidar, nem sempre a discrepância de salário de um local para outro compensa a “migração”. Em termos financeiros (esquecendo todo o resto), se colocar “na ponta de lápis”, tu pode chegar a números bem próximos, justamente pelo custo de vida. E Florianópolis, é basicamente serviços e turismo, infelizmente, isso eleva bastante o custo de vida na cidade, o que automaticamente, prejudica e torna um “salário baixo”.

Quando eu disse não serve, eu quis dizer não serve para a nossa área. Por exemplo, cidades pequenas de interior têm qualidade de vida muito melhor do que as cidades grandes, mas pra trabalhar com TI é muito difícil. É evidente que há exceções e há gente que mora em cidade pequena e consegue viver numa boa, mas são exceções. O número de gente trabalhando em cidades pequenas é muito menor do que o número de gente que gostaria de trabalhar em cidades pequenas.

Mas Joinville e Blumenau não são cidades pequenas e não tem um custo de vida tão menor assim que o de Curitiba, Florianópolis muito menos. Já os salários, na média, são significativamente menores. Evidente que há exceções, mas são exceções.

Além de que, uma coisa é você ter crescido na cidade, estar acostumado, ter amigos e arrumar um emprego legal na sua cidade, tão legal a ponto de não precisar sair pra uma maior. Outra coisa é quando você está querendo mudar de cidade, não conhece ninguém, não conhece a cultura. Nesses casos, tem que compensar muito financeiramente pra valer o risco. Principalmente quando falamos no sul do país pra quem vem de outras regiões. O impacto cultural é muito grande, o sulista é bem mais frio e indiferente, bem menos amistoso do que o nortista ou o nordestino, por exemplo. Em Curitiba, eu já vi muita gente chorar (chorar mesmo) diariamente, esperando a oportunidade para ir embora, por causa da frieza do curitibano (não se tem amigos, não se tem com quem conversar. É de casa pro trabalho, do trabalho pra casa).

Se o cara é novo, solteiro e gosta de farra, não vai ter tempo ruim, os jovens fazem amizade facil em qualquer lugar. Mas se ja passou dos 30, casado, pode ser mais complicado se estiver acostumado com reuniões nas casas dos amigos semanalmente, se reunir na frente de casa com os vizinhos e bater papo tomando cerveja. Isso ele dificilmente encontra aqui. Os curitibanos são educados, prestativos, mas são reservados, não fazem amizade, dão bom dia e boa tarde aos vizinhos quando muito. E praticamente só se reúnem com a família e amigos de longa data.

Então pra quem muda de cidade procurando oportunidades tem que valer muito a pena.

keller

Fala nel, ja morei em Criciuma(sou de la), Joinville e Florianopolis em SC; alem disso, ja morei em outros estados tambem e hoje nao moro mais no Brasil.
Colegas de trabalho, enfim, experiencia de vida e escutando o que os outros dizem do local tambem - coisas que nao da pra ignorar :slight_smile:

Nao me leve a mal, mas o salario e’ ruim se voce comprar com os estados que citei.
Tambem o tamanho dos projetos e das empresas que voce ira trabalhar serao menores.
Apesar de que, a qualidade de vida e’ sim, muito melhor em SC :wink:

Nao sou seu amigo, o “local perfeito” existe; voce ainda nao achou aonde e’ o seu.

Nao vou discutir suas emocoes em um forum de Java e muito menos por PM - logico.
Sua opiniao e’ diferente da minha, aprenda a lidar com isso, ate mais :stuck_out_tongue:

nel

keller:
nel:

De onde tu tirou estas informações e conclusões?

Fala nel, ja morei em Criciuma(sou de la), Joinville e Florianopolis em SC; alem disso, ja morei em outros estados tambem e hoje nao moro mais no Brasil.
Colegas de trabalho, enfim, experiencia de vida e escutando o que os outros dizem do local tambem - coisas que nao da pra ignorar :slight_smile:

Nao me leve a mal, mas o salario e’ ruim se voce comprar com os estados que citei.
Tambem o tamanho dos projetos e das empresas que voce ira trabalhar serao menores.
Apesar de que, a qualidade de vida e’ sim, muito melhor em SC :wink:

Nao sou seu amigo, o “local perfeito” existe; voce ainda nao achou aonde e’ o seu.

Nao vou discutir suas emocoes em um forum de Java e muito menos por PM - logico.
Sua opiniao e’ diferente da minha, aprenda a lidar com isso, ate mais :P

Amigo foi uma expressão, assim como “decepcionado”. Para um lugar ser perfeito podem haver N quesitos, cada um julga como quiser, concordo.
Mas já vi que pelos seus comentários, como “não sou seu amigo”, “suas emoções” e “aprenda a lidar com opiniões” seu nível de argumentos é bem baixo (não vou nem falar em outras questões, para não fugir do tópico).

