Olá J2Alex!
Vc quer mesmo usar tudo isso de framework? A aplicação é tão grande assim ou é para aprender !!!???
A diferença entre modelo e controle são as seguintes:
Modelo --> São todos seus objetos de negócio, como por essemplos, as classes que representam a abstração do problema, relacionamentos e operações que cada objeto é capaz de operar. Eu entendo camada de modelo como se fosse isso! Vc deve garantir que um objeto aluno possui apenas valores validos, e que ele possa trocar de turma, e que quando vc executasse o método trocar turma do aluno, o relacionamento deve ser atualizado.
Quando estou desenvolvendo meu modelo, eu descarto do modelo os métodos CRUD (create, update e delete). Isso para mim não faz parte de modelo, e sim persistência!
Controle --> Controle é responsável por executar uma operação solicitada pelo cliente! Ele recebe os dados da camada de visualização, cria os objetos de negócio, diz ao métodos de negócio o que se deve fazer e depois persiste o estado dos objetos no banco de dados! Ou seja, entenda que o objetivo do controle é executar a operação solicitado pelo usuário, como por exemplo, enviar email, cria conta, salvar alterações e etc…
jprogrammer:
Esse livros são porigosos mesmo.
Estava lendo uma livro de EJB e ele dizia para colocar as regras de negócio nas Sessions Beans.
Viu… não sei não viu! Dependendo da arquitetura, acho isso válido! Prefiro não fazer isso, é claro. Mas veja bém, entre colocar a lógica de negócio em um EntityBean ou um Session, sou mais colocar a lógica no Session Bean. Uma idéia que me atrai é vc limitar as operações que podem ser efetuada na sua camada de negócios usando um façade. Essa idéia miha nunca coloquei em prática ainda, mas ainda considere que criar seu modelo usando POJOS seja mais elegante!
Abraços!
Thiago