Eu emiti uma opinião pois vivo em uma cidade catarinense e conheço SP, por exemplo. Discordei de informações que disse pois não enxergo nesse formato e queria saber de onde é que você havia tirado tais conclusões, isso é fundamental. Tem empresa entre as 6 maiores de ERP do MUNDO aqui. É que o pessoal é bastante acostumado com IBM, Google entre outras.

Para levar uma vida em termos financeiros em SC, dependendo da cidade, em SP teu salário precisa ser no mínimo o dobro (e talvez não seja suficiente) para conseguir viver igual aqui, repito, em termos financeiros. É só esse tipo de questão que eu me refiro. Se falar em um salário de R$2,000.00 aqui e de R$10,000.00 em SP, tem uma discrepância considerável, mas se tu ganhar R$2,000.00, dificilmente tu vai ganhar R$10,000.00 em SP e digo isso porque tu não vai ter experiência/qualificação suficiente para ocupar um cargo desses em SP, por exemplo.

Enfim, cada um tem a sua opinião e respeito a sua.

regifelix

Sou de Minas e moro em São Paulo a uns 5 anos, realmente a cidade tem todos esses problemas, mais se você souber conduzir não vai ter problema nenhum. Procure morar próximo ao trabalho, ou no mínimo próximo ao metro. No incio você leva um choque, depois se acostuma e na minhão todas as cidades com mais de 500 mil habitantes no Brasil tem problemas com trânsito, violência etc. Na minha opinião as vantagens são maiores do que os problemas que irá enfrentar.

blackforce

Joinville é uma cidade emergente, não é uma currutela onde a TI seja inexistente, e ao mesmo tempo não é um grande centro. É um bom lugar para começar a trabalhar, fazer uma experiência, mas talvez não seja o lugar mais adequado para os profissionais mais destacados que almejam grandes oportunidades. Como já falaram, há exceções, conheço pessoas que ganham salários invejáveis em cidades desse porte, mas não é a regra.

Respeito suas opiniões e concordo que Joinville é uma das melhores opções no Brasil para o meio termo, mas em certos momentos senti um ar de bairrismo nos seus comentários, o que infelizmente não agrega em cenários onde queremos realmente descobrir as melhores opções para morar.

nel

Joinville é uma cidade emergente, não é uma currutela onde a TI seja inexistente, e ao mesmo tempo não é um grande centro. É um bom lugar para começar a trabalhar, fazer uma experiência, mas talvez não seja o lugar mais adequado para os profissionais mais destacados que almejam grandes oportunidades. Como já falaram, há exceções, conheço pessoas que ganham salários invejáveis em cidades desse porte, mas não é a regra.

Respeito suas opiniões e concordo que Joinville é uma das melhores opções no Brasil para o meio termo, mas em certos momentos senti um ar de bairrismo nos seus comentários, o que infelizmente não agrega em cenários onde queremos realmente descobrir as melhores opções para morar.

Não foi essa ideia, mas o comentário dele me levou a entender que aqui não tem TI, ou, que desenvolvemos “tecnologias de fundo de quintal”. Não tem como disputarmos com grandes centros, como SP. A quantidade de empresas que lidam com tecnologia de ponta e com os mais variados cenários/projetos são muito superiores e concordo plenamente com isso. Concordo que isso, automaticamente, gera uma maior quantidade de oportunidades e etc.

O que eu defendi é que aqui também tem projetos de grande porte, trabalhando com SOA, SaaS, rede social, ERP´s entre outros. O salário é baixo comparado a SP, por exemplo, mas o custo de vida também é inferior. Eu penso que é uma região boa, com qualidade de vida interessante entre outros atrativos. É questão do profissional ponderar e optar.

Tem empresas que trabalham com JEE 6 e as tecnologias mais recentes, outras, com Cobol, por exemplo. Para o tamanho da cidade (pouco mais de 500 mil habitantes), tem uma variedade bem interessante. Só para deixar claro a todos, não estou dizendo que Joinville ou SC seja perfeita, muito menos que deva ser a escolha de um profissional, estou tentando apenas ponderar as informações.

Como nosso colega acima citou, ele trabalha em SP e vê nela maiores vantagens do que desvantagens. Uma opinião que merece nosso respeito, sem dúvidas.
Forte abraço.

regifelix

Alguns sugestões que tenho sobre São Paulo, como vim do interior tenho umas dicas de comparação:

Renda mínima para sobrevivência :minimo para uma pessoa R$ 2.000,00 , ganhar menos que isso você não vive, a não ser que tenha outra renda ou um cash para se bancar.
Custo de vida : Multiplica por 2 o custo de uma cidade de porte médio (200 mil hab), por exemplo se você paga 600 reais de aluguel em um ap de dois quartos, aqui vai pagar no minimo 1200 numa região mais ou menos próxima do centro. Se você gastava 10,00 reais no almoço, vai gastar 20,00 reais aqui, qualquer coisa aqui custa no mínimo o dobro
Comparação de Salário: Multiplica por dois, se você era programador e recebia R$ 2000,00 numa cidade de porte médio, aqui teria que receber 4000,00 numa comparação simples

Formação: Se não tiver curso superior, e não tiver uma boa formação técnica melhor não vir, vir para ganhar experiência aqui é besteira, a menos que você tenha um cash que possa se bancar por um tempo, porque se não você não vai conseguir uma renda minima para sobreviver, irá voltar frustrado, ou vai ralar muito. Melhor adquirir uma formação técnica boa antes ou um curso superior e um pouco de experiência antes de vir.

Transito/Violência = Não utilize esse parâmetros porque na minha opinião isso é problema no Brasil inteiro, aqui em São Paulo tem lugares muito perigosos, como tem lugares muito tranquilos, moro a 5 anos aqui e nunca fui assaltado ou passei por situações violentas. O transito é tenso, mais é assim em qualquer lugar no brasil. Uma vantagem que aqui têm Metro, o que poucas cidades têm, e com metrô você tem acesso a quase tudo. Tem horas que você pensa que esta numa lata de sardinha, mais a maior parte do tempo é tranquilo.

Mercado de Trabalho= Como sabe aqui esta o maior mercado de trabalho, tem vagas para todos os gostos, mais não pense que as empresas estão contratando qualquer um, vejo muitas pessoas tendo dificuldade para conseguir trabalho, tem empresas boas e empresa ruins, você pode conseguir um emprego para trabalhar com tecnologias de topo como também ultrapassadas. Mais isso ocorre em qualquer lugar, a vantagem daqui na minha opinião em relação a qualquer outro lugar é na quantidade de empresas, você aqui não fica refém de poucas opções, como as empresas selecionam os melhores currículos, aqui também você pode selecionar as melhores empresas, no mínimo você tem aqui uma relação maior.

Cidade Provinciana= Se você não quer morar numa cidade provinciana, venha para São Paulo, o resto todas as cidades tem alguma coisa de provinciano. Acho que alguns colegas podem querer me apedrejar aqui por falar mal do resto do Brasil, mais isso é minha constatação e o que vejo de comentários. É claro que SP você pode passar a situação de encontrar lugares e serviços muito ruins, mais aqui você encontra o melhor também, qualquer coisa que você procurar você encontra serviços bons. Mais não da para comparar, mesmo com cidades grandes como Rio de Janeiro, Floripa, aqui sempre supera. E depois que você mora um tempo aqui acaba se acostumando, quando vou em outras cidades, percebo a diferença, em termos de atendimento e qualidade. Não estou dizendo aqui serviços para burguesia, sim populares: Shoppings, Cursos, Bares, Baladas etc.

Qualidade de Vida: Não use isso como parâmetro, para mim qualidade de vida depende de como você faz uso de seu tempo e seus hábitos, eu tenho uma qualidade de vida muito melhor aqui em São Paulo, na cidade de pedra do que tinha em Minas numa cidade pequena de 100 mil hab. A poluição aqui é maior, porém você compensa isso com esportes, faça academia a 70 reais por mes na Smart Fit( alias essa academia tem unidades em todo Brasil e recomendo), uma vez por semana faça natação de graça no Sesc, e nos finais de semana costumo correr no Parque Ibirapuera.

Família: Isso sim acho um quesito de total importância, se você é solteiro, são paulo é a cidade ideal para iniciar carreira e crescer quando já se tem uma boa formação. Mais se tem família envolvida ai muda tudo, porque para mim acho melhor criar uma criança numa cidade do interior do que numa grande cidade como São Paulo, Rio Etc.

keller

Entao voce usou a “expressao” errada, utilize “camarada” ou “colega” ou entao mesmo “cara” :wink:
Decepcionado nao e’ uma “expressao” e’ um sentimento, ou o Portugues do Brasil mudou tanto assim? :roll:

Da minha resposta anterior, nao sei se voce leu…

Tambem, da minha resposta anterior, nao sei se voce leu (ps: eu deveria ter escrito "colegas de trabalho e conhecidos)

Tu diz a Datasul - legal saber que ela esta entre as 6 maiores do mundo.
Conheco gente que trabalhava la e foi pro PR ou RS, motivo: salario baixo.
Espero que estejam pagando melhor la hoje em dia :smiley:

Sim porque em SC esse tipo de projeto nao existe. Como mencionei antes…

Nao parece com seus insultos, mas enfim.
Deixamos pra la…

Enfim, quando voce tiver tempo, leia a opiniao do “regifelix” sobre Sao Paulo, talvez voce mude de opiniao.

:!: +1

nel

Eu li a opinião dele e concordei, já disse. SP é um grande centro e não é possível comparar em termos de oportunidades/salário com cidades de SC.
Joinville é a mais populosa de SC e deve ter o que, 1/4 da população de SP ? Sem falar em espaço territorial e etc.

A Datasul foi comprada a anos pela TOTVS, por isso estou achando que suas informações estão bem defasadas. Outro comentário que eu quis fazer, é que com um salário de R$2000,00 aqui e R$4000,00 em SP, tu pode ter certeza que em termos financeiros, tu terá mais qualidade de vida aqui e é nesse sentido em que eu me referia.

Tudo é questão de escolha e não digo que Joinville é a melhor cidade de TI do país, até porque, São Leopoldo, no RS, tem tido conotação nacional pelos investimentos recebidos e tem sido muito bem falado, também pode ser uma boa/ótima opção. Eu apenas questionei uma única coisa que foi dito, que aqui não se trabalha com TI de verdade e isso é uma falácia. De resto, é opinião particular mesmo.

E só para finalizar, defendo Joinville no que eu entender que deva ser defendida, não posso defender aqui por oferecer os salários mais altos e não fiz/faço isso porque seria hipocrisia de minha parte. Como tem gente que saiu daqui para ir trabalhar no PR/SP, tem gente que saiu do PR/SP para vir trabalhar aqui e posso te garantir que não foram apenas “uma ou duas pessoas”. Tudo é questão de opção.

Mas digo a todos, Joinville, Florianópolis, São Leopoldo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e outras cidades pode ser descritas como as melhores cidades para se trabalhar com TI, agora, no seu ponto de vista (pergunte genérica), o que torna uma cidade “ideal” para se trabalhar ? Penso que somente após responder essa pergunta é que se deva analisar as possibilidades. Uns podem focar em qualidade de vida, outros, em grandes projetos e/ou salários e assim por diante.

Abraços.

Leozin

keller e Yvga, eu também sou catarinense (Lages/SC) e concordo com boa parte do que vocês disseram

SC é um estado bonito, organizado e seguro (tirando os atentados dos últimos dias rs) mas pra quem trabalha com TI e quer ganhar bem, pelo menos até agora é um pouco ruim. Na real, também devemos pensar no contexto: o que seria um salário ruim? Como o nel disse, em Joinville você ganha menos mas tem uma qualidade de vida bem melhor. Se compararmos com SP e RJ, os salários de SC são ruins, mas será que para a população local é bom? Digo, ganhar isso é bom… comparado com onde?

Eu sinceramente não acredito muito nesse lance de “custo de vida” porque o custo de floripa é nível SP, só que pior (transporte público ineficiente, trânsito caótico, cidade turística onde tudo é caríssimo etc).

Joinville é uma cidade legal, caprichada, mas ainda pra TI não está bom, só pra quem tá se formando na UDESC mesmo aí e não quer deixar a família. Óbvio que terão paulistas que irão pra aí, mas a questão é: eu tenho qualidade de vida em SP. Até que ponto vale a pena eu sair da minha zona de conforto pra ganhar menos e ter… a mesma qualidade de vida? Vocês aí de Joinville vão para o trabalho a pé? Vocês precisam de carro para se deslocar na cidade? Se o paulista que mora aí por acaso morava na periferia aqui, onde tinha que pegar um metrô lotado e demorar pelo menos uma hora pra chegar no trabalho, com certeza Joinville vai ser melhor pro cara, mesmo ganhando menos.

Nel, acho legal tu defenderes a tua cidade, entretanto acho melhor tu ter uma visão mais abstrata das coisas porque a visão daí de dentro é que tudo é maravilhoso. A IBM abrir escritório, a BMW abrir a fábrica, a Totvs (…) ser dona da Datasul etc… para cidade tudo isso pode ser vantajoso, mas e pra você? Você está ganhando mais por causa disso?

No mais Nel, como disse anteriormente, esse papo de custo de vida, pra mim, não é proporcional (você falou que não dá pra pegar SP como base). Mas por exemplo, o custo de vida X salário em Joinville é, sei lá, um fator 5x5, enquanto em SP é 8x10+. Obviamente, se tu já mora aí, tens a tua família, não gasta com aluguel etc, aí valeria muito a pena ficar por aí mesmo, mas caso contrário, eu não vejo tantas vantagens assim como tu vê, IMHO. A única coisa que é bem diferente é o custo do aluguel… mas só.

nel

Está certo, sem crise.
O lugar ideal é aquele que combinar com o ponto de vista de quem está procurando, concorda? :slight_smile:

Sem dúvidas, eu não sairia daqui por exemplo, para ganhar menos. Também não sairia por uma diferença salarial pequena, com exceção, de uma oportunidade no exterior, no qual tenho desejo de trabalhar em países como Inglaterra e Alemanha, a nível de curriculum e experiência de vida/profissional mesmo, conhecer novas culturas e etc, mas isso é outro papo.

Como eu disse Leozin, eu só discordei do comentário em que falava que aqui não tem TI de verdade, acho que foi uma expressão mal colocada ou desinformada, só isso.
Lógico que não, tu não vai sair de SP se está bem instalado e etc, na realidade, isso vale para qualquer cidade. Se tu está muito bem empregado e no seu ponto de vista, com uma boa qualidade de vida, tu só abre mão disso por uma EXCELENTE oportunidade, caso contrário, faz mais do que certo se manter no estado atual.

Respeito a opinião de todos, eu só discordei de um ou dois ponto de vista, mais nada.
Espero que SC cresça e muito na área de TI, assim como RS, PR e etc. Quanto mais crescer, melhor a todos. E não falo exclusivamente de quem já mora aqui, quanto mais oportunidades profissionais da nossa área tiver, melhor ! E vamos a luta.

blackforce

A região metropolitana de São Paulo é quase 4 vezes mais populosa que todo o estado de Santa Catarina. É um mar de gente.

Mas está mais do que claro que seu ponto de vista está correto, acho que ninguém aqui pensa que Joinville possui apenas empresas de fundo de quintal desenvolvendo sistemas de supermercado. Só é um mercado menor do que os grandes centros.

nel

A região metropolitana de São Paulo é quase 4 vezes mais populosa que todo o estado de Santa Catarina. É um mar de gente.

Mas está mais do que claro que seu ponto de vista está correto, acho que ninguém aqui pensa que Joinville possui apenas empresas de fundo de quintal desenvolvendo sistemas de supermercado. Só é um mercado menor do que os grandes centros.

Cara, é exatamente isso o que eu queria dizer, simples assim.
Por isso eu bati na tecla, de o que fiquei incomodado com a parte em que não há “TI de verdade” aqui.

4x mais populsa que SC? rsrs…
Quando visito SP eu vejo esse mar de gente, nos aeroportos, estradas, ruas, é incrível rs.

Agradeço o ponto de vista, você entendeu o que eu quis dizer e peço desculpas aos que não entenderam por, talvez, eu ter me expressado de forma incorreta.

Leozin

tranquilo nel, acho que estamos alinhados hehehe

cara, sobre SP, pra vocês terem idéia, a população da Zona Leste é maior do que a do Uruguai e a pop. da capital é pelo menos 20x maior que a de Joinville. Sem contar que MUITA GENTE que trabalha em SP não é da capital e sim da grande São Paulo (Osasco, ABCD e afins), então, gente aqui é o que não falta hehehehe

nel

Maracuja:
Bom, vou expandir um pouco o topico. Os 3 maiores centros de desenvolvimento de software no mundo sao:

• Sao Francisco. O vale do silicio com certeza.
  • Nova York.
  • Toronto.

Pelo que conheco e li, todos com muitas empresas, bons salarios e boa qualidade de vida! :slight_smile:

“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.” Albert einstein

Então, de onde tirou essas informações ? :slight_smile:
Achei interessante, o vale do silício é até “fácil” saber, Nova York de se “desconfiar”, mas não sabia [editado, obrigado “perdeu”] que Toronto estava na lista.
Londres, Berlim e Hamburgo não são bons polos ?

Também ouvi falar, por incrível que pareça (ao menos, para a minha pessoa), da Nova Zelândia.
Alguém tem informações sobre as cidades/salários no exterior? :slight_smile:

perdeu

Ottawa?

Leozin

Maracuja, Toronto um dos maiores centros de dev do mundo?

Tu terias alguma informação que mede o ranking e dão maiores detalhes disso? Porque eu, bem honestamente, quando morei aí, não ví nada de espetacular. Tipo, tinham várias vagas e tal mas… nada de especial… pode ser que tenha mudado ou eu tenha deixado passar despercebido esses detalhes, mas se tu tá dizendo (que moras aí há anos) eu não duvido :stuck_out_tongue:

gomesrod

Leozin:
tranquilo nel, acho que estamos alinhados hehehe

cara, sobre SP, pra vocês terem idéia, a população da Zona Leste é maior do que a do Uruguai e a pop. da capital é pelo menos 20x maior que a de Joinville. Sem contar que MUITA GENTE que trabalha em SP não é da capital e sim da grande São Paulo (Osasco, ABCD e afins), então, gente aqui é o que não falta hehehehe

Depois desse comentário to me sentindo um chinês

nel

Isso é fundamental, até porque não penso que ir morar no exterior é tão fácil quanto ir para a “cidade vizinha”.
Mas como o tópico trata de cidades, nada mais justo que citar algumas fora do país.

Ainda quero ter isso no CV, veremos !
Vou ler sobre o que postou no link :slight_smile:

nubiofreitas

Sou novato, nessa historia de programar, estou neste momento cursando o terceiro semestre de TADS(tecnologo em analise e desenvolvimento de sistemas) na UCPEL pelotas - rs.
Começei a faculdade sem ter a minima noção(antes da facul não tinha escrito 1 linha de codigo), to correndo atrás, e desde agora me preocupo com oportunidades, lugares pra morar/trabalhar.

Mas aconselho voces a se informarem do mercado aqui de pelotas, o custo é baixo de moradia
ap de 3 quartos tu consegue por 800!!
tudo no centro! Perto de tudo, tem 2 universidades boas (ucpel e UFpel)
por ser cidade universitaria tem muito lugar pra ir, é relativamente pequeno, tendo em média 300k de habitantes.

e o mercado de TI é mt bom aqui, vejo empresas como a VOIZA atenderem grandes marcas, como VIVO e etc…
tem a Conrad tb…
tem várias empresas com sede na Europa, com apenas 1 filial no mundo inteiro e esta filial está em pelotas(trabalho da facul, 2 semestre, não lembro ao certo todas).
Aconselho a viver aqui, é o custo de vida baixissimo, sendo que um programador jr ganha 1.5k a média.
com essa grana já da pra viver de boas aqui, e viver bem !!

e é perto de Rio Grande - rs (PRAIA!!!) há menos de 50 min…
é um otimo mercado para se começar a vida, estabilidade, possibilidade de conhecimento( as empresas investem nas pessoas(cursos e etc.))

Bom, este foi meu primeiro comentário no forum( não falei nada antes com medo de falar bobagem!!)
Mas venho aqui sempre e leio tudo que posso! acho a galera dqui mt legal.

Bom é isso ai, fica a dica pra quem pretende vir pro sul…

AHHHH ja ia esquecendo, pra quem não sabe, o SUL tem as mais BELAS MULHERES!!!

augustovieira

A grande verdade é: Em SC se ganha 5 mil, mas você gasta 1 mil para viver. Já em SP, você ganha 10 mil e gasta 4 mil para viver. Já em SP você perde muito mais tempo em transito, você se estressa muito mais, a qualidade de vida é pior. Então ainda acho que BLUMENAU é uma ótima cidade. E sou de Tubarão-SC. Não sou e nunca fui cidadão de lá. Sem falar que em SC se tem belas praias e é TUDO OU QUASE TUDO melhor que lá.

blackforce

Se fosse fácil ganhar 5 mil em SC, todos estariam indo pra este estado. Não estou dizendo que não é possível, apenas o número de vagas para salários desse calibre é bem menor. É o mesmo que deixar de lutar por 100 concursos públicos de BSB que pagam bem para ir brigar por 3 ou 4 bons concursos públicos de Blumenau.

Resumindo, sobra 6 mil líquido em SP e 4 mil em SC. Ponto para SP.

Como já disseram por aqui, embora seja BEM mais fácil isso acontecer em SP, ainda sim é relativo. Qualquer cidade com mais de 200 mil habitantes não é uma currutela onde todo mundo vai a pé para o trabalho e com trânsito inexistente. Se você ganha muito bem em SP, pode morar perto do trabalho ou perto de uma estação de metrô, o que já ajudaria bastante.

Bairrismo ao extremo, logo dispenso.

obs: não sou paulista nem resido atualmente em São Paulo. Apenas estou interessado na verdade.

Leozin

hehehe lendo o post do Maracuja sobre como a vida é boa no Canadá quase que convenceram que tudo que ví lá era maravilhoso, perfeito e todos eram felizes :stuck_out_tongue:

eu vivi lá (Toronto) mas fui um pouco mais crítico, mas admito que as coisas funcionam bem, mas não sei se é uma cidade para qualquer pessoa viver, sei lá… enfim, cada um é cada um :smiley:

quem sabe um dia eu não volte pra lá também hehe

keller

Nao pareceu que voce ficou incomodado com isso, voce caiu em uma onda de protecionismo e bairrismo.
Existem projetos bons e empresas que pagam bem em Santa Catarina, isso sem duvida.

Porem voce cai naquilo mesmo que voce falou:

seguranca, transporte publico, parques, locais para esportes, salario bom, etc…

Eu moro na Nova Zelândia desde 2008; logo mais eu escrevo algo sobre a vida aqui, ok?

O Maracuja mora no Canada; o pcalcado em Berlin; o windsofhell na Suecia; s4nchez em Londres; o kuchma na Australia;
Agora basta eles terem tempo pra escrever algo aqui… :slight_smile:

http://www.guj.com.br/java/278220-morar-em-outro-pais-vale-realmente-a-pena

wesleysilva

Galera moro no Tocantins, sou estudando de SI.
e por aqui as coisas não vão bem não, primeiro oportunidade, são poucas, segundo salario muito baixo!

Grinvon

Dar o meu parecer de algumas cidades (pontos positivos e negativos, sendo que isso pode ser muito relativo de pessoa a pessoa):

>> Curitiba

:: Positivo:

• Salários de médios para bons, mas não excelentes;
  • Cidade muito arborizada e mais limpa que a maioria das capitais brasileiras;
  • Mais segura que a maioria das capitais;
  • Custo de vida moderado;
  • Boas oportunidades de trabalho, boa variedade de empresas;
  • Apesar de ser muito grande, não chega a ter a mesma dimensão que São Paulo, Rio ou Salvador, portanto, menos tempo em trânsito.
  • Clima bem agradável (eu gosto de frio);
  • Cidade com boas opções de bares e eventos culturais.

:: Negativo:

• Que mania é essa de curitibano querer ser paulista??
  • Sem praias e clubes (para quem curte, é claro);
  • Transporte público não é essas maravilhas toda como falam, quando você irá precisar dele, pode ter problema. Horário de pico não difere muito das grandes capitais brasileiras, mas ainda assim, supera em qualidade em muitas cidades;
  • Shoppings com estacionamento pago e muitos "parks" espalhados pela cidade.

>> Belo Horizonte

• Povo bem educado e receptivo;
  • Segurança moderada;
  • Salário moderado;
  • Custo de vida baixo;
  • Bons eventos culturais.

:: Negativos:

• Urbanização não é das melhores;
  • Varidade do mercado não é das melhores.

>> Salvador

• Praia, orla da parte principal da cidade com boas opções de lugares;
  • Boa variedade de bares, shoppings, restaurantes e eventos culturais;
  • Boa variedade artística na cidade;
  • Carnaval maior do mundo (para quem gosta, é claro).

:: Negativo:

• Povo geralmente mal educado (no que tange atendimento, educação de rua básica, transporte, serviços, etc.);
  • Salários de baixo para médio;
  • Poucas opções de mercado;
  • Custo de vida elevadíssimo;
  • Cidade insegura em grande parte dos locais;
  • Transporte público de péssima qualidade;
  • Urbanização ruim.
Leozin

Por curiosidade, você poderia dar mais detalhes sobre esse aspecto?

Caio_Torres

Grinvon, Você mora/morou em BH? A sua opinião no que diz respeito a remuneração e custo de vida em BH é baseada no que?
Gostaria de saber a sua opinião em relação a cidade, pois sou Belorizontino, estou começando a minha carreira como desenvolvedor e nunca trabalhei em outra cidade que não Belo Horizonte.

Grinvon

Caio Torres:
Grinvon, Você mora/morou em BH? A sua opinião no que diz respeito a remuneração e custo de vida em BH é baseada no que?
Gostaria de saber a sua opinião em relação a cidade, pois sou Belorizontino, estou começando a minha carreira como desenvolvedor e nunca trabalhei em outra cidade que não Belo Horizonte.

Não moro atualmente em BH. O período que fui lá foi no meio de 2006 por conta da empresa que eu estava, e por causa de certificação também. Na época eu trabalhava com Java. Faz 6 anos que não vou pra lá. Contei da experiência que tive, apenas, talvez a realidade atual esteja um pouco diferente. De qualquer forma, é uma cidade que eu voltaria e passaria sim mais tempo, se fosse preciso.

Caio_Torres

O custo de vida em BH tem aumentado MUITO de 2006 pra cá, acho que se você voltasse não iria acreditar, rsrs.
Cultura/Lazer também tem se tornado artigo de luxo por aqui, a cada ano que passa menos shows, espetáculos e afins rolam por aqui, e os poucos que rolam estão custando MUITO caro. Aquele papo de “BH, capital dos bares” já virou lenda também, hoje se você aparecer na Savassi 01h da madruga em um sábado, todos os bares já estão fechando.
No que diz respeito a mercado de trabalho, não tenho parâmetro de comparação, mas levando em consideração o que eu vejo e que pessoas mais experientes que eu dizem, se eu fosse escolher uma cidade do Brasil para trabalhar com desenvolvimento, com certeza não seria BH. Um programador Jr começa ganhando entre R$1200 / R$2000, vejo muita gente, trabalhando em empresas consideradas boas por aqui, + 3 anos de exp, ganhando uns R$2500 e levantando as mãos pro ceu! Mercado em Java aqui também não esta dos melhores, poucas vagas, sei disso pois trabalho com Delphi mas tenho estudado Java e pretendo trabalhar com essa linguagem, o que mais se vê aqui são vagas pra trabalhar com PHP e ganhar uma ninharia, C# / .Net rola muito por aqui também (mais do que Java).
Algo que me leva a crer que BH esta bem por fora do eixo nesse mercado, é que neste tópico que já acumula inúmeras participações de membros que já viajaram bastante, BH só teve uma pequena menção, fora isso nem sequer foi lembrada entre Sampa, RJ, POA, CRTB …

g4j

Leozin:
Grinvon:

Não entendi tb…

perdeu

g4j:
Leozin:
Grinvon:

Não entendi tb…

+1

V

Gente, vocês realmente estão ignorando a Região de Campinas? É do lado de São Paulo, muitas empresas daqui tem clientes lá, possui ótimas universidades que desenvolvem pesquisas na área como a Unicamp e a PUC, o trânsito não é tão complicado assim e o custo de vida é, em comparação com São Paulo, baixo.

Eu não vejo melhor lugar para trabalhar no Brasil do que aqui.

blackforce

Você conhece todas as outras opções do Brasil para se trabalhar com TI?

V

Você conhece todas as outras opções do Brasil para se trabalhar com TI?

Conheço São Paulo e Rio de Janeiro. Campinas possui todas as vantagens de uma cidade mais calma e com muitas ofertas de emprego (principalmente pela sua proximidade com São Paulo).

JMan

Bom, vou expandir um pouco o topico. Os 3 maiores centros de desenvolvimento de software no mundo sao:

• Nova York.
  • Toronto.

Pelo que conheco e li, todos com muitas empresas, bons salarios e boa qualidade de vida! :slight_smile:

“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.” Albert einstein

JMan

Leozin:
Maracuja, Toronto um dos maiores centros de dev do mundo?

Tu terias alguma informação que mede o ranking e dão maiores detalhes disso? Porque eu, bem honestamente, quando morei aí, não ví nada de espetacular. Tipo, tinham várias vagas e tal mas… nada de especial… pode ser que tenha mudado ou eu tenha deixado passar despercebido esses detalhes, mas se tu tá dizendo (que moras aí há anos) eu não duvido :P

Desculpem me. Leozin, na verdade sao os 3 maiores centros (high tech clusters) da america do norte. Alias, preciso abrir mais minha mente tambem! hehehehehe

Li esses tempos, mas nao consigo encontrar mais a fonte, fico devendo essa.

JMan

nel:
Maracuja:

• Nova York.
  • Toronto.

Então, de onde tirou essas informações ? :slight_smile:
Achei interessante, o vale do silício é até “fácil” saber, Nova York de se “desconfiar”, mas não sabia [editado, obrigado “perdeu”] que Toronto estava na lista.
Londres, Berlim e Hamburgo não são bons polos ?

Também ouvi falar, por incrível que pareça (ao menos, para a minha pessoa), da Nova Zelândia.
Alguém tem informações sobre as cidades/salários no exterior? :)

La vou eu fazendo mais propaganda. Mas aqui divaguei um pouco sobre salarios e mais ainda (trabalho, dia a dia e etc)

morar-em-outro-pais-vale-realmente-a-pena

JMan

A “grande verdade”, em parte diria eu. Tenho alguns amigos que ganham razoavelmente mais que 10k em SP, moram a 15 min de carro do trabalho, nao se estressam da maneira como vc diz, tem todo tipo de eventos (de tecnologia ou nao) e muitas outras vantagens que uma metropole pode oferecer e ainda algumas vezes quando vao a praia pegam um aviao e vao para o nordeste. Acho que vc fala “TUDO OU QUASE TUDO” sem ter muito conhecimento de causa (nao que eu tenha tb), mas se assim fosse Blumenau teria 10 milhoes de habitantes ja que seria este paraiso todo, e nao SP.

Eu acho que tudo e muito relativo ao gosto e oportunidades de cada um.

PS: E nao se engane, ja morei em Jaragua do Sul (meus pais tb moraram em sao chico), conheco blumenau e ja trabalhei em Jaragua do Sul e Joinville. Tb trabalhei em SP um tempo, nao cheguei a morar la, mas passei alguns meses em alguns projetos. (ficando em hoteis).

JMan

nel:
Isso é fundamental, até porque não penso que ir morar no exterior é tão fácil quanto ir para a “cidade vizinha”.
Mas como o tópico trata de cidades, nada mais justo que citar algumas fora do país.

Ainda quero ter isso no CV, veremos !
Vou ler sobre o que postou no link :)

Diria que nao e nem perto de ser tao facil, na verdade diria que e razoavelmente dificil, porem, muito gratificante.

JMan

Leozin:
hehehe lendo o post do Maracuja sobre como a vida é boa no Canadá quase que convenceram que tudo que ví lá era maravilhoso, perfeito e todos eram felizes :stuck_out_tongue:

eu vivi lá (Toronto) mas fui um pouco mais crítico, mas admito que as coisas funcionam bem, mas não sei se é uma cidade para qualquer pessoa viver, sei lá… enfim, cada um é cada um :smiley:

quem sabe um dia eu não volte pra lá também hehe

Claro que tudo nao e maravilhoso, mas da de 10 na banania. Pq foi mais “critico” Leozin? Pq vc diz que nao e para qualquer pessoa viver?

PS: Claro que cada um tem seu gosto, preferencias e prioridades.

Criado 8 de janeiro de 2013
Ultima resposta 6 de fev. de 2013
Respostas 131
Participantes 